Caixão de chumbo é encontrado perto de roma

caixao_chumbo_1Os arqueólogos encontraram um caixão de chumbo com  1.000 libras de espessura, ao escavar as ruínas de uma antiga cidade perto de Roma. A missão agora é determinar o que ou quem está enterrado lá dentro. O projeto – que é liderada por Nicola Terrenato, professor de estudos clássicos na Universidade de Michigan – é a maior escavação liderada pelos Estados Unidos na Itália nos últimos 50 anos.

“Estamos muito animado com esta descoberta”, disse Terrenato. ” Os Romanos como uma regra não foram enterrados em caixões para começar e quando eles fizeram uso de caixões, eles eram em sua maioria de madeira. Não Sabemos de praticamente nenhum outro nesta região “

Este caixão é de particular interesse para Terrenato e sua equipe de arqueólogos devido ao seu tamanho. “É uma folha de chumbo dobrado sobre si mesmo com espessura de uma polegada”, disse Terrenato. “A mil libras de metal é uma enorme quantidade de riqueza nesta época. Para tanto desperdício dele em um funeral é bastante incomum.“ O caixão está previsto para ser transportado para a Academia Americana em Roma, onde os engenheiros vão examinar atentamente os ossos e quaisquer símbolos ou os presentes deixados no caixão, a fim de determinar quem está enterrado lá dentro. Caixões de chumbo tendem a manter restos humanos bem preservados.

caixao_chumbo_2

Para a nova descoberta, os pesquisadores querem evitar a quebra no caixão, o que poderia danificar o seu conteúdo. Em vez disso, a equipe planeja usar técnicas menos invasivas, como a termografia e endoscopia (essencialmente câmeras minúsculas) para examinar o sarcófago. O processo envolve o aquecimento do caixão através de termografia,  gravando lentamente  as respostas térmicas dos diversos conteúdos. Ossos teriam diferentes respostas térmicas do que outros artefatos que poderiam estar dentro, Terrenato disse. Os pesquisadores, então, voltando-se para a endoscopia, que envolve a inserção de pequenas câmeras dentro do caixão. Ainda assim, a eficácia da endoscopia depende de quanta sujeira se acumulou dentro do caixão ao longo dos séculos.

Se estas técnicas falharem, os pesquisadores poderiam realizar uma ressonância magnética no recipiente, mas esta opção é cara e que envolveria transportar o caixão de meia tonelada para um hospital. A escavação revelou que este misterioso caixão começou no verão de 2009 e continuará até 2013. Cerca de 75 pesquisadores de todo os EUA, incluindo uma dúzia de estudantes de graduação da Universidade de Michigan, passaram dois meses trabalhando no projeto sobre a localização nas ruínas da antiga cidade de Gabii (pronuncia-se “gabby”).

Fonte: http://pt-br.paperblog.com