Terapia Natural e Nutrição para o Fígado

figado102/11/2012, por Nazare Varella - A saúde perfeita depende do bom funcionamento do fígado. O fígado e o maior orgão que temos no corpo, pesando 5.5 kg. E é responsável por 500 funções vitais. Se pensarmos no quanto o fígado faz por nós, ficamos impressionados. Por isso, é muito importante cuidarmos bem dele. Algumas das mais importantes funções do fígado, consiste em filtrar meio litro de sangue por minuto, armazenando e processando a hemoglobina pela contenção de ferro, armazenando vitaminas e minerais solúveis em gordura,armazenando o excesso de ...

glucose em forma de glicogênio, produzindo a bile (1 quarto de litro e metabolizando proteínas, carbohidratos e gorduras, para prover energia e nutrientes. Mais importante ainda, e a sua função desintoxificante. As toxinas produzidas internamente e externamente são transformadas de químicas solúveis em gordura, em compostos solúveis em água para que possam ser eliminadas pelos rins ou emulsificadas pela bile nos intestinos, onde se misturam com o alimento digerido e fibras para formar as fezes que eliminamos. As toxinas ambientais e alimentares requerem muito esforço do nosso fígado. Por este motivo é essencial removermos todas as fontes de toxinas que não somente sobre carregam nosso fígado, como também afetam nosso sistema imunológico. Incluem-se ai, aditivos, corantes, ceras, flavorizantes, preservativos, pesticidas e herbicidas.

O álcool é também muito tóxico ao fígado e deve ser evitado quando existir uma deficiência deste orgão, ou se não quisermos sobrecarrega-lo. As toxinas estão presentes na gordura animal por isso e importante não esquecer disso quando se ingere produtos animais. Diminuir ao máximo ingestão de produtos animais seria o ideal, não só para manter o teor de gordura e toxinas baixos, mas também para evitar as doenças microbianas que ocorrem naturalmente. De acordo com Dr. Robert O Young, carnes e outros produtos animais podem conter 336 mil micro organismos patogénicos por porção. Diferente dos produtos vegetais, que contem menos de 10 por grama. Para não sobrecarregar o fígado, aconselha-se a ingerir menos de 30% de gordura.

Deve-se mencionar também que a gordura se torna rançosa muito facilmente, o aquecimento e o processamento podem criar radicais livres perigosos, que são prejudiciais as nossas células. Certifique-se sempre de que o alimento que contem gordura esteja perfeitamente fresco, por exemplo, as sementes, as castanhas, manteigas, grãos, farinhas, óleos, molhos de salada e outros condimentos que contenham óleo. Mantenha-os refrigerados para garantir seu frescor. Nunca frite ou esquente óleo em temperaturas muito elevadas e evite qualquer produto que contenha óleo hidrogenado. A hidrogenização acrescenta hidrogénio ao óleo, o que faz com que ele se torne saturado e não seja facilmente assimilado. Escolha óleos mono saturados e poli-instaurados como azeite de oliva, girassol, gergelim, flax, semente de abóbora, soja,lecitina, peixe ou canola.

Alimentos ricos em fibra são a chave da alimentação saudável. A bile carrega substancias tóxicas para os intestinos, a fibra pode auxiliar na rapidez com que estas fibras vão agir no intestino grosso, eliminando as toxinas através das fezes. Dentro desta categoria, podemos citar algumas fontes ricas em fibras: cereais integrais e grãos integrais, arroz integral, farelos, frutas secas, castanhas, sementes, feijões, lentilhas, ervilhas, frutas e vegetais com suas cascas ( de preferência – orgânicas). E muito importante diminuir o consumo de proteínas animais, não só pelo seu alto teor de gordura, mas também por causa dos restos de acidez que elas contem e que permanecem em nosso organismo após a digestão. Esta cinza deve se assentar para poder ser eliminada pelos nossos rins. Este processo requer minerais que serão, então, eliminados de nosso organismo, através da urina. Se tivermos minerais suficientes vindos de nossa alimentação, estaremos mais protegidos, mas quando nossa dieta e rica em ácidos que produzem cinzas, ou e pobre em minerais ( que estão cada vez mais escassos em nossos solos, portanto, muito raros em nossa dieta), nosso corpo vai absorver os minerais que necessita através de outras células, especialmente nossos ossos e nossa bile. Se este processo continua por muito tempo, eventualmente iremos sofrer de doenças devidas a esta falta de minerais necessários.

O fígado tem a habilidade incrível de se restaurar e pode funcionar com 80% de deterioração. Esta e a boa noticia! Se pararmos de poluir nosso corpo e trabalharmos para reconstruir nosso fígado, poderemos ter uma vida relativamente saudável, mesmo que estejamos sofrendo de doenças hepáticas severas. Uma dieta saudável , que consista de certos suplementos, ervas e nutrientes, pode estimular este processo de desintoxificacao, para que o fígado possa se regenerar.
Certas enzimas são utilizadas pelo fígado em seu processo de desentoxificar e há certas comidas que são conhecidas pelo seu poder de fazer estas enzimas funcionarem direito. Elas incluem:

- Repolho, brocoli e couve de Bruxelas, que contem uma certa fito-química chamada “ índole-3-carbinol” . Que também e um anti-cancerígeno. Começar seu dia com um ou dois copos de limonada fresca, suco de laranja ou tangerina para limpar o fígado, e uma pratica muito salutar.

- Levedura nutricional e grãos integrais, que são fontes de vitaminas do complexo B: melões, pimentas, tomates e frutas frescas, são todas boas fontes de vitamina C; “ turmeric” – da família do gengibre – e um tempero de onde se tira a curcuma, também regenera as células do fígado limpando as toxinas existentes. Diminui o colesterol e também inibe a ação do benzopireno carciogenico encontrado nas carnes. Este tempero e muito utilizado na cozinha indiana em pratos com “ curry” e pode ser incluído na preparação de alimentos ou mesmo ser ingerido em sua forma em pó, em cápsulas ou adicionado a sucos. Ele tem um sabor um pouco amargo.

Certos amimo-ácidos são usados pelo fígado para que ele os agregue aos químicos tóxicos e os leve para fora ou neutralize-os. Eles são:

- Glutamine, ornitina, arginina e especialmente glutationa.

- Glutationa e um dos anti-oxidantes mais importantes para o fígado. Nos destruimos a glutationa quando tomamos Tylenol. A glutationa e um amino-acido complexo composto de cisteina, acido glutamico e glicina.

- As fontes de glutationa em nossa dieta estão em: frutas frescas e vegetais, carnes cozidas e peixes, cebolas e alhos, e brotos. Brotos de alfafa (feno) são particularmente bons para as funções do fígado e auxiliam na digestão. Todos os brotos são muito ricos em enzimas, vitaminas e minerais, possuindo um valor nutritivo superior. Uma semente brotada adiciona proteína em nossa dieta e energia essencial. Ela e uma fonte viva de força vital. AGREGAR BROTOS EM SUA DIETA E FÁCIL, DIVERTIDO E SABOROSO.

Você pode produzir seus próprios brotos, utilizando um copo ou jarra de boca larga, um plástico e um elástico para segurar; enxague suas sementes durante o dia e mantenha suas sementes bem drenadas. Em alguns dias você terá um alimento integral nutritivo. E importante utilizar água filtrada ou de nascente ou água que não esteja contaminada com bactérias para assegurar a qualidade de seus brotos. Não coma brotos que apresentarem mofo. Outra fonte de glutationa são a cisteina encontrada em carnes, peixes, ovos, soja, gluten de trigo e castanha-do-Para . O ácido glutamico necessita de zinco e cobre para ser absorvido. O zinco e também necessário para a cicatrização e age como anti-viral. Boas fontes de zinco são: levedura, gema de ovo, peixe, carneiro, algas e pulsos (grãos). Fontes de cobre, são: amêndoas, folhas verdes, abacate e melado escuro.

Outro mineral necessário para que o fígado neutralize os sulfitos prejudiciais e os transforme em neutros, e o Molibdenium. Sulfitos são encontrados naturalmente e adicionados aos vinhos em forma de preservativos. As saladas e as barras de legumes e ate mesmo algumas frutas de quitanda são utilizam o sulfito para preservar o visual fresco das frutas e legumes. E importante perguntar aos restaurantes e super mercados se eles utilizam sulfito para preservação de seus legumes e frutas.

Fontes de molybdenium são: legumes, cereais integrais, leite, folhas verdes escuras (espinafre) e rins e fígado de carnes orgânicas. E muito difícil encontrar carnes orgânicas, devido a alimentação do gado de hoje, que se alimenta com hormonios e muitos outros produtos químicos para que sua carne seja mais saborosa e a produção seja boa. Em muitos países, isso e pratica comum e legalmente aceita. Todos estes produtos químicos estão presentes nos orgãos destes animais, principalmente no fígado e nos rins, portanto, se alimentar com esta carne e contra-produtivo e perde o valor nutricional que buscamos.

A não ser que você conheça pessoalmente o produtor de gado e saiba que este só foi alimentado organicamente, eu não recomendaria o uso desta carne e de seus pertences. O misso ( pasta de soja) abaixa o colesterol e ajuda a neutralizar as toxinas ambientais nos intestinos. E também um alcalinizaste para o nosso sistema. Pode ser consumido em forma de sopa, chá ou caldo. Algas e outros vegetais marinhos são boas fontes de proteína, carboidratos complexos, enzimas, fibras, vitaminas, clorofila, iodo e outros minerais. São alcalinizastes e também neutralizam os efeitos tóxicos ambientais de nosso intestino. Vegetais marinhos podem ser acrescentados ao cozimento do arroz ou outro grão, colocado em cozidos e sopas, adicionado a feijões ou misturados a molhos, ou como sua imaginação permitir. Como podemos ver, muitos são os alimentos úteis para uma alimentação natural e nutrição para o fígado. São alimentos que cuidam do fígado enquanto promovem uma perfeita nutrição.

Fonte: http://100comidasucosnaturais.blogspot.com.br