BRASIL - Muito Além do Cidadão Kane - Parte 3

kane49A Resistência - A resistência a ditadura militar chegou as ruas em 1968. 100 mil pessoas, principalmente estudantes, fizeram manifestações no Rio. Provocado por essa por essa crescente oposição o regime militar assumiu total poder ditatorial no final de 1968, com o infame AI-5. O congresso foi fechado e a tortua virou uma rotina. Foi estabelecida a censura prévia dos meios de comunicação em massa. Logo depois o não cumprimento de qualquer lei aprovada em segredo, transformava-se em Crime. Parte da esquerda brasileira optou pela luta armada. Seu sucesso mais espetacular foi o sequestro do embaixador americano, forçando o governo a libertar prisioneiros politicos.

Sequestros, bombardeios e assaltos, tanto da esquerda quanto da direita, não eram normalmente relatados, jamais se falava em tortura. A segurança interna era a maior preocupação dos militares, esquadrões da morte de direit eram ativos. Alguns resolveram bombardear teatros, como um que apresentava a peça Roda Viva de Chico Buarque de Holanda.

 

kane50

 

Após uma investigação parlamentar concluir que o acordo da Tv Globo com o grupo Time Life era ilegal, a parceria foi dissolvida em 1969. Roberto Marinho ficou com total controle da TV Globo. Suas concorrentes, Tupi e Excelsior, continuaram o seu lento declínio.

A Globo centralizou todas as produções no Rio, quando o estúdio de São Paulo incendiou. O seguro pago ajudou a TV Globo a impulsionar a construção de uma rede. Em 1969 a primeira estação de tv via satélite deu ao Brasil uma ligação internacional. No ano seguinte as principais cidades brasileiras, foram integradas por uma rede nacional de microondas.

O primeiro jornal nacional em cadeia da Globo foi o Jornal Nacional, que foi apresentado em 01/09/1969, assim nasceu a rede.

Rene Drefuss, historiador: " Faltava algo, a verdadeira vida politica do Brasil não estava la. Não havia a voz dos sindicatos, não havia a voz das diferentes forças em conflito, em conflito normal do dia a dia. Você tinha vozes doutorais, você tinha mentes doutorais."

Dr. sérgio Mattos, professor de Comunicação: "A censura cortava não apenas trechos de programas, notícias que não eram vinculadas, mas criou uma tentendia no Brasil da gente não ter a história daquele período registrada."

A excelsior havia sido a unica empresa de televisão a se opor ao golpe de 1964. E os militares não esqueceram disso. Em 1970 o governo cancelou a sua concessão. No inicio dos anos 70, o governo do general médici, lançou uma campanha maciça com o slogan: BRASIL, AME-O OU DEIXE-O.

 

kane52

kane51

kane53

kane54

 

A transamazõnica era o próximo grande projeto brasileiro. A copa de 1970 no México foi transmitida ao vivo, via satélite. O Brasil foi campeão e o regime aproveitou o máximo, explorando a glória dos campeões. Mas uma foto do presidente Médici segurando uma bola,num momento de descontração, foi proibida, talvez porque o homem duro parecia humano demais.

O estado fornecia cerca de 30% dos gastos com propaganda. Pagava por algumas propagandas e outras decretava que deveriam ser transmitidas de graça. A televisão era o principal veiculo de trasmissão para a suas mensagens de propaganda.  Qualquer reportagem sobre declínio era proibida. Também o eram as críticas persistentes e sua publicação. A lista de assuntos censurados era interminável.

A ordem proibindo a mensão de algum acontecimento era frequentemente enviada aos jornalistas antes mesmo que acontecesse. Por exemplo: O SENHOR ESTA PROIBIDO DE NOTICIAR O SEQUESTRO QUE ACONTECERÁ AMANHÃ, PROVAVELMENTE EM CURITIBA. A tv globo muitas vezes foi além do que era requisitado, transformou as pessoas em não pessoas.

Chico Buarque, cantor e compositor: " ...tive que desistir, proibiam minhas músicas, a censura proibia umas músicas minhas, a censura oficial, do governo. Agora a TV Globo se encarregou de ser mais realista que o rei, de reforçar essa sensura proibindo o meu nome..."


Rio Centro

kane55

kane56

kane57

kane58

kane59


Em 1981 uma bomba explodiu em um carro, do lado de fora do rio centro, onde se realizava um show musical. Havia 20 mil pessoas la. Os militares disseram que a bomba havia sido colocada por extremistas de esquerda. Mas a explosão matou um soldado e feriu outro dentro do carro. No primeiro noticiário da Globo, sobre o incidente, via-se claramente uma segunda bomba intacta dentro do carro, quando transmitiram a noticia novamente, a segunda bomba foi retirada da edição.


A Novela

kane34

A novela no Brasil é diferente da sua equivalente no himisfério norte, sempre tem um fim. Ela vai ao ar sempre que os 12 primeiro capítulos, suficientes para duas semanas, estão gravados. Os outros são escritos baseados em pesquisas de audiência durante os sete a oito meses em que se passa a novela. A Globo transmite 3 novelas de uma hora no horário nobre da noite, seis noites por semana. As novelas são o início da supremacia da rede globo.

Washington Oliveto, publicitário: "O facínio das novelas no Brasil, aquela caracteristia do Brasil...porque  o Brasil as vezes da a sensação de que não foi descoberto, ele foi escrito. O Brasil parece um pais ficcional, o Brasil as vezes parece um misto de Gabriel Garcia Marques e Franz Kafka. E ai esse facínio pela ficção invade a vida das pessoas a ponto delas se fanatizarem pelas novelas."

 

kane_agadir

kane_rainha_louca

 

As primeiras novelas da Globo eram melodramas exóticos escritos em Cuba ou na Argentina. "O Cheiki de Agadir", "A RAinha Louca'. No inicio dos anos 70, seguindo o sucesso de uma novela brasileira da Tupi, a Globo também se "abrasileirou" e modernizou suas novelas.

 

kane60

 

Maria Rita Kehl, historiadora da tv: "POrque não é um projeto que esqueceu da pobreza, da periferia..contemplou, porque se esquecesse não daria certo. Comtemplou, mas contemplou maquiando a pobreza e apontando uma perspectva de ascenção pelo trabalho pelo investimento. "

 

kane_selva_pedra

 

A novela "Selva de Pedra" foi a primeira a conquistar o índice de 100% de audiência. Todos os televisores do Brasil estavam assistindo "Selva de Pedra". E não foi a única vez que isso aconteceu. Muitos consideram "Gabriela" estrelada por sonia Braga, baseada no livro de Jorge Amado, uma das melhores novelas da Globo. Certmente foi a mais erótica.

Washigton Oliveto: "Tivemos audiencias de 93, 96% dos aparelho ligados, porque naquele momento significava 50 , 55 milhões de pessoas assistindo televisão. Por isso mesmo a gente costuma dizer que o Brasil, num determinado momento, apesar da dimensão continental, deixou de falar o português que é a lingua dele, pra falar tvglobês."

Depois de "Dancing Days", que tinha como cenário uma discoteca do Rio, mesmo nos mais isolados vilarejos no Brasil, passaram de repente a ter 3 discotecas.

Maria Rita Kehl: "A impressão que eu tenho é que a Globo conseguiu, melhor do que qualquer politica repressiva, de proibição, de censura, alterar a consciência do brasileiro sobre a sua condição."

Em 1989, versões mais curtas foram transmitidas nas televisões de 52 paises.

Em 1972, o presidente médici inaugurou a televisão a cores em um grande festival, ele disse: "Todas as noites quando vejo o noticiário sinto-me feliz....porque? Porque no noticiário da TV Globo o mundo esta um caos, e o BRasil esta em paz...é como tomar um calmante após um dia de trabalho." A chegada das cores consolidou a superioridade da tv Globo. O que a própria globo definiiu como "padrã globo de qualidade" foi instaurado. Os espectadores salivavam e se sentavam quando o PLIM-PLIM anunciava o inicio do próximo programa global.

Hans Donner, um austríaco, passou a ser o chefe do departamento gráfico em meados dos anos 70. Suas imagens limpas e incríveis ainda hoje são o visgo que une a imagem hipnótica da globo.

Armando Falcão: "Costumam acusar a Rede Globo de exercício de um monopólio de televisão. Há quem sustente que esse monopólio representa um estado dentro do estado. Mas eu não participo dessa opinião porque o monopólio da Rede Globo se existe seria então o monopólio da competência."

Em 1977 Roberto Marinho demitiu Walter Clark, que era então o alto executivo mais bem pago da américa latina.

Walter Clark: "É como tudo na vida, voce tem o começo, o climax e depois a coisa vai entrando em decadência. Eu senti que ele queria, a coisa estava montada, o trem elétrico em miniatura estava pronto e ele queria brincar. E esse trem elétrico era um instrumento de poder."

Walter Clark foi substituido pelo controlador de programas conhecido apenas por Boni. Ele ainda administra a Globo. Enquanto isso, como a globo mostrou, a repressão não havia diminuido. Os jornalistas não foram poupados.

PARTE 4