BRASIL - Muito Além do Cidadão Kane - Parte 2

kane63O começo - A televisão na América Latina começou em setembro de 1950, com a TV Tupi em São Paulo. A primeira transmissão começou tarde, durou uma hora e com programa ao vivo. No final do programa se deram conta que teriam que fazer tudo outra vez no dia seguinte. Como não havia aparelhos de tv no Brasil, foram importados alguns e colocados no joquei Club e em alguns pontos da cidade. Assis Chatoubriant que era o ...

principal magnata dos jornais brasileiros, começou a TV Tupi contrariando conselhos de quase todos. A produção da Tupi era direcionada a elite que podia se dar ao luxo de ter televisões.

 

kane30

kane32

kane31

 

O "Repórter Esso", inicialmente um programa de rádio, era o principal programa jornalístico. A Tupi também trouxe para a televisão, diretamente do rádio, a novela tipicamente latino americana.

 

kane33

 

Juscelino Kubitschek foi eleito presidente em 1955. Ele prometeu faze o Brasil crescer 50 anos em apenas 5. Essa política trouxe fuscas de fabricação nacional, urbanizou a população, introduziu uma inflação endêmica e agravou a situação da dívida externa. O simbolo do novo Brasil era Brasília, a nova capital. No meio do nada, no meio do pais, foi oficialmente inaugurada em 1960.

A TV Excelsior, propriedade de um rico produtor de café e dono de uma companhia de aviação, começou em São Paulo em 1960. Marcou uma nova fase no mercado de canais de tv no Brasil. Em dois anos a emissora tinha inauturado seu canal de tv no Rio, comprou os astros da outra emissora e começou com novelas diárias, ganhando um prêmio de jornalismo na espanha.

A Tupi, ainda a maior empresa de tv, continuou com sua produção amadoristica e administração exêntrica. Nas en 1964, passou a novela "Direito de Nascer", a primeira novela que conquistou audiência maçissa. Era patrocinada por uma empresa de cosméticos e feita por uma agencia de publicidade.

 

kane35

 

Em março de 1964, tendo como pano de fundo a insatisfação social, o presidente João Goulart anunciou algumas estatizações limitadas e uma tímida reforma agrária, durante um comício público. Começava assim a contagem regressiva para um golpe militar. A direita foi as ruas. Em São Paulo, meio milhão de pessoas participaram da marcha da familia com Deus pela liberdade. Alguns dias depois no Rio, marinheiro de esquerda ameaçaram uma rebelião.

 

kane36

 

O golpe militar começou em 31 de março, centenas de pessoas foram presas e entre muitos outros três ex presidentes perderam todos os direitos políticos. No dia seguinte o embaixador americano informou a Washington, que a suposta revolução democrática tinha tido 95% de sucesso. A escola superior de guerra, o cérebro dos militares estava por tras do golpe. Foi criada a partir do modelo da Escola Nacional Americana de Guerra e se inspirava em sua guerra fria anticomunista.

Mas a escola brasileira, ao contrário da sua equivalente americana, tinha membros civis, empresários, tecnocratas e políticos. O Marechal castelo Branco tornou-se presidente com poderes de governar por decreto. Em 1965 a democracia multipartidária foi oficialmente extinta. Uma das primeiras ações da ditadura foi estabelecer o serviço nacional de informação, o sistema nervoso central do estado autoritário.


Entra em Cena a TV Globo

kane37

kane38

kane39

kane40

kane41


A TV Globo foi ao ar no Rio de Janeiro em 26 de abril de 1965, pouco mais de um ano depois do golpe militar. Roberto Marinho era o dono da emissora. Seu pai fundou o Jornal O Globo em 1925, mas morreu logo depois. Seus filhos herdaram o jornal. Aos 26 anos, em 1931, Roberto Marinho tornou-se diretor do Jornal. Na década de 40 ele inaugurou a rádio Globo. Marinho obteve a sua primeira concessão de tv em 1957 do presidente kubitschek, cujo governo ele apoiava. E a segunda de João Goulart, cujo governo ele ajudou a depor.

 

kane42

 

 

Armando Falcão - Ministro da Justiça 1974-79: "O Globo tinha uma posição de apoio aos governos revolucionários porque o dr, o jornalista Roberto Marinho apoiou a Revolução de março de 1964 desde antes dela eclodir. Ele foi revolucionário de primeira hora e continuou, portanto como revolucionário a apoiar os governos da revolução"

 

kane43

 

Rene Dreifuss, Historiador: "Embora ele se considere um jornalista, Roberto Marinho é um empresário, um astuto empresário. Isso é uma coisa, outra coisa, acho que Roberto Marinho pode ser considerado um realista"


Time Life

kane_time_life

Em 1962, Roberto Marinho assinou um contrato de assistencia para a TV Globo Com o grupo Time Life americano.

kane44

 

Joe Wallach consultor da Time Life 1955-59 - "Time Life tinha alguns interesses menores na Venezuela, Argentina e aqui no Brasil. Eles pensavam que havia um mercado em crescimento naquela época que no final lhe poderia ser útil."

 

kane45

 

D. Sérgio Mattos, professor de Comunicação: "A Globo surgiu com um financiamento de um acordo feito entre o grupo Time Life. E esse financiamento chegava a um ponto de que a estação, a emissora Globo, no Rio de Janeiro, a emissora tinha a montagem, custo da ordem de 6 milhões de dólares, enquanto que a melhor estação que era do grupo da Tupi, a segunda maior rede da época, a melhor tinha sido montada com 300 mil dólares. "

Os primeiros 8 meses da Tv Globo foi um fracasso evidente. E Walter Clark, a época com 29 anos, foi contratado para dirigir a emissora. ele foi o arquiteto do incrível sucesso da Globo.

 

kane46

 

Walter Clark, Chefe Executivo TV Globo 1965-77 : "Um momento antes de assinar contrato, na casa do Roberto, eu tremendo de medo, porque era uma jogada da vida, eu não tinha estrutura de vivência para assumir aquilo, porque a Globo estava fadada a quebrar, tinha 4 meses de vida, faturava 180 e gastava 700..."

As enchentes desastrosas do Rio em 1966, marcaram o momento decisivo da TV Globo. A Globo fez a cobertura das enchentes ao vivo.


Breve Milagre


Quando o segundo presidente militar, Costa e Silva, assumiu em 1967, começou o breve milagre econômico brasileiro.

Rene Dreifuss, historiador: "O pais que estava entrando no mundo industrializado, estava ao mesmo tempo condenando grande parte de sua população, para ser exato 60%, a uma situação sócio economica miserável, mesmo sendo a oitava economia do mundo. E esta é a situação."

 

kane47

 

O pensamento econômico do regime era extremamente simples: "QUE OS RICOS SEJAM MAIS RICOS PARA QUE GRAÇAS A ELES OS POBRES, POR SUA VEZ, SEJAM MENOS POBRES." A ditatura deu prioridade ao desenvolvimento de um moderno sistema de comunicações, criou o ministério das telecominicações e viabilizou a compra de televisores a crédito. Os objetivos foram definidos, como sempre, integração e seguarança nacional.

 

kane6

 

Chico Buarque, cantor e compositor: "Era televisão e futebol...se construisse estádios de futebol e essa rede de telecomunicações impressionante no Brasil inteiro. E ao mesmo tempo houve uma degradação muito grande em termos de educação, saúde, tudo isso foi descuidado."

 

kane48

 

No final dos anos 60, o vídeo tape e as redes nacionais se uniram para destruir a produção local de programas. As produções ficaram centralizadas no Rio e em São Paulo. Os herdeiros da cultura jovem dos anos 60 conseguiram conquistar algum espaço na televisão. Os festivais de música tinha cobertura ao vivo e os melhores foram organizados pela TV Record em São Paulo.

PARTE 3