De resfriados a câncer, como a Sálvia é essencial à saúde

salvisa1Existe um velho ditado: “Por que deveria um homem morrer enquanto Sálvia cresce em seu jardim?” Sálvia não tornará ninguém um imortal, mas os seus efeitos antiviral, antimicrobiano e de drenagem a tornam essencial para aliviar o muco e catarro que vêm com o tempo mais frio. Como uma erva culinária, é segura e fácil de cortar e usar em sopas, mas delicadeza não é fraqueza. Sálvia (Salvia officinalis) é útil para condições tão diversas como problemas de pele, doença de Alzheimer, câncer e depressão. Da erva seca, disponível em qualquer supermercado, pode ser feito um chá em um piscar, e o óleo essencial, a essência concentrada de sálvia, pode ajudar a elevar o humor e a ...

iluminar a ansiedade. Como qualquer remédio poderoso, é vital saber o que pode fazer e usar com cuidado em alguns casos. Sálvia não é tóxica, mas seus efeitos que são benéficos em um caso – como secar a transpiração excessiva, por exemplo – pode ser prejudicial em outro, como secar o leite materno em uma mãe.

Propriedades da sálvia para constipação e gripe

A Sálvia vai secando e aquecendo ligeiramente, o que a torna perfeita para o frio de inverno que se caracteriza pela grande quantidade de catarro ou muco, mas não necessariamente uma febre, disse Viji Natarajan, uma ex-química-farmacêutica que se tornou especialista em Ayurveda. Ayurveda é um dos mais antigos sistemas médicos da humanidade, que vê uma conexão entre o mundo exterior e a experiência interior. Praticantes de Ayurveda podem descrever qualquer coisa de acordo com suas qualidades elementares e “casar” com as qualidades de uma condição médica para um medicamento que vá equilibrar a doença.

O sabor, ação e essência da erva no ponto para uso, segundo Natarajan. “Sálvia é compreendida como tendo qualidades adstringentes com um sabor amargo e acre, e que tem efeitos de secagem, e leve aquecimento.” No entanto, ela adverte que sálvia não seria o melhor para as pessoas que estão muito fracas com a pele seca ou tosse seca, ou pessoas com febre alta. Sálvia é boa para secar a umidade excessiva, mas pode exacerbar febres altas e secura.

No entanto, a pesquisa mostra que sábio é anti-microbiana e anti-viral, e reduz o inchaço nos gânglios linfáticos edemaciados, tornando-se um remédio perfeito e delicado para resfriados com muito muco.

“Sálvia se encontra disponível como erva, ou como óleo essencial, lípidos extraídos da erva. Os óleos essenciais são bastante potentes e fortes “, afirmou Natarajan. “As ervas são muito mais seguras para ingestão oral. Se alguém está procurando ajuda na internet e gostaria de tentar a sálvia, eu recomendo o uso da erva, em vez do óleo.” Uma outra maneira de secar o muco com sálvia, indica a fitoterapeuta Maia Toll é aquecer suavemente uma xícara de mel ou xarope de agave para a coriza nasal, e em seguida, adiciona apenas uma ou duas gotas de óleo essencial terapêutico de sálvia. Ela coloca um pouco da infusão de mel no chá.

Equilibrar o humor, espantar a depressão e melhorar a memória

Na Ayurveda, algumas ervas são conhecidas por terem qualidades especiais, e como Natarajan disse sálvia tem um efeito único sobre os nervos. “A maneira mais fácil de usar sálvia é para limpar fluidos, e apego emocional”, disse ela. “Isso acalma e limpa a mente – pensamentos excessivos, fixações, desejos e paixões. Ela nos ajuda a seguir em frente. “

Ela recomenda adicionar algumas gotas de óleo de sálvia em uma tigela de água quente e inalar seu aroma difuso. “Às vezes, quando alguém tem um resfriado com sensação de peso na cabeça, isso pode afetar o humor e o sistema nervoso. Quando você difunde o óleo essencial, ele pode limpar suas vias nasais, e também sua mente. As pessoas usam sálvia para limpar energia nos quartos – eles queimam as folhas secas de sálvia numa casa nova, por exemplo”, disse ela. “Não sendo possível fazer isso, aromatizar com o óleo essencial tem o mesmo efeito.”

De fato, estudos validaram o uso tradicional de sálvia para a depressão, memória e humor

salvisa2

De acordo com um levantamento de pesquisa no Journal of Traditional and Complementary Medicine, “estudos sugerem que as espécies de Sálvia, além de tratar doenças menores comuns, podem potencialmente fornecer novos tratamentos naturais para o alívio ou cura de muitas doenças graves e com risco de vida, tais como depressão e demência.”

Uma série de estudos médicos mostraram que o aroma do óleo essencial melhora o humor, talvez oferecendo “proteção a longo prazo na patogênese da demência”, disse o artigo. “Além disso, as propriedades da erva de elevar o humor podem ter aplicações no tratamento da demência avançada.”

Um estudo mostrou que a sálvia “melhora a memória e cognição, e com o aumento da dosagem, a disposição aumenta, bem como o estado de alerta, calma e contentamento”, escreveram os autores. Um extrato de sálvia ajudou a gerenciar a doença de Alzheimer ligeira a moderada, e o óleo essencial “foi registrado para melhorar a evocação imediata de palavras.” E, apesar de anos de uso, não houve relatos de efeitos colaterais negativos na literatura.

Secagem da umidade excessiva

Quando enfermeira Christie McLaughlin ganhou seu primeiro filho, ela sofreu com a mastite, para a qual sálvia é o grande remédio.

Junto com as propriedades de secagem de sálvia, McLaughlin recomenda o uso da sálvia para secar as glândulas mamárias. “Pegue os saquinhos de chá de sálvia e coloque-os diretamente sobre os seios”, disse ela. “Eu acho que eles são melhores do que os produtos farmacêuticos.” Por secar a produção de leite materno, a sálvia não deve ser usado por mães de enfermagem, ou mulheres grávidas geralmente, exceto na última fase da gravidez, pois ajuda a puxar o bebê para baixo, ajudando suavemente a induzir o parto.

Efeitos de secagem da sálvia podem atuar da mesma forma em outros problemas que envolvem a umidade excessiva. Tem sido usada durante séculos para tratar feridas, úlceras e hemorragias. Ele também pode equilibrar fluido seminal ou transpiração excessivos, disse McLaughlin.

“Sálvia é anti-inflamatório”, disse ela. “Assim, ela reduz pus, muco, limo, e o muco que vêm com a inflamação.” Os homens podem usá-lo para fluido seminal excessivo, e as mulheres para períodos invulgarmente pesados. “Eu recomendo isso para alguém que está tendo um fluxo excepcionalmente grande – um fluxo intenso que elas geralmente não têm”, disse ela. “Não é tão útil se uma mulher tem regularmente um fluxo muito intenso – você precisa de algo mais poderoso para reverter esse tipo de condição.”
Ela também recomenda óleo essencial de sálvia como cosméticos.

Sálvia para o envelhecimento e a beleza

McLaughlin recomenda óleo essencial de sálvia para cuidar da pele. “Ele reduz as rugas, cicatrizes e estrias irritadas”, disse ela. Mas ela enfatizou que o óleo essencial de sálvia nunca deve ser usado puro. Sempre diluir o óleo essencial num óleo vegetal veicular, tal como azeite. “É melhor com algo que é sólido à temperatura ambiente, tais como óleo de coco ou manteiga de karité,” ela disse. Basta colocar um pote de óleo de coco ou manteiga de karité em uma panela de água apenas com a fervura para derretê-lo e adicionar algumas gotas de óleo essencial, ou derreter o óleo ou manteiga suavemente sobre uma caldeira dupla para evitar de queimá-lo. O óleo essencial de sálvia pode ser adicionado ao shampoo para tratar a caspa ou cabelo oleoso também, disse ela.

A médica naturopata Jennifer Burns, também recomenda sálvia para acne, graças às suas propriedades anti-microbianas e anti-inflamatórias. Ela também recomenda sálvia para diminuir as ondas de calor, ajudando nas funções do estrogênio no corpo. “Ele tem propriedades antioxidantes que podem ajudar na diminuição de danos dos radicais livres, o que pode reduzir a inflamação”, disse ela.

Prevenção e tratamento do câncer

salvisa3

As propriedades antioxidantes da sálvia a tornam uma erva promissora para a prevenção e tratamento do câncer. Sendo uma erva culinária suave, quase qualquer um pode usá-la na comida para tirar proveito de suas propriedades antioxidantes, enquanto suas propriedades anti-virais e de melhoria do humor a tornam promissora como calmante para pacientes com câncer em estágio final.

The Journal of Traditional and Complementary Medicine estudo observou um composto isolado a partir de extrato de sálvia que “mostrou uma alta atividade antioxidante como um eliminador muito significativo de radicais livres.”

Foi observado que o extrato de sálvia inibiu a angiogênese – desenvolvimento de novos vasos sanguíneos em tumores. Devido a isso, os autores do estudo, disseram que a sálvia pode ser uma boa planta para investigar novas drogas contra o câncer. O chá de sálvia também impediu o crescimento de câncer de cólon em ratos testados. Os pacientes com câncer muitas vezes têm sensibilidades, e enquanto o cheiro do óleo essencial pode ser útil no alívio da visão turva, melhorando o humor, abrindo as vias nasais, e aliviando dores de cabeça, também pode ser muito intenso, em cujo caso, enfermeira McLaughlin recomenda esfregar os pés com um óleo vegetal carreador misturado com algumas gotas de óleo essencial de sálvia.

Use com cuidado os óleos essenciais

“Eu tinha um amigo que me ligou uma vez dizendo: ‘Acabei de comprar óleo de tea tree na Dollar General por um dólar!'”, contou McLaughlin. “Isso não soou muito bom. Não compre qualquer medicação, especialmente um óleo essencial, de Dollar General. “

Os óleos essenciais são os extratos puros de uma erva, e para comprar qualidade terapêutica é essencial.

“Se você vê o óleo essencial com descontos, pode conter aditivos, às vezes petroquímica. Francamente, marcas como a que não estão fazendo nada de errado – a indústria não é muito bem regulamentada – mas você quer certificar-se se o óleo é classe terapêutica. Há uma diferença entre a classe terapêutica e um óleo que é feito para artesanato, como fabricação de velas “, disse ela.

“Os óleos essenciais são voláteis. Alguns precisam ser refrigerados, alguns à esquerda no escuro. Eles têm uma janela mais estreita para se manter fresco e com efeito terapêutico “, disse ela. Além disso, comprar cápsulas de suplemento de alta qualidade se a intenção for ingerir o óleo, em vez de fazer cápsulas.

“Os óleos essenciais são tão potentes, você pode sobrecarregar o seu fígado ou queimar seu estômago ou esôfago”, disse McLaughlin. “Há uma abundância de opções de compra de uma cápsula de óleo de sálvia com um revestimento agradável, ou um chá de sálvia.”

Sálvia é fácil de cultivar a partir de sementes, também. A planta tolera muita negligência, desde que ela tenha muito sol, e é resistente na maioria das regiões dos Estados Unidos. As flores atraem polinizadores durante o verão e a textura interessante do arbusto é bonita em um jardim. Sálvia é uma erva culinária humilde disponível em qualquer supermercado, e seu poder anti-viral, anti-microbiana, anti-envelhecimento, de secagem, tonificação, e propriedades de melhora do humor tornam-a um complemento perfeito para as especiarias e armário de remédios.


13 Benefícios da Sálvia – Para Que Serve e Propriedades

salvisa4


Os segredos da vida saudável nem sempre estão tão ocultos quanto imaginamos. A adoção de hábitos e alimentação saudável pode reduzir significativamente a possibilidade de consequências ao bem estar, por isso devemos escolher alimentos que favoreçam o equilíbrio e bem estar do corpo. As ervas podem otimizar ainda mais as propriedades contidas em uma refeição, e a sálvia é uma das aliadas que pouquíssimas pessoas admitem funcionalidade. Os temperos podem ajudar a inovar nos sabores do cardápio, mas também podem reforçar a imunidade e resistência corporal. Vamos conhecer os principais benefícios da Salvia, pois talvez esta erva seja o que faltava para fortalecer ainda mais o seu organismo.

Propriedades

De origem Mediterrânea, a sálvia assemelha-se a ervas como o manjericão, alecrim, tomilho, orégano, lavanda, e até a hortelã. Todos estes se enquadram no grupo Lamiaceae, folhas que podem agir com princípios medicinais e favoráveis à prevenção de diversas doenças. É fundamental uma análise minuciosa das propriedades da sálvia, pois as folhas podem servir não só para a saúde, mas também para a boa forma, no caso de pessoas que adotam dietas para perda de peso. Compreender para que serve esta planta pode ser uma iniciativa importante para obter benefícios da Salvia, comumente, para boa forma e saúde.

Alguns estudos já comprovaram sua ação anti-inflamatória e antioxidante, ambas muito convenientes para o equilíbrio no funcionamento de todo organismo. Os benefícios da Salvia podem atingir aspectos que pouco imaginamos, por isso, saber como melhor aplicá-la pode otimizar ainda mais os seus efeitos. Sendo fonte de flavonoides fenólicos, luteolina, e muitos outros nutrientes, a sálvia é utilizada como medicamento natural para o tratamento de diferentes condições (como reumatismo), tratamento de Alzheimer, aromaterapia, dentre outras.

A erva ainda é reconhecida pela sua contribuição de vitamina K, que pode suprir até quase 45% da porção diária recomendada. Ela ainda é tida como fonte de ácido fólico, vitamina A, B, C, E, fibras, riboflavina, piridoxina, Tiamina, e muitos minerais, como Magnésio, Ferro, Cálcio, Manganês, Cobre, etc.

Atenção

É importante preservar a sua saúde, por isso, se você possui problemas de pressão alta, é gestante ou está em fase de amamentação, evite o consumo da erva e procure avaliação médica antes da ingestão. Se você se submeteu a cirurgias, tem diabetes ou problemas com convulsões, busque acompanhamento e recomendação médica. Quanto aos efeitos colaterais, é fundamental ter atenção, pois ânsias, desconfortos estomacais e dores podem ser sintomas de super doses ou consumo equivocado. Em caso de alterações, deve-se informar logo e buscar orientação de um profissional de saúde. Vamos conferir a partir de agora os principais benefícios da sálvia para a saúde e boa forma:

1. Antisséptico

Se você tem problemas com cicatrização, saiba que uma compressa de água preparada com sálvia, se aplicada diretamente sobre a ferida, pode apoiar a recuperação e regeneração da pele, reduzindo o impacto que poderia ser causado por bactérias e adversidades externas.

2. Depressão

Que os chás são excelentes calmantes, isso nós sabemos, mas o que foi descoberto é que a infusão de sálvia pode auxiliar no equilíbrio do humor e até mesmo reduzir os sintomas de casos de depressão.

3. Sistema cardiovascular

Rica em flavonoides e ácidos fenólicos, há benefícios da sálvia na prevenção de doenças cardiovasculares.

4. Menopausa

A sálvia é apontada como funcional para o controle e redução dos sintomas causados no período de menopausa. Sabemos que as mulheres lidam com diferentes desconfortos, e a erva pode agir diretamente sobre a mente e sistema nervoso. Em algumas pesquisas, foi identificado que algumas mulheres utilizam o óleo de sálvia para reduzir a sudorese noturna, comum nesses períodos. Afirma-se que a sálvia pode reduzir a sudorese em até 50%. As ondas de calor podem se tornar menos frequentes a partir da quarta semana de tratamento, e há também a busca pela versão da erva em cápsulas.

5. Pele

A alimentação incorreta também deixa evidências na pele. Os benefícios da sálvia estendem-se ao tecidos, oferecendo efeito antienvelhecimento, reduzindo impactos causados por rugas e marcas de expressão consequentes do avanço da idade. A sálvia é rica em substâncias antioxidantes que protegem o organismo contra a ação de radicais livres. Os principais nutrientes contidos na sálvia e que são capazes de contribuir com a proteção dos tecidos é a vitamina A e o Cálcio. A erva ainda pode auxiliar na prevenção e tratamento de infecções, agindo com poder anti-inflamatório e antisséptico, sendo conveniente inclusive para quem está sob tratamento de psoríase e eczema.

6. Cabelos

Contendo betasitosterol, a sálvia pode ser útil para homens que desejam prevenir a calvície. O óleo da erva é muito procurado para ser aplicado diretamente sobre o couro cabeludo. A sálvia também tem os seus efeitos otimizados se combinada com outras ervas, como o alecrim. O chá também pode ser aplicado para deixar os fios mais brilhosos e sem caspa. Se você deseja o crescimento dos fios, saiba que a sálvia também pode favorecer a melhor circulação de nutrientes no couro cabeludo, o que auxilia na revitalização de seu cabelo.

7. Anti-inflamatório

Há quem busque o consumo de sálvia para o tratamento de inflamações, tanto externas quanto internas. Inflamações na garganta e na pele são as mais buscadas para serem tratadas com a erva.

8. Memória

A erva é recomendada para o melhor desenvolvimento da memória. Os benefícios da sálvia ainda podem ser favoráveis para pessoas que precisam de tratamento para Alzheimer. Aqueles que desejam melhorar o rendimento nos estudos também podem contar com a contribuição da erva, já que ela oferece apoio para melhor atenção e desempenho mental.

9. Colesterol

A erva pode induzir à redução dos níveis de colesterol ruim, o LDL, assim reduzindo também as gorduras contidas na corrente sanguínea. Algumas pessoas que se submeteram a análise durante 60 dias puderam notar que os níveis de triglicerídeos e colesterol reduziram até 18%. Pode-se obter aumento de até 10% de HDL, enquanto o LDL foi reduzido significativamente.

10. Indigestão

A sálvia é recomendada para o tratamento e prevenção de doenças gastrointestinais e dispepsia. Ela pode estimular o funcionamento do estômago e reduzir a fraqueza do sistema digestório de modo geral. A erva estimula o funcionamento intestinal, reduzindo a possibilidade de má digestão e o funcionamento correto do pâncreas.

11. Diabetes

Para aqueles que desejam equilibrar os níveis de açúcar na corrente sanguínea, o extrato da erva também pode contribuir com efeitos anti-hiperglicêmicos, auxiliando no controle de glicose. Pessoas com diabetes tipo 2 podem obter estes benefícios da sálvia ainda mais superiores, mas é importante ressaltar que sem uma reeducação alimentar, sua contribuição pode ser mínima.

12. Asma

A sálvia pode agir como antiespasmódica, assim reduzindo as tensões no sistema respiratório, favorecendo a inalação e reduzindo a possibilidade de crises de asma. Inflamações e constipações nas vias nasais também podem ser prevenidas e tratadas com os benefícios da sálvia, justificados pelo efeito calmante que a erva pode oferecer sobre os músculos do sistema respiratório.

13. Perda de peso

O chá de sálvia pode ser importante para a perda de peso, pois ele oferece efeito diurético, que auxilia na eliminação de líquidos, evitando a retenção destes. A erva ainda pode contribuir com seus efeitos antioxidantes e estimulantes, o que apoia o funcionamento metabólico, otimizando a queima calórica. Com o corpo livre de toxinas, pode-se notar melhor os efeitos esperados de dieta e exercícios físicos, evidenciando a perda de peso significativa.


Fonte: http://reset.me/
           http://www.mundoboaforma.com.br/