Hierarquias Angélicas

hierarquiatopoSeguindo o critério tradicional, são nove (9) os Coros ou Ordens Angélicas: Serafins, Querubins, Tronos, Dominações, Potestades, Virtudes, Principados, Arcanjos e Anjos, distribuídos em três Hierarquias. Este número de Ordens foi fixado em função dos ensinamentos contidos nas Cartas de São Paulo Apóstolo aos Efésios e aos Colossenses que mencionam 5 Ordens, mais duas Ordens enumeradas no Antigo Testamento (Querubins e Serafim), e finalmente outras duas Ordens muito citadas no Novo Testamento (Arcanjos e Anjos). Os Coros distinguem-se entre si pelo grau de santidade e beatitude, pela missão e também pela espécie, de tal modo que os de grau mais elevado dominam sobre os inferiores, e juntos, dominam sobre a criação.

Leia também - Papa recomenda exorcismo frente a grandes inquietudes espirituais

Portanto, há diferenças entre as Três Hierarquias. Todavia, faz-se mister destacar, que todas as Classes Angélicas vivem em completa e perfeita harmonia, entendendo-se amorosamente junto ao CRIADOR.


hierarquiaprimeira


É formada pelos Anjos que estão em íntimo contato com o CRIADOR, é como se fossem os guardiões do palácio Divino. Eles possuem mais Conhecimentos e Visão dos fatos em relação às demais Hierarquias, é por assim dizer o reflexo do SENHOR. Dedicam-se a Amar, Adorar e Glorificar a DEUS numa constante e permanente frequência, em grau bem mais elevado que os outros Coros. Esta Hierarquia abraça três Ordens ou Coros Angélicos: Serafim, Querubins e Tronos.

Serafins

São considerados os Anjos mais honrados e mais dignos, os que mais amam, ou seja, aqueles que possuem uma maior e mais admirável capacidade de amar. O nome "seraph" em hebraico, significa "queimar completamente" . Segundo o conceito hebraico, o Serafim não é apenas um ser que "queima", mas "que se consome " no amor ao Sumo Bem, que é o nosso DEUS Altíssimo. Na Sagrada Escritura os Anjos Serafins aparecem somente uma única vez, na visão de Isaias:

"... vi o SENHOR sentado sobre um trono alto e elevado... Acima DELE, em pé, estavam Serafins, cada um com seis asas: com duas cobriam a face, com duas cobriam os pés e com duas voavam".(Is 6,1-2)

Com duas asas cobriam o rosto, em sinal de profundo respeito, para não ver a Face do CRIADOR; com outras duas cobriam os pés para se ocultarem, para não serem vistos, conscientes de que ali estão pela infinita misericórdia do CRIADOR, e não pelo próprio merecimento; e com as outras duas asas voavam, como a indicar uma pronta e amorosa disponibilidade, em condições de atender um gesto ou aceno Divino, convocando-os para uma missão. Por essa razão, Dionísio em sua "Hierarquia Celeste", denomina os Serafins como aqueles Anjos que tem muitas asas.

Querubins

O nome Querubim indica uma Classe de Anjos com grande força de conhecimento e admirável contemplação de DEUS. Eles têm o privilégio de receberem a mais alta iluminação Divina e de refletirem a Beleza do CRIADOR. São considerados guardas e mensageiros dos Mistérios Divinos, com a missão especial de transmitir Sabedoria. No início da criação, foram colocados pelo CRIADOR para guardar o caminho da Árvore da Vida.(Gn 3,24) Na Sagrada Escritura o nome dos Anjos Querubins é o mais citado, aparecendo cerca de 80 vezes nos diversos livros. Os Querubins são também os seres misteriosos que Ezequiel descreve na visão que teve, no momento de sua vocação:

"O seu corpo todo, o dorso, as mãos, as asas, bem como as rodas, estavam cheias de olhos em torno". (Ez 10,12)

Quando Moisés recebeu as prescrições para a construção da Arca da Aliança, onde o SENHOR habitou, o trono Divino foi colocado entre dois Querubins:

"Faze-me um santuário, para que eu possa habitar no meio deles. Farás tudo conforme o modelo da Habitação e o modelo da sua mobília que irei te mostrar. Farás uma arca de madeira de acácia... Farás dois Querubins de ouro... formando um só corpo com o propiciatório, nas duas extremidades".(Ex 25,8-9.18-19)

Estas considerações atestam que os Querubins são conhecedores dos Mistérios Divinos. São cheios de olhos, ou seja, eles estão cheios de Sabedoria. Contemplam com igual clareza e profundidade a Face do Altíssimo, absorve os raios maravilhosos da Divina Luz e louvam ardorosamente o CRIADOR, transmitindo a Beleza e o Conhecimento de DEUS as outras Ordens que estão abaixo.

Tronos

Os Anjos que compõe este Coro da Hierarquia Angélica, são o reflexo da Grandeza de DEUS, e por isso mesmo, participam da solidez e segurança do poder do ETERNO PAI. Acolhem em si a Grandeza do CRIADOR e a transmitem aos Anjos de graus inferiores. São chamados “Sedes Dei" (Sede de DEUS). Em síntese, os Tronos são aqueles Anjos que apresentam aos Coros inferiores, o esplendor da Divina Onipotência.


hierarquiasegunda


São os Anjos que dirigem os Planos da Eterna Sabedoria, comunicando aqueles projetos aos Anjos da Terceira Hierarquia, que vigiam o comportamento da humanidade. Eles são responsáveis pelos acontecimentos no Universo. Esta Hierarquia é formada pelos seguintes Coros de Anjos: Dominações, Potestades e Virtudes.

Dominações

São aqueles da alta nobreza celeste. Para caracteriza-los com ênfase, São Gregório escreveu: "Algumas fileiras do exército angélico chamam-se Dominações, porque os restantes lhe são submissos, ou seja, lhe são obedientes".

Leia também - Xamanismo Havaiano - Kahunas

Embora não pertençam ao Coro da guarda palaciana, como os três Coros mais altos, contudo estão muito próximo deles e forma com os mesmos os quatro Coros do Trono. São enviados por DEUS a missões mais relevantes e também, estão incluídos entre os Anjos que exercem a "função de Ministro de DEUS".

Na verdade, eles dominam sobre todas as demais Ordens Angélicas encarregadas de executar a Vontade do CRIADOR.

Para se compreender a grandeza das funções deste Coro de Anjos, São Tomás de Aquino escreveu na Suma Teológica: "O domínio ou senhorio das Dominações é, por conseguinte, participação na verdadeira dominação de DEUS. O CRIADOR domina sobre o mundo, através das Dominações Angélicas, que LHE são submissas".

Potestades

É o Coro Angélico formado pelos Anjos que transmitem aquilo que deve ser feito, cuidando de modo especial da "forma" ou da "maneira" como devem ser feitas as coisas. Também são os Condutores da ordem sagrada. Pelo fato de transmitirem o poder que recebem de DEUS, são espíritos de alta concentração, alcançando um grau elevado de contemplação ao CRIADOR.

Virtudes

As atribuições dos Anjos deste Coro são semelhantes aquelas dos Anjos do Coro Potestades, porque também eles transmitem aquilo que deve ser feito pelos outros Anjos, mas sobretudo, auxiliam no sentido de que as coisas sejam realizadas de modo perfeito. Assim, eles também têm a missão de remover os obstáculos que querem interferir no perfeito cumprimento das ordens do CRIADOR. São Tomás de Aquino lhes atribui ainda a missão de proteger a parte física das pessoas, do mesmo modo como ele atribui as Dominações, o poder de presidir à natureza celeste. São considerados Anjos fortes e viris. Quem sofre de fraquezas físicas ou espirituais, deve invocar por meio de orações, o auxílio e a proteção de um Anjo do Coro das Virtudes.


hierarquiaterceira


É formada pelos Anjos que executam as ordens do Altíssimo. Eles estão mais próximos da humanidade, ou seja, de cada um de nós e conhecem a fundo a natureza das pessoa que devem assistir, a fim de poderem cumprir com exatidão a Vontade de DEUS: insinuando, avisando ou castigando, conforme o caso. Esta Hierarquia é formada pelos: Principados, Arcanjos e Anjos.

Principados

Os Anjos deste Coro são guias dos mensageiros Divinos. Não são enviados a missões modestas, ao contrário, são enviados a príncipes, reis, províncias, Dioceses, de conformidade com o honroso título de seu Coro.

No livro de Daniel são também apresentados como protetores dos povos:

"O Príncipe do reino da Pérsia me resistiu durante vinte e um dias, mas Miguel, um dos primeiros Príncipes, veio em meu auxílio". (Dn 10,13)

Significa dizer, que são aqueles Anjos que levam as instruções e os avisos Divinos ao conhecimento dos povos que lhe são confiados.

Porém, quando esses mesmos povos recusam aceitar as mensagens do SENHOR, os Principados transformam-se em Anjos Vingadores, e derramam as taças da ira Divina sobre eles, de forma a reconduzi-los através do castigo e da dor, de volta ao DEUS de Amor e Misericórdia que eles abandonaram propositalmente.

Arcanjos

A ordem tradicional dos Coros Angélicos coloca os "Arcanjos" entre os "Principados" e os "Anjos". Contudo, na Sagrada Escritura, não aparecem como um grupo particular e definido. Por exemplo, Miguel e Gabriel são chamados de Arcanjos em diversas citações: no capitulo 4 da primeira carta de São Paulo aos Tessalonicenses, no capítulo 4 do Livro de Daniel, no versículo 9 da Carta de São Judas, mas para indicar que são Anjos que exercem funções especiais e que se encontram na cúpula da Hierarquia Angélica.

Leia também - As religiões mundiais estão prontas para a descoberta de vida extraterrestre?

Então, como aceitar que Miguel, o Arcanjo, Chefe da Milícia Celeste, seja colocado no penúltimo grau da escala Angélica? Porque o Coro dos Arcanjos está colocado em penúltimo lugar. Todavia, pelas funções que desempenha, acreditamos que ele deveria estar colocado no mais alto Coro dos Anjos. Gabriel também é chamado de Arcanjo, e da mesma maneira que Miguel, através das páginas da Sagrada Escritura, vê-se que é conhecedor dos mais profundos Mistérios de DEUS, inclusive foi Gabriel quem Anunciou a MARIA que Ela estava cheia de graças e tinha sido escolhida pelo CRIADOR, para MÃE DE DEUS.

Por outro lado, também Rafael é denominado pela Igreja como um Arcanjo.

A respeito de Rafael, no Livro de Tobias, ele mesmo confirma que está diante de DEUS:

"Eu sou Rafael, um dos sete Anjos que estão sempre presentes e tem acesso junto à Glória do SENHOR".

Tendo em vista estas considerações, compreende-se que verdadeiramente a revelação Divina ainda não deixou ao alcance da percepção humana, um conhecimento mais claro e profundo sobre as atividades dos Anjos do Coro dos Arcanjos, porque as citações que se encontram no Antigo e Novo Testamento envolvendo os nomes dos Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, com certeza não devem se referir a Anjos que estão colocados no penúltimo lugar na Hierarquia Angélica, em face da grandeza e importância dos trabalhos que realizaram. Assim sendo, temos duas alternativas: dizer que aqueles mencionados Anjos, mesmo denominados de Arcanjos, não pertencem ao "Coro dos Arcanjos" e sim a um Coro bem mais elevado, ou afirmar que São Miguel, São Gabriel e São Rafael pertencem realmente ao "Coro dos Arcanjos”, e que eles são grandes e importantes no Céu apesar de pertencerem a um Coro tão simples e humilde na Escala Angélica, porque são absolutamente modestos e fieis, isto sem ter a intenção de afirmar que os demais Anjos não sejam também simples, humildes, modestos e fieis. DEUS é quem faz o juízo perfeito e para ELE estas são as virtudes mais importantes. Na Sagrada Escritura, temos as palavras de JESUS:

"... os Discípulos aproximaram-se de JESUS e lhe perguntaram: Quem é o maior no Reino dos Céus? ELE chamou perto de si uma criança, colocou-a no meio deles e disse: Em verdade vos digo que, se não mudardes e não vos tornardes como as crianças, de modo algum entrareis no Reino dos Céus. Aquele, portanto, que se tornar pequenino como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus".(Mt 18,1-4)

Anualmente no dia 29 de Setembro a Igreja celebra a festa dos três mencionados Arcanjos.

Anjos

Os Santos Anjos recebem as ordens dos Coros superiores e as executam.

No reino dos espíritos são os últimos da Hierarquia, como se fossem humildes ervas escondidas entre as flores perfumadas e viçosas num magnífico jardim. Para eles, são reservadas a execução dos serviços mais simples, mas que também são necessários e insubstituíveis, como por exemplo: acompanhar um jovem que se encontra em perigo; dominar e tranquilizar o interior rebelde das pessoas; assistir e consolar um moribundo; evitar que ocorram acidentes, e muitas outras providências, sobretudo, o Anjo da Guarda, que acompanha cada pessoa do nascer ao morrer, é aquele a quem primeiro encontraremos após a morte. Ele conhecendo integralmente a nossa existência é que ordenará a nossa alma as primeiras providências: enviando-a ao Purgatório, acompanhando-a diretamente ao Céu, ou abandonando-a em queda livre ao inferno, de acordo com o merecimento de cada um.

Outro aspecto que não pode ser esquecido, é o fato de que os Anjos, guardadas as devidas proporções, estão mais perto da humanidade e por assim dizer, convivendo conosco e prestando um serviço silencioso mas de valor incomensurável à cada pessoa. O CRIADOR inspirou o escritor sagrado a escrever no Livro Êxodo, da Bíblia os versículos a seguir:

"Eis que envio um Anjo diante de ti, para que te guarde pelo caminho e te conduza ao lugar que tenho preparado para ti. Respeita a sua presença e observa a sua voz, e não lhe sejas rebelde, porque não perdoará a vossa transgressão, pois nele está o Meu Nome. Mas se escutares fielmente a sua voz e fizeres o que te disser, então serei inimigo dos teus inimigos e adversário dos teus adversários". (Ex 23,20-22)

Sabendo que os Anjos são enviados de DEUS, devemos respeitar e honrar todos eles, inclusive os mais simples e modestos, porque eles tem acesso direto ao CRIADOR. A palavra de JESUS é ensinamento para a nossa vida:

"Não desprezeis nenhum desses pequeninos (crianças, pessoas de pouca instrução, pobres, velhos, etc), porque EU vos digo que os seus Anjos (seus Anjos da Guarda) nos Céus vêem continuamente a Face de Meu PAI que está nos Céus". (Mt 18,10)


ANJO DA GUARDA

 

hirarquiaanjodaguarda


Todas as pessoas tem um Corpo e uma Alma. O Corpo vem de nossos pais e é formado pelo espermatozoide do homem que penetrando no óvulo da mulher produz a fecundação. No instante sagrado da fecundação, a Alma vem de DEUS, entra naquele conjunto de moléculas orientando a sua multiplicação, dando origem ao embrião que conformará o feto, que é uma criatura que nascerá para a vida.

No momento do parto, por determinação Divina, o Anjo da Guarda daquele ser, assume o seu posto de guardião e jamais se afasta, até o retorno da Alma à eternidade. Isto significa dizer, sempre que nasce uma criatura na Terra, o CRIADOR providencia o nascimento de seu Anjo da Guarda no Céu. Então, cada Anjo Custódio é específico, isto é, cada Anjo da Guarda é enviado especialmente para uma pessoa que nasce.

O Anjo da Guarda tem uma missão insubstituível ao longo da existência! Embora sempre silencioso e oculto, inspira a prática das boas intenções e das boas obras; ilumina o espírito na busca da verdade; sugestiona a mente afastar-se da doutrina errônea; insinua sugestões a problemas de difícil solução; conduz as pessoas a cultivarem santos ideais, com o objetivo maior de dilatar cada vez mais o reino de DEUS; estimula a pratica da fidelidade, da justiça e do amor fraterno, zelando e orientando as pessoas pelo caminho da salvação eterna.

Leia também - Tradicional Ordem Martinista

Por sua natureza Angélica, o Anjo da Guarda é bonito, formoso, cativante e delicado, porque é uma emanação da beleza e das virtudes do CRIADOR. A beleza angélica está relacionada diretamente com as virtudes, com os dons e as prerrogativas que ele recebeu do SENHOR. Do mesmo modo, a Alma que é invenção de DEUS, no principio da criação também era à imagem e à semelhança do CRIADOR, repleta de dons e virtudes especiais. O pecado a deformou tornando-a "feia", neutralizando as virtudes e os dons especiais recebidos. Somente através da conversão do coração e a purificação das ações em vida, exercitando um comportamento reto e ilibado, será possível a Alma alcançar o perdão de suas culpas, pela infinita misericórdia do CRIADOR e assim, recuperar parte da beleza e das virtudes perdidas e ganhar a recompensa eterna.

Em diversas manifestações sobrenaturais foi revelado que o Anjo acompanha a alma que ele Guarda, mesmo após a morte. A alma ao deixar o corpo sem vida, depara com a presença de seu Anjo da Guarda. È um momento de surpresa e de espectativa! Ela encontrará aquele ser Divino que acompanhou todos os seus passos. Se você viveu esforçando-se em seguir os caminhos do SENHOR, apesar de suas próprias fraquezas e limitações, o Anjo Custódio receberá sorridente a sua alma e lhe ajudará com orações de intercessão, para a purificação no Purgatório das manchas dos pecados remanescentes que existirem, a fim de que com a maior rapidez, possa satisfazer a sua alegria e ansiedade pessoal, de se encontrar com o CRIADOR no Céu. Todavia, se você viveu distante do SENHOR, completamente indiferente às graças que DEUS diariamente nos envia, o Anjo Custódio irá recebê-lo sério, com o livro de sua vida nas mãos e lendo, recordará acontecimentos deploráveis de sua existência. Finda a leitura, o espaço onde sua alma estiver se abrirá e ela cairá em queda livre nas profundezas do inferno.

Esta realidade deve conduzir-nos à compreender, que a salvação está a disposição de todos e que portanto, aqueles que procuram entender o sentido da existência, não se esquecendo de amar a DEUS, saberão encontrar também o caminho do direito, da justiça e do amor fraterno, e viver como uma criatura equilibrada, construindo a sua estrada que o conduzirá a eternidade.

Por isso mesmo, sabendo que em vida temos um amigo precioso ao nosso lado, que nos acompanha objetivando ajudar-nos a conduzirmos com dignidade a nossa missão existencial, torna-se evidente que devemos procurar manter com o nosso Anjo da Guarda, uma convivência mais atenciosa, íntima e proveitosa, inclusive manifestando um natural interesse em conhecê-lo, ou ao menos, em saber o seu nome, a fim de melhor lhe demonstrar a sua amizade e gratidão por sua consoladora presença. Isto que a princípio pode parecer uma "pontinha de vaidade", entretanto, é um recurso de valor inestimável, porque nunca podemos nos esquecer que os Anjos da Guarda diariamente estão presentes ao trono de DEUS, diante da Face do SENHOR. Então, verdadeiramente eles são poderosos aliados se soubermos desfrutar de sua fiel e perseverante amizade.

Existe entre os cristãos uma palavra que ensina como podemos saber o nome de nosso Anjo da Guarda. É uma tradição séria porque fundamentada na oração. Existem depoimentos de pessoas idôneas, até de sacerdotes, testemunhando que é uma prática perfeitamente válida, rezar e durante a oração conversar com o Anjo da Guarda, solicitando-lhe a revelação de seu nome. A resposta sempre vêm, as vezes com rapidez, outras vezes demora, mas acontece com o passar do tempo. O SENHOR tem as suas razões para proceder assim! Entretanto, é importante realçar, que quando acontece a resposta angélica, a pessoa é levada a compreender que não se trata de nenhuma "coincidência", que realmente é uma manifestação de seu Anjo da Guarda. Por outro lado, não existe uma oração especial para esta finalidade. Reza-se as orações que conhecemos e também utilizando as próprias palavras que puderem sair do coração.

Para testemunhar, temos o caso do Padre Antônio Maria. Ele tinha um problema com a rede de iluminação do seminário. Como não conseguia resolver a dificuldade com os recursos habituais, rezou e pediu a NOSSA SENHORA que intercedesse junto ao CRIADOR e resolvesse o problema. Aconteceu, que naquele mesmo momento, lembrou-se de seu Anjo da Guarda. Então, aproveitou a oportunidade e também suplicou a ajuda dele, além de carinhosamente manifestar o desejo de saber o seu nome. De súbito surgiu em sua mente o nome: Teodoro. Sem qualquer maldade, mas com o espírito brincalhão e um sorriso nos lábios, pensou: "Mas logo Teodoro? Que nome feio para um Anjo!..." Na continuidade de seu trabalho, como consequência das providências que havia agilizado, a companhia de energia elétrica telefonou dizendo que estava enviando um funcionário para sanar a dificuldade com a rede de iluminação do seminário. E ainda ao telefone, conversando com o funcionário da companhia de eletricidade, Padre Antônio Maria perguntou: "Como é o nome dele?" A resposta se fez ouvir: "Teodoro". Então ele compreendeu o recado, aquilo não era uma "coincidência", era uma revelação. Sem dúvida, aquele era o nome do seu Anjo da Guarda. Sorriu feliz e agradecido, porque naquele momento conheceu o seu Anjo Custódio, "o seu querido e fiel Teodoro" , seu amigo inseparável e companheiro de todos os momentos na sua jornada existencial. E ficou agradecido também, porque pela intercessão de NOSSA SENHORA e a Bondade carinhosa do SENHOR, conseguia alguém para resolver a dificuldade com a rede de luz do seminário.

São Bernardo de Claraval resume em três atitudes o comportamento que as pessoas devem ter em relação ao Anjo da Guarda:

Atitude de Respeito - Porque é um ser mais perfeito e mais digno do que nós.

Atitude de Confiança - Para confidenciar-lhe as dificuldades e pedir-lhe ajuda, luzes e disposição para cumprir a missão da vida.

Atitude de Amor, de Devoção e Gratidão - A fim de que sejamos dóceis às suas inspirações, porque na realidade são inspirações que emanam de DEUS. Sobretudo, acolher as inspirações e ter confiança nas iniciativas do Anjo da Guarda, agradecendo a permanente e preciosa intercessão junto ao CRIADOR, em nosso benefício.

Por todas estas razões, devemos ser simples e carinhosos com o Anjo da Guarda, mostrando nosso fraterno e afetuoso acolhimento. Devemos também venera-lo e ama-lo com sinceridade, muito embora não podemos nos esquecer que o nosso amor e devoção ao Anjo da Guarda, deve ter sempre como referência o SENHOR DEUS, que é o principio e fim de nossa vida. Sem a Bondosa Vontade e a Infinita Misericórdia do CRIADOR, nós e nosso Anjo da Guarda não estaríamos aqui, não existiríamos. ELE, o SENHOR DEUS, permitiu que nascêssemos, vivêssemos e participássemos de seu magnífico Reino de Amor. Assim sendo, devemos amar o nosso Anjo da Guarda, porque nós adoramos o nosso DEUS.

A Festa do Anjo da Guarda é celebrada anualmente pela Igreja Católica no dia 2 de Outubro.

A agitação do cotidiano, com todos os tipos de providências e atividades que a humanidade realiza, lança um véu sobre o espírito das pessoas, ocultando a necessidade da oração. Geralmente o tempo é distribuído e consumido nas obrigações, nos compromissos, empreendimentos e lazer. O dia começa e termina, e muita gente não se lembra de elevar uma prece à DEUS, agradecendo por mais um dia de vida, pela saúde, assim como pelo bem-estar dos familiares, pelo êxito das transações e realizações que foram concretizadas naquele dia, e também pelos fracassos e decepções, que são preciosos ensinamentos para a vida. O Anjo da Guarda presencia tudo silenciosamente e ocultamente procura interferir em benefício da pessoa.

Ele quer mostrar que a oração é necessária à nossa vida, porque é o poderoso meio de nos comunicarmos com DEUS, para estabelecermos uma relação de amizade com o SENHOR, da mesma forma que é o caminho mais certo, para apararmos as arestas das dificuldades e dos problemas cotidianos, porque através dela recebemos a Luz de DEUS, que nos ajuda a vencermos todas as barreiras que surgem e querem impedir o bom êxito de nossa caminhada existencial. A oração mantém o SENHOR junto de nós! O poder da oração é tão imenso que atua sobre os acontecimentos desagradáveis do cotidiano, dissipando e neutralizando a força do mal. Dessa forma, também será através da oração, que um dia, na companhia de nosso Anjo Custódio, teremos a felicidade de encontrar o SENHOR na Eternidade e desfrutar de sua adorável companhia, desfrutando de uma alegria infinita e eterna! Por todas estas razões, será que não é razoável ao menos tentarmos proporcionar a nossa vida uma chance de alcançarmos a existência eterna?

Será que vamos deixar o nosso Anjo da Guarda subir sozinho os degraus da eternidade para encontrar o CRIADOR enquanto sozinhos permaneceremos perdidos na imensidão das trevas?Então reze e procure ser amigo de DEUS. É para o seu próprio bem-estar, para alegria de sua alma e felicidade de seu Anjo da Guarda.


ANJOS CAÍDOS

 

hierarquiaanoscaidos


O PAI ETERNO criou os Anjos, espíritos puros dotados de graças especiais e dons sobrenaturais, com conhecimento profundo, inteligência aguçada e o "livre arbítrio", que lhes dão plena liberdade de movimentos, ações e pensamentos. Vivem em comunhão de amor com o CRIADOR, gozando da Visão Beatífica e são habitantes permanentes do Paraíso Divino, sede de toda Sabedoria e do Amor de DEUS.

Entretanto, da mesma maneira que a humanidade para alcançar o Céu tem que cumprir uma missão terrestre de conformidade com sua existência, os Anjos tem o ensejo de revelar permanentemente a sua fidelidade diante de NOSSO SENHOR.

Leia também - A Carta do Grande Mestre

Lúcifer que pertencia ao Coro dos Serafins, de notável beleza e uma prerrogativa especial de comunicar a Luz Divina à toda criação, não permaneceu fiel, revoltou-se contra o CRIADOR. Com sua liberdade individual ensoberbeceu-se, deu espaço a sua vaidade que cresceu e ultrapassou os limites da razão, colocando-o por sua vontade Angélica poderosa, orgulhosamente num pedestal de superioridade, pronunciando a sua própria sentença, ao bradar:

"Não servirei"...

A informação foi divulgada à toda Hierarquia Angélica, que o FILHO DE DEUS ia cumprir na Terra uma Missão de Amor, nasceria de MARIA, uma jovem virgem judia, encarnando-se na Pessoa de JESUS, com natureza humana e Divina, a fim de redimir e salvar a humanidade de todas as gerações, consolando a decepção do PAI ETERNO, pelos pecados e transgressões da humanidade, e deixando meios eficazes para a salvação eterna de todas as pessoas.

Sendo a natureza humana inferior a natureza Angélica, Lúcifer e aqueles que concordaram com ele, os Anjos que o apoiaram na rebelião, não quiseram servir a natureza humana do SENHOR JESUS, como também não aceitaram servir e prestar obediência a VIRGEM MARIA, pelo fato dela ser uma criatura humana, embora a mais excelsa de todas.

Segundo a Sagrada Escritura os Anjos revoltados pertenciam a diversos Coros, entretanto a maioria pertencia ao Coro das Virtudes, Dominações e Potestades.

Com a rebelião, rompeu-se os laços de amor que uniam Lúcifer e seus Anjos à DEUS, porque na verdade eles cometeram dois terríveis pecados: "da Desobediência" e "Pecado da Soberba".

Lê-se no livro do Apocalipse:

"Houve então uma batalha no Céu: Miguel ( o Arcanjo) e seus Anjos guerrearam contra o Dragão (o demônio, Satanás ou diabo, nomes dado a Lúcifer, Anjo das Trevas). O Dragão batalhou, juntamente com seus Anjos (os Anjos que aderiram a rebelião, porque não acataram a autoridade que o PAI ETERNO deu a CRISTO), mas foram derrotados, e não se encontrou mais um lugar para eles no Céu. Foi expulso o grande Dragão, a antiga Serpente, o chamado Diabo ou Satanás, sedutor de toda a terra habitada - foi expulso para a Terra, e seus Anjos foram expulsos com ele". (Ap 12,7-9)

Eram Anjos de luz, seres espirituais puros, repletos de virtudes e dons especiais, e mesmo assim, com sua liberdade, misteriosamente transgrediram a lei do amor e da obediência, revoltando-se contra o próprio DEUS. Foram punidos pelos Anjos que permaneceram fieis ao CRIADOR e foram precipitados no inferno até o fim do mundo. Por sua própria natureza, como possuem vontade poderosa, não recuam de suas decisões, e deste modo, não existe possibilidade de se arrependerem do mal praticado e de se converterem para alcançarem a misericórdia Divina. Continuarão praticando o mal até a consumação dos séculos. Os Anjos Rebeldes formam a terrível legião de demônios e diabos, que infernizam a vida da humanidade, procurando afastá-la de DEUS, com a finalidade de destruí-la e também de destruir o mundo.


A ORIGEM DOS ANJOS MALIGNOS

 

hierarquiaanjoscaidos2


"DEUS na primeira luta, venceu servindo-se de São Miguel; devemos portanto. acreditar firmemente que a luta atual terminará triunfante e também como outrora, como socorro e a ajuda deste Arcanjo bendito."
(S.Pio X em 18 de setembro de 1903)

"DEUS criou todas as coisas materiais e espirituais. O diabo e os outros espíritos malignos foram criados bons por DEUS, mas tornaram-se maus por si mesmos." (IV Concilio Ecumênico de Latrão - ano de 1215 )

"Se alguém disser que satanás não foi criado ao princípio como anjo bom por DEUS e que ele não é, pela sua natureza uma criatura de DEUS, mas que ao contrário, saiu das próprias trevas e que não tem «criador».., que seja anátema." (Concilio de Braga - ano de 563)

"Creio em um só DEUS. PAI onipotente, criador do Céu e da Terra e de todas as coisas visíveis e invisíveis..."

Assim proclama a Igreja a sua fé em todas as Missas dos domingos e festas de guarda. Antes de ter criado os homens, DEUS criou os Anjos, que são espíritos puros, isto é, não compostos de matéria, embora por vontade divina, possam às vezes apresentar-se aos homens sob forma corporais. O SENHOR onipotente deu aos Anjos inteligência excelsa e força admirável, muito superiores à dos homens; fê-los felizes e elevou-os à grandeza de sua natureza Angélica, fazendo-os participantes da Sua vida divina e Seus filhos. Mas não os confirmou em graça nem lhes deu a posse da visão beatificada sem primeiro os experimentar por uma vida de Fé. DEUS ocutou-se-lhes e provou-os, para terem oportunidade de Lhes manifestar a sua fidelidade e o seu amor.

Apesar desta ausência, seres livres, conhecendo a DEUS e sendo amparados pela graça divina, podiam todos triunfar da prova a que o SENHOR e PAI os sujeitaria O numero dos Anjos é incalculável, milhares e milhares de milhões. - Quantos?

Não o sabemos, As Sagradas Escrituras falam-nos de Anjos agrupados em 9 coros, a saber: Serafins, Querubins, Tronos, Dominações, Potestades, Virtudes, Principados, Arcanjos e os simples Anjos, que por sua vez, constituem três hierarquias. A primeira hierarquia: Os Serafins, Querubins e Tronos têm por missão o serviço principal perante o Trono de DEUS; a segunda hierarquia: Dominações, Potestades e Virtudes tem por missão o serviço no espaço da Criação; e a terceira hierarquia: Principados, Arcanjos e simples Anjos têm por missão o serviço junto à humanidade na Terra.

Mais de trezentas vezes falam as Sagradas Escrituras no Antigo e Novo Testamentos acerca dos Anjos e refere a sua intervenção no Mundo, e a Igreja infalível, confirmou a sua crença nas palavras que a Bíblia nos transmite definindo no IV Concílio Ecumênico de Latrão a existência dos espíritos angélicos (Cap. I, d. 428) deste modo:

"DEUS, desde o princípio do tempo, criou do nada duas espécies de seres: os espirituais e os corporais, isto é, os Anjos e o Mundo; e depois, criou o homem que, sendo constituído de corpo e espírito, que é comum a ambos os seres."

Os Anjos, embora felizes totalmente, filhos de DEUS e por Ele muito amados, não são todos iguais. Estão constituídos de modo a darem glória ao SENHOR e PAI onipotente, ao DEUS Uno e Trino, servindo-O e amando-O como Ele os determinou. Tal como nós os homens, antes de possuirmos a DEUS para sempre no Céu, na visão beatificada, temos de O servir e amar neste Mundo, na noite de fé, e só depois, como prêmio da nossa fidelidade, receberemos o dom da confirmação em graça; assim também os Anjos foram experimentados e sujeitos à prova da fé durante um tempo, para depois, como prêmio, receberem a fruição eterna de DEUS Uno e Trino na visão beatificada, confirmados em graça. Infelizmente lúcifer, do Coro dos Serafins, o mais belo dos Anjos, o que fora destinado por DEUS para comunicar a luz divina a toda a Criação, não permaneceu fiel, revoltando-se contra o SENHOR. Desvanecido com os dons de que fora revestido e cheio de orgulho e vaidade, arrastou nesta revolta uma parte dos seus companheiros, caindo alguns, de todos os nove coros.

Eis corno o profeta Isaías narra a queda de lúcifer, anjo da luz, que por revolta se transformou em satanás, anjo das trevas:

"Como caíste dos céus, astro da manhã, filho da aurora? Exclamavas em teu coração: 'Escalarei os céus e acima das estrelas de DEUS assentarei o meu trono. Remontar-me-ei ao mais alto das nuvens. Serei semelhante ao Altíssimo...'. E eis-te precipitado no inferno, na profundidade dos abismos." (Is 16,21)

Alguns teólogos tentam explicar a queda de lúcifer a sua revolta, pelo orgulho, por ter ó SENHOR lhe revelado que um dia Ele próprio na Sua segunda (Pessoa viria à Terra e se uniria hipostaticamente à natureza- dos homens, fazendo-se um deles e como eles .Não tornaria a natureza Angélica, mas a natureza humana si inferior a Angélica, e lúcifer e os outros anjos adorariam e serviriam esta natureza humana assumida pela Divindade, dada por uma criatura excelsa, a Virgem Maria, e tudo dependente do Seu Filho JESUS, o Seu Sim, e que estes A serviriam como sua Rainha e Senhora.

O amor de DEUS pelos homens seria tal, que Ele viria fazer-se uni deles para lhes servir de modelo, pois dizem os mesmos teólogos, entre os quais o célebre doutor bem-aventurado Scoto franciscano, que ainda que Adão e Eva não pecassem, o FILHO Unigênito de DEUS se faria Homem para lhes manifestar o Seu Amor e como causa eficiente, dos seres e da graça. Com esta revelação terminaram os laços que prendiam lúcifer a DEUS. ‘O orgulho e o ciúme desesperaram-no. "Não servirei!" - gritou. A sua inteligência e o seu poder de sedução arrastaram atrás de si muitos outros anjos que igualmente se revoltaram.

Ao darmos crédito às célebres revelações de Maria Valtorta, a grande mística italiana, falecida há poucos anos e já com o processo de beatificação na Cúria Romana, Nosso SENHOR ter-lhe-á dito: "Minha filha, lúcifer era o mais belo dos Anjos, espírito perfeito, só inferior a DEUS. No seu ser de luz nasceu um vapor de orgulho que ele não dissipou, mas pelo contrário, o condenou. Desta incubação nasceu o mal. Ele existia antes que o homem existisse. DEUS tinha precipitado fora do Paraíso o maldito que tinha dado origem ao mal, que tinha profanado o Paraíso. Mas ele ficou o eterno incubador do mal e, não podendo mais profanar o Paraíso, emporcalhou a Terra. Esta árvore simbólica (a árvore da ciência do bem e do mal, descrita na Bíblia) serve para demonstrar esta verdade." DEUS tinha dito ao homem e à mulher:

"Vós conheceis todas as leis e mistérios da criação. Mas não usurpeis o meu direito de ser o Criador do homem. Para propagar o raça humana será suficiente o Meu amor que circulará em vós e sem luxúria, unicamente pelo movimento da caridade. Meu amor suscitará os novos Adões da raça humana eu dou-vos tudo. Não me reservo senão este mistério, o da formação do homem."

Leia também - Os sete espelhos essênios

Quando do grito da revolta, lúcifer arrastou muitos dos seus companheiros, a terça parte, como diz o livro sagrado do Apocalipse por estas palavras: "Eis que apareceu no céu um grande dragão vermelho com seis cabeças, e dez chifres e sobre as cabeças sete diademas. A sua cauda varreu a terça parte das estrelas do céu e lançou-as sobre a Terra. Eis que se travou uma grande batalha no céu: Miguel e os seus Anjos pelejavam contra o dragão e este pelejava também com os seus anjos. Mas estes não prevaleceram e não houve mais, no céu, lugar para eles O grande dragão foi precipitado, a antiga serpente, o diabo ou satanás como 'tu' chamam, o sedutor do Mundo inteiro, foi precipitado na terra juntamente com os seus anjos (Ap. 12).

Lúcifer gritou: "Não servirei!" Miguel, cheio de humildade e amor, proclamou: "Amigos, quem é como DEUS?!" De um lado, consumam-se o orgulho, a vaidade e o ciúme: de outro, a humildade, o amor e à submissão. Ambos os chefes foram seguidos. DEUS cria o Inferno e nele são precipitados por Miguel - o amigo de DEUS, o Anjo fiel e confirmador dos seus irmãos na fidelidade ao Altíssimo, lúcifer e todos os anjos rebeldes. Os anjos bons e fiéis, com Miguel, são então confirmados em graça e felicidade eternas e, embora livres , do a sua liberdade que nunca poderão pecar, consumados no Amor de, de DEUS,na bem aventurança eterna, na fruição que era um Anjo do oitavo coro , é promovido por DEUS pela sua fidelidade coro, o Chefe das milícias angélicas, e torna-se primeiros, corno diz o Livro de Daniel (cap. 12). Lúcifer e os seus seguidores perpetuamente desgraçados, sem remissão ficarão o possível: só saberão odiar, praticar e sugerir o mal.

Os Anjos bons só poderão amar, praticar e sugerir o bem. DEUS, em Seus secretos desígnios, e sugerir o conservará, no entanto, aos anjos rebeldes grande inteligência, poder e vários dons da sua natureza e servir-se-á deles, para provação e santificação dos bons.

Estes se e buscarem a força do SENHOR pela oração e os Sacramentos, sairão triunfantes e o próprio diabo, com o seu mal, será o instrumento' que os ajudará a alcançar a eterna felicidade. E bom lembrar o seguinte: se e certo que È diabo e os seus seguidores,

o por serem anjos, são , superiores a nós em inteligência e força, é certo que não passam de simples criaturas: estão nas mãos de DEUS, precisando a todo o instante que Ele os mantenha na existência só podem fazer o que DEUS dá licença e na medida em que a dá; não os podemos vencer com as nossas forças naturais, mas podemos vencê-los com a força do SENHOR, unido a nós pela graça sobrenatural. Tão fortes para quem não está com DEUS, tão fracos para quem invoca o SENHOR!
Não temamos, pois!

Não esqueçamos o que diz São Tomás de Aquino,o príncipe dos teólogos: "Qualquer Anjo bom, na inferior na ordem da natureza, sobreleva os demônios , mesma ordem natural, porque a virtude da justiça Divina sobre a qual estão firmados os Anjos bons é superior á virtude natural dos anjos maus".

No Inferno só há ódio e desespero. Os demônios obedecem todos ao seu chefe, mas todos o odeiam e se odeiam entre si; só se unem para fazer o mal, mas são imensamente desgraçados, e o mais desgraçado e quem mais sofre é lúcifer - o pai da mentira, das revoltas e fomentador das guerras.

Uma santa assistiu um dia a um diálogo entre satanás e DEUS. Lúcifer apareceu chorando e gritava:

"Ama tanto os homens, , eles pecam e ofendem-Te tantas, vezes e TU perdoas-lhes sempre; e a mim, desgraçado que só Te ofendi uma vez, não me perdoaste e condenaste-me perpetuamente à desgraça e ao desespero. O SENHOR replicou: - "E tu pediste-me perdão?"

Pedir perdão'? Tal não fez satanás em seu refinado orgulho. E o orgulho. como ode lúcifer, cega. Dizem vários teólogos que muitos dos homens fiéis são destinados a ocupar no Céu o lugar que DEUS, destinara aos anjos caídos: uma pane da humanidade fiel terá seu lugar especial no Céu, conforme as suas virtudes, e a outra parte da humanidade que se salvar, ocupará no meio dos coros Angélicos, os lugares perdidos pela terça parte dos anjos rebeldes.

Não será por isso que a Cruz de muitos é tão grande? São homens e são chamados a dar no Céu a DEUS, uma glória humana-angélica.A ser verdade o que vem num livrinho com aprovação eclesiástica, intitulado: "Padre Pio fala ao Mundo", este teria aparecido depois da morte a um dos seus filhos espirituais e disse-lhe:

"Estou no meio do Coro dos Serafins, junto do meu pai São Francisco"

Fonte: http://apostoladosagradoscoracoes.angelfire.com/
          http://misticismonegro.blogspot.com.br/