Dicionário Secreto da Maçonaria - Parte 1

dicimaco3A - É a primeira letra do alfabeto. Quando seguido da tri-pontuação (A\), expressava a abreviatura da palavra Arquiteto. Hoje se usa “Arquit\”. Abater Colunas – Diz-se quando uma Loja deixou de trabalhar. Abelha - Símbolo do trabalho; é a produtora do melhor alimento que é o mel. Abertura – As Sessões das Oficinas de qualquer Grau ou Rito, são abertas por seus Rituais próprios. Ablução – Parte da iniciação pela qual passa o Candidato, chamada de “prova da água”, para simbolicamente ser considerado purificado.

Abóbada – Parte dos edifícios em forma de cúpula, principalmente os da antiguidade, como o próprio “Templo de Salomão”.

Abóbada-Celeste – É o firmamento celeste com seus astros e estrelas; nos Templos, está representada pela decoração do teto.

Abóbada de Aço – São várias, determinadas pelo protocolo Maçônico, que fazem os Irmãos, para que por debaixo das espadas passem as autoridades, quando em visitas às Lojas.

Abóbada Estrelada ou do Templo – Céu, imensidade.

Abraço Fraterno – Amizade.

Abreviatura – É a escrita Maçônica, que dificulta sua leitura aos profanos, como A\R\L\S\,ou Aug\e Resp\Loj\Simb\, ou Gr\Or\, Grande Oriente, Ir\do ; membro da .

Acácia - Árvore sagrada da “Antigüidade”, cujo atributo simbólico só é de conhecimento dos Mestres Maçons. Sua madeira de longa durabilidade foi usada para fins navais; seus ramos e suas flores são usados em muitos símbolos do R\ E\ A\ A\; imutabilidade, inocência, incorruptibilidade, tristeza, recompensa da prudência.

Acampamento – Lugar onde trabalha um “Consistório de Príncipes do Real Segredo”.

Aclamação – É o consentimento geral para dispensar formalidades Ritualísticas. Significa também Exaltação (Veja Vivat e Huzza).

Adar – É o 6º mês do calendário judaico.

Adjunto – Dignidade, oficial ou autoridade substituta de funcionário em qualquer Corpo Maçônico.

Adoção – Amor fraternal.

Adoção de Irmão – É o ato filantrópico de uma Loja, em chamar sobre si a responsabilidade de cuidar, em todos os sentidos, de um Ir\ idoso ao qual lhe faltem recursos para a sua manutenção.

Adoção de Lowtons – É o ato de uma Loja em adotar um filho de um Irmão, quando se compromete, se necessário for, dar-lhe educação e sustento até que possa viver das suas próprias expensas.

Adonhiran – Personagem bíblico, a quem o “Rei Salomão”, confiou a responsabilidade da administração dos Obreiros do Templo divididos em: Aprendizes, Companheiros e Mestres; nas variadas atividades profissionais.

Adormecer – Para as Lojas, tem a mesma significação de “abater colunas”. Para os Irmãos, é o ato de deixar de comparecer aos trabalhos de sua Loja.

Adro – Sala que se situa junto à entrada de um Templo Maçônico.

Ágape – (Em linguagem de Banquete). É toda e qualquer refeição servida, na qual, ao seu final se dá mutuamente o “ósculo da paz e da fraternidade”.

Água - Purificação, o primeiro dos elementos da natureza, aparece no Ritual do Grau “1”.

Água Lustral - Maçonicamente é o emblema da purificação, para os Aprendizes é uma forma de purificação, quando mergulha as suas mãos na “água lustral” durante a sua Iniciação.

Água Tofana – Produto mortalmente tóxico, que na antiguidade era destinado ao perjuro. Modernamente, é tomada como símbolo do desprezo, que os Maçons votam aos maus Maçons.

Águia - Rainha das aves, pela sua inteligência e força aparece de várias formas em nossos Rituais. Muito usado em heráldica, principalmente à “águia bicéfala”, que vigia o passado e o futuro, poder, liberdade, sabedoria.

Águia Bicéfala – Em Maçonaria é muito usada como símbolo, sendo a “jóia” de um “Supremo Conselho”, pois exprime a perene vigilância, para o passado e para o futuro.

Alavanca – É um símbolo de força, firmeza, coragem inquebrável.

Alfabeto – A Maçonaria sempre usou alfabetos próprios para escritas Maçônicas, existindo vários: como o inglês, o alemão, o hieróglifo do Grau “33”.

Alimentos - Reino animal.

Alinhar – (Em mesa de Banquete). Significa colocar em linha os canhões e barricas.

Alquimia – Foi à chamada arte de manipular o reino mineral, maçonicamente admitida no Grau de Aprendiz: terra, ar, água e fogo.

Alta Maçonaria – Diz-se na Maçonaria, quem pratica os Altos Graus, para alguns, são os Graus acima do “3”, mas muitos só consideram como tal os Graus acima do Grau “30”.

Alta Observância – É o lado da Maçonaria que se dedicou e ainda se dedica, ao estudo da alquimia, cabala e magia.

Altar – Mesa de forma especial, onde trabalham o Venerável e os Vigilantes. Existem outros como: “Altar dos Juramentos, Altar dos Pães Propiciais” e etc...

Altar dos Holocaustos – É usado no Grau “23” do R\E\A\A\, para conter várias alfaias desse Grau.

Altar dos Juramentos – É uma pequena mesa quadrada ou triangular, que fica ao centro do Ocidente de um Templo, para conter atributos necessários aos compromissos Maçônicos.

Altar dos Perfumes – Faz parte de vários Graus Superiores, que contém o necessário para a purificação do Templo ou dos Irmãos.

Altar dos Sacrifícios – É colocado ao Norte do Templo, sobre o qual se põem as taças da amargura.

Altos Graus – São os Graus acima do Grau “3”; em todos os Ritos conhecidos, nos quais se transmite o lado Filosófico da Ordem.

Altruísmo – Virtude que cada Maçom possui, é o oposto de egoísmo.

Amarelo - Sabedoria, magnificência. Esta cor é muito usada em vários Graus do R\E\A\A\, é uma das sete cores primitivas, que fez parte importante da Maçonaria oculta, quando estudou a importância das cores.

A.M.F.D.V. – Abreviaturas de palavras conhecidas, só dos Mestres. (Ver Sinal de Socorro).

Amor – Sentimento profundo enraizado na alma do homem, que se expressa das mais variadas formas. Toda a filosofia da Ordem é calcada na “Lei do Amor Fraternal”.

Ampulheta - Brevidade da vida humana.

Anel - Ano, tempo, amizade perene, aliança, união. É muito usado pelos Maçons, e pode conter as mais variadas formas e símbolos. Em um dos Altos Graus do Rito Escocês, é usado como forma de “aliança” entre os Irmãos.

Alma do Mundo – (Anima Mundi em latim) – A essência divina que anima todas as coisas desde o átomo ao universo.

Anjos – Os anjos são mencionados em todas as religiões, e na Maçonaria são citados, muitos deles pelos exemplos que representam.

Aplausos – Nas Sessões Maçônicas, expressam alegrias e satisfação, e são apresentados por certo número de pancadas, conforme o Grau em que se trabalha. (Ver Baterias).

Aprendiz – Maçom que está no “primeiro Grau” de qualquer dos Ritos Maçônicos conhecidos.

Aprendizagem – É o estado do Aprendiz no primeiro “Grau do Simbolismo Maçônico”.

Aprovação – Gestos que os Maçons usam para aprovarem algum pedido, existindo várias delas como a simbólica, a nominal e a secreta.

Ar – Um dos quatro elementos conhecidos no passado, maçonicamente o ar serve para designar uma das “provas” do Ritual de Aprendiz do R\E\A\A\. (Ver Prova do Ar).

Arca da Aliança – Foi uma caixa de forma especial construída por Moisés, para nela guardar as “tábuas da lei”. Adorno obrigatório nos trabalhos dos Graus Inefáveis do R\E\A\A\ (“4 a 14”).

Armas – Em Loja de Banquete: copos.

Arminho - Magnificência e esplendor da Maçonaria, pureza dos filiados.

Arquiteto – É o Irmão encarregado de montar a Loja, para o perfeito funcionamento das Sessões, decorando-a e ornamentando-a convenientemente.

Arquitetura – Em Maçonaria relaciona-se, sobretudo com todas as suas práticas; todos os “Símbolos Maçônicos” são baseados na arquitetura, na arte de construir, principalmente na construção do “Templo de Salomão”.

Arquivo – Lugares onde se conservam documentos, livros e etc, de um Corpo Maçônico.

Arte Real – Designação antiga dada a Maçonaria, mas ainda em uso atualmente. Assim é considerado o trabalho dos Maçons, que simbolicamente constroem monumentos à virtude.

Ashmole (Elias) – Sábio, alquimista e antiquário, considerado o verdadeiro pai da moderna Maçonaria. Desvinculando-a da Maçonaria operativa, foi quem criou os primeiros Rituais de Aprendiz, Companheiro e Mestre da Maçonaria especulativa, ou seja, a moderna.

Asno - Ignorância.

Aspirante – Todo Candidato a Maçom, quando acaba de passar pelas “provas” da Iniciação.

Assiduidade – É a freqüência constante dos Maçons aos trabalhos de sua Loja, aos quais obrigatoriamente devem comparecer.

Astrologia – Antigamente era uma ciência oculta. Hoje é muito estudada pelos Maçons sendo que, muitos astros e planetas são representados nas decorações dos Templos Maçônicos.

Ataduras – Muito usado nas Cerimônias Maçônicas, em que os Iniciados (em vários Graus), se apresentam amarrados com cordas, simbolizando a escravidão em que se acham, dos quais devem se libertar.

Ateísmo – Doutrina considerada como contrária à Maçonaria. Hoje os “ateus” encontram abrigo na Ordem através do Rito Moderno, especialmente criado para os agnósticos, pois entre eles existem sábios, filósofos e homens probos de boa vontade.

Atributo – São os emblemas, alfaias, jóias e tudo o que se relaciona com os Graus e Cargos Maçônicos.

Átrio – Espaço situado entre a sala dos “passos perdidos” e o Templo Maçônico.

Aumento de Salário – Passagem de um Irmão a um Grau Superior ao que está investido.

Ausência – É o período em que o Maçom se afasta dos trabalhos de sua Loja, o que não é permitido fazer-se sem a devida autorização.

Av – É o 11º mês do calendário judaico.

Avenidas – Corredores ou salas por onde se passa para chegar ao Templo propriamente dito.

Avental – É um dos símbolos mais importantes da Ordem, por simbolizar o trabalho. A nenhum Maçom é permitido estar nas Sessões Maçônicas sem esse adorno. Os aventais variam: de cor, tamanho e atributos; conforme o Rito ou Função que se exerce.

Azeite - Sabedoria, paz, conforto, prudência.

Azul - Piedade, temperança, doçura, lealdade, sabedoria. Recompensa, amizade, fidelidade, perfeição infinita de Deus.


B


“É a segunda letra do alfabeto. Seguida da tri-pontuação (B\), é a abreviação do nome da coluna BOOZ, situada à entrada de um Templo. Também aparece no avental de um Mestre Maçom, como a inicial da” palavra sagrada “deste Grau M\B\(Mac-Benath)”.

Bafomet – Palavra designativa de “satanás ou demônio”, que é citada no Ritual do Grau “30”.

Balança – Símbolo da retidão, é a libra dos “doze signos dos zodíacos”.

Balandrau – É uma capa longa de cor preta, para esconder a roupa comum, que pode ser eventualmente usada nas Sessões ordinárias de uma Oficina, entretanto nas Sessões Magnas, o traje é obrigatoriamente o prescrito nos Rituais: camisa branca, gravata, sapatos e terno preto.

Balaustrada do Templo – É o conjunto de balaústres, ou grades, que separa o Oriente do Ocidente de um Templo.

Balaústre – Em Maçonaria serve para designar a ata, ou o relato do que se passou em uma “Sessão Maçônica”.

Bandeira – Pedaço de pano de várias formas ou tamanhos, com desenhos alusivos a um Corpo Maçônico, Simbólico ou Filosófico, ou ainda Potência Regular. Em linguagem de Banquete: guardanapo.

Banquete – Festividade que os Maçons realizam, para comemorar uma data ou acontecimento importante. Há Rituais especiais para os vários Banquetes Maçônicos.

Barrica – Em Banquete Maçônico: garrafas.

Bastões – Vara de madeira ou metal, com jóias próprias, colocadas nas extremidades superiores dos mesmos, fazendo alusão aos cajados dos antigos peregrinos, são usados pelo Mestre de Cerimônia e pelos diáconos.

Baterias – Aplausos que são dados durante as Sessões para manifestar alegria. São dadas por pancadas, que variam de números, ou combinações de números, conforme o Grau em que se está trabalhando.

Beijo – (Vide Ósculo).

Beijo de paz - Amizade, reconciliação.

Beleza – É uma das “três colunas simbólicas” que adornam uma Loja, as outras são: Força e Sabedoria.

Bem – É o princípio moral que está em constante luta com o mal. A Ordem deseja o bem em todos as suas formas. O bem dos Irmãos, o bem da pátria e o bem da humanidade.

Beneficência – É uma das práticas que deve ser cultivada pelos Maçons, de qualquer forma, que se apresente à necessidade dos nossos semelhantes.

Bíblia – Livro contendo o “antigo e o novo testamento” dos católicos, e outras crenças consideradas cristãs. Nos países católicos é usada como “Livro da Lei Sagrada”, do qual se lê um pequeno trecho na abertura das Sessões.

Boi - Fortaleza, trabalho.

Booz – Também conhecida como “Boaz”, foi o nome de um dos filhos de “Salomão”; e nome de uma das Colunas de bronze, mandado fundir por ordem de “Salomão”. Nos Templos atuais é a “palavra sagrada” do Grau de Aprendiz, é representa pela letra “B”, numa das Colunas situadas no interior dos Templos.

Branco - Uma das cores mais importantes usadas pela Maçonaria, simboliza a inocência, a candura e é a cor dos Aventais de Aprendizes e Companheiros.

Brevê – Diploma do Ir\ que atinge o Grau “18” do R\E\A\A\, “Cavaleiro Rosa Cruz”.

Buril – Em Maçonaria assim são chamados simbolicamente o lápis e as canetas, com que se burilam os escritos Maçônicos.


C


Cabala – (Ver kabala). Teosofia dos hebreus, que tem recebido as mais variadas explorações, quanto a sua finalidade e poderes sobrenaturais, que são atribuídos aos cabalísticos do passado. O termo hebreu Kabbalah significa tradição; daí conclui-se, que a “cabala” é a tradição antiga dos hebreus, passada de pai para filho.

Cadeia - Escravidão, superstição, intolerância, ilustração, união.

Cadeia de Flores - Alegria. Assim são chamadas as grinaldas, que ornam os Templos em suas Sessões festivas.

Cadeia de União - Aliança. Forma-se de modo especial para a comunicação da “palavra semestral”, ou no final dos banquetes ritualísticos, para o “ósculo da paz”.

Caduceu - Ciência e progresso.

Caim - Males, paixões.

Calendário – Os Maçons possuem calendário próprio, a “Maçonaria Simbólica” acrescenta 4.000 ao calendário atual, assim 1999 registra-se 5.999.

Calendário Maçônico – Diversos calendários já foram adotados pela Ordem, conforme os Ritos, hoje prevalece o calendário hebraico; designando como ano da “Verdadeira Luz” (V\L\). Sendo o nosso calendário usual designado como ano da “Era Vulgar” (E\V\).

Cálice da Amargura – O cálice é usado pela “igreja católica” de várias formas, principalmente para a consagração do vinho; para os Maçons, o cálice da amargura lembra os maus momentos e dificuldades que temos que passar. É também lembrado na Iniciação do Grau de Aprendiz, numa das provas por que passa.

Câmara – Nome que recebem os locais onde se reúnem os Maçons, conforme o Grau de cada Rito em que estão reunidos, também assim são chamadas às reuniões diversas, para transmissão de instruções específicas.

Câmara Ardente – É o lugar que realiza uma das partes da cerimônia de Iniciação do Grau de Aprendiz. Quem não se lembra da frase: “este clarão pálido e lúgubre...”.

Câmara de Instrução – É a Sessão destinada tão somente ao ensinamento e estudo do simbolismo, liturgia e história geral da Ordem.

Câmara de Perfeição – (Ver Loja de Perfeição).

Câmara de Reflexão – Lugar geralmente subterrâneo, onde os Candidatos permanecem para meditarem a cerca das coisas materiais do mundo. Simboliza o centro da terra de onde viemos e para onde teremos que voltar.

Câmara do Meio – Sessão onde os Mestres recebem o seu salário, e se reúnem para deliberarem.

Câmara Simbólica – Nome dado às reuniões das Lojas Simbólicas em geral.

Candelabro – Utensílio usado em todas as cerimônias Maçônicas, variam de forma e de número de luzes conforme o Grau que se está trabalhando. Modernamente não se usam mais as velas, mas sim, lâmpadas elétricas.

Candidato – Nome dado ao profano que está sendo proposto ao ingresso na Ordem. É necessário fazer-se a devida diferenciação entre: Candidato, Postulante, Recipiendário, Aspirante e Neófito.

Cão - Por ser o melhor amigo do homem, é considerado o símbolo da fidelidade; aparece no Ritual do Grau “9” do R\E\A\A\.

Capitação – É uma taxa anual que cada Obreiro, obrigatoriamente, recolhe ao “Grande Oriente” a que pertence. Em algumas Potências, essa taxa é devida para o âmbito Estadual e o Federal.

Caracteres Maçônicos – Abecedário de que se serviam os antigos Maçons, para comunicarem-se entre si. Hoje está em desuso.

Carbonizar - Diz-se quando se coloca uma esfera negra na urna, que se usa para votação da admissão de um Candidato.

Carta Constitutiva – Documento que uma Potência concede a uma Loja, que se instala como reconhecimento de sua legalidade.

Casula – Vestimenta constituída por um pano, devidamente decorado, com bordados de figuras e dizeres simbólicos, com que se reveste o Maçom, quando de sua recepção no Grau de CAV\R\C\ do R\E\A\A\.

Cavaleiro – Na Maçonaria, assim são chamados todos os Maçons, que foram Iniciados nos Graus que têm origem na “antiga cavalaria”, que existem em muitos Ritos.

Cavaleiro de Malta – Ordem militar conhecida por “Hospitaleiros de São João de Jerusalém”, foi extinta em 1798.

Cavaleiro Rosa Cruz – Título do 18º Grau do Rito E\A\A\.

Caveira – Em Maçonaria é objeto imprescindível nas “Câmaras de Reflexão”, para lembrar ao Candidato da brevidade da vida; que deve estar voltada para o bem.

Caverna – (Ver Câmara.).

Cego – Simbolicamente aquele que não viu a “Verdadeira Luz”. Como regra não se deve admitir os cegos nos mistérios da Maçonaria, porém os Maçons que tiverem a infelicidade de se tornar cegos, devem permanecer na Ordem.

Ceia – Cerimônia ritualística, realizada pelos “Cavaleiro Rosa Cruz”; onde são servidos pão e vinho, alimentos emblemáticos da imortalidade.

Certificado – Documento através do qual uma Loja atesta a qualidade dos seus membros: Aprendiz, Companheiro ou Mestre.

Cetro - Poder.

Chamas - Purificação.(Ver Provas).

Chanceler – Um dos oficiais de uma Loja, que controla a freqüência dos seus membros, ao trabalho da mesma, as visitas em outras Oficinas e expede certificado de presença aos visitantes.

Chantre – Assim é designado, no Rito Brasileiro, o Irmão responsável pela “coluna da harmonia”.

Chave - Inteligência, tesouro. Símbolo Maçônico da prudência e discrição. Silêncio.

Chaves Místicas – Palavra sagrada ou de “passe”, que servem simbolicamente para abrir o Templo.

Cheshvan – É o 2º mês do calendário judaico.

Chover – É quando está presente um profano no meio Maçônico.

Christos – (Em Grego), também é como os gnósticos chamam a “Jesus Cristo”.

Ciências Ocultas – Eram os conhecimentos ensinados pelos antigos, mistérios das Iniciações egípcias.

Cinco Pontos da Perfeição – São os “cincos pontos” que só são transmitidos a Mestre Maçom, de viva voz, nas instruções próprias do Grau.

Cinzas - O nada.

Círculo - Criação, universo. Para os Maçons é considerado o “símbolo do universo, e do cosmo”. Na escrita Maçônica a Ordem é representada por um círculo, tendo em seu centro a tríplice pontuação (tri-pontuação) .

Cisma – Separação de facções Maçônicas, motivadas por discórdias intestinas, que infelizmente ocorrem entre os Maçons.

Clandestino – São todos os Corpos Maçônicos, não reconhecidos pelas Potências Regulares.

Clepsidra - Relógio de água.

Coberto – (Ver Estar a Coberto).

Cobridor – É o oficial de uma Loja encarregado de “trolhar os visitantes”, deve ser de preferência um Irmão conhecedor de todos os Regulamentos e Ritual.

Cobridor do Grau – É o conjunto de meios para o reconhecimento, que se concede aos Irmãos, a cada Grau de qualquer Rito. Ao visitante de uma Loja ser-lhe-á solicitado essa identificação.

Cobrir o Templo – Retirar-se dos trabalhos de uma Loja, quando esta estiver trabalhando.

Co-Irmã – Qualquer Loja com a qual deve ser mantida correspondência ou visitas regulares. Não são Lojas Co-Irmãs as Lojas consideradas espúrias, ou pertencentes a Potências, não reconhecidas oficialmente.

Colméia - Trabalho.

Colares – São colares de pano, que se usa ao pescoço, contendo desenhos inerentes ao Rito e Grau, em que está trabalhando um Corpo Maçônico; servindo para prender, em sua ponta, a “jóia” do Cargo de quem o exerce. (Ver Fitões).

Colunas - Virtudes, teologias, interior dos Capítulos, parte da Loja. São as duas “Colunas” no interior do Templo, próximas a sua entrada. Sendo que, no R.E.A.A., na “Coluna do Norte” está a letra “J”, e na “Coluna do Sul” está a letra “B”, que designam onde ficam os: Aprendizes, Companheiros e Mestres. No Rito Moderno estas letras são invertidas.

Colunas da Infâmia – Uso antigo de algumas Lojas, que colocaram nessa simbólica coluna, os Irmãos que se tornaram indignos da Ordem. Essa prática não prosperou e, modernamente basta à eliminação dos que se tornaram maus Maçons.

Colunas de Harmonia – Irmão, ou coro que se responsabiliza pela parte musical, de qualquer solenidade Maçônica.

Colunas Gravadas – Qualquer tipo de prancha ou comunicado escrito, que circule, ou seja, depositado na bolsa de propostas e informações.

Colunas Zodiacais – São as “doze colunas” que circundam os Templos Maçônicos. São seis masculinas do lado direito, e seis femininas do lodo esquerdo.

Comissão – É um grupo de Irmãos, geralmente de três, podendo ser de maior número, que são nomeados por quem de direito, para executarem um trabalho, ou representarem o Corpo Maçônico a que pertence em qualquer solenidade tanto profana como Maçônica.

Comitiva – É o grupo de Irmãos que acompanha autoridade Maçônica, em missões oficiais ou em simples visita de cortesia.

Companheiro – Assim são chamados os Irmãos que estão no Grau “2”, da Maçonaria Simbólica.

Compasso – É o emblema da justiça. Pela abertura do ângulo formado pelas suas pernas, é que simbolicamente os Maçons regulam seus sentimentos e seus atos.

Condecoração – Insígnia que acompanha um título concedido como: honorário, benfeitor, e etc. Pode ser um distintivo ou laço para ser usado na lapela.

Conselho de Kadosch – É a “Câmara Filosófica”, que administra os Graus “19 a 30” do R\E\A\A\, com poderes de conferir esses Graus e as instruções correspondentes.

Conselho de Mestres Instalados – Assim á chamado um grupo de no mínimo três Mestre Instalados, designados para proceder à Instalação de um Venerável, recém eleito; transmitindo-lhe todos os segredos inerentes a essa função.

Consistório – Alta Câmara do R\E\A\A\ em que se reúnem os Irmãos investidos nos Graus “31 e 32”.

Constituição - É o regulamento maior de qualquer Potência Maçônica, através do qual, são determinados os direitos e obrigações dos Corpos e membros, que são subordinados.

Convocação – É o chamado oficial que se faz aos componentes de qualquer Corpo Maçônico, para reunirem-se em trabalhos especiais.

Coração – Hiram, o arquiteto do Templo de Salomão.

Corda com 81 nós – Fraternidade e amizade.

Cordão de União – Fraternidade e união.

Cordeiro - Símbolo da paz, no passado foi usado para os sacrifícios em honra aos “deuses pagãos”. Aparece de várias formas, no Ritual do Grau “18” do R\E\A\A\.

Coroa - Poder, glória, triunfo.

Corpo Maçônico – Diz-se de diversos seguimentos da Maçonaria: “Loja Simbólica, Loja de Perfeição, Sublime Capítulo, Assembléia Legislativa” e etc...

Corvo - Ave considerada de mau agouro para uns, disseminadora de doenças por alimentar-se de carniça para outros. E ainda considerada exterminadora de germes. Aparece como símbolo de argúcia em um dos Altos Graus do R\E\A\A\.

Cotização – É a importância anual, que cada Corpo ou Loja, recolhe à Potência a que pertence. Há Potências que recolhem essa importância mensalmente.

Cruz - Imortalidade, fé, santidade.

PARTE 2