LUGARES EXTRAORDINÁRIOS

O Povoado de Skara Brae, Escócia

povoadoescocia1Skara Brae, na Baía de Skaill, nas ilhas Orkney, no nordeste da Escócia, era um povoado Neolítico final, composto por oito casas de pedra que foram habitadas entre 3.200 e 2.500 A.C.. Este antigo assentamento é a aldeia neolítica melhor preservada no norte da Europa. Não só são as paredes das estruturas ainda de pé e becos cobertos de suas lajes de pedra originais, mas o arranjo interior de cada casa dão um vislumbre incomparável a vida dos agricultores que ali viviam há mais de 5.000 anos. Descoberta de Skara Brae foi um acidente. Em 1850, uma violenta tempestade devastou a Baía de Skaill, revelando uma estrutura de tópicos de uma aldeia que consiste de uma série de pequenas casas sem telhados que estava enterrada sob as dunas de areia.

Leia também - A Serra do Roncador

O laird local começou uma escavação amadora do site, mas depois de descobrir quatro casas o trabalho foi abandonado em 1868.

povoadoescocia2

O site permaneceu intacto até 1913, quando durante um único fim de semana o site foi saqueado por uma festa com pás que levou uma quantidade desconhecida de artefatos. Em 1924, quando uma outra tempestade varreu parte de uma das casas, foi determinado que o local deve ser feito mais seriamente investigadas e seguro. A primeira escavação adequada de Skara Brae foi feita em 1927.

povoadoescocia3

Sobrevivência de notável de Skara Brae através dos tempos é graças ao design dos construtores originais que enterrou as paredes de pedra-laje até o nível do telhado em solo de argila e material waste a fim de proporcionar isolamento e proteção contra os elementos. As casas podem ser inseridas através de uma pequena entrada que teria sido bloqueada por uma laje de pedra e possivelmente barrada também.

povoadoescocia4

Sete das casas compartilha o mesmo design básico - uma grande sala quadrada, com uma lareira central, uma cama ou de lado e uma cômoda shelved na parede em frente a porta de entrada. Uma das camas é maior que o outro, e é sugerido que a cama maior poderia ter pertencido ao macho e a menor para a fêmea. Um igualmente convincente argumento poderia ser feito que as mulheres e as crianças ocuparam as camas grandes e que os homens dormiram no seus próprias no menor queridos.

povoadoescocia5

Amplo espaço de armazenamento foi fornecido por um número de armários construídos nas paredes. Entre o fogão e a cômoda, havia muitas vezes um bloco de pedra. Perto do armário foram caixas rectangulares de pedra afundadas no chão. Os cantos foram revestidos com argila para torná-los impermeáveis. Um sistema sofisticado de drenagem nem foi incorporado ao projeto da aldeia, que incluía uma forma primitiva de WC em cada habitação.

Leia também - Burj Al Arab - o paraíso na Terra

A casa oito senta-se por si só no lado oeste da vila e tem uma aparência distinta. Esta casa não tem nenhum do mobiliário habitual — sem camas, sem caixas de Lapa e sem cômoda. Em vez disso, há muito mais espaço de armazenamento e um quarto adicional. Quando esta casa foi escavada, foram encontrados fragmentos de pedra, osso e chifre. É possível que este edifício foi usado como uma casa para fazer ferramentas simples como agulhas de osso ou machados de sílex. A presença de rochas vulcânicas calor-danificado e o que parece ser um conduto, apoiar esta interpretação.

A vila de Skara Brae foi ocupada pelo menos 600 anos antes de ser finalmente abandonado em algum momento em meados do terceiro milênio A.C.. Ao longo dos séculos que se seguiram o mar constantemente invadido o site até que finalmente foi enterrado debaixo de sua camada protetora de areia. Hoje, Skara Brae é justamente considerado um dos grandes tesouros arqueológicos do mundo e foi cuidadosamente preservado pela Historic Scotland. Em 1999, Skara Brae foram designados como um Patrimônio Mundial da UNESCO.


Fonte: http://edukavita.blogspot.com.br/