LUGARES EXTRAORDINÁRIOS

A Estrutura de Richat: o Olho da Terra

estrutura15A estrutura de Richat, também conhecida como “O Olho da Terra” (ou "Olha da África"), é talvez um dos maiores enigmas do universo. Localizada no deserto do Saara, no centro-oeste da Mauritânia, esta formação círcular, vista do espaço tem o formato semelhante a um olho. Possui cerca de 50 km de diâmetro, com desníveis de 300 a 400  metros,e só pode ser visível em sua totalidade do espaço sideral. 1 Descoberta em 1965 por uma missão Gemini americana, permanece um enigma científico raríssimo. Acreditou-se inicialmente que a formação seria resultado do impacto de um meteorito (teoria creditada por muitos estudiosos ainda hoje), porém esta teoria não explica ...

o nivelamento do piso da “cratera”. A teoria mais aceita neste caso é a erosão da cúpula vulcânica, que gradualmente foi desfazendo as camadas originais da rocha, dando a formação a aparência de uma cebola.

estrutura25

Muitos ainda acreditam que a formação tenha sido provocada pela vinda de extreterrestres, teoria não comprovada, mas que ganhou muitos adeptos. Além da forma incrível do local, a estrutura de Richat oferece grandes recursos hidrotermais, criando uma brecha que data de 2,6 milhões de anos.

estrutura30

Existem algumas empresas que organizam excursões para o local que, mesmo parecendo extremamente deserto possui um hotel, que oferece acomodações para turistas e exploradores.


NASA fotografa o Olho da África visto do espaço

 

estrutura10


27/03/2012 - A NASA divulgou uma imagem que mostra uma formação rochosa com tons de cobre na África. A foto foi feita do espaço pelo astronauta holandês Andre Kuipers, que está a borda da Estação Espacial Internacional (ISS). Na imagem, é possível observar a estrutura Richat, conhecida como Olho da África ou Olho do Saara. Ela fica na Mauritânia, no continente africano.

estrutura35

A formação geológica tem cerca de 50 km de diâmetro e tem chamado a atenção dos astronautas, já que ela só pode ser vista do espaço. Na fotografia, são as camadas rochosas que chamam mais a atenção. A origem da estrutura permanece um mistério para os geólogos. Já houve suspeitas de que ela foi formada a partir do impacto de um asteroide. Porém, posteriormente, essa hipótese foi descartada por especialistas.

Kuipers conseguiu tirar a fotografia da estação que fica a cerca de 350 km da Terra, no dia 7 de março, de acordo com informações divulgadas pela ESA, a agência espacial europeia. A atual tripulação da Expedição 30 da ISS é composta por seis astronautas: os russos Oleg Kononenko, Anton Shkaplerov e Anatoli Ivanishin; o holandês André Kuipers, da Agência Espacial Europeia; e os americanos Donald Pettit e Daniel Burbank (comandante).

Fonte: http://minilua.com/ Adaptado de Dark Roasted Blend
http://pt.wikipedia.org/
http://exame.abril.com.br/