LUGARES EXTRAORDINÁRIOS

A gruta de Lascaux

caverna2Considerado Património Mundial da UNESCO, a gruta de Lascaux foi descoberta a 12 de Setembro de 1940 por quatro adolescentes. Coberta de pinturas rupestres, os cientistas acreditam que algumas das obras tenham cerca de 20 mil anos. Cavalos, cervos, cabras selvagens, bovídeos. A gruta foi aberta aos turistas em 1948, contudo o dióxido de carbono libertado pelos curiosos através da respiração começou a danificar visivelmente as pinturas. Lascaux foi encerrado, e hoje só um grupo restrito de estudiosos pode visitar o local. Lascaux é um complexo de cavernas ao sudoeste de França, famoso pela suas pinturas rupestres. A disposição da caverna, cujas paredes estão pintadas com bovídeos, cavalos, cervos, cabras selvagens, felinos, entre outros animais, permite pensar tratar-se de um santuário.

 

{youtube}J_0LWRbzFwI{/youtube}

 

As investigações levadas a cabo durante os últimos decénios permitem situar a cronologia das pinturas no final do Solutrense e princípio do Madalenense, ou seja, 17.000 anos AP. Todavia, certos indícios, tanto temáticos como gráficos levam a pensar que algumas das figuras podem ser mais recentes, sendo tal hipótese, confirmada por datações com Carbono 14, em cerca de 15.500 anos AP.

Geografia e contexto geológico

caverna6

A gruta fica no Périgord, na comuna de Montignac (Dordogne), a quarenta quilômetros a Sudeste de Périgueux. Abre-se sobre a beira esquerda do rio Vézère, numa colina calcária do Cretáceo superior. Contrariamente a muitas outras cavernas da região, a de Lascaux é relativamente «seca». Em efeito, uma camada de argila impermeável isola-a de qualquer infiltração de água, impedindo novas formações de concreções calcárias etc.

Descoberta

caverna5

Foi descoberta a 12 de Setembro de 1940, por quatro adolescentes: Marcel Ravidat, Jacques Marsal, Georges Agnel e Simon Coencas, que avisaram ao seu antigo professor, Léon Laval. O pré-historiador Henri Breuil, refugiado na zona durante a ocupação nazi, foi o primeiro especialista que visitou Lascaux, a 21 de Setembro de 1940, em companhia de Jean Bouyssonnie e André Cheynier. H. Breuil foi também o primeiro em autenticá-la, descrevê-la e estudá-la. De seguido realizou os primeiros calcos desde fins de 1940, passando vários meses in situ para analisar as obras, que atribuiu ao período perigordiano.

caverna3

Logo de passar vários anos na Espanha, Portugal e mesmo na África do Sul, voltou em 1949, prosseguindo escavações com Séverin Blanc e Maurice Bourgon, ao pé da cena do poço, onde aguardava encontrar uma sepultura. O que tirou a luz foram pontas de azagaias, decoradas, feitas de corno de reno. De 1952 a 1963, por encomenda de Breuil, foram efetuadas novos levantamentos, sobre 120 m², de calcos por André Glory, que contabilizavam um total de 1.433 representações (hoje estão catalogadas 1.900). Por essa mesma época, as representações parietais foram também estudadas Annette Laming-Emperaire, André Leroi-Gourhan e, entre 1989 e 1999, por Norbert Aujoulat.

 

 

Classificação

caverna4

A gruta de Lascaux é relativamente pequena: o conjunto dos corredores não ultrapassa os 250 m de comprimento, com um desnível de ao redor de 30 m. A parte decorada corresponde a um nível superior, pois o inferior está fechado pela presença de dióxido de carbono. A entrada atual corresponde com a entrada pré-histórica. Para facilidade de descrição, a caverna está tradicionalmente subdividida num certo número de zonas, denominadas salas ou corredores. Os nomes, imaginários, devem-se em parte a H. Breuil e fazem, com freqüência referência à arquitetura religiosa:

caverna7

a primeira sala é a "Sala dos Touros" ou "Rotonda", de 17 m por 6 m de largo e 7 de alto;

prolonga-se pelo "Divertículo axial", uma galeria mais estreita na mesma direção, mais ou menos do mesmo tamanho;

depois da Sala dos Touros, à direita do Divertículo axial, acede-se à "Passagem", um corredor de uma quinzena de metros;

na prolongação da Passagem abre-se a "Nave", outro corredor mais elevado, com cerca de vinte metros;

a Nave prossegue com uma parte não decorada, pois as paredes são pouco apropriadas, seguindo logo até ao "Divertículo dos Felinos", um estreito corredor com cerca de vinte metros;

A "Abside" é uma sala redonda que se abre para Oeste, na confluência da Passagem e a Nave;

O "Poço" abre-se no fundo da Abside. Seu acesso supõe uma baixada de 4 a 5 metros até ao começo do nível inferior. As grutas não podem ser vistadas por causa do CO2 porque desfaz a pintura.

As representações parietais

caverna13

A Sala dos Touros, apresenta a composição mais espetacular de Lascaux. As paredes de calcita são inadequadas para gravuras, pelo qual só está enfeitada de pinturas, com freqüência de dimensões não usuais: algumas medem até cinco metros de longo. Duas fileiras de auroques estão encaradas entre si, duas de uma faixa e três da outra. Os dois auroques do lado norte vão acompanhados de uma dezena de cavalos e de um grande animal enigmático, pois ostenta dois traços retilíneos sobre da testa que lhe deram o apelido de «unicórnio». No lado sul há três grandes auroques que ladeiam três menores, pintados a vermelho, bem como seis pequenos cervos e o único urso da gruta, solapado no ventre de um auroque e de difícil interpretação.

caverna8

O Divertículo axial está também ornamentado de bovídeos, junto de cavalos acompanhados por cervos e de cabritos. Um desenho representando um cavalo a fugir foi pintado com giz de manganês a uns 2,50 metros do chão. Alguns animais foram pintados no teto, parecendo saltar de uma a outra parede. Com estas representações, que deveram precisar o uso de andaimes, entremesclaram-se numerosos signos (bastões, pontos e signos retangulares). A Passagem apresenta uma decoração muito degradada de antigo, nomeadamente pelas correntes de ar. A Nave contém quatro grupos de figuras: o painel da Pegada (l'Empreinte), o da Vaca negra, o dos Cervos nadando, bem como o dos Bisões cruzados. Estas obras estão acompanhadas por inumeráveis signos geométricos, misteriosos, nomeadamente de tabuleiros coloreados que H. Breuil qualificou de «brasões».

caverna12

O Divertículo dos Felinos deve o seu nome a um grupo de felinos, dos quais um parece estar a urinar para marcar o território. De difícil acesso, podem-se ver aqui gravuras de feras de feitura abundo ingênua. Encontram-se também outros animais associados a signos, como uma representação de cavalo visto de frente, algo excepcional na arte paleolítica, pois os animais são, em geral, representados de perfil ou com uma «perspective tordue».

caverna11

A Abside contém mais de mil gravuras, alguns superpostos a pinturas, correspondendo a animais e signos. Aqui está a única rena figurada de Lascaux. O Poço apresenta a cena mais misteriosa de Lascaux: um homem, com cabeça de pássaro e de sexo erecto, pareça cair, investido talvez por um bisão desventrado por uma azagaia; de lado está representado um objeto alongado sobreposto a uma ave, que talvez seja um propulsor; na esquerda um rinoceronte parece afastar-se. Na parede oposta há também representado um cavalo. Dois grupos de signos são de notar nesta composição:

caverna10

entre o homem e o rinoceronte, três pares de ponteados de dedos que também se observam no fundo do Divertículo dos Felinos, ou seja, na parte mais recôndita da gruta; sobre o homem e o bisão, um signo barbado complexo que se reproduz em outras paredes da caverna, e assim mesmo nas pontas das azagaias e nas lâmpadas de Grés, que se encontraram nas proximidades.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/