LUGARES EXTRAORDINÁRIOS

A Macabra ilha das bonecas mortas

boneca_morta3"O apego e o encanto quando em vida por um determinado objeto, poderia se transformar em uma obsessão após a morte, fazendo com que a alma de quem partiu ficasse vagando para ter novamente aquele querido objeto novamente consigo?" No México existe um local estranho e Macabro, marcado pelo mistério e por temores sobre o fantasma de uma menina que morreu afogada muitos anos atrás, e que hoje se transformou em um verdadeiro cemitério de bonecas. É a Ilha das Bonecas Mortas. A "Isla de Las Munecas" (designação original) está situada no México, junto aos canais de Xochimilco. Durante centenas. de anos, a área tinha sido profanada por um único canal. Este afluente único, é tudo o que resta do antigo lago de Xochimilco.

Percorrer estes canais tem um encanto místico, inquietante, assim contam as pessoas que por ali passam. Ali mesmo, há uma ilha conhecida por muitas pessoas e respeitada pela maioria dos que nunca se atreveram a lá ir: trata-se da Ilha das Bonecas para uns ou a Ilha das Bonecas Mortas [Coordenadas GPS: Latitude / Longitude = 19°16'22.51"N, 99° 5'17.57"W], para outros.

Leia também - Colina das Cruzes

Conta a arrepiante história do local que no ano de 1951 três crianças brincavam em uma ilha junto ao Lago Teshuilo, entre Xochimilco e a Cidade do México, quando a boneca de uma das crianças, uma menina, caiu no canal, sendo que a menina foi tentar pegá-la e acabou morrendo afogada no local.Tempos depois da morte da menina, os moradores da ilha começaram à ouvir um choro de criança a noite, pedindo por sua boneca.

ilha_das_bonecas_1

0048

 

Segundo eles, era o fantasma da menina que morreu afogada, e que nunca conseguira "salvar" sua boneca que caiu na água. O Fantasma da menina vagava pela ilha todas as noites, chorando e procurando por sua boneca. Um homem chamado Julián Santana Barrera, que morava perto dos canais do lago onde a menina morreu, sentindo-se perseguido e atormentado pelos lamentos do fantasma da menina, e só encontrou uma forma para afastar o espírito atormentado da menina: começou a pendurar bonecas por todo o lado onde podia.

Bonecas velhas, abandonadas ou perdidas começaram a decorar as árvores e vários outros espaços da ilha. Segundo Julián, depois que ele começou a colocar as bonecas nas árvores e em outros locais, não mais foi ouvido o choro do fantasma da menina durante a noite, sendo que segundo ele, o fantasma havia sossegado. Depois disso, Julián Santana Barrera passou a viver mais tranquilo, pelo menos assim o afirmava. As primeiras bonecas foi ele mesmo que procurou e pendurou nas árvores mas, com o passar dos anos, outros habitantes e visitantes da ilha ficaram curiosos e solidários e começaram por lhe levar mais e mais bonecas, na esperança de lhe dar mais paz e tranquilidade.

senormunecas

No entanto, a maioria continuavam a ser bonecas velhas e maltratadas. Exposta às intempéries, é fácil imaginar que o seu aspecto se poderia tornar em algo muito assustador, como se tornou... Ironia do destino ou não, em 2001 Julián, na altura com 80 anos de idade, morreu. O que se estranha foi a forma que Juián morreu: afogado, tal como aconteceu com a menina, precisamente meio século antes. Hojeem dia o local transformou-se na famosa Ilha das Bonecas Mortas e os turistas que ali chegam têm muita curiosidade em conhecer a vastíssima coleção de milhares de bonecas nos seus mais vários estágios de decomposição. Bonecas velhas, sujas, com teias de aranha, ratos mortos dentro de algumas, cobras dentro de outras. Parecem autênticos cadáveres enforcados ou pregados nas árvores e noutros locais. Há quem pague para ver tudo isto, mas também há quem não queira lá ir nem de graça.

Leia também - O Simbolismo Oculto na Biblioteca de Los Angeles

Se um dia você desejar visitar essa ilha sinistra, fique a vontade, mas jamais leve uma de suas bonecas, pois nesse caso você poderá ter uma assustadora visista de uma menina do além, que irá buscar sua boneca de volta, e então será tarde para se arrepender.

Fonte: http://www.alemdaimaginacao.com