LUGARES EXTRAORDINÁRIOS

Fotógrafo registra maior caverna do mundo no Vietnã

caverna_topo110/08/2011 - O fotógrafo britânico Carsten Peter fez registros inéditos das profundezas da caverna Hang Son Doong, no Vietnã, a maior do mundo. A passagem subterrânea é tão grande que seu fim ainda não foi encontrado. Hang Son Doong é parte de uma galeria de 150 cavernas no Parque Nacional Phong Nha-Ke Bang, a cerca de 500 quilômetros da capital, Hanoi. Peter acompanhou uma equipe da Associação Britânica de Pesquisa de Cavernas, que descobriu a entrada do local em 2009. A caverna já havia sido usada como esconderijo contra os bombardeios americanos durante a Guerra do Vietnã.

 

 

 

 

caverna_1

 

Um fazendeiro local, que conhecia a entrada, conduziu as equipes britânicas e alemãs até lá. Segundo os exploradores, a caverna é difícil de encontrar, por estar completamente coberta pela floresta

caverna_2

Carsten Peter, que acompanhou uma das expedições, descobriu até mesmo uma floresta escondida dentro da caverna. Peter, que é explorador há 35 anos, diz que a caverna vietnamita é a mais incomum que ele já viu.

caverna_3

Após descerem até a entrada da caverna por um muro de 14 metros de altura, os exploradores encontraram um rio de 2,5 quilômetros. Uma das equipes chegou a passar duas semanas seguidas dentro da caverna.

caverna_4

Após as novas expedições, feitas em 2010, a passagem subterrânea vietnamita passou a ser considerada a maior do mundo, ultrapassando a Caverna do Veado, na ilha de Bornéu, que tem 1,6 quilômetros de comprimento.

caverna_5

O interior da caverna é tão alto que nele caberiam um conjunto de arranha-céus de 40 andares, de acordo com os exploradores.

caverna_6

Durante as expedições, as equipes encontraram estalagmites de mais de 70 metros de altura dentro de Hang Son Doong.

caverna_7

Hang Son Doong é parte de uma galeria de 150 cavernas no Parque Nacional Phong Nha-Ke Bang, a cerca de 500 quilômetros da capital, Hanoi.

caverna_8

A caverna já havia sido usada como esconderijo contra os bombardeios americanos durante a Guerra do Vietnã, mas sua entrada só foi reencontrada em 2009, por exploradores da Associação Britânica de Pesquisa de Cavernas.

caverna_9

O fotógrafo britânico Carsen Peter registrou as profundezas da caverna Hang Son Doong, no Vietnã, a maior do mundo. A passagem subterrânea é tão grande que seu fim ainda não foi encontrado.

As novas expedições mostram que o espaço tem pelo menos 4,5 quilômetros e chega a 140 metros de altura em algumas partes. Por causa da descoberta, a passagem subterrânea vietnamita passou a ser considerada a maior do mundo, ultrapassando a Caverna do Veado, na ilha de Bornéu, que tem 1,6 quilômetro de comprimento e 91 metros de altura. Peter, que é explorador há 35 anos, descobriu até mesmo uma floresta escondida dentro da caverna. "Visitei tantas cavernas que perdi a conta, mas esta é certamente uma das mais únicas e incomuns que já vi", disse o fotógrafo.

Fonte: http://www.bbc.co.uk