LUGARES EXTRAORDINÁRIOS

A Casa Branca

cbran1aA Casa Branca (tradução literal do inglês: White House) é a residência oficial e principal local de trabalho do Presidente dos Estados Unidos, sendo, ao mesmo tempo, a sede oficial do poder executivo naquele país. Localiza-se na Avenida Pensilvânia, nº 1600 em Washington D.C., o edifício foi construído no período compreendido entre 1792 e 1800, pintado de arenito esbranquiçado no estilo georgiano  e tem sido a residência executiva de todos os presidentes americanos desde o mandato de John Adams. O edifício foi expandido por Thomas Jefferson, que ali se instalou em 1801, com o auxílio do arquitecto Benjamin Henry Latrobe, através da criação de duas colunas, cada uma das quais destinada a dissimular estábulos e armazéns.

Leia também - Krubera, a caverna mais profunda do mundo

Em 1814, durante a Guerra de 1812, o edifício ardeu quando o exército britânico incendiou toda a cidade de Washington D.C., destruindo o interior e chamuscando muitas das paredes exteriores. A reconstrução iniciou-se quase imediatamente e o presidente James Monroe mudou-se para a semi-reconstruída casa em outubro de 1817. A construção continuou com a adição do Pórtico Sul em 1824 e do Norte em 1829. Devido à aglomeração dentro da própria mansão executiva, o presidente Theodore Roosevelt teve quase todos os escritórios de trabalho relocalizados na recentemente construída Ala Oeste em 1901. Oito anos depois, o presidente William Howard Taft expandiu a Ala Oeste e criou o primeiro Salão Oval, o qual foi sendo posteriormente movido conforme a secção ia sendo expandida. O terceiro andar, que era um sótão, foi convertido em quartos comuns em 1927.

cbran15

A recém construída Ala Leste foi usada como uma área de recepção para eventos sociais; ambas as novas alas foram conectadas às colunas de Jefferson. As alterações na Ala Leste foram concluídas em 1946, criando um espaço para trabalho adicional. Em 1948, as paredes exteriores da casa e as vigas de madeira internas foram a principal razão do próximo fracasso. De acordo com o presidente Harry S. Truman, os quartos interiores foram completamente desmantelados, resultando na construção de um novo e interno vigamento de aço e na remontagem dos quartos interiores. O termo Casa Branca é usado como uma metonímia para o Gabinete Executivo do Presidente. O código do Serviço Secreto para o local é "crown" ("coroa"). A propriedade pertence ao National Park Service, que administra parques nacionais e monumentos nos Estados Unidos, e faz parte do "President's Park".


Vida na Casa Branca: curiosidades e histórias desconhecidas sobre os presidentes americanos

cbran14


Você sabia que a Casa Branca tem 223 anos de existência? A construção tem ao todo 6 andares, 132 quartos, 35 casas de banho, 412 portas, 28 lareiras e emprega quase 17.000 funcionários. Dezenas de líderes já passaram pela residência presidencial mais famosa do mundo e deixaram histórias que muita gente não conhece. Para cortar custos e economizar em mão de obra durante a Primeira Guerra Mundial, o presidente Woodrow Wilson mantinha um rebanho de 48 ovelhas para, literalmente, comer o gramado da Casa Branca. Os cortadores de grama vivos de Wilson também forneceram lã para um leilão que levantou $52 mil dólares para a Cruz Vermelha.

Durante a Segunda Guerra Mundial, várias medidas foram tomadas para tentar evitar problemas. Cortinas tipo blackout foram colocados sobre todas as janelas, armas antiaéreas foram instaladas no telhado, máscaras de gás ficavam pendiam aos montes em tiras de couro presas na mobília e os portões para a Casa foram todos fechados. Tudo pela segurança. De acordo com o autor William Seale, os engenheiros da Casa Branca chegaram a pedir ao presidente Roosevelt para mudar a cor da casa. A intenção era pintar num estilo mais “camuflagem militar”.

cbran16

Em 1970, Elvis Presley apareceu às portas da Casa Branca querendo conhecer o presidente Nixon. O Serviço Secreto levou Elvis até o presidente, que ficou muito emocionado por conhecer o Rei no Salão Oval. Os Nixons não saíram da Casa Branca no prazo correto. Por causa disso, o presidente Ford teve de exercer parte de seu mandato morando sua própria casa. O presidente Ford também ficou trancado para fora da Casa Branca de madrugada após sair para levar Liberty, sua cachorrinha, para fazer xixi no jardim. Como todas as portas estavam trancadas, a cena que se viu foi o presidente dos EUA só de roupão e chinelos socando as paredes para tentar acordar alguém. Acabou acordando a casa toda, inclusive os agentes do Serviço Secreto americano.

Leia também - Lemúria

A Ala Leste, foi construída para ser apenas temporária, mas o presidente Taft não gostava da ideia de ter que andar até outro prédio para ir ao trabalho. Graças a esse capricho é que ainda existem os famosos Salão Oval e Sala de Operações da Casa Branca. A Ala Oeste da Casa Branca tinha um detector de radiação. Se um grupo de turistas fizesse o alarme disparar, por exemplo, ninguém mais teria permissão de continuar a visita até que a fonte de contaminação fosse encontrada e retirada da casa. Pintar o exterior da Casa Branca exige 570 litros de uma tinta chamada ‘”White Whisper”, da marca Sherwin Williams.

cbran17 primeiro andar

O Serviço Secreto tem um código para quando o presidente e a primeira-dama precisam de privacidade. Os agentes referem-se a este tempo privado como “o casal está discutindo o problema da Bósnia.”Todos os alimentos que vão para a Casa Branca são vistoriados em outro local antes de serem aprovados para o consumo presidencial. Se algum convidado levar qualquer tipo de comida para a Casa Branca, o Serviço Secreto irá descartá-la imediatamente.

Jantares de Estado de luxo são financiados pelos contribuintes americanos, mas, ao final de cada mês, a primeira família é cobrada por todos os mantimentos, produtos de higiene pessoal e de limpeza que utiliza.


A Casa Branca sempre foi branca?

cbran18 segundo andar


Por Marina Motomura - Não, a residência oficial dos presidentes dos Estados Unidos já foi marrom, no século 19. A construção do prédio começou em 1792 e o projeto original era feito de pedras e tijolos marrons. Na época, ele era chamado de Palácio Presidencial. A cor branca só veio em 1814, quando os ingleses tomaram a cidade de Washington e incendiaram muitos prédios oficiais, incluindo o palácio. Após o incêndio, foi feita uma reforma no local e a pintura branca serviu para ajudar a esconder as marcas da destruição. Com o novo visual, o povão passou a chamar o lugar - que não tinha cara de palácio mesmo - de Casa Branca. O apelido pegou e foi oficializado em 1902 pelo presidente Theodore Roosevelt. O projeto original foi se ampliando à medida que os moradores de lá acharam o espaço meio apertado. De fato, a Casa Branca não é tão grande assim. Ela tem 51,2 metros de comprimento por 26,1 metros de largura. O terreno, sim, é enorme: são 7,2 hectares, o equivalente a sete estádios do Maracanã! A falta de espaço deu origem à Ala Oeste (West Wing), em 1902, e à Ala Leste (East Wing), em 1942. É na Ala Oeste que trabalha o presidente americano. Hoje, a Casa Branca tem 132 cômodos.


10 Locais Assombrados na Casa Branca

cbran19 terceiro andar


A Casa branca, moradia presidencial dos Estados Unidos, guarda muitos mistérios e estranhos relatos sobre assombrações. Além da Casa Branca ser a residência mais conhecida de todo o mundo ela também é considerada como um dos locais mais assombrados de todo o pais, segundo os seus moradores, muitas coisas acontecem durante o dia, porém é nas noites que as coisas pioram e aparições surgem a todo instante. A Casa Branca além de ser completamente enorme, luxuosa e ter sido a residência de diversos presidentes também é cheia de mistérios, um local onde poucas pessoas conseguem entrar, possui saídas de emergência em caso de ataques terroristas ao presidente e possui entradas secretas onde supostamente são armazenados documentos ultrasecretos dos governo. Diversos programas de televisão ja gravaram supostas aparições e funcionários relataram abertamente que a residência é mal assombrada.

10 - O Sótão

cbran4

Em residências americanas é comum a criação de um sótão, um local onde fica entre o telhado e o forro da casa, normalmente utilizado para armazenar objetos não muito importantes. Um dos presidentes da casa branca, o grande William Henry se tornou o presidentes com mandato mais rápido dos EUA, após um mês de ter recebido a sua posse ele acaba morrendo de pneumonia, ele estava caminhando pela sala oval da Casa Branca quando morreu. Após a sua morte divervos funcionários do local e ex-presidentes afirmam que ao passar pela sala oval ou tentarem entrar em seu sótão acima da sala ouvem vozes, além do seu espírito vagar pelo local outro antigo morador sempre visita a Casa Branca, o seu nome é David Bruns, ele foi obrigado a entregar o terreno para o governo para que fosse construido a casa dos presidentes e como nunca ficou satisfeito com isso após a sua morte ele decidiu voltar para o seu terreno e tomar de volta o que é dele. Segundo relato de empregados, o espírito do antigo proprietário do terreno apareceu em diversas partes da casa, porém sempre sendo mais comum no sótão e sempre pronunciando o seu nome.

09 - O Jardim de Rosas

cbran5

O Jardim de Rosas é um dos lugares mais usados para anúncios presidenciais. Ele também é o local de uma assombração particularmente assustadora. O jardim foi originalmente plantado pel primeira-dama Dolley Madison no início d 1800. Um século mais tade, quando a primeira-dama Ellen Wilson solicitou que o jardim fosse desenterrado, os trabalhadores do jardim informaram que o fantasma de Madison apareceu e impediu-os de destruir o jardim.

Leia também - Monte Roraima

Desde então, outros moradores da Casa Branca tem relatado um cheiro ocasional e inexplicavel de rosas na Casa Branca. Essas instâncias são frequentemente creditadas ao fantasma de Medison.

08 - O Porão

cbran6

cbran6a

Os porões sempre foram um local de dar medo em muitas pessoas, normalmente ele era construido para abrigar famílias após tempestades ou outras catástrofes que podem danificar a casa, na Casa Branca não foi diferente, um porão foi constituido para que em casos de emergências ele pudesse ser utilizado normalmente e salvasse a vida do presidente e seus funcionários. A construção do porão foi completamente normal, sem mortes ou qualquer outro acontecimento sobrenatural, porém algo aconteceu após a sua construção, aparições de um gato demoníaco são vistas smpre que alguém entra nele, com os olhos preto, pelos escuros e sempre quando alguém tenta se aproximar dele algo estranho acontece, como se ele ficasse forte e tentasse atacar a todos. Segundo os funcioários da Casa Branca este gato sempre é visto em vésperas de tragédias nacionais, suas últimas aparições foram em 1920, quando o gato apareceu no porão, logo após isso aconteceu a grande quebra do mercado de ações. Logo em seguida sua aparição aconteceu na véspera do assassinato do presidente Kennedy.

07 - O Segundo Pavimento

cbran7

O segundo andar da casa branca é a residência da primeira família, muits das histórias que emergem sobre esta área vem de prsidentes e suas famílias. Um dos fantasmas da Casa Branca mais frequentemtne relatados é o presidente Abraham Lincoln, e os corredores do segundo andar são alguns do seus lugares favoridos. Lincoln foi finto ou ouvido por muitos moradores, incluindo a primeira dma Eleonor Rosevelt. O presidnete Truman afirmou certa vez ter ouvido Lincoln andando pelo corredor e bater na porta de seu quarto. E não é só apenas Lincoln que anda pelos corredores, o presidente William Howard Taft tornou-se a primeira pessoa a relatar ter visto o fantasma da primeira dama Abigail Adams, que a viu flutuando através das portas no segundo andar. Segundo seu relato ele estava vindo em direção a ele, como se fosse lhe atacar de forma fantasmagórica.


06 - Os Quartos do sEgundo Andar

cbran8

Varios quartos no segundo andar são usados pela família do presidente e outros convidados. Um marido e sua esposa relataram que o fantasma de um soldado britânico tentou incendiar sua cama. Presume-se que este soldado foi o homem que ateou fogo a casa branca durante a guerra de 1812. Além disso, o presidente Lyndon B. Johnson e sua filha Linda uma vez relataram terem visto o fantasma de Willie, filho de Lincoln, que havia morrido no mesmo quarto em que ela estava hospedada. Outra atividade relatada inclui os gritos fantasmagóricos da esposa do presidente Grover Cleveland, a primeira mulher a dar a luz na Casa Branca. Após reformas em 1952, a atividade nos quartos diminuiu significativamente.

05 - O Salão Oval

cbran9

Durante a administração de Lincoln, este quarto foi sua biblioteca pessoal e um de seus quartos favoritos na Casa Branca. Inúmeros fucionários teriam visto Lincoln, a voz desencarnada de David Burms (o mesmo do item n 10 desta lista) foi ouvida a partir desta sala. Primeira dama Mary Todd Lincoln também relatou ter visto os fantasmas de ambos os presidentes Thomas Jefferson e John Tyler no local.

04 - O Pórtico Norte

cbran10

A entrada da Casa Branca tem uma série de relatos de fantasmas notáveis. Um soldado britânico segurando uma tocha (provavelmnte o mesmo do item 6 da lista) é muitas vezes visto do lado de fora da porta da frente. As pessoas também relataram terem visto porteiros e funcionários falecidos da Casa branca ainda la cuidando de suas funções. Talvez o mais bizarro seja o fantasma de Anne Surratt, cuja mãe Maria foi enforcada em 1865 por seu papel no assassinato de Lincooln. O fantasma de Anne foi flagrada batendo nas portas da Casa Branca pedindo a libertação de sua mãe. Há também relatos de terem visto ela sentar-se no degraus em frente a cada 07 de julho, aniversário da execução de sua mãe.

03 - O Salão Leste

cbran11

O Salão Leste é o local favorito do fantasma de Abigail Adams. Durante o mandato de seu marido, John Adms (2 presidente dos EUA) na Casa Branca, este foi o quarto em que ela irira pendurar sua roupa. Ela é muitas vezes vista no Salão Leste ou a caminho dele, com os braços estendidos, como se carregando um cesto de roupa suja. Avistamentos foram particularmente abundantes durante a admnistração Taft, mas mais recentemente, em 2002, um grupo de turistas teria visto Adms. Além de suas aparições, muitas pessoas realtam o leve cheiro de sabão em pó em torno desta área. Lincoln também foi visto no local.

02 - O Quarto Rosa

cbran12

O quarto rosa é frequentado pelo seu antigo ocupante, o presidente Andrew Jackson. Varios funcionários da Casa Branca afirmam terem visto ou ouvido Jackson no quarto, muitas vezes envolvido em gargalhadas ou xingando violentamente. Segundo dizem, há um ponto inexplicavelmente frio na cam de dossel no quarto onde Jackson dormia.

Leia também - Conheça Batu Caves,as incríveis cavernas sagradas na Malásia

Entre os relatos mai notáveis, Mary Todd Lincoln disse ter ouvido Jackson proferir palavrões e a costureira da Casa Branca, Lilian Parques sentiu sua presença sobre ela, o que ela controu em suas memórias sobre seu temo na Casa Branca. para não ficar atrás, Lincoln também foi visto aqui. Quando a Rainha Guilhermina dos paises baixos se hospedou no quarto, ela responeu a uma batida na porta uma noite e viu o fantasma de Lincoln em pé no corredor.

01 - O Quarto de Loncoln

cbran13

Dado ao aparecimento frequente de Lincoln em varios lugares nesta lista, não é de se admirar que o seu quarto venha em prmeiro lugar. Winston Churchill protagonizou um caso famoso, em que nunca mais voltou a dormir neste quarto depois de ver o fantasma al lado da lareira. Churchill, deve-se notar, tinha acabado de sair de um banho e estava completamente nu durante o encontro, além das aparições ja listadas de Lincoln em outros lugares, ele foi visto pelos presidentes Teddy Rossevelt, Herbert Hoover e Dwight Eisenhower, pelas primeiras damas Jacquie Kennedy e Ladybir Johnson, pelas filhas Suan Ford e Mauren Reagan. Maureen e seu marido viram Lincoln em pé ao lado da lareira, assim como Churchill o viu. Outros convidados tem relatado aparecimento de luzaes no quarto e pontos frios inexplicáveis ocorrem em alguns lugares na sala.


Fonte: http://zone-33.blogspot.com.br/
https://pt.wikipedia.org
aheadmkt.com
http://mundoestranho.abril.com.br/