LUGARES EXTRAORDINÁRIOS

A Misteriosa “Faixa de Buracos” no Peru

boperu12015 - No Vale do Pisco, Peru, em uma planície chamada Cajamarquilla, situa-se outro dos grandes mistérios da humanidade. Trata-se de milhares de buracos esculpidos na rocha, criando uma faixa que se estende por mais de 1,5 km em terreno montanhoso. Não se sabe quem criou esses buracos ou qual o motivo, mas, com certeza, sua criação envolveu um trabalho árduo.  A faixa é composta por cerca de 6.900 buracos. Eles medem aproximadamente um metro de largura, 1 a 2 metros de profundidade, e estão dispostos em números 8 a 10 buracos por linha. Existem 8 furos que medem 24 metros de largura. Alguns deles são bastante superficiais, aparentando que ainda não tinham sido concluídos. Estima-se que levou décadas para esculpir a pedra daquela forma, embora ninguém tenha a menor ideia por que eles estão ali, quem os fez ou para que serviam.

Leia mais - O Jardim das Esculturas

Alguns arqueólogos especulam que os buracos podem ter sido cavados para armazenar grãos e outros itens. No entanto, essa teoria é muito criticada. Recipientes de armazenamento de grãos poderiam ter sido construídos com muito mais facilidade, então, por que qualquer indivíduo iria assumir uma tarefa tão árdua de esculpir esses milhares de buracos com o objetivo de armazenamento? Ou por que não construíram buracos maiores em menor quantidade?

boperu2

Outros teorizam que eles podem ser uma espécie de sepultura vertical. Essa ideia também não foi fundamentada, pois nunca foi encontrado nenhum osso, artefato, inscrição, jóia… nem mesmo um dente ou fio de cabelo. Além disso, eles não têm tampas para selá-los, como seria esperado para um túmulo.

Os pesquisadores dizem que eles são claramente uma construção feita pelo homem. Corroborando com isso, a alguns quilômetros ao leste da faixa de buracos, imagens de satélite revelam o que parecem ser os restos de uma civilização antiga (imagem abaixo). Embora a área não tenha sido identificada como a localização de nenhuma civilização particular, assemelha-se muito com as antigas ruínas de Machu Picchu. Talvez esse mistério possa ser resolvido a partir da exploração mais profunda desse local que pode ser restos de um antigo assentamento.

boperu3

Poucas outras pistas sobre os buracos foram descobertas. A faixa, que se estende por um terreno rochoso na montanha, tem um ponto de início e fim bem definidos. O ponto final tem sido motivo de especulações, pois ele acaba em uma área anormalmente escurecida, que se assemelha a marcas de uma explosão (imagem abaixo). Há também teorias alternativas de que os buracos teriam sido feitos por seres extraterrestres como forma de marcação do local que tinham visitado.

Leia também - Lago próximo de Bogotá é origem da lenda de Eldorado

Claramente, uma imagem tão marcante como a Faixa de Buracos do Vale do Pisco, instiga muitas perguntas. Podemos ter certeza que sua criação demandou um trabalho intenso, e deve ter sido realizado com algum propósito, embora tenha sido deixado pra trás sem nenhuma indicação do que ele pode ter sido. Enquanto não surge nenhuma luz sobre essas perguntas, esse lugar continua sendo rotulado com um dos mistérios não resolvidos do mundo.


Cientistas explicam misteriosos buracos Incas com... impostos

boperu4


2016 - Na zona de Pisco Valley, no Perú, existem cerca de 7000 buracos de consideráveis dimensões. Serviriam para recolher os impostos? É pelo menos a tese dos cientistas Charles Stanish e Henry Tantalean (University of California), construída a partir de fotografias aéreas. Para eles a chamada "band of holes" (faixa de buracos) era a zona de contagem e armazenagem dos pagamentos.

Leia também - Montanha porta do céu: cidade de Zhangjiajie, China

Os cientistas descobriram padrões entre os buracos, que fariam parte de um sistema complexo de pagamento de impostos. A "band of holes" espalha-se por vários quilómetros em Pisco Valley (zona de Nazca), sem que até hoje tenha aparecido uma explicação consensual - e não é por falta de interesse dos arqueólogos.


Fontes: http://www.ancient-origins.net
             http://www.world-mysteries.com
             http://www.tsf.pt