LUGARES EXTRAORDINÁRIOS

Lagoa da Harmonia - Teotônia/RS (Brasil)

teon6A cidade de Teutonia fica localizada na região do Vale do Taquari, está distante 115 km da capital Porto Alegre e é caracterizada pela sua marcante colonização alemã. Entre suas diversas atrações, uma chama a atenção em especial pela sua peculiaridade e pelas belíssimas paisagens. A Lagoa da Harmonia – é um parque particular, situado a 593 metros de altitude, na localidade de Linha Harmonia, a 12km do Centro Administrativo. O acesso se dá pela Rodovia RS 453, Rota do Sol, onde 300m após o Posto da Polícia Rodoviária Estadual, no sentido Lajeado – Garibaldi, deve-se entrar a esquerda no trevo de acesso a Linha Harmonia. O acesso é sinalizado com placas na estrada, fácil e sem erros..

Leia também - Lago Maracaibo, o local mais elétrico da Terra

A Lagoa e o parque estão localizados no ponto mais alto da região. Lá de cima, a partir do mirante, se tem uma bonita vista da cidade de Teutonia e da região. O parque oferece como atrações para os visitantes, além da bela lagoa cercada pelas montanhas, um ótimo restaurante, muita área verde, churrasqueiras à sombra e uma pousada com bonitas e muito bem equipadas cabanas. Tudo extremamente bem organizado, limpo e conservado.

teoarmo3

Para os fãs de esportes como o paraglider e voo livre, há uma rampa em uma das faces do morro. A rampa de Vôo-livre é um atrativo especial, com uma vista geral do Vale do Taquari, que a olho nu se identificam, Teutônia, Westfália, Estrela, Lajeado e arredores, com uma brisa sempre agradável em qualquer estação do ano. Uma trilha em meio a mata virgem, com uma vasta espécie de plantas e alguns animais silvestres e uma que leva até uma bela cascata.

teoarmo1

teoarmo2

TEON2

Mas um dos principais ingredientes do local é o silêncio, quebrado apenas pelo vento que sopra lá em cima. Ótimo para relaxar, sentar-se à grama e tomar um bom chimarrão. São oferecidos no local passeios a cavalo e em trilhas ecológicas. Cabe ressaltar que não é permitido banho e pescaria no lago.

História

A ideia da Lagoa surgiu antes mesmo da década de 50, sua finalidade seria represar a água para construir uma usina hidrelétrica. Na época Reinoldo Aschebrock com o apoio de agricultores trabalharam durante um ano e meio na base de pá e picareta e depois de passar por vários processos democráticos conseguiram finalmente erguer uma barragem que represou a água para mover a tão sonhada usina.

teoarmo7

teoarmo8

TEON3

Os próprios agricultores também se ocuparam da tarefa de levantar os postes e ligar os fios. Finalmente em 24 de janeiro de 1950 a usina com 75 Kva começa a funcionar, atendendo a 90 usuários da vila e arredores.

Leia também - O Mistério de Malta

Mais tarde, outra foi construída, passando a população de Teutônia a contar com uma potência instalada de 150 Kva – na época, suficiente para suprir energia elétrica a todas as casas da vila.

teoarmo4

teoarmo5

teoarmo9

teoarmo10

teoarmo6

Devido ao crescente desenvolvimento do sistema cooperativo de produção e consumo no estado, Reinoldo sentiu a necessidade de fundar então a Cooperativa de Eletricidade Rural Teutônia Ltda, em 19 de fevereiro de 1956. Continuando a gerar energia elétrica para os 174 sócios-fundadores da Cooperativa. A paralisação definitiva das usinas ocorreu somente em 1972, por não ter capacidade de produzir energia para toda a população que havia crescido muito.


Fonte: http://www.lagoadaharmonia.com.br/
           http://oscaminhosdosul.blogspot.com.br
           https://viciadosemestrada.blogspot.com.br