LUGARES EXTRAORDINÁRIOS

Mosteiro dos Dez Mil Budas em Hong Kong

mosbu2Por Paula Augot, 17/01/2018 - A primeira vez que ouvi falar do mosteiros dos dez mil Budas em Hong Kong, eu fiquei logo curiosa com o nome e quis conhecer. Infelizmente não consegui ir na minha primeira vez em Hong Kong e decidi que seria uma das primeiras coisas a visitar assim que eu me mudasse para Hong Kong. O mosteiro dos dez mil Budas fica numa colina, quando a gente chega pensa “só tem Buda aqui!” E assim a gente vai subindo a colina, ladeira de um lado e degraus do outro e Buda dos dois lados. O que ajuda na subida é que tem uns pontos estratégicos para parada, como um ponto de ônibus onde a gente pode sentar.

Quantos Budas existem no mosteiro dos dez mil Budas?

Sim, o nome é mentiroso porquê não tem dez mil Budas no mosteiro dos dez mil Budas mas treze mil Budas! Outro detalhe : Apesar do nome, o lugar não é exatamente um mosteiro porquê não há monges vivendo lá. Nem todos os Budas são assim grandões, quando a gente chega no pátio principal tem um templo com muitos Budas pequenos. Infelizmente não se pode tirar foto dessa parte, mas eu arrisco dizer que tem uns 5 mil Budas pequenos lá, o que facilita na conta dos quase treze mil.

Leia também - A Misteriosa “Faixa de Buracos” no Peru

mosbu3

mosbu7

Tem Buda mulher?

Apesar do nome, as estátuas que vemos aqui não são exatamente de Buda (Sidarta Gautama) mas sim de pessoas que chegaram ao ponto de iluminação espiritual, grosseiramente falando seriam como se fossem santos católicos.

Pátio principal do mosteiro dos dez mil Budas

Depois de subir mais de 400 degraus, a gente se depara com o pátio principal do mosteiro. Para mim, é a parte mais bonita do mosteiro, as estátuas são mais bonitas e ainda tem uma pagoda de 9 andares no meio para completar. Além das diversas estátuas, tem também um café e restaurante vegetariano lá. Foi a parte que eu fiquei mais tempo admirando, porquê além de ser a parte mais bonita e com coisa para ver, ainda tem uma vista incrível de Hong Kong, já que fica no alto de uma colina.

mosbu4

mosbu8

Macacos que roubam turistas

Tenho certeza que vocês já viram na televisão aqueles macacos que roubam as coisas dos turistas, eles existem! Eu estava fazendo um live e do nada um macaco apareceu e roubou o saco de uma menina, foi coisa de 1 segundo! A voz que aparece no vídeo que grita e está com medo do macaco roubar o celular é dessa pessoa que vos bloga! Eu já tinha visto esses macacos na Tailândia, mas eles não estavam roubando.

Leia também - Lago Maracaibo, o local mais elétrico da Terra

Alguns são grandes e agressivos, mas se você não estiver perto não tem problema. Eles roubam principalmente coisas que tem alças e que são “fáceis” de carregar. Sabe aqueles vídeos de macacos roubando câmeras dos turistas? Mais ou menos assim, mas felizmente nesse dia foi só a sacola com comida mesmo. Desde que eu mudei para Hong Kong e tenho postado fotos no instagram, as pessoas sempre me dizem que não esperavam ver tanta natureza aqui. Todo mundo imagina Hong Kong apenas com arranha-céus. Sim, é o lugar com mais arranha-céus no mundo, mas 70% do território é verde.

Quando estava indo para o mosteiro dos dez mil Budas, ví muita gente indo fazer trilha por ser inverno e ter temperaturas amenas aqui. Hong Kong é lotada de colinas e fazer trilha é o tipo de coisa que todo mundo faz nos finais de semana.

mosbu5

Informações práticas sobre o mosteiro dos dez mil Budas

Como chegar : A estação de metrô mais próxima é a Sha Tin, de lá você anda uns 10 minutos até chegar. Não é exatamente fácil chegar ao mosteiro dos dez mil Budas porquê quase todo mundo confunde com o Po Fook Ancestral Halls.

Quando você ver uns Budas e uma escadaria, não é o mosteiro, mas sim Po Fook Ancestral Halls. A entrada pro mosteiro parece uma trilha abandonada, no meio do nada.

Algumas pessoas falaram que viram monges pedindo dinheiro na entrada. Não há monges no mosteiro dos dez mil Budas como já expliquei, além disso monges de verdade jamais sairiam pedindo e NUNCA tocariam em dinheiro, fiquem espertos!

mosbu6

Preço : Grátis

Fonte: https://nomundodapaula.com