LUGARES EXTRAORDINÁRIOS

Cenote Angelita, um rio salgado correndo no fundo de um poço de água doce

lagsub1Por Cesar Grossmann, em 01.08.2013 - Localizado na Península do Yucatán, no México, há um rio submerso secreto, chamado Cenote Angelita, que pode ser encontrado depois de 10 a 15 minutos dirigindo ao sul de Tulum. É provavelmente a formação mais inusitada de seu tipo. A água salgada possui uma quantidade elevada de sulfeto de hidrogênio e uma turvação mais evidente, destacando-a da água doce acima, permitindo que mergulhadores nadem ao longo desta criação submersa, que tem a mesma aparência de um rio da superfície. Existem até mesmo árvores caídas e folhas nos dois lados das “margens”, tornando esta paisagem ainda mais surreal. Os cenotes são poços profundos naturais ...

característicos do México, e resultam do colapso de camadas de calcáreo, expondo os lençóis de água abaixo das mesmas. São cheios de água e estão ligados a uma caverna marinha.

Leia também - O Simbolismo Oculto na Biblioteca de Los Angeles

“Da superfície, você olha e vê apenas água azul. (…) A cerca de 18 metros, você começa a ver o que parece um estanho fundo delgado abaixo de alguns troncos desfolhados e fantasmagóricos, com galhos saindo dele. Conforme vai ficando claro, você começa a sentir o efeito da narcose ao mesmo tempo que percebe um tênue nevoeiro abaixo. Você para sobre a nuvem e olha ao redor, tudo parece surreal, e um sentimento fantasmagórico toma conta, amplificado pelos efeitos do nitrogênio no cérebro”, descreve Maya Diving, que oferece viagens para o Angelita.

lagsub2

lagsub3

lagsub4

 

Como é que a água doce não se mistura com a água salgada?

Este fenómeno ocorre devido a uma camada de sulfato de hidrogénio que separa a água e mantém a doce na parte superior e a salgada por baixo. Ao mergulhar abaixo dos 30 metros vê-se uma espécie de nuvem cercada de galhos e troncos de árvores.

 

Fonte: https://www.boredpanda.com
           http://scienceblogs.com.br
           https://hypescience.com
           http://noctulachannel.com