LUGARES EXTRAORDINÁRIOS

RAF Menwith Hill: Mistério

verusa1Royal Air Force Menwith Hill é uma estação da Força Aérea Real perto de Harrogate, North Yorkshire, Inglaterra, que fornece serviços de suporte de comunicações e inteligência para o Reino Unido e os Estados Unidos. O site contém uma extensa estação terrestre de satélite e é um local de alerta de interceptação de comunicações e mísseis. Ele foi descrito como a maior estação de monitoramento eletrônico do mundo. A RAF Menwith Hill pertence ao Ministério da Defesa (MoD), mas é disponibilizada ao Departamento de Defesa dos EUA (DoD) sob o Acordo do Estado das Forças da OTAN de 1951 e outros acordos não divulgados entre os governos dos EUA e da Inglaterra. É executado inteiramente por autoridades dos EUA, ...

[1] com o apoio fornecido por cerca de 400 funcionários da Sede das Comunicações do Governo (GCHQ), além da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF) e do pessoal da Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA). Em 2014, o número de pessoal americano foi reduzido como parte de uma simplificação das operações devido a melhorias na tecnologia.

Leia também - Uma das habitações mais isoladas do mundo

O site funciona como uma estação terrestre para um número de satélites operados pelo Escritório Nacional de Reconhecimento dos EUA, em nome da NSA, com antenas contidas em um grande número de radomes brancos altamente distintos, localmente referidos como "as bolas de golfe". ", e é acusado de ser um elemento do sistema ECHELON.

 

Misterioso Menwith Hill: Nada a ver aqui

 verusa2

2013 - RAF MENWITH HILL, Inglaterra - As gigantescas “bolas de golfe” brancas parecem fora do lugar ao lado das colinas onduladas, das cercas de pedra e das pitorescas fazendas do interior de Yorkshire. As “bolas de golfe”, ou radomes, superam os prédios nesta minúscula base militar norte-americana no norte da Inglaterra. Eles abrigam receptores e transmissores de satélite que ajudam os funcionários da Menwith Hill a cumprir a missão de fornecer "suporte de inteligência para os interesses do Reino Unido, dos EUA e dos aliados", segundo o site base. Ultimamente, instalações como a de Menwith Hill foram alvo de escrutínio e críticas, após revelações feitas pelo agente da segurança nacional Edward Snowden de que os EUA estavam usando programas de vigilância da NSA para coletar secretamente informações sobre telefonemas e comunicações pela Internet em todo o mundo.

No entanto, apesar das notícias recentes, os moradores parecem despreocupados. "Você frequentemente se pergunta o que acontece lá", disse um trabalhador da fazenda que pediu para não ser identificado. "Se eles querem ouvir minhas conversas, seria um pouco chato para eles." John Fort, um vereador do condado de Yorkshire, disse que as pessoas que ele conhece apóiam a base, mesmo à luz das revelações de Snowden. "É como qualquer outra indústria, e é uma boa indústria porque, como resultado do que acontece, provavelmente vidas são salvas", disse Fort.

O papel preciso da base tem sido um pouco misterioso há anos. Em junho, o jornal The Guardian publicou um artigo baseado em documentos de Snowden que implicava fortemente que Menwith Hill tinha uma enorme capacidade de interceptar transmissões via satélite. "Por que não podemos coletar todos os sinais o tempo todo? Parece um bom projeto de verão para Menwith ”, disse o diretor da NSA, Keith Alexander, em documentos citados pelo The Guardian.

Embora seja uma operação da NSA, o site base descreve a base como um esforço cooperativo entre os EUA e o Reino Unido. Os ministros do governo do Reino Unido estão “totalmente informados sobre as atividades na RAF Menwith Hill como uma questão de curso e visitam a base como parte de seu padrão normal de deveres ministeriais”.

O mistério em torno da base se estende até mesmo no mundo das corridas de pombos. Uma corrida de 2012 fez manchetes em vários meios de comunicação quando um grande número de pombos foram relatados para ter desaparecido. Uma suspeita foi relatada que Menwith Hill, que estava perto do curso dos pombos, de alguma forma interferiu com o instinto de direção das aves. Os oficiais da base parecem satisfeitos em manter a mística em torno da instalação.

"Não vou discutir operações", disse o líder do esquadrão, Geoff Dickson, em um email. "Por favor, fique longe dessa área." O compromisso com o sigilo também é evidente entre a força de trabalho da base. Falando com Stars and Stripes, Pfc. Christopher Chandler, da 66ª Brigada de Inteligência Militar, lutou para descrever seu trabalho militar, preocupado em revelar mais do que deveria. Ele diz que nem sequer fala sobre o seu trabalho quando ele chama de lar para os Estados Unidos.

"A única coisa que lhes digo é como a Inglaterra é", disse Chandler, analista de sinais

Ainda assim, existem alguns críticos da base. A Campanha pela Responsabilização das bases americanas encena um protesto semanal no portão principal da base. Além das preocupações com a espionagem, eles também estão preocupados com o que descrevem como o uso de violência pelos Estados Unidos em todo o mundo. Lindis Percy, que lidera a campanha, tem uma maneira relativamente simples de mostrar seu ponto de vista.

Ela está na rua do lado de fora do portão principal, segurando uma bandeira dos Estados Unidos de cabeça para baixo e escrevendo nela protestando contra a prisão na Baía de Guantánamo. Ela pára de sair de veículos por alguns momentos com a bandeira na frente dela, e depois se afasta com um arco. "Então, o que fazemos aqui ... é dizer às pessoas da base que trabalham aqui que hoje à noite há apenas alguns de nós que estão profundamente preocupados com o que você está fazendo", disse Percy.

Her demonstration, however, does not seem to draw much support from the local community. This may stem from the fact that locals are happy to reap the benefits of Menwith Hill. There are about 2,200 U.S. and U.K. workers at the base, according to the base website. About a third of the workers are active-duty military, a third are U.S. civilians and a third are U.K. nationals.

Dickson said in a phone interview that the base reaches out to the local community, putting up stalls at local shows, inviting handicapped children to base for a mini-Olympics and providing “enhanced police presence” to the community.

Leia também - Um Hotel para quem não tem medo de altura

“I think we give a lot, and we’re welcome because of it,” Dickson said. Sua demonstração, no entanto, não parece atrair muito apoio da comunidade local. Isso pode se originar do fato de que os moradores locais estão felizes em colher os benefícios de Menwith Hill. Existem cerca de 2.200 trabalhadores dos EUA e do Reino Unido na base, de acordo com o site base. Cerca de um terço dos trabalhadores são militares da ativa, um terço são civis dos EUA e um terço são cidadãos do Reino Unido.

Dickson disse em uma entrevista por telefone que a base estende a mão para a comunidade local, montando barracas em shows locais, convidando crianças com deficiências a se prepararem para uma mini-Olimpíada e fornecendo “presença policial melhorada” à comunidade.

"Acho que damos muito e somos bem-vindos por causa disso", disse Dickson.

verusa3

verusa4a

Correção

A versão original deste relatório, publicada em 1º de agosto de 2013, continha informações imprecisas. Pfc. Christopher Chandler é membro da 66ª Brigada de Inteligência Militar.

 

Fonte: https://en.wikipedia.org
           https://www.stripes.com