PESSOAS ESPECIAIS

Manly Palmer Hall - Parte 2

hall7Em sua Mensagem pelo 50º aniversário da The Rosicrucian Fellowship (1959), Hall relata que ao longo do tempo desenvolveu sincera afeição pela Sra. Heindel, e como era mútua, passavam considerável tempo juntos. Nessas ocasiões, ela lhe contava cousas acerca da vida de seu marido, e do sacrifício que ele fez para difundir os Ensinamentos Rosacruzes e estabelecer a Sede Mundial. Nessa ocasião Manly P. Hall era ministro da Church of the People, uma grande Igreja evangélica em Los Angeles. Com muita resistência conseguiu persuadir a Sra. Augusta Foss Heindel a fazer uma exceção e proferir uma conferência pública na Igreja do Povo (The Church of the People). Foi um acontecimento afortunado. Mrs. Heindel discursou para um entusiástico auditório de aproximadamente oitocentas pessoas.

A maestria do jovem na abordagem de assuntos metafisicos e misteriosos, atraiu benfeitores que financiaram seus projetos de pesquisa. Hall tornou-se o beneficiário de Caroline e Estelle Lloyd, uma mãe e uma filha abastadas, petencentes à família Lloyd, uma dinastia de petróleo  de Ventura,  que doou milhões de dólares para os projetos de Hall. Em 1923 a sua generosidade associada aos esforços de sua própria congregação possibilitou uma viagem ao redor do mundo que pode servir de inspiração e de informação para a sua   enciclopédica obra prima,  The Secret Teachings of All Ages (Os Ensinamentos Secretos de Todas as Idades).  Hall empreendeu sua primeira viagem ao redor do mundo para estudar a vida, costumes e religiões de países da Ásia e da Europa. Navegou para fora de São Francisco em  5 de dezembro 5, 1923, chegando à Yokohama, no final de dezembro desse ano, após um enorme terremoto que havia devastado esta cidade japonesa.

Anos mais tarde, ele lembrou: "encontramos uma cidade de meio milhão de pessoas sem um único edifício de pé. Encontramos dor, tristeza, e infortúnio em cada mão. Mas pela primeira vez fiquei consciente da qualidade do  caráter dos japoneses, que muito me impressionou." Seu guia turístico lhe conduziu para o principal hotel em Yokohama. Chegando lá, só encontraram  escombros. O cavalheiro japonês, pediu-lhe para fazer uma pausa de apenas alguns momentos para fazer uma oração no bloco onde sua família havia morrido. Sua mãe, seu pai, sua esposa e seus filhos todos tinham morrido juntos. Após tal experiência com o guia japonês, Hall perguntou-lhe, "Como você se sente com tudo isto? O que significa isto?" Ao que o cavalheiro japonês respondeu, "Eu tenho fé. Acredito. . . Devo aceitar. Eu não posso questionar. Penso que eles ainda estão vivos. Creio que irão renascer novamente. Creio que eles vão viver aqui. Creio que não há fim. E, com esta esperança da continuidade de suas vidas eu tenho paz." Mais tarde partiu para a Coreia, visitou Pequim, China, e passou pela Birmânia e alcançou a Índia, chegando assim que Gandhi foi libertado da prisão após uma greve de fome. Pronunciou uma palestra em Calcutá e sua presença foi notada nos jornais locais. Viajou através do Egito e mais tarde fixou-se no centro da Itália. Reconheceu estas 38.000 milhas de viagem como um dos mais importantes episódios de sua vida.

Em 1926, como lider da Igreja do Povo, editou uma revista entitulada The All Seeing Eye.  A crença na reencarnação havia se tornado muito popular na California. Através da influência de benfeitores, o jovem erudito teve acesso, no início da segunda década do século XX,  à alguns dos mais raros manuscritos no Museu Britânico e vivendo em New York, entre 1926 e 1928, encontrou grandes recursos para suas pesquisas na grande sala de leitura da Biblioteca Pública de New York.

Transformado de uma criança doente em um surpreendentemente forte e solidamente construído jovem, Hall entrou nesta biblioteca todos os dias durante dois anos. Os livros que ele procurava estavam sempre disponíveis - simultaneamente tempo uma lembrança feliz e sombria por refletir o desinteresse cultural nos temas que ele amava. Acumulando uma bibliografia de cerca de 1.000 entradas, Hall publica, em 1928, aos 27 anos de idade, The Secret Teachings of All Ages: An Encyclopedic Outline of Masonic, Hermetic, Qabbalistic and Rosicrucian Symbolical Philosophy ( Os Ensinamentos Secretos de Todas as Idades: Um Esboço Enciclopédico Filosófico de Maçonaria, Hermetismo, Cabala, e Simbolismo Rosacruz ), um dos mais complexos e profundos compêndios sobre a sabedoria esotérica da Antiguidade, livro amplamente considerado como sua obra magna, que projeta uma rara luz sobre muitos aspectos de temas fascinantes e pouco entendidos da mitologia, religião, cosmologia e filosofia.

Em 1933, aos 32 anos, Hall escreveu a introdução do livro Blavastsky and the Secret Doctrine ( Blavatsky e a Doutrina Secreta), livro inédito, publicado catorze anos após a morte física de Max Heindel. "Max Heindel foi um pioneiro em cristianismo místico e madame Blavatsky foi uma pioneira em ocultismo oriental. ambos estabeleceram sistemas de pensamento  que se propagaram rapidamente através de uma humanidade animicamente faminta. Não legaram apenas suas próprias organizações, mas sementes que plantadas nos corações dos homens tem gerado muitos frutos em várias partes do mundo, onde outras organizações tem sido estabelecidas segundo linhas semelhantes."

hall2

Em 1934, Hall, que alimentava o sonho de criar uma escola de pensamento  modelada na antiga escola pitagórica de Crotona,  fundou a Philosophical Research Society (PRS), em Los Angeles, Califórnia, uma organização sem fins lucrativos com a finalidade de fornecer às pessoas pensantes, acesso a amplo e profundo ao campo da literatura da sabedoria, promovendo o estudo de filosofia, metafísica, religião comparada, mitologia e ciencias ocultas. Seu objetivo é permitir ao individuo o desenvolvimento de uma filosofia de vida madura em associação com uma diversificada e estimulante comunidade de outras pessoas, cada qual dedicada a compreender e apreciar as suas únicas possibilidades no desdobramento universal padrão. A organização é totalmente livre de controle doutrinário, política ou religiosa, proporcionando um ambiente protegido de qualquer interesse que pretendam coagir ou converter. Em 1935 marcou o terreno para construir o primeiro edifício do complexo. Novas instalações foram adicionadas em 1950 e 1959. A Philosophical Research Society se tornou  um importante centro para a investigação  e divulgação da antiga sabedoria nos Estados Unidos e outros países. Possui uma biblioteca de mais de 50.000 volumes; edita e vende livros metafísicos e espirituais, principalmente aqueles escritos por Manly P. Hall.

Manly P. Hall casou-se duas vezes, mas não teve filhos. O primeiro casamento terminou com o falecimento de sua primeira esposa, Fay Bernice Hall, em 22 de fevereiro de 1941. Sua segunda esposa foi Marie Bauer Hall. Marie Bauer Hall nasceu na Alemanha, em 25 de junho de 1904. Cresceu católica, sendo educada em um  convento de formação de professores. Com 18 anos ela garantiu uma passagem  para os Estados Unidos da América, e tornou-se uma babá de duas crianças pequenas. Marie foi casada com George Bauer com quem teve  dois filhos. Após o divórcio ela casou-se com  Manly Palmer Hall, em 1950. Manly faleceu em agosto de 1990, e Marie faleceu em  21 de abril de  2005 com 100 anos de idade. Certa ocasião, Marie disse: "Há três coisas importantes que aconteceram na minha vida - 1) Tornar-se a mãe dos meus dois filhos; 2) Unir-se a  Manly Palmer Hall com os seus efeitos ao longo da vida, e casar-se com ele; 3) Investigação sobre a possibilidade de Francis Bacon ter sido  o verdadeiro autor das obras de Shakespeare.

Em 1958, posteriormente à  segunda Guerra Mundial (1939-1945), Hall escreveu o Secret Destiny of America. Em 1986, Hall completou seu livro The Rosicrucians and Magister Christoph Schlegel: Hermetic Roots of America.

Em 1908, Max Heindel escreveu: " O confronto entre a luz e as trevas no mundo físico está intimamente relacionado, nas escrituras das diferentes relgiões, com a luta dos poderes da luz e da vida espirituais contra aqueles da escuridão e da ignorância. Esta verdade foi universalmente difundida entre todos os povos em todas as épocas. Os mitos dos dragões assassinos e seus matadores encarnam a mesma verdade: os gregos falam da vitória de Apolo sobre Python e de Hércules sobre o dragão das Hespérides. Os escandinavos contam do confronto de Beowulf matando o dragão de fogo e de Siegfried triunfando sobre o dragão Fafner, e nós temos o nosso São Jorge matando o dragão. Em nossa época materialista estas verdades estão sendo temporariamente relegadas ao esquecimento, ou consideradas conto de fadas, sem nenhum apoio verídico. Mas tempo virá, e não está muito longe, em que essas relíquias serão restauradas e novamente respeitadas como corporificação de grandes verdades espirituais."  Coube a Manly P. Hall empreender tal trabalho.

hall8

Manly P. Hall, o fundador da Philosophical Research Society e seu primeiro presidente, foi um pesquisador e amigo da sabedoria, a própria definição de um filósofo. Teve a coragem e a força intelectual para procurar sabedoria  em locais desconhecidos ou esquecidos pela maioria dos homens. Vivendo numa época em que a maioria dos americanos só olhavam para as outras culturas e tradições de forma etnocentrica, falou e escreveu extensivamente, da sabedoria encontrada em todas as antigas tradições. Numa época em  que o estudo sério de outras religiões foi anátema para a maioria, ele encontrou  um profundo cruzamento  em linhas culturais e revelou a interconexão das  raizes  das modernas expressões religiosas. Nem Guru nem Santo. Não reinvindicou qualquer alegação de perfeição; longe disso, mas seu trabalho é extremamente raro em sua grande extensão, o grau de pormenor e de síntese. Abraçou a sabedoria de cada tradição, e, com um comando de fluidos complexos e obscuros os seus conteúdos, trabalhando no sentido de expressar as suas verdades unificadoras. Através dos últimos 60 anos de sua vida escreveu amplamente e fez inúmeras palestras, variando seus textos sobre o amplo domínio do oculto e temas correlatos, incluindo temas históricos e religião comparada. No âmbito da The Rosicrucian Fellowship (Fraternidade Rosacruz)  escreveu o prólogo dos livros "Blavatsky e a Doutrina Secreta", de Max Heindel, publicado 14 anos após a passagem do autor ao Oriente Eterno  e  "A Astrologia e as Glândulas Endócrinas", de Augusta Foss Heindel",  publicado em 1936 além de muitos artigos na Revista Rays from the Rose Cross, criada em 1913 por Max Heindel, editada pela Fraternidade Rosacruz. Aos 58 anos, em mensagem à Fraternidade Rosacruz, escreveu: "Quando nos tornamos mais velhos, temos a tendência para a nostalgia. Lembro-me especialmente daqueles dias serenos e felizes em Mount Ecclesia. Como mulheres que criam com cuidado a infância com seu vigoroso caráter, aprofundam o discernimento e ajudam-nos a ser sempre sinceros aos ditames do coração e da consciência."

hall6

"Para aprender a viver, estudar e crescer, e o crescimento é a medida da vida, a mente deve aprender a pensar, o coração a sentir e as mãos a trabalhar. Quando forem educados para alcançarem seu ponto mais alto, então é o momento de oferecê-los ao serviço do seu próximo, e não antes." Hall sempre insistiu neste ponto, antes de se enveredar numa carreira esotérica, os alunos devem primeiro criar uma boa e sã personalidade a partir da qual decorre tal empreendimento, o que é explicado em seu livro, Self Unfoldment By Disciplines of Realization. Seu legado é mais de 200 volumes impressos, 8000 palestras, uma das melhores bibliotecas no  campo da filosofia e tradições misticas, uma sociedade e uma Universidade e que dão continuidade ao espírito universal de pesquisa e aprendizagem. MPH foi amplamente reconhecido como um sábio nos domínios da religião, mitologia, misticismo, e ocultismo. Seus prolíficos escritos, cujo melhor representante é seu compêndio enciclopédico  The Secret Teachings of All Ages, abordam praticamente todos os aspectos do ocultismo ocidental, chegando a ter milhões de leitores, entre os quais o  cantor Elvis Presley, o ator Bela Lugosi, o produtor cinematográfico Cecil B. DeMilleo, o astronauta Edgar Mitchell, o   governador Goodwin Knight, Harry Truman que foi presidente dos E.U.A., e o psiquiatra Carl Gustav Jung, que ao escrever Psicologia e Alquimia, tomou material emprestado da coleção particular de MPH.

hall10

Em 1953,  foi honrado com o título de cavaleiro patrono do Masonic Research Group of San Francisco, sendo reconhecido pela Jewel Lodge No. 374, San Francisco em 22 de novembro  de 1954. Posteriormente recebeu o seu 32 ° no Vale do São Francisco AASR (SJ). Em 1973 (47 anos após escrever The Secret Teachings of All Ages), Hall recebeu seu 33 º na maçonaria, a maior honra conferida pelo Supremo Conselho do Rito Escocês, numa cerimônia realizada em 8 de dezembro na Philosophical Research Society . Manly P. Hall faleceu em 29 de agosto de 1990 em sua casa em Hollywood, devido a um acidente vascular cerebral. Uma semana antes da morte física de Hall, que se encontrava  enfermo e abatido, aos 89 anos de idade, o então secretário da PRS, Daniel Fritz garantiu sua assinatura obtendo controle do património pessoal de Hall, bem como o da PRS, em conjunto avaliado em milhões de dólares. Após conflitos judiciais com a viúva e enteados de MPH e outros membros da PRS, os planos de Fritz foram frustrados, e o mesmo demitido da PRS.  A partir de então foi possivel  celebrar um acordo entre seus herdeiros legais,  a  PRS e a viúva de MPH, garantindo a  continuidade do trabalho por ele iniciado através da sociedade por ele fundada, a PRS - Philosophical Research Society, e da UPRS - The University of Philosophical Research, desdobramento da mesma.   Hall evitou escrever materiais autobiográficos durante a sua vida, e seu volume sobre sua avó materna, "Growing Up With Grandmother", escrito em 1985, e sua Mensagem pelo 50º aniversário da The Rosicrucian Fellowship constituem as duas mais conhecidas  das poucas informações autobiográficas por ele deixadas.


"Assim, ao discípulo da antiga sabedoria é ensinado a perceber que o homem não é essencialmente uma personalidade, mas um espírito." - Manly P. Hall


Fonte: http://www.fraternidaderosacruz.org/mph1901.htm