PESSOAS ESPECIAIS

O Segredo do Prana - Parte 2

prana15Como o Prana gera o corpo  - Sem o Prana, o corpo físico não é mais do que um bocado de barro. É o Prana que esculpi essa massa gelatinosa tornando-a membros e órgãos do corpo. Isso se faz através da criação de diversos canais ou Nadis, através dos quais o Prana opera e energiza a matéria bruta em diversos tecidos e órgãos. OPrana Vayu move-se da cabeça e cérebro em direção ao coração. Existem sete aberturas ou canais na cabeça, os dois olhos, os dois ouvidos, as duas narinas e a boca. Esses são chamados os sete Pranas ou sete Rishis no pensamento védico. Udana assiste o Prana criando os canais de energia na cabeça e pelo corpo todo. Poderia se dizer que todo o corpo físico é uma extensão da boca, que é o principal órgão de atividade física, capaz de se alimentar e auto-expressar.

Apana Vayu atua nos canais da parte baixa do corpo, nos sistemas urinário-genital e excretor. Samana Vayu se move na parte central do corpo, regendo o sistema digestivo e a região em volta do umbigo. Abre os canais dos intestinos e órgãos como o fígado e o pâncreas. Vyana Vayu cria os canais que se movem em direção a periferia do corpo, os braços e as pernas. É o que cria as veias as artérias e também os músculos, as articulações e os ossos.

Em suma, Samana Vayu cria o tronco (que domina o trato gastrintestinal), enquanto Vyana Vayu cria os membros. Prana e Apana criam as aberturas ou os orifícios, superiores e inferiores, respectivamente.
 
Entretanto o prana não existe somente no nível físico. A região do umbigo é o principal centro vital do corpo físico. O coração é o principal centro do Pranamaya Kosha. A cabeça é o principal centro do Manomaya Kosha.

O Prana e a Respiração

Respirar é a principal forma de atividade prânica do corpo. O Prana governa a inalação.Samana governa absorção de oxigênio que ocorre principalmente durante a contenção da respiração. Vyana governa a circulação. Apana governa a exalação e elimina o dióxido de carbono. Udana governa a exalação e libera os efeitos positivos do Prana através da respiração, incluído a fala que ocorre enquanto estamos exalando.

O Prana e a Mente

Também a mente tem sua energia ancorada no Prana. Derivando-se do alimento, da respiração e das impressões externas. O Prana governa a energia que entra através dos sentidos. Samana governa e digestão mental dessa energia. Vyana governa a circulação mental. Apana governa a eliminação de idéias tóxicas e emoções negativas. Udana governa a energia mental positiva, a força e o entusiasmo.

Num nível psicológico, o Prana governa nossa receptividade

para com a fonte positiva que nos nutre, através dos sentimentos e do conhecimento que nos chegam pela mente e pelos sentidos. Quando transtornados, estes sentimentos ou pensamentos causam o desejo equivocado e uma ânsia insaciável por alguma coisa. Nós nos encontramos perdidos, desorientados e geralmente desequilibrados.

Apana, num nível psicológico governa a habilidade de eliminar pensamentos e emoções negativas. Quando em desequilíbrio causa depressão e nos sentimos entupidos por experiências indigestas que nos põe para baixo, nos tornando amedrontados, oprimidos e fracos.

Samana Vayu é o que nos nutre, dando contentamento e equilíbrio mental. Quando em desequilíbrio traz apego e possessividade . Nós nos apegamos ás coisas e nos tornamos possessivos.

Vyana Vayu nos dá liberdade de movimento e independência mental. Quando em desequilíbrio provoca isolamento, ódio e alienação. Nos tornamos incapazes de nos unir aos outros ou de nos mantermos conectados ao que fazemos.

Udana traz satisfação e entusiasmo e auxilia a despertar um potencial mais criativo e espiritual. Quando desequilibrado causa orgulho e arrogância. Nos tornamos instáveis, tentando subir demasiado, perdendo o contato com as raízes.

Aspectos Espirituais do Prana

Todos os Pranas tem muitas ações especiais nas práticas yogis. Num nível espiritual, Samana Vayu governa o espaço dentro do coração (antar hridyakasha) no qual o verdadeiro Self , o Atman reside como uma tocha de cinco flamas, governando o espaço central interno de antariksha. Samana regula o Agni com combustível, que deve se manter queimando uniformemente. Sem a paz e o equilíbrio de Samana não é possível retornar ao centro do ser ou concentrar a mente.

Vyana governa o movimento do Prana através das Nadis, mantendo-as abertas, claras, limpas e em funcionamento equilibrado. Apana nos protege das influências astrais negativas e dos falsos professores. O Prana em si nos dá a inspiração apropriada para alimentar nosso desenvolvimento espiritual.

Udana governa a expansão da consciência e leva a mente a outros estados durante o sono e aos planos da vida após a morte. Udana também governa o movimento da energia para cima na shushumna nadi.

A mente se move com udana Vayu. É o que nos leva aos estados dos sonhos e do sono profundo. Após a morte é o que leva a alma aos planos astral e causal. Udana é freqüentemente o mais importante dos Pranas para o crescimento espiritual.

Ao praticarmos yoga os aspectos sutis do Prana começam a despertar. Isso pode causar vários movimentos energéticos incomuns no corpo e na mente, inclusive a ocorrência de vários movimentos espontâneos ou kriyas. Podemos sentir uma nova expansão de energia (Vyana sutil), grande paz (Samana sutil), uma sensação de leveza ou levitação (Udana sutil), profunda sensação de estabilidade (apana sutil) ou apenas vitalidade incrementada e sensitividade (Prana sutil).

Trabalhando com o Prana

A alimentação apropriada incrementa enormemente o Prana no nível físico. Isso também requer eliminação apropriada. De acordo com o pensamento ayurvêdico o Prana dos alimentos é absorvido no intestino grosso, particularmente na parte superior deste órgão, que não é simplesmente um órgão de eliminação. Por esta razão o Apana Vayu é o mais importante dos Pranas para a saúde física.

Dizem os Vedas que os mortais se alimentam de comida com Apana enquanto os deuses se alimentam de comida com Prana. Os tecidos físicos são mortais. Os sentidos são imortais. O alimento correto é o que sustenta o Apana. Impressões corretas suportam o Prana. Por isso não apenas os fatores externos como o contato com a natureza,mas também as práticas como rituais, visualizações são importantes, assim como terapias sensoriais envolvendo cores, sons e aromas.

Pranayama

A principal maneira de se trabalhar com o Prana é através da prática de pranayama, ou exercícios de respiração yogi. O yoga enfatiza a purificação do corpo (deha suddhi) e a purificação da mente (citta suddhi) como um meio de auto-realização. Por esta razão o Yoga enfatiza a dieta vegetariana rica em Prana ou alimentos cheios de energia vital assim como uma mente enraizada nos valores éticos como verdade (satya) e não- violência (ahimsa). Uma mente impura, intoxicada ou um corpo/mente desequilibrado não pode realizar seu Eu (Self) mais elevado. Portanto a chave para a purificação do corpo e da mente está no Prana. Com esse propósito o principal método de purificação está em "limpar" as nadis ou canais de energia por onde o Prana circula (Nadi-sodhana).

Enquanto todo Pranayama tenha esse efeito, o mais importante é a respiração alternada, que busca equilibrar as correntes direita e esquerda de Prana. De acordo com o sistema yogi o corpo e todos os canais de energia obedecem a uma predominância na circulação de energia pelo lado direito ou esquerdo. O lado direito do corpo é o masculino, a natureza solar. O lado esquerdo é o feminino ou a natureza lunar. A nadi do lado esquerdo ou de natureza lunar é kapha ou predominada pelo elemento água e incrementa a energia do lado esquerdo do corpo. Esta relacionada com atividades como descansar, dormir, relaxar. A nadi direita ou solar é Pitta ou predominada pelo fogo e incrementa a energia do lado direito. Está relacionada a atividades como a digestão, o trabalho e a concentração.

Respiração nasal regular e alternada é o mais importante método para manter o Prana ou energia em equilíbrio. Outro método é unindo o Prana e o Apana. O Apana, que está alinhado com a força da gravidade, normalmente se move para baixo resultando não apenas em doença e morte mas também no movimento da consciência para baixo. O Prana por outro lado tende a se mover para cima através da mente e dos sentidos e é nosso portão de acesso para as energias superiores.

As praticas yogi requerem trazer o apana para cima.O Prana deve ser direcionado para baixo para se unir ao Apana. Isso ajuda e equilibra todos os Pranas. Assim fazendo o fogo interno ou Kundalini se concentra na região do umbigo. Mula Bandha é uma importante prática nesse sentido.

Mantra e Meditação

As práticas respiratórias trabalham com o Pranamaya Kosha. Entretanto o Prana ou energia mental pode atuar da mesma forma. Cor e som (música) são importantes formas de direcionar a energia mental. A melhor técnica nesse sentido é o mantra, particularmente sílabas únicas, ou bija mantras como o OM, que criam vibrações (Nada) que podem auxiliar a endereçar a energia diretamente para o subconsciente.

A meditação em si cria espaço na mente, serve para trazer mais Prana para a mente. Com a mente é induzida a um estado de silêncio e receptividade,como a expansão do céu, uma energia nova se apossa do ser interior, capaz de operar grandes transformações.

Na verdade todos os caminhos do yoga são baseados no Prana. Bhakti Yoga ou o yoga da devoção traz transformações prânicas através da união com o Divino Ser e o Divino Prana. Todo o Karma Yoga ou serviço, se baseia no alinhamento com a vontade do Divino Ser também. Isso também nos provê com mais Prana, não apenas para agir externamente mas para nos desenvolvermos internamente.

O Yoga Clássico ou Raja Yoga se baseia no controle da atividades mentais (Citta-vrittis). A vibração da mente (Citta-spanda) segue a vibração do Prana (Prana-spanda). Portanto Pranayama ajuda a controlar a mente. Também ajuda a controlar os sentidos (Pratyahara) pois recolhe nossa consciência retraindo os sentidos. O próprio Hatha-Yoga está principalmente preocupada com o Prana, e mesmo os Asanas ocorrem como uma manifestação do Prana. Muitos grandes yogis não aprendem asanas através de praticas mecânicas mas são ensinados através do poder de seu Prana desperto.

Até mesmo Jnana Yoga ou Yoga do conhecimento depende de um forte desejo e concentração. Sem um bem desenvolvido Udana Vayu não é possível ser bem sucedido. No yoga do conhecimento o Prana do questionamento deve ser criado, o que significa questionar nossa própria natureza não apenas mentalmente mas em todas as nossas atividades diárias. Isto requer que essa inquisição ocorra através do Prana e não simplesmente através da mente superficial externa.

Realmente, como diz nos Vedas, estamos todos sob o controle do Prana. O Prana é definido como o Sol que distribui vida e luz à todos e penetra no coração e no ser (Self) de todas as criaturas. O Prana nos dá a vida e nos permite agir. Não é o medíocre e pequeno ego, atribuindo a si mesmo os efeitos do Prana, que realmente faz alguma coisa. Nós precisamos aprender a nos abrir e dar as boas vindas a grande força do Prana e buscar trazer essa energia para nossas vidas e ações. Este é um dos grandes segredos do Yoga.