PESSOAS ESPECIAIS

Charles Webster Leadbeater

ertwesCharles Webster Leadbeater nasceu em 17 de fevereiro de l847, em Stockport, Cheshire, Inglaterra. No começo de 1934, o Bispo Leadbeater saiu para revisitar Sidney. Durante a viagem, ele ficou doente e morreu em Perth, Austrália Ocidental, em ls de março, poucas semanas após seu octagésimo aniversário. Reservado, introvertido, autocrático, excentrico em certas atitudes, e algumas vezes irritável com as colisoes e incompatibilidades oriundas de experiencias dispares, ele nao revelava facilmente seu eu pessoal. Permitia que o falátorio ou as opinioes de outras pessoas sobre si mesmo permanecessem sem serem corrigidas, quer fossem favoráveis, desfavoráveis ou simplesmente falsas. Como o número daqueles que receberam o impacto direto de sua inspiradora e algumas vezes formidável personalidade reduziu-se, ...

o Bispo Leadbeater é conhecido hoje em dia quase que exclusivamente através de seus escritos e através dos movimentos e instituiçoes que ele estabeleceu ou ajudou a estabelecer. E muito poucos foram aqueles capazes de acompanhá-lo em toda a gama de seus notáveis e variados interesses.

Leia também - Eliphas Levi

Seja como uma personalidade histórica ou como o autor de mais de vinte livros notáveis, ele conquistou um imenso poder com sua imperturbável concentraçao de propósitos, e sua capacidade de nao levar em conta e nao prestar atençao ao que ele considerava irrelevante. Leadbeater francamente reconhecia que aquilo que ele descrevia era algumas vezes diferente do que outras pessoas descreviam. Tudo o que ele tentava fazer era descrever as coisas como as via, e se isso fosse útil para qualquer outra pessoa ele ficava satisfeito. Ele era bastante inclinado r idéia de que, uma vez que o que é realmente indescritível nao pode ser descrito, todas as tentativas de descriçao pelo menos apontam para as mesmas realidades subjacentes, mesmo quando as descriçoes envolvem incompatibilidades mútuas.

Assim como sua mestra, Madame Blavatsky, veio a ser reconhecida como a maior ocultista que veio a público no século XIX, do mesmo modo C. W. Leadbeater provavelmente venha a ser considerado como o maior a surgir no século XX, ou pelo menos em quase um século após a morte de Madame Blavatsky. Quando buscamos nos aproximar deles, lendo o que escreveram ou contemplando suas vidas de dedicaçao e trabalho penoso que levaram, somos em cada caso levados ao contato com uma vida moldada por uma firme coragem e uma indômita lealdade. Em Leadbeater, a impressao destas qualidades é aumentada por aquela confiante imperturbabilidade que tao fortemente sugere um homem que sabia tanto para onde estava indo, quanto aquilo que tinha que fazer. Para muitos isso o colocou, em alguma medida, como sendo "alguém com autoridade", e ele continuará a exercer uma poderosa influencia sobre as mentes e valores de muitas pessoas nas geraçoes vindouras.

webs2

Como escritor, Leadbeater tinha um estilo simples e claro, de notável distinçao, e podia transmitir suas idéias com grande lucidez. Nao era, entretanto, um escritor que criasse uma atmosfera especial, nem possuía a habilidade de um novelista para apresentar um personagem. Aqueles de seus escritos que sao transcriçoes de palestras que ele deu sao poucos animados e muitos repetitivos, particularmente em sua velhice.

A clareza e lucidez de seus escritos podem algumas vezes ter obscurecido seu significado, fazendo com que aquilo que ele disse parecesse demasiadamente fácil e possível de ser compreendido em um nível muito superficial, mesmo pelos leitores menos atentos. Muitos procuravam seus escritos porque eles tinham uma leitura mais leve que o estilo pesado de Madame Blavatsky, bem como um vocabulário mais coloquial.

O enfoque do Bispo Leadbeater era sempre essencialmente factual e ético. Ele procurou descobrir como as coisas sao, a fim de decidir o que tinha que ser feito. Generalizaçoes teóricas nao eram coisas que ele considerasse muito seriamente ou lidasse com destreza ou originalidade. Ele nao era um metafísico ou um teólogo. O que ele disse em termos gerais era frequentemente apenas uma cortes concessao r maneira de outras pessoas colocarem as coisas e pode soar um tanto óbvio.

webs3

Em l906, centro de uma aguda controvérsia nos Estados Unidos, ele retirou-se da Sociedade Teosófica e dedicou-se a pesquisas clarividentes na Europa.

Leia também - Nikola Tesla

Em l909, convidado pela Sra. Besant, que agora era Presidente da Sociedade Teosófica, a reatar a sua filiaçao r Sociedade, ele assim o fez e estabeleceu residencia em Adyar.

Foi em Adyar, em 1909, que Leadbeater descobriu, como uma criança de notáveis qualidades, o jovem Jiddu Krisnamurti. A Sra. Besant imediatamente se interessou pelo menino e concordando com a impressao de Leadbeater a respeito do menino, tomou providencias para sua educaçao.

Suas faculdades psíquicas permitiram que ele rapidamente reconhecesse as qualidades potenciais de qualquer jovem e, em muitas ocasioes, ele pode perceber as qualidades que dariam r criança um excepcional carreira na vida adulta. Uma das pessoas em relaçao r qual ele fez um reconhecimento deste tipo foi um jovem ceilandes, C. Jinarajadasa, que foi com ele para Londres e foi seu aluno, juntamente com o jovem Sinnett.


Fonte: http://www.sociedadeteosofica.org.br