PESSOAS ESPECIAIS

A Saga de Franz Bardon: Mágico, Iniciado e Vítima do Nazismo

fraba1

Franz Bardon veio ao mundo em 1909, na extinta Tchecoslováquia, como o primogênito de uma prole de 13 filhos. Seu progenitor, Viktor Bardon, apesar de possuir um avançado desenvolvimento espiritual, não era um Iniciado. Diariamente, ele fervorosamente buscava um Mestre legítimo por meio de suas preces. A Divina Providência, atendendo a essas invocações, possibilitou que o espírito de um Grande Iniciado encarnasse no corpo de seu filho mais velho, Franz. Este espírito representava a última encarnação de uma Inteligência que já habitara corpos de Iniciados notáveis, como Apolônio de Tiana, o grande Mago grego contemporâneo de Jesus Cristo; Lao-Tse, o sábio chinês fundador do Taoísmo; e Michel de Nostradamus.

Ao adentrar a fase adulta, Franz Bardon, adotando o nome mágico de Frabato, passou a sustentar-se como mágico de palco e ilusionista. Conforme relata sua principal biógrafa, a discípula e amiga íntima Sra. Otti Votavova, ele era um verdadeiro "estouro"! Contudo, secretamente, era um Mestre das Artes Ocultas, alcançando notoriedade nos Círculos Iniciáticos alemães nas décadas de 1920/1930. Com a ascensão de Adolf Hitler e o advento do Nazismo, diversos grupos, incluindo a O.T.O. e a Franco-Maçonaria, foram proscritos, com alguns de seus membros sendo detidos. Sociedades Ocultas eram consideradas ameaças aos Regimes Totalitários, pois, por meio de seus ensinamentos, indicavam uma via de liberdade impossível de ser reprimida. Há relatos de que Hitler teria pertencido à lendária "FOGC" ou "Loja 99" de Magia Negra, e alguns de seus oficiais seriam membros da "Fraternidade de Thule" ("Thule Order"), que servia como instrumento externo de uma Ordem de Magia Negra Tibetana.

Por descuido de um dos discípulos de Bardon, que não destruiu a correspondência conforme ordenado por Bardon, Franz Bardon e seus seguidores foram detidos pelos Nazistas entre 1941/1942. Adolf Hitler ofereceu a Bardon altos cargos no Terceiro Reich, sob a condição de que ele ajudasse a Alemanha a vencer a guerra por meio de seus conhecimentos mágicos. Ao recusar-se a colaborar, Bardon foi submetido a torturas cruéis pelos Nazistas, incluindo operações cirúrgicas sem anestesia. Uma história conhecida relata que, durante uma sessão de chicotadas em Bardon e seus discípulos, um dos seguidores proferiu um encantamento cabalístico para imobilizar os torturadores. No entanto, o efeito do encantamento passou após algum tempo, resultando na vingativa execução do discípulo com rajadas de metralhadora.

Após recuperar a liberdade, Bardon retomou suas atividades ocultas e dedicou-se à cura. Demonstrou a capacidade de curar câncer até o 2º grau sem recorrer a cirurgias, utilizando medicamentos provenientes de plantas e fórmulas alquímicas. Tal êxito despertou inveja nos médicos da medicina oficial, cujos tratamentos químicos e nucleares não obtiveram o mesmo sucesso. Por meio de seus poderes mágicos, Bardon descobriu que Hitler havia fugido para outro país e passou por diversas cirurgias plásticas para evitar ser reconhecido.

Devido ao seu trabalho de cura natural, Bardon enfrentou problemas com o governo de seu país. A ideologia comunista então vigente na Tchecoslováquia pós-guerra perseguia todos os livre-pensadores, judeus, ciganos, maçons e indivíduos interessados em assuntos ocultistas ou esotéricos. Com a publicação de seus livros no final da década de 1950, diversas pessoas da Alemanha o visitaram. Aproveitando essa ocasião, médicos o acusaram de ser um espião do Ocidente, resultando novamente em sua prisão. Assim, Franz Bardon faleceu em 10 de julho de 1958, no hospital de um presídio militar tcheco.

Obras

As criações literárias de Franz Bardon representam um Sistema Mágico integral e aperfeiçoado, notavelmente embasado em fundamentos científicos e racionais. Suas obras enfatizam a prática, direcionando-se à consecução de resultados tangíveis, ao mesmo tempo em que são elucidativas, abrangentes e respeitáveis, refletindo a integridade e competência de um Mestre honesto.

Magia Prática - O Caminho do Adepto - (Originalmente intitulado "Initiation into Hermetics") - Publicado no Brasil pela Editora Ground, lamentavelmente, é a única obra de Bardon disponível em português. Este clássico do Ocultismo é dividido em uma seção teórica e uma prática. A porção teórica aborda temas como os quatro elementos, os fluidos elétricos e magnéticos da natureza, entre outros. A parte prática, por sua vez, é subdividida em dez graus, alinhados com a progressão do "adepto", oferecendo instruções detalhadas para o desenvolvimento do espírito, da mente e do corpo. Este Sistema Mágico é completo, embora seu método seja gradual, visando à perfeição, mas extremamente eficaz.

Prática de Magia Evocatória - Nesta segunda obra da trilogia, Bardon guia detalhadamente pelos mistérios da Evocação Mágica. Ele explana sobre como um Mago Branco evoca entidades positivas, como anjos e espíritos das esferas planetárias do Sistema Solar, contrastando com a evocação de entidades malévolas por Magos Negros. O leitor aprenderá sobre a importância do círculo mágico, do triângulo mágico, da vara mágica, vestimenta e outras ferramentas. Além disso, Bardon disponibiliza uma extensa coleção de selos de anjos, gênios e espíritos dos elementos, capazes de instruir o Mago em diversos temas universalmente reconhecidos, como alquimia, astronomia, adivinhação, etc., além de oferecer auxílio em situações pessoais ou profissionais.

A Chave da Verdadeira Kabbalah - No terceiro e último livro da trilogia, Bardon revela os mistérios do misticismo das letras e números da Verdadeira Kabbalah (diferente da Kabbalah Judaica, tratando-se, aqui, da Kabbalah Hermética). Ele instrui sobre como atingir o mais elevado nível de realização mágica através do conhecimento dos sons, cores, números e vibrações expressadas pela Kabbalah. Desse modo, o leitor aprende a criar palavras e sentenças que exercem efeitos no mundo físico, assemelhando-se aos milagres descritos em textos sagrados como a Bíblia.

Frabato, O Mago - Apesar de apresentado na forma de uma narrativa fictícia, esta obra constitui, na verdade, uma autobiografia de Franz Bardon. O Mago Frabato, que é o próprio Bardon, relata sua história na Alemanha da década de 1930, descreve sua batalha contra Magos Negros, expõe as forças ocultas por trás da ascensão do Terceiro Reich e compartilha os primórdios da missão espiritual que culminou na criação da trilogia sobre Hermetismo.

Perguntas e Respostas - Uma obra póstuma, na qual um discípulo de Bardon compilou, sob a forma de perguntas e respostas, anotações de ensinamentos orais transmitidos pelo Mestre aos seus discípulos.

REFERENCIAS:    YOUTUBE

                           WIKIPÉDIA

                           ZIGURATE

                           BIOGRAFIAS EXTRAORDINÁRIAS