PESSOAS ESPECIAIS

Entre Herói e Vilão: A Saga de Israel Regardie na Magia e Ocultismo

rafgo1Israel Regardie desempenhou um papel significativo no cenário ocultista inglês do 'fin de siècle', sendo reconhecido como portador da chama transformadora. Com uma autoridade que lembra um executor e a delicadeza de um santo, Regardie foi o arquiteto da grande mudança no ensino da magia ao longo do século XX. Suas ações foram interpretadas de maneiras diversas, alguns considerando-o como aquele que encerrou o sistema iniciático das ordens antigas, enquanto outros o veem como precursor de uma exploração mais livre e individual dos mistérios antigos. Seja visto como herói ou vilão, Regardie trouxe à luz o que antes estava oculto, deixando uma marca permanente no cenário da Magia Ocidental.

Nascido em 17 de novembro de 1907 em Londres, sob o nome de Israel Regudy, ele era filho de imigrantes judeus russos ortodoxos. A confusão clerical levou à mudança de sobrenome de sua família quando um de seus irmãos foi registrado no exército britânico como "Regardie". Em 1920, migraram para os Estados Unidos, onde, a partir dos 13 anos, Regardie iniciou seus estudos em arte e filosofia em Washington e Filadélfia. Sob a tutela de um tutor judeu, ele dominou o hebraico, habilidade valiosa em seus estudos posteriores da Cabala. Com fácil acesso à Biblioteca do Congresso, imergiu-se nos estudos teosóficos, yoga e filosofia hindu.

Sua conexão com Aleister Crowley ocorreu por volta dos 20 anos, quando ingressou no movimento rosa-cruz e tornou-se membro da Societas Rosacruciana in America (S.R.I.A.), alcançando o Grau de Zelator em um ano. Durante esse período, conheceu as obras do mago inglês Aleister Crowley, correspondendo-se com ele após a leitura do livro "Magick" e algumas edições da revista "The Equinox". Em 1928, aos 21 anos, Regardie viajou para Paris para trabalhar como secretário de Crowley, buscando aprender diretamente com a maior autoridade da época.

Os três anos subsequentes foram frustrantes para Israel, pois aprendeu pouco com Crowley apesar da proximidade. Optando por continuar seus estudos de forma independente, deixou a França em 1929 e casou-se com Maria Ferrari de Miramar no mesmo ano. Em 1930, coescreveu "The Legend of Aleister Crowley" com P. R. Stephenson, numa tentativa de restaurar a imagem de seu mestre prejudicada pelos tabloides ingleses.

É relevante destacar que o relacionamento entre Regardie e Crowley não foi harmonioso, com uma clara dinâmica de dominação por parte do último. Crowley frequentemente usava termos ofensivos para se referir a Regardie. Quando Crowley enfrentou dificuldades financeiras devido a processos judiciais, não pôde mais manter Regardie como secretário, dispensando seus serviços. Sem uma ocupação fixa, Regardie intensificou seus estudos e publicou os livros "A Arte da Verdadeira Cura" e "A Pedra Filosofal".

Em 1932, já atuava como secretário de Thomas Burke e lançou suas primeiras obras independentes, que foram consideradas suas obras-primas: "Um Jardim dos Pomegranates" e "A Árvore da Vida". O primeiro é resultado de anos de estudos cabalísticos, enquanto o segundo, claramente influenciado por Crowley, é considerado um dos tratados de magia prática mais perfeitos já escritos. Essas obras impulsionaram a ascensão de Regardie no cenário ocultista da época.

A Grande Rebelião de Regardie

Em 1934, Regardie associou-se à Stella Matutina, uma dissidência da renomada Hermetic Order of the Golden Dawn. Demonstrando significativo interesse e dedicação, avançou rapidamente na hierarquia do grupo. A ordem estava enfrentando conflitos internos, e Regardie criticava os membros por envolverem-se mais em disputas egocêntricas do que na prática mágica. Ao alcançar o grau de Theoricus Adeptus Minor, decidiu deixar a Ordem. Quando o grupo se dissolveu anos depois, Regardie estava em posse de documentos cruciais. Esses documentos foram compilados em uma obra em quatro volumes chamada "The Golden Dawn". O livro elevou sua fama, mas também gerou hostilidade dos antigos membros que se sentiram traídos pela divulgação pública do material. De qualquer forma, a obra serviu como ponto de partida para o posterior desenvolvimento da magia ocidental, conforme profetizado pelo próprio autor em "Um Jardim de Pomegranates":

"... É essencial que todo o sistema seja revelado ao público, para que não se perca para a humanidade. Pois é uma herança para todo homem e toda mulher - é seu direito de nascença. Meus motivos têm sido provar indubitavelmente que a Ordem não é mais o meio ideal de transmitir a Magia. Dada a divulgação parcial e irresponsável dos ensinamentos, uma apresentação mais adequada deste sistema é urgentemente necessária. Só assim pode-se dissipar o mal-entendido da Magia."

As várias organizações ocultas que surgiram após 1934, alegando serem continuadoras da antiga Golden Dawn, devem muito de seu conhecimento e popularidade a Regardie, graças à exposição da teoria e técnica mágica anteriormente mantidas em segredo. Com esse ato, ele encerrou definitivamente a sobrevida da organização, ao mesmo tempo em que eternizou o legado de seu tesouro oculto para as gerações futuras.

Os Últimos Anos na América

Em 1937, Regardie retornou aos Estados Unidos, dedicando quase duas décadas ao estudo da emergente ciência da psicologia. Matriculou-se em uma escola de Quiroterapia em Nova York, onde estudou psicanálise com Dr. E. Clegg e Dr. J. L. Bendit, e psicoterapia com Dr. Nandor Fodor. Posteriormente, publicou "O Pilar do Meio", oferecendo uma orientação passo a passo para a prática cerimonial, anteriormente cifrada em documentos herméticos da "Golden Dawn".

Ao se formar em 1941, alistou-se no exército dos Estados Unidos, servindo até o fim da II Guerra Mundial. Nesse período tumultuado, lançou o livro "O Romance da Metafísica", explorando o misticismo cristão. Após a guerra, inaugurou uma clínica de quiroterapia na Califórnia e iniciou aulas de psicologia no Los Angeles College of Chiropractic. Foi somente nessa época que ocorreu uma reaproximação com Aleister Crowley.

Durante toda sua vida, Regardie foi comparado a Crowley, o que o incomodou ao longo de sua carreira. Sua redenção veio com a publicação da considerada melhor biografia de Crowley, "O Olho no Triângulo". Pat Zalewski, autor de "The Secret Inner Order Rituals of the Golden Dawn", escreveu sobre isso:

"Um de seus ódios de estimação era quando as pessoas o associavam ao método de magia thelemita e ao Livro da Lei. Posso lembrar-me dele batendo na mesa de jantar uma noite e dizendo: 'dane-se, sou um homem da Golden Dawn e não um thelemita, e eu queria que as pessoas percebessem isso'."

Regardie continuou trabalhando incansavelmente por muitos anos, aposentando-se apenas aos 74 anos quando mudou-se para o Arizona. Quatro anos depois, faleceu de um ataque cardíaco durante um jantar com amigos em um de seus restaurantes favoritos. Em 10 de março de 1985, Regardie concluiu sua missão na Terra.

REFERENCIAS:      WIKIPÉDIA

                             YOUTUBE

                             WOOK

                             GOODREADS

                             EVERAND