PESSOAS ESPECIAIS

Sexualidade, Arte e Poder: Explorando o Legado de Austin Osman Spare no Ocultismo Moderno

oculpra1Austin Osman Spare destacou-se como um notável artista gráfico de sua época, simultaneamente exercendo proficiência como ocultista, dedicado a uma forma de magia típica dos adeptos do Caminho da Mão Esquerda. Esse termo, frequentemente mal interpretado, conforme esclarece Kenneth Grant em "Aleister Crowley and the Hidden God," designa especificamente o caminho utilizado por aqueles que empregam energias sexuais para dominar os mundos invisíveis. Reconhecido como Mestre nesse Caminho, Spare fundou o movimento Zos Kia Cultus, cujo acesso à corrente mágica não se limita à pertença a fraternidades esotéricas, exigindo, mesmo à época de Spare, uma sintonia com o Espírito do Culto para usufruir dessa poderosa prática mágica.

A vida pessoal de Spare, embora intrigante, contribui minimamente para sua obra. No entanto, alguns detalhes biográficos são fornecidos aqui para contextualizá-la temporalmente. Desde a infância, Spare nutriu um interesse contínuo pela teoria e prática da bruxaria, influenciado por sua babá, Paterson, uma mulher idosa do interior da Inglaterra que afirmava descender diretamente das feiticeiras famosas de Salem. Ao analisar a obra de Spare, é perceptível a influência de uma corrente mágica vital, transmitida oralmente e, sem dúvida, proveniente de uma antiga tradição oculta.

Etimologicamente, bruxaria, ou feitiçaria, refere-se a "prender espíritos dentro de um círculo", distinto da "magia", entendida como a "arte de realizar encantamentos ou fascínios". Os métodos de Spare, embora envolvam ambas as técnicas, inclinam-se mais para a bruxaria.

Para Spare e Aleister Crowley, a sexualidade é central na bruxaria e magia, sendo a chave para ambos os sistemas. Enquanto Spare vê a bruxaria como um meio de prazer, transformação e expressão artística, Crowley a encara como um meio de adquirir poder e conhecimento. Influenciados por preceptores distintos, como MacGregor Mathers e a feiticeira Paterson, Crowley e Spare seguiram caminhos diferentes. A breve passagem de Spare pela 'Fraternidade da Estrela de Prata' evidencia a incompatibilidade entre a disciplina exigida por Crowley e a concepção de liberdade de Spare, centrada na expressão artística irrestrita do "sonho inerente", alinhado à Verdadeira Vontade de Crowley.

Dois anos antes de sua morte, Crowley opinou sobre Spare, referindo-se a ele como 'irmão negro', indicando seu afastamento deliberado da corrente evolutiva em prol do culto à sua personalidade. Independentemente dessa avaliação, a contribuição de Spare para o ocultismo moderno é tão significativa quanto sua arte, como indicam as palavras elogiosas de Crowley em relação às teorias baseadas na mesma tradição oculta que ele próprio ensinava, ainda que com abordagens distintas.

Seis ou sete anos antes da publicação de "The Focus of Life", Spare lançou seu livro "The Book of Pleasure (Self-Love), The Psychology of Ecstasy" em uma edição de autor. Ambos são atualmente desafiadores de se adquirir e compreender. Além disso, sua compreensão é difícil, a menos que se tenha a chave do sistema oculto proposto por eles.

Quando associado à sua prática de bruxaria, Spare adotava o nome iniciático (motto) de Zos vel Thanatos, ou simplesmente Zos. Este termo indica sua preocupação central, sua obsessão primordial: o corpo e a morte. 'Zos' era definido por ele como "o corpo considerado como um todo", incluindo corpo, mente e alma; o corpo era o alvo central de sua prática de bruxaria. Seu outro símbolo-chave, 'Kia', representa o "Eu Atmosférico", o Eu Cósmico ou Eu Superior, que utiliza 'Zos' como seu campo de manifestação.

O culto de Zos e Kia envolve a interação polarizada da energia sexual em suas correntes positiva e negativa, simbolizada antropomorficamente pela mão e pelo olho. Estes são os instrumentos mágicos utilizados pelo feiticeiro para invocar as energias primais latentes em seu inconsciente. A mão e o olho, Zos e Kia, 'Toque-Total' e 'Visão-Total', são os instrumentos mágicos do Id, o desejo primal ou obsessão inata que Zos está constantemente buscando corporificar em carne. O sistema de Spare compartilha semelhanças com algumas técnicas dos iogues hindus e práticas da escola Ch'an (Zen) do Budismo chinês (o budismo puro praticado durante a dinastia T'ang), embora haja diferenças importantes. O objetivo da meditação é abolir as transformações do princípio pensante (ver a definição de Yoga de Patanjali - Sutras de Yoga, 1, 2), para que a mente individual alcance o estado não-conceitual e se dissolva na Consciência indiferenciada. No Culto de Zos Kia, o corpo (Zos) torna-se sensível a todos os impulsos da onda cósmica, a fim de "ser toda sensação" e realizar todas as coisas simultaneamente em carne 'agora'. Isso pode ser uma explicação mágica da doutrina do Cristo carnalizado ("...este é o meu Corpo; tomai e comei dele todos..."), que os últimos Gnósticos denunciaram como uma perversão da Gnose genuína devido à sua incompreensão.

Nem sempre Spare clarificou os termos por ele cunhados; no entanto, ele tinha uma compreensão precisa do que queria dizer com eles. Infelizmente, a gramática não era sua habilidade mais forte, e grande parte da obscuridade em seus escritos decorre dessa dificuldade. O Culto de Zos Kia parece sugerir uma interpretação literal (ou seja, física) da identidade entre Samsara e Nirvana (samsara = existência fenomenal ou objetiva; sua contraparte é nirvana, a subjetivação da existência e, portanto, sua negação fenomenal ou objetiva). Por outro lado, os termos 'corpo' ou 'carne' podem denotar o 'corpo adamantino' (ou dharma-kaya, uma expressão budista sinônima de "Nada"; o neti-neti dos budistas, ou o 'nem isto, nem aquilo' no sistema de Spare) e sua realização como o universo inteiro, neste exato momento e de forma sensorial. O símbolo supremo histórico deste conceito é a imagem de Yab-Yum do Budismo Tântrico, representando o nada (Kia) ensaiando sua união abençoada com o corpo (Zos). No Culto de Zos Kia, essa união é realizável através da carne, enquanto no Budismo Ch'an (Zen), é mental. Assim, embora os meios variem, tanto no Zen quanto no Zos, o objetivo é o mesmo.

O sistema de Spare também sugere uma nova obeah, uma ciência de atavismos ressurgentes, uma magia primal baseada na obsessão e no êxtase. O subconsciente, impregnado por um símbolo do desejo, é energizado pelos êxtases que reverberam na suposição de que a profundidade primal, o Vazio, responda a antigas nostalgias revivendo suas 'crenças' obsessivas originais. O "Alfabeto do Desejo" (onde cada letra representa um princípio sexual, um impulso dinâmico) foi desenvolvido por Spare para sonorizar graficamente esses atavismos, e quando o florescimento do símbolo ocorre, a explosão de êxtase é a realização de Zos.

Em seu livro "Anotações sobre Letras Sagradas", Spare menciona que: "as letras sagradas preservam a crença do Ego, de modo que a crença retorne continuamente ao subconsciente até romper a resistência. Seu significado escapa à razão, embora seja compreendido pela emoção. Cada letra, em seu aspecto pictórico, se relaciona a um princípio sexual... Vinte e duas letras que correspondem a uma causa primeira. Cada uma delas é análoga a uma ideia de desejo, formando uma cosmogonia simbólica."

Embora essas vinte e duas letras não sejam apresentadas consecutivamente ou inteiramente em nenhum dos escritos de Spare, elas se equiparam de alguma forma com as vinte e duas cartas do Tarot, ou Livro de Thoth de Aleister Crowley, e aos vinte e dois caminhos da Árvore Cabalística da Vida; elas são, de fato, as chaves primitivas da magia. Também existe uma possível afinidade com as onze posições lunares de poder refletidas ou dobradas nas noites claras ou escuras do ciclo lunar. O conhecimento secreto dessas vinte e duas zonas de poder celestial e sua relação com o ciclo mensal da mulher formam uma parte vital da antiga Tradição Draconiana, sobre a qual o Culto de Zos Kia se baseia.

REFERENCIAS:     WIKIPÉDIA

                            OFICINA PALIMPSESTUS

                            YOUTUBE

                            CATARSE

                            MORTE SÚBIDA