SÍMBOLOS E OBJETOS

O inexplicável disco genético pré-histórico da Colômbia

ageneticoO Disco Genético, como é denominado o objeto encontrado nas proximidades de Bogotá, na Colômbia, é sem dúvida um dos achados mais intrigantes da arqueologia. O artefato é feito de pedra lidita escura, com representações nas duas faces e um furo no centro, medindo cerca de 25 cm de diâmetro e pesando cerca de 2 kg. No disco, há esculturas que descrevem o conhecimento surpreendente de nossos antepassados sobre a vida, a genética, desde ...

os espermatozoides até a fecundação. O objeto foi descoberto pelo professor colombiano Jaime Gutierrez e examinado no Museu de História Natural de Viena, na Áustria, pela especialista em pedras preciosas e minerais, Dra. Vera M. F. Hammer, sendo atribuído à cultura muisca. O anverso e o reverso são decorados com esculturas e ornamentos, separados com listras verticais.

Leia também - Símbolo do Homem e da Mulher

Um lado mostra detalhes biológicos como espermatozoides masculinos, óvulos femininos e os órgãos genitais, óvulos fertilizados, o feto e embrião em crescimento.

mg3
Professor Gutierrez em visita ao Disco em exibição no Museu de Viena

O outro lado mostra cenas que poderiam ser interpretadas como a divisão celular e representação de embriões em diferentes estágios, onde é possível reconhecer as fases de evolução da vida. O detalhe que chama a atenção é a representação da cabeça, dos olhos distantes e o nariz largo dos humanoides representados. Não parece com nenhuma espécie conhecida.

mag4

mag6
Detalhe: Macho

mag7
Detalhe: Fêmea

mag8
Macho, fêmea e no alto, o embrião

mag9
Embrião, fêmea e macho de espécie desconhecida

mag11
Desenho do disco representando óvulos fecundados e não-fecundados


Muitos cientistas o vaticinaram como fraude quando o disco apareceu. Mas segundo o escritor e pesquisador brasileiro Gilberto Schoereder, os estudos realizados posteriormente em Viena comprovaram a sua autenticidade, datando-o em milhares de anos. Apesar disso, muitas outras dúvidas sobre o Disco Genético permanecem e precisam ser respondidas futuramente.

Leia também - Símbolo do Euro

Para os pesquisadores independentes, este se trata de mais um caso de Oopart, quando um conhecimento ou um artefato são descobertos num lugar ou numa época em que não poderiam ter sido encontrados. Estudar estes casos seriamente no levaria necessariamente a uma nova visão sobre a nossa pré-história.

Fontes: SCHOEREDER, Gilberto. Dicionário do Mundo Misterioso. Ed. Nova Era: Rio de Janeiro, 2002. p.p. 94-95

http://germanov.wordpress.com

http://unsolved-mysteries.info

http://www.abovetopsecret.com/forum/thread770144/pg1

http://ramanavimana.blogspot.com.br/