SÍMBOLOS E OBJETOS

Bolas Terapêuticas Chinesas

bola_terapeuticaAs bolas de ferro chinesas surgiram em Baoding, uma cidade de história milenar da china. A criação da bola de ferro data da dinastia Song (960 - 1127 dC), usada na época como um dos componentes da arte marcial Budista. Na dinastia Ming (1368 - 1644 dC) um artesão de armas que vivia em Cuan Shiqiao, guiado por um sonho celestial, criou duas bolas de ferro, para uso conjunto, baseado no conceito do ying-yang, surgindo assm as bolas: "uma que fala como o dragão e outra que canta como a fênix".  Ansioso ao eslcutar falar dessa criação, o imperador contratou esse artesão de armas para servir a familia imperal, produzindo as bolas de ferro somente para a corte. Logo a nova criação ficou conhecida como o "tesouro do Palácio".

Beneficios Terapeuticos

Liu Shou Zhen, um médico famoso de Baoding, foi o primeiro a comprovar o benefícios terapeuticos das bolas de ferro e escreveu: "As bolas soam como sinos relaxantes que respondem "a natureza e a fluencia dos cinco dedos, assim exercitando os musculos e ativando a circulação saguínea. Elas também relaxam os seus cinco órgãos vitais e prolongam a sua vida.segurando as duas bolas e fazendo movimentos cíclicos em suas palmas, você será capaz de escutar o dragão falar e a fênix cantar. A sensação é única: é alcançar os imortais e voltar as mais simples sensações dos tempos antigos. As bolas estimular também os vários pontos de acupuntura presentes na mão, ativam o sistema nervoso central, beneficiam o cérebro, melhoram a memória, aliviam o cansaço, desligam a pessoas das preocupações e do cansaçõ mental, e auxiliam no tratamento de problemas com mãos em geral. Há ainda registros de pessoas que as utilizavam pra curar-se de artrites nos dedos e juntas, hipertesão, e doenças de idade. Assim, elas prolongam a vida das pessoas e são um tesouro necessário, especialmente para pessoas que utilizam muito as mãos e a cabeça."

Leia também - Daruma-San: O Talismã de ano novo

A medicina tradicional chinesa as utiliza como instrumentos que movimentados entre as mãos. podem contribuir para a recuperação de contusões, ou ainda para exercitar a força e a agilidade. Neste sentido, seu uso é similar ao das bolas de tenis empregadas atualmente por fisioterapeutas ocidentais em exercícios para as mãos.

Além disto, estas "bolas de massagens" podem também contribuir para fortalecer as mãos dos massagistas e propiciar o estado de relaxamento e concentração adequado àa prática da meditação chinesa.

Modo de Usar

Utilizadas em exercícios, elas devem ser colacada juntas na palma da mão e, fechando os dedos, faça movimentos circulares, rodando-as em sentindo horário e anti-horário, alternando uma mão com a outra. Se possuir dois jogos das bolas de ferro, faça o exercício com as duas mãos simultaneamente.

 

Fonte: www.taochia.pro.br/bolaschinesas.htm