SÍMBOLOS E OBJETOS

Símbolos do Natal

arnatal 1Árvore de Natal - A árvore de Natal é um dos principais símbolos do Natal. Ela tem o significado de gratidão da humanidade pelo nascimento de Jesus e também de esperança, paz, vida e alegria. A árvore de Natal tem origem europeia e é tradicionalmente o pinheiro. Isso porque essa é a única ...

árvore que consegue sobreviver ao frio intenso do inverno europeu. Alguns estudiosos acreditam que a árvore de Natal começou a ser usada por volta do século XVII, numa província francesa. Já outros, dizem que a árvore de Natal é de origem germânica e que tenha surgido num rito de adoração ao Menino Jesus. A árvore de Natal, assim como a simbologia das árvores em geral, é representada por um eixo vertical que une o mundo espiritual, psíquico e material. Por isso, os presentes ficam na base da árvore de Natal.

Leia também - Dragão como Amuleto

A árvore de natal tem sido usada ao longo dos séculos pelos cristãos como um dos mais importantes símbolos natalinos. Católicos e evangélicos montam a árvore de Natal, embora entre os últimos alguns considerem tratar-se de uma tradição pagã.

Dia de Montar

arnatal 2

Um dos enfeites mais importantes da árvore de Natal é a estrela que é colocada no seu topo. Ela representa a estrela de Belém. Foi ela que guiou os três Reis Magos até o local onde havia nascido Jesus. Por esse motivo, além de indicar a localização do Menino Jesus, a estrela simboliza o próprio Cristo, que representa a "estrela guia da humanidade".


Ceia de Natal

arnatal 3

A Ceia de Natal tem o significado de banquete eterno e união da família. Ela tem origem no costume europeu de receber peregrinos e viajantes na noite de Natal para uma confraternização. Para tanto, era preparada muita comida e diferentes pratos. Esse costume acabou por se espalhar por todo o mundo cristão e foi se adaptando de acordo com as características gastronômicas de cada região.

Peru de Natal

arnatal 6

A tradição de comer peru na época do Natal surgiu nos Estados Unidos. A ave era muito comum no país e era preparada para comemorar as boas colheitas no Dia de Ação de Graças. O Peru simboliza fartura.

Frutas

arnatal 7

Muitas frutas, especialmente, as secas, compõem a mesa de uma ceia de Natal. No Brasil, come-se muitas frutas da época para refrescar o corpo das altas temperaturas em virtude da celebração ser no verão.

Leia também - As Runas

No País, são frequentes abacaxi, figo, manga, melancia, melão, romã, uva. Cada fruta, é claro, carrega uma simbologia, que sendo utilizada na época natalina reflete o espírito do Natal.

Frutas secas

arnatal 8

As frutas secas eram dadas como presentes no solstício de inverno na antiga Roma. Elas simbolizam a fartura, a riqueza e proteção.

Vinho

arnatal 9

Para acompanhar a ceia, bebe-se vinho. Para os cristãos, essa bebida simboliza o sangue de Cristo. O vinho simboliza o sagrado, uma porção de vida, o amor divino e a fertilidade.

Panetone

arnatal 5

E, sem dúvida, no Natal não pode faltar o panetone ou a sua versão de chocolate, o chocotone. Muito embora se desconheça verdadeiramente a sua origem, sabe-se que esse pão, espécie de bolo que contém frutas cristalizadas, surgiu na Itália.

Papai Noel

arnatal 4

O Papai Noel é um dos principais símbolos do Natal no Ocidente. De acordo com alguns estudiosos, a lenda do Papai Noel foi criada a partir da história do bispo turco Nicolau, 280 d.C. Diz a lenda que Nicolau deixava saquinhos com moedas para as pessoas pobres no dia de Natal. O bispo Nicolau foi beatificado pela Igreja Católica e passou a ser conhecido como São Nicolau. A associação mais forte entre São Nicolau e o Natal aconteceu na Alemanha, mas espalhou-se pelo mundo a partir dos Estados Unidos. Lá, São Nicolau é chamado Santa Claus.

Leia também - Mandala e Yantras

O Papai Noel é representado por um homem velhinho, com ar de bonzinho, gordo, com longa barba e que traja uma roupa vermelha com detalhes brancos. Essa representação surgiu em 1886. Antes disso, o Papai Noel era representado com trajes verdes escuros e marrons. A representação mais atual do Papai Noel se popularizou devido a uma campanha publicitária da marca multinacional Coca-Cola. O dia de São Nicolau é comemorado no dia 06 de dezembro, data em que geralmente se montam as decorações de Natal.

O Papai Noel possui uma imagem cativante e afetiva para as crianças. É para ele que as crianças fazem os seus pedidos e é dele que recebem os presentes na noite de Natal. Diz a lenda que o Papai Noel e a sua esposa, a mamãe Noel, vivem no Polo Norte e vivem cercados por elfos e renas voadoras. Na noite de 24 de dezembro, acredita-se que o Papai Noel viaja com o seu trenó puxado por renas voadoras. Ao longo dessa viagem ele distribui presentes para as crianças que se comportaram bem durante o ano.


Fonte: https://www.dicionariodesimbolos.com.br