Símbolos e Objetos

    O Simbolismo do Beija Flor

    jaflor1O beija-flor, também conhecido como colibri, é o mensageiro dos deuses e simboliza o renascimento, a delicadeza e a cura. Além de ter propriedades mágicas, o passarinho pode ser considerado também um símbolo de alegria e energia, uma vez que bate as asas com bastante determinação e força e tem um batimento cardíaco bastante acelerado. Para os Ameríndios, o beija-flor simboliza a beleza, a harmonia, a verdade e a força. Os índios hopis, do Arizona, por sua vez, consideram o beija-flor um herói que salva a humanidade da fome, visto ele intervem com o deus da germinação e do crescimento.

    Os índios tukanos da Colômbia vêem nos colibris a representação do pênis, da ereção, da virilidade pelo fato de esses pássaros "copularem" com as flores.

    Espiritismo e Xamanismo

    Os astecas acreditavam que as almas dos guerreiros que morriam retornavam à terra com a forma de beija-flor ou de borboleta. O amor puro, a cura e a sorte, por sua vez, são simbologias pertencentes ao beija-flor no Xamanismo. Este aliado de Poder nos dá claridade para enfrentar os obstáculos da vida com serenidade e autoaceitação. O xamã que tem no Beija-flor seu Animal de Poder é uma pessoa que busca sem cessar o contato com sua energia interior, com a sua magia. Busca a contemplação e a unicidade com o meio-ambiente. O xamã Beija-flor é um mensageiro do Grande Espírito, que veio para trazer a mensagem de cura para a humanidade, para curar suas doenças emocionais.

    Leia também - Daruma-San: O Talismã de ano novo

    Ensinamentos e a visita de um beija flor

    O beija-flor nos ensina a suavidade do viver. A apreciar as maravilhas e magias de nossa existência diária. Viver contemplando tudo que há, todas as pessoas, toda a humanidade. A buscar nosso estado de graça universal. Muitos dias na vida por algum motivo estamos tristes, e sem saber como agir, ou que rumo tomar, mas se nesse dia de sua vida encontrar ou ver um beija flor no jardim, na floresta, na varanda, ou próximo ao pomar, ou em outro lugar qualquer inesperadamente, isso significa que sua dor, tristeza, decepção irão passar em breve, e você vai conseguir superar todas as dificuldades do momento e voltar a sorrir e acreditar em dias melhores, o beija flor é como uma fadinha, um ser especial maravilhoso que traz a mudança, a paz, o amor, e o recomeço para quem estiver no momento com algo difícil de se resolver, ou talvez para alguém que desacredite que ainda poderá ser feliz.

    Dizem as lendas, contos, e superstições que quando um beija-flor entra dentro da casa ou tenta se aproximar de uma pessoa especificamente por um bom tempo ou muitas vezes ao dia poderá significa acontecimentos em breve, noticias, ou um aviso, e pode ser muito bom ou nem tanto, quando não forem boas noticias significa que é um aviso para a pessoa se proteger, e assim evitar as coisas negativas que poderiam acontecer com a pessoa, ou seja significa que você pode mudar os acontecimentos futuros, e através do aviso vai se precaver e se proteger, isso seria um alerta especial que convém analisar, e que poderá envolver a pessoa ou alguém que conhece, mas se você vê um beija flor no jardim de sua casa, na janela, na porta, ou encontra um pelo caminho inesperadamente isso significa boa sorte no que está tentando fazer agora. ou ainda pode ser a respeito de algo que está esperando para os próximos dias, como uma mudança de emprego ou de residência, ajuda financeira, solução de problemas relacionado a saúde, a possibilidade de você encontrar um novo amor, libertação de uma obsessão como de um antigo relacionamento mal resolvido, prenuncia boa saúde ou também a solução de um problema de saúde que a pessoa tenha ou de um parente próximo, e também significa harmonia, fim de uma tristeza ou magoa, recomeço de uma nova fase, alegrias, aviso sobre algo, noticias inesperadas, o beija-flor é tudo de bom, também dizem que a casa que o beija-flor seguido visita ou o jardim é um local com boas energias e harmonia, e ali neste local as pessoas que moram são felizes e vivem em constante harmonia familiar e com muita prosperidade, pois o beija flor gosta do açúcar e o doce traz prosperidade, então a visita de um beija-flor significa coisas boas na vida

    jaflor2

    Proteção Espiritual

    A proteção espiritual também é um aliado muito forte deste Animal de Poder, já que ele atua como arquétipo do AMOR. As energias e fluidos que ele capta sempre são energias de altíssima frequência vibratória. Portanto, ao meditarmos no Beija-flor unimo-nos à egrégora do Amor Incondicional, que sustenta todo este Universo – manifesto e imanifesto.

    Que espécie de ave

    Beija-flor é uma ave da família Trochilidae, de tamanho pequeno e frequentemente com plumagem colorida e brilhante. O beija-flor também é conhecido como colibri, chupa-flor, pica-flor, chupa-mel. Existem aproximadamente 325 espécies de beija-flores no mundo. O beija-flor pertence à ordem dos apodiformes, e por isso tem algumas semelhanças com andorinhas. Os apodiformes têm asas finas e compridas, e por isso conseguem voar rapidamente. Os beija-flores não conseguem andar ou saltar, sendo que as suas patas têm como único objetivo se agarrarem ao ninho, muros ou penhascos.

    Leia também - Triquetra

    Conseguem voar em qualquer direção, e por isso são muitas vezes comparados com helicópteros. Tem um longo bico e uma língua bifurcada e comprida, que usa para tirar o néctar das flores. Quanto à alimentação, os beija-flores também costumam comer moscas e formigas. Esta ave consome aproximadamente 50% do seu peso em açúcar todos os dias, e se alimenta em média 5 a 8 vezes por hora. A coloração da plumagem do beija-flor não é causada pela pigmentação da pena, mas sim pela iridescência na disposição das penas e da influência do nível de luz, umidade e outros fatores. Os beija-flores possuem entre 1.000 a 1.500 penas, sendo uma das aves no mundo com menos penas.

    Cerca de 25 a 30% do peso do beija-flor está nos músculos peitorais, músculos responsáveis pelo voo. As asas do beija-flor batem entre 50 a 200 vezes por segundo, dependendo da direção do voo e das condições climatológicas. O ritmo cardíaco do beija-flor é extremamente elevado, com cerca de 1.200 batidas por minuto. Apesar do seu pequeno tamanho, os beija-flores são uma das espécies de aves mais agressivas, e por vezes atacam aves muito maiores que invadem o seu território, como corvos e falcões. Em inglês, o beija-flor é traduzido por hummingbird, sendo que humming corresponde ao som que é feito pelo bater das asas dessa ave.

    Fonte: https://www.dicionariodesimbolos.com.br
               https://www.significados.com.br
               http://www.marcelodalla.com
    https://www.fatimazanin.com

    Translate

    ptenfrdeitrues

     

     

    Curta O Arquivo no FacebookCurta O ARQUIVO no Facebook

    O Arquivo

    Sobre  |  Fale Conosco