Torii

    torco1O torii, também conhecido como tori (com apenas um i), é um símbolo japonês que, mais do que um ornamento arquitetônico, representa a abertura para um estado divino. Simboliza a passagem do mundano para o sagrado. Por isso, é um portal que fica sempre à entrada dos templos sagrados do Xintoísmo, a religião tradicional japonesa. Essa espécie de portão pode estar somente na entrada, um torii isolado, bem como vários deles podem ser colocados em fila formando uma espécie de túnel. Estes são ofertas de devotos em agradecimento a algo recebido.

    Geralmente feitos de madeira e pintados de vermelho, mas também erguidos em outros materiais, tal como aço e pedra, não têm qualquer porta, mas estão relacionados com ela, visto que a porta simboliza a passagem entre dois mundos. A estrutura do torii pode apresentar estilos diferentes, sendo que o mais comum é composto por dois suportes no sentido vertical que sustentam outros dois no sentido horizontal, e que ficam a uma distância maior. Além disso, são divididos em famílias: a Shinmei e a Myojin.

    Leia também - Ourobos, a serpente que devora a própria cauda

    Em japonês significa “morada dos pássaros”, afinal é nesse portal japonês que as aves se acomodam servindo de poleiros. Para o povo nipônico as aves ajudam as divindades. Segundo a lenda, a deusa solar Amaterasu teria terminado o seu período de recolhimento e solidão, onde não via luz, em honra das aves. Assim, o torii recebe a luz e também o espírito divino, pelas suas vigas. Embora seja um símbolo tradicionalmente japonês, os toriis podem ser encontrados em outros países da Ásia, tais como China, Índia e Tailândia.

     

    Fontes: https://www.dicionariodesimbolos.com.br

    Translate

    ptenfrdeitrues

     

     

    Curta O Arquivo no FacebookCurta O ARQUIVO no Facebook

    O Arquivo

    Sobre  |  Fale Conosco