SÍMBOLOS E OBJETOS

O Portal Japonês que Conecta o Terreno ao Divino: Torii

torco1O torii, conhecido igualmente como tori (com apenas um "i"), constitui um emblema japonês que, para além de ser um adorno arquitetônico, representa a abertura para um estado divino. Ele simboliza a transição do mundano para o sagrado, atuando como um portal sempre localizado na entrada dos templos sagrados do Xintoísmo, a fé tradicional do Japão. Esse tipo de portal pode manifestar-se de maneira isolada, como um único torii, ou múltiplos podem ser alinhados formando uma espécie de corredor. Estes são oferecidos por devotos em agradecimento por bênçãos recebidas.

Em geral, são confeccionados em madeira e pintados de vermelho, embora também possam ser erguidos com outros materiais, como aço e pedra. Apesar de não possuírem portas físicas, estão simbolicamente ligados a elas, já que a porta representa a passagem entre dois domínios. A estrutura do torii pode variar em estilos, sendo o mais comum composto por dois suportes verticais que sustentam outros dois na horizontal, com uma distância considerável entre eles. Adicionalmente, os torii podem ser classificados em duas categorias: Shinmei e Myojin.

 

Em língua japonesa, traduz-se como "habitação alada", visto que é neste portal japonês que as aves encontram descanso, desempenhando o papel de poleiros. Para a comunidade nipônica, as aves desempenham um papel auxiliar para as divindades. Conforme a tradição, a deusa solar Amaterasu concluiu seu período de reclusão e solidão, durante o qual não teve visão da luz, em deferência às aves. Dessa forma, o torii recebe tanto a luz quanto o espírito divino por meio de suas vigas. Embora seja um símbolo intrinsicamente japonês, os toriis também podem ser avistados em outras nações asiáticas, incluindo China, Índia e Tailândia.

REFERENCIAS:   YOUTUBE

                          MADE IN JAPAN

                          WIKIPÉDIA

                          JAPÃO HOJE