SÍMBOLOS E OBJETOS

Símbolo do Batman

marbat1aO símbolo do Batman ou a sua logo representa acima de tudo o próprio personagem, os conflitos internos carregados por um super-herói sem poderes sobrenaturais e a conversão dos problemas, das trevas, em algo significativo para o mundo e para o bem. O símbolo mais icônico de todos os que foram produzidos é este, com um formato oval amarelo, as asas do morcego se abrem e cobrem toda a área. Nesses 80 anos de Batman (completados em 2019), ...

que foi criado em 1939 por Bill Finger e Bob Kane, a sua logo se modificou diversas vezes, mas a presença do contorno de um morcego sempre esteve lá. O morcego é um animal que apresenta um simbolismo dual, ou seja, tem aspectos negativos e positivos. Ao mesmo tempo que representa a morte e as trevas, também simboliza renascimento e felicidade. E renascer mais do que o Batman é impossível. Após perder seus pais ainda na infância, ele precisou encontrar forças e superar tudo o que passou para se tornar um ser humano melhor, com o objetivo de praticar a justiça.

Um outro símbolo, que também é composto pela logo do Batman, mas em forma de projeção, é o Bat-sinal. Ele simboliza um sinal de alerta ou um pedido de socorro, utilizado para chamar o Homem Morcego quando Gotham City está em perigo, nas mãos de algum bandido ou vilão. A estreia deste símbolo aconteceu no quadrinho que se chama “The Case of the costume-Clad Killers”, de 1942.

Os símbolos ou emblemas do Batman mudaram ao decorrer de todos esses anos, desde a sua primeira aparição em 1939 até o filme “Batman v Superman: Dawn of Justice” de 2016. São cerca de 15 logos diferentes somente nos quadrinhos, mas não para por aí. As fotos abaixo mostram exemplos de algumas modificações e o ano em que elas aconteceram.

Leia também - Aurameter ou Aurímetro

marbat2

 

Fonte: https://www.dicionariodesimbolos.com.br/
           https://visual.ly/community/infographic/entertainment/