TEMAS INEXPLICADOS

Os Instrumentos e a Cozinha da Bruxa - Parte 1

intrumentosbruxaA Vassoura - a imagem da bruxa montada na vassoura é um símbolo tão marcatne que a prefeitura de Salém, Massachusetts, EUA, a usa em sua bandeira e na polícia. Porém, sabemos que a vassoura, também chamada de Beson é utilizada magincamente pra limpar e banir a negatividade. Portanto, vejamos primeiro o que podemos banir de nossa vida a fim de ficarmos mais leves para alcançarmos nossos vôos montados em nossas vassouras mágicas. Para voar precisamos nos preparar largando o peso e a bagagem que acumulamos, tudo que nos apegamos, coisas e pessoas as quais atribuimos erroneamente uma vital importância.

Dessa forma conseguimos concentrar nossa energia com e recursos no mais importante: NÓS MESMOS. Devemos começar com o passado, olhando ao redor e descartando os objetos que há tempos não são utilizados. Deixe-os seguirem seu curso, os daoando ou vendendo. Sem arrependimento ou a desculpa de que um dia poderá precisar deles. Quanto as pessoas e ssituações passadas, busque se liberar de qualquer lembrança ou punição.É um processo difícil, mas o resultado, é sempre satisfatório. Para ficar leve também precisamos afastar as influências externas no presente. Essas influências geralmente nos levam a pensar em assuntos que não irão acrescentar nada em nossas vidas, e sim nos consumir. Como as informações inúteis e as propagandas que nos levam a buscar preenchimento interior em sensações momentâneas geradas por compras, criando um comportamento compulsivo e fútil. Quanto ao futuro, o que mais pesa são nossos medos e a ansiedade do que irá acontecer. Um bom bruxo é sempre um sábio agricultor, que planta hoje com seus feitiços e ações o que quer colher amanhã, como realização em sua vida.

A imagem tão familiar hoje em dia de uma bruxa atravessando os céus noturnos montada em uma vassoura fez sua primeira aparição pública no século XV, no manuscrito Lê Champion des Dames (O Campeão das Damas) do escritor suíço Martin Le Franc. Porém, as conotações mágicas das vassouras são muito mais antigas do que as descritas por Martin Le Franc. Há muito as vassouras têm sido associadas à magia feminina e a mulheres poderosas. Diga-se de passagem, transformaram-se no equivalente feminino do cajado usado por Moisés para abrir o mar vermelho. As Sagradas Parteiras da Roma Antiga varriam as soleiras das casas das mulheres grávidas, acreditando que assim espantariam os maus espíritos, protegendo as mães e os seus bebês.

Desde essa época, as vassouras tinham seu poder simbólico para questões mundanas e grandiosas. Em algumas regiões da Inglaterra, até bem recentemente, as mulheres deixavam suas vassouras do lado de fora ao ausentar-se de casa. No País de Gales e entre os ciganos, a tradição determinava que, para selar os casamentos, os noivos deviam pular uma vassoura colocada na entrada da nova casa (Na Wicca, a vassoura faz parte da cerimônia de casamento, chamada Pacto).

Símbolo do lar, da Deusa e do Deus, a vassoura é um dos instrumentos favoritos dos iniciados usados para a limpeza psíquica do espaço do ritual antes, durante e após os trabalhos mágicos. Como símbolo de um passado pagão, a vassoura despertou hostilidade entre os cristãos caçadores de bruxas. Mas, contrariando a crença popular, poucas das confissões forjadas durante os julgamentos às bruxas mencionavam vassouras.Embora os acusadores costumassem enfiar idéias nas cabeças de suas vítimas, não era comumente adotada nos Tribunais, a imagem da vassoura voadora. Porém, este conceito permanece e, é até os dias de hoje um ícone inseparável da bruxa.


O Livro das Sombras


O livro das sombras é um livro que todo o Wiccaniano deve ter, e vai servir como um diário para que o(a) Bruxo(a) possa anotar todos os seus passos na magia. É facil de achar, já que não existem regras pra o Livro das Sombras. Qualquer caderno ou agenda com páginas internas brancas deve servir. No dia a dia o(a) bruxo(a) deve escrever no seu book, rituais spells, invocações, ou qualquer coisa que tenha criado com ajuda da magia. isso vai ajuda-lo(a) para que se consiga ver seu desenvolvimento, assim como guarda muito de cada pessoa. Tudo o que voce achar imortante, como uma forma de se guardar seus próprios conhecimentos e descobertas. Agumas bruxas(os) modernas(os) ja se utilizaram do computador como seu livro das sombras, é o disco rígido das Sombras, mas eu não aconselho, por vários motivos, o primeiro ´que outras pessoas poderão ler o que voce escreveu, outro e mais importante, é que voce pode perder os registros.


O Caldeirão


O caldeirão é provavelmente o instrumento mais difícil de ser encontrado hoje em dia. O caldeirão é visto como um símbolo da Deusa pela Wicca, e manifesta feminilidade e fertilidade. É ligado ao elemento água, e simboliza a reencarnação, imortalidade e inspirção. É utilizado para rituais, cozinhar, fazer velas, incensos, etc. O caldeirão é normalmente fieto de ferro e possui tres pernas que o segura, Há varais formas e tamanhos de caldeirões, compre um ja com o um propósito delineado em sua mente, se você pretende usá-lo para fazer velas e cozinhar opte talvez por um de menor proporção, que será mais fácil de chegar ao ponto de cozimento poupamdo-lhe tempo, não que um grande não servirá, porém requer maior paciencia e fogo mais forte. Nos rituais de Primavera, o caldeirão pode ser cheio de água fresca e flores, durante o inverno pode ser acesa uma chama dentro do caldeirão, para simbolizar o retorno do calor e da luz do Sol (o Deus) o caldeirão (a Deusa).

O caldeirão é o instrumento da Bruxa por excelência. Um antigo recipiente culinário, imbuído em mistério e tradição mágica. O caldeirão é o recipiente no qual ocorrem as transformações mágicas; tem um significado muito especial. É o símbolo máximo da Deusa, é seu útero, sua essência de feminilidade manifestada e sua fertilidade. Está relacionado com o elemento Água e se situa ao centro do Círculo Mágico e do Altar. É também um símbolo da reencarnação, da imortalidade e da inspiração. As lendas Celtas acerca do caldeirão de Cerridwen tiveram grande impacto na Wicca contemporânea. O caldeirão é geralmente um ponto central dos rituais.


O Cálice


O cálice é o intrumento do elemento água e representa a Deusa e a fertilidade. Ele deve ser feito de qualquer material e é usado nos rituais com o propósito de guardar a água ou outra bebinda durante os rituais. É com o cálice ue se compartilha as bebidas ritualísticas entre irmãos de arte, e também guarda a bebida oferecida a deusa e ao deus.

A taça é o símbolo da Deusa, do princípio feminino e de sua energia e relaciona-se ao elemento da Água, outro símbolo da Deusa. É usada nos Rituais e Sabás como recipiente para água ou vinho consagrada, estando ao Leste do Altar e do Círculo Mágico.A Taça pode ser feita de vários materiais como, prata, bronze, ouro, barro, pedra-sabão, alabastro, cristal. Porém alguns recomentdam que seja de prata.


A Bola de Cristal


As bolas de cristal de quartzo são um símbolo importante na magia. Hoje em dia, as bolas de cristal ficaram populares, e não é tão difícil de se encontrar, porém presta bastante atenção se você for comprá-la, não deixe que o engane com uma bola de vidro, que são muito parecidas com as de cristal  e bem mais baratas. Pode-se identificar uma bola de cristal verdaderia, pelo seu preço, seu peso, temperatura. Essas bolas são usadas nas adivinhações, e um meio de se ver as imagens que nossa mente produz. Em um ritual wiccaniano, a bola de cristal, é usada para representar a deusa, ja que na sua forma (esférica) é um símbolo da deusa, assim como todas as rodas e círculos, e sua temperatura baixa, simboliza a profundeza do oecano, um domínimo da deusa. Os cristais devem ser usados para gurardar energia e para receberem mensagens do deus. Se você tem uma bola de cristal, guarde-a com cuidado, além dela ser muito cara, é uma ótima forma de aumentar a energia de um local, e é também muito usada em rituais de Lua cheia.


O Athame


O Athame é um instrumento de invocação do deus e da deusa. É uma faca de dois gumes com um cabo preto e deve ser usado apenas com propósitos ritualísticos. É o instrumento do elemento ar, e é usado para abrir e fechar o Círculo Mágico, para simbolizar o encontro do deus com a deusa (no caso de, por exemplo, "cortar" a água ou o vinho simbolizando a deusa, com o athame que simboliza o deus) para canalizar a energia em determinadolocal, etc. A espada pode ser também utilizada, ja que possui as mesmas propriedades do Athame, porém é mais dificil manuseá-la, e se o ritual for praticado em lugares fechados, poderá ahver o problema de espaço, e além do mais o athame é mais facil de ser transportado. O Athame deve ser consagrado no momento em que a bruxa é inciada, e deve ser usado apenas por você, e por nenhuma outra pessoa mais. Não deve ser nunca usado pra cortar coisas ou fazer desenhor em que seja utilizado sangue. A faca de dois gumes e de cabo branco, também chamada de 'Bolline", é a que deve ser utilizada para cortar madeiras, ervas, etc.., seu cabo é branco para que consiga distingui-la do athame ritualístico.

O athame é uma adaga, obrigatoriamente de cabo preto, usada em algumas linhas de bruxaria. Ele é utilizado para lançar o círculo mágico, para traçar emblemas mágicos no ar, para direcionar a energia e para controlar e banir espíritos. As origens da palavra athame foram perdidas na história. Alguns dizem que possa ter vindo de 'A Chave de Salomão' que se refere à faca como arthana, enquanto outros afirmam que athame vem da palavra árabe al-adhamme ("letra de sangue"), que se refere a uma faca sagrada usada na tradição mourisca.

Em qualquer um dos casos, há manuscritos datados do século XI que abordam o uso de facas rituais na Magia. O uso de uma faca sagrada em ritos pagãos é bastante antigo. Há um desenho de um vaso grego datado de aproximadamente 200 a.c. que mostra duas bruxas nuas tentando invocar os poderes da Lua para a sua magia. Uma delas está segurando uma varinha e a outra segura uma pequena espada.


O Incensório


O incensório é uma base para deixar o incenso queimar. Pode ser comprada ou feita por você mesmo. Não é necssário que o incensório seja bonito, ou cheio de enfeites, varia de acordo com o gosto de cada pessoa. Ele pode ser simples, ou completo, isso vai depender. Se você não esta acessível a nenhum lugar pra comprar um incensório, você pode fazer um utilizando-se por exemplo, de uma taça ou copo, uma tigela ou uma concha funda com areia e sal. A areia e o sal absorvem calor, e evita que possa quebrar-se ou rachar-se. Os incencos são muito usados em rituais. Quando não se fala na necessidade de utilizar um determinado tipo de incenco, use sua intuiçao para usar o incenso certo. Nas cerimônias de magia, o deus e a deusa podem se vistos entre a fumaça feita pelos incensos. Essa fumaça pode ser aspirada, nos deixando relaxados e algumas fezes até em estado de consciência diferente. Esses rituais são fietos em lugares fechados, um incensório passa a ser de muita importância, assim como o incenso, porém, em lugares abertos, o incenso pode ser substituido por qualquer outro tipo de chama, e o incensório não precisa ser utilizado, ja que se pode colocar o incenso diretametne na terra. Alguns wiccanianos ligaram o incenso ao elemento ar, e são colocados fretne as estátuas ou imagens da duesa e do deus.


A Varinha Mágica


A Varinha é ums intrumento de invocação. É usada para dirigir energia, desenhar símbolos mágicos ou o círculo, mexer coisas no caldeirão, ou até mesmo para invocar um deus ou uma deusa. É o instrmento do elemento fogo. A varinha normalmente é feita de madeira, e ha algumas madeiras tradicoinais usadas na fabricação de uma varinha: salgueiro, sabugueiro, carvalho, macieira, pessegueiro, aveleira, etc. Quando um wiccaniano corta um galho de uma árvore, ele agradece a natureza e pede permissão para a mesma, pra retirar o galho. Alguns wiccanianos cortam o galho na junção da árvore até sua extremidade, mas não é necessário. Qualquer galho forte e reto, serve para se fazer uma varinha. Alguns livros dizem não haver problemas com o suso de uma varinha ja prnta, fabricada por outra pessoa. Não é necessário que voce use sempre a mesma varinha pelo resto da vida, portanto use uma que você se sinta confortável e só mude de varinha quando você achar que é necessário.

PARTE 2