TEMAS INEXPLICADOS

O Poder das Mensagens Subliminares - Parte 1

subliminar_topoEla esta em  todo lugar !!! É isso mesmo que você leu. - Em todo lugar ! Como as mensagens subliminares, ou ocultas são enxertadas ou inseridas na mídia em geral, de maneira tal que a percepção não seja consciente, teoricamente elas estão, ou poderão estar em todo lugar (sem que você perceba, é claro !).  Objetiva-se, aqui, efetuar um panorama do estado da técnica das tecnologias de propaganda que têm por objetivo a transmissão de mensagens contendo estimulação subliminar cuja signagem, devido ao tempo de exposição, ritmo ou distribuição cromática-espacial-de escala, encontre-se dissimulada ou impossibilitando uma leitura consciente por parte do receptor. A metodologia empregada será a coleta, identificação e análise de espécimes midiáticos oriundos da Grafosfera e Videosfera, recorrendo-se a subsídios teóricos da Midiologia, Semiótica, Hermenêutica ,  Cibernética, Gestalt e Fisiologia ...

Ocular, acrescidos da metodologia antropológica da Observação Participante no decorrer de quinze anos de pesquisa do objeto ''subliminariedade'' nas comunicações e artes segundo um enfoque multimídia.

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Existem varias técnicas subliminares, cada qual endereçada a órgãos dos sentidos específicos, sendo os principais a visão e a audição. Os casos de imagens embutidas mais antigos nos levam até Leonardo da Vinci, artista e sábio italiano (1452-1519) que muitas vezes utilizava a pintura para registrar cenas ou traumas de sua infância. A primeira vista quando vemos um quadro, uma pintura ou uma foto não percebemos conscientemente uma outra imagem que esta "embutida", ou em segundo plano.

Em capas de livros, em sacolas, em revistas, em jornais, em quadros, em propagandas, nos filmes e desenhos animados, etc.Um bom exemplo de sua utilização são as campanhas de cigarro. O intuito maior das campanhas publicitárias é mostrar através dos esportes

radicais, das aventuras surrealistas e de desafios inimagináveis, tudo aquilo que você gostaria imensamente mas não pode porque é fumante

... A sinestesia de sons e imagens vêm na verdade preencher um vazio psicológico. O fumante fica impossibilitado fisicamente de fazer o que é mostrado nos comerciais, mas, se fumar aquela determinada marca, subliminarmente é como se ele tivesse fazendo.

sub11Ele geralmente não tem dinheiro para realizar todas as fantasias mostradas nos comerciais, mas se fumar este ou aquele cigarro, inconscientemente passa a viver estas fantasias como se fossem reais. Desta forma, fica cada vez mais difícil fazer a separação entre o que realmente está causando a dependência no indivíduo, até mesmo se ela é de natureza física devido à nicotina ou se é psicológica devido ao 'vicio' das imagens. O L&M é voltado para um público alvo cujo perfil é jovem, geralmente homens, que gostam de azul, gostam de música, especialmente o Rock. Isto explica as notas musicais nas nuvens e a 'baqueta' de baterista onde as placas estão fixadas e o apelo do Evandro Mesquita (cantor de rock) quando o cigarro foi lançado: "A gente se encontra na 66". A marca Marlboro, da Philip Morris, uma das mais valorizadas do mundo, ao lado da Coca, IBM, Microsoft, Shell, etc. tem sido objeto de estudo de um sem numero de estudantes e pesquisadores em todo mundo. É fato exaustivamente mostrado pela Internet, que o público alvo em questão é formado de brancos, cuja faixa etária pode variar de jovens a adultos mais maduros, geralmente intelectuais e homossexuais latentes. Você já parou para pensar no slogan da Marlboro ? - "Venha para o mundo de Marlboro...". Você já reparou que nos comerciais do cigarro não existe mulheres ? Ora, no mundo de Marlboro não existem mulheres.

Quase sempre são homens fortes, bonitos e cheios de vida. O homossexualismo latente reprime a vontade de manifestar publicamente seus desejos ou preferencia sexual. Logo, quando fuma Marlboro, ele 'entra' no mundo de Marlboro, e imediatamente começa a conviver com estes homens, rodeado de cavalos (o cavalo é um ícone sempre associado à força e virilidade) e da natureza.

Psicologicamente para o fumante, o cigarro é uma 'fuga' inconsciente, ou seja ele pode fazer todas as coisas nas suas fantasias sem ser notado. Há muito tem se falado do 'L' e do 'B', que juntos formariam um órgão sexual masculino apontando para uma provável nádega vermelha.

O cigarro, de acordo com uma informação que teria vazado da agência que preparava a campanha, teria a principio como público alvo o homossexual latente que gostaria de se relacionar com negros. Tenho analisado muito material do Marlboro e é realmente 'abundante' a quantidade de enxertos subliminares encontrados.

 

 


Propaganda Subliminar Multimída: O ESTADO DA TÉCNICA


Muitas vezes vemos em filmes do cinema ou da televisão os personagens falando de lavagem cerebral, guerra psicológica, desinformação, hipnotismo e mensagens subliminares.

A primeira vez em que vi uma explicação dos poderes da tecnologia de comunicação subliminar foi num episódio da série policial Columbo.

Depois, vi filmes como They Live, do Carpenter, só tratando da manipulação subliminar, até chegar ao Arquivo X, no episódio ''Senha'', no qual são abordados os subliminares governamentais.

Não é que foi chocante quando descobri que não era paranóia ou fantasia delirante, que as tais mensagens subliminares existiam mesmo e são empregadas para ensinar idiomas enquanto o estudante dorme, para vender produtos e até eleger Presidentes da República, e que subliminar era tema de sérias e caras pesquisas universitárias em todo o mundo?!

Por definição, subliminares são as mensagens que nos são enviadas dissimuladamente, ocultas, abaixo dos limites da nossa percepção consciente (medidos pela Ergonomia) e que vão influenciar nossas escolhas, atitudes, motivar a tomada de decisões posteriores.Subliminares são mensagens que entram na nossa mente de contrabando, como um vírus de computador que fica inerte, latente, e só é ativado na hora certa.

A Teoria Subliminar remonta ao filósofo grego Demócrito (400 a.C.) e é descrita por Aristóteles, Montaigne, pelo físico brasileiro Mário Schenberg, pelo filósofo da linguagem Vilem Flusser e vários outros.

Os efeitos dos estímulos sensoriais imperceptíveis conscientemente vêm sendo medidos pela Psicologia Experimental, até que, em 1919, o Dr.

Otto Poetzle (ex-discípulo de Freud) prova que as sugestões pós-hipnóticas têm o mesmo resultado prático dos estímulos subliminares para alterar o comportamento humano.

sub9Estas pesquisas saem da universidade para afetar a nós, cidadãos-eleitores-consumidores, em 1959, quando o publicitário Jim Vicary coloca um taquicoscópio (projetor de slides, nome cuja origem vem de táquios = velozes, como o estroboscópio anteriormente criado) no filme Picnic, estrelado por Kim Novak, projetando frases (como ''drink Coke'') numa velocidade de 1/3000 de segundo, imperceptíveis pela consciência, aumentando assim as vendas do refrigerante. Tal experimento foi denominado Experimento Vicarista. Nos anos 70, a tecnologia subliminar é adaptada à mídia televisão em um frame (1/30 de segundo) no jogo infantil Kusher Du, obtendo ótimos resultados. A partir de então, capas de revistas, fotos de anúncios publicitários e propaganda eleitoral passam a empregar indiscriminadamente subliminares... até serem denunciados por um Ph.D canadense, o psicólogo Wilson Brian Key, em uma série de livros corajosos e polêmicos, apoiados pelo criador do termo Aldeia Global, o teórico de Comunicação McLuhan, que prefaciava suas obras.

Fisiologicamente, o olho humano tem umas células chamadas bastonetes, que formam a visão periférica (chamada de fundo, pela psicologia da Gestalt), e outras chamadas cones, que constituem a fóvea, nosso foco de visão consciente (figura, na Gestalt). Tudo o que é percebido pelo

consciente-foco-fóvea-cones-figura... é o subliminar-inconsciente-bastonetes-fundo!

O mesmo princípio aplica-se ao ouvido: o fundo musical, que dá o ''clima'' de anúncio publicitário ou filme de terror, é subliminar enquanto você estiver focalizando atento a fala e os gestos do ator-personagem.

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Houve até um jingle brasileiro feito para os automóveis Chevrolet cujo ritmo melódico era em um ciclo de 72 batidas por minuto, o que provocava, subliminarmente, memórias inconscientes no ouvinte do ritmo cardíaco da mãe o amamentando, persuadindo-o a amar e sentir-se protegido pelo automóvel-mamãe.

Este jingle fazia o consumidor regredir a um estágio psicológico infantil, chantageando-o a comprare criando o desejo pelo carro anunciado, de modo a fazê-lo sentir-se culpado por não poder comprá-lo. É possível que tal fato provocasse danos psíquicos perceptíveis ao consumidor e conseqüências sociais imprevisíveis.

Hoje, as telenovelas usam o merchandising, inserindo os produtos (motos, sorvetes, sandálias, bancos, perfumes, roupas, etc.) na narrativa de modo aparentemente inocente e inofensivo. Mas estas aparições são muito mais caras que as inserções comerciais normais - caras por terem efeitos maiores e melhores sobre o consumidor.

Por outro lado, grandes empresas colocam vírus nos computadores que fazem piscar na tela (efeito flicker) frases como ''trabalhe mais rápido'', para aumentar a produtividade dos empregados.

Também supermercados instalam som ambiente com as frases ''sou honesto'' e ''roubar é errado'', a fim de reduzir os índices de furtos entre os clientes, e bancos agem de forma semelhante para estimular aplicações financeiras.

Sabendo disto tudo, eu fiquei meio descrente do potencial humano em resistir a toda esta massificação, a essa lavagem cerebral, guerra psicológica subliminar que nos bombardeia por todas as mídias: do cinema e TV às revistas e outdoors, passando pelos computadores, vitrines de lojas e palanques políticos.

Diante disto, fiz então pós-graduação na USP e tive nota dez com distinção ao provar o perigo da propaganda subliminar, denunciando o risco psico-social desta tecnologia da Comunicação que ignora nossa vontade, nossa cidadania e liberdade de escolha.

A propaganda subliminar nem mesmo é citada nas leis, NADA A PROÍBE NO BRASIL, mas, por um processo de hermenêutica-interpretação, propus que se aplique aos casos dela o artigo 20 do Código de Ética dos publicitários, que diz que as mensagens publicitárias devem ser ostensivas e assumidas (o merchandising subliminar é anti-ético, pois ostensivo e dissimulado), assim como também o artigo 36 do Código de Defesa do

Consumidor, que proíbe anúncios disfarçados, dissimulados.

sub17Denunciar o subliminar, antes até mesmo de ser uma questão de cidadania, é uma questão de humanidade, humanismo. Pois a liberdade de escolha e autonomia definem uma forma de vida inteligente, e a manipulação subliminar fere os valores que nos tornam dignos do nome humanos.A manipulação subliminar é uma afronta aos direitos humanos e aos ideais humanistas dos sofistas (segundo os quais o Homem é a medida de todas as coisas), de renascentistas como Leonardo da Vinci, às idéias pregadas pela Revolução Francesa e a liberdade de buscarmos a própria felicidade. Nem todo subliminar é mau e nocivo; veja, além das artes, os subliminares didáticos e terapêuticos para curar fobias e trauma psíquicos. Toda tecnologia é um instrumento e, por isto, neutra em si mesma. Importante é o uso que os homens fazem dela - este sim pode ser valorado como bom ou mau.


O NET SUBLIMINAR-TELEMÁTICO


Após dez anos pesquisando, eu fiquei curioso sobre os efeitos da tecnologia subliminar e coloquei em prática um projeto de pesquisa em computador ligado à rede, usando sistema brasileiro VIDEOTEXTO (VDT) via EMBRATEL.

O VDT (chamado Minitel, na França) é um sistema de comunicações telemático (combinação de Telecomunicações com Informática), que emprega a conexão intermídia telefone-computador-televisão para o envio de mensagens visuais.

Criado na Inglaterra (onde é chamado de Teletext) pelo engenheiro Sam Fedida em 1972, o sistema VDT foi simplificado e popularizado na França em 1978, sendo posteriormente implantado no Brasil em 1982.

A principal característica do VDT é a possibilidade de interatividade, de obter respostas dos usuários através de diálogos, rompendo o monólogo dos meios de comunicação de massa convencionais. No VDT, há a possibilidade do usuário intervir diretamente na mensagem que recebe, on line, via rede.

Esta característica, porém, é pouco explorada no Brasil, onde o sistema é mais ''lido'' como jornal eletrônico, havendo poucos programas realmente interativos além dos famosos Videopapos, serviços multi-usuários que permitem bate-papos on line.

No Laboratório de Telemática da UNISANTOS (Universidade Católica de Santos), coordenado pelo Prof. Sílvio Ênio Bergamini Filho, houve até 1995 uma emissora-Fornecedora de Serviços (FS), subordinada à TELESP, que distribuía vários tipos de serviços/mensagens para terminais de VDT domésticos e empresariais ao nível nacional.

Dentro do espaço editorial do programa Videozine, editado por Paula Prata Vandenbrande, preparei um projeto de instalação de subliminares, que foi aprovado pelo Coordenador Bergamini e posto no ar em março de 1991.

O objetivo deste programa era conseguir que o usuário respondesse aos estímulos do programa, via teclado, aumentando sua interatividade e tirando-o da passividade apática, monológica, comum aos usuários do sistema.

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O usuário, dispendendo mais tempo em suas respostas, conseqüentemente aumentava a audiência, que era medida por número de acessos, e assim o lucro da Universidade. A metodologia usada foi a criação e adaptação da tecnologia subliminar para o software francês. Estimava-se, ao final do experimento, um aumento de 10% (dez por cento) de acessos.

sub14Entre outras técnicas, desenvolvemos a tritela, que consistia numa tela tripla (três varreduras de página seguidas) na qual o subliminar piscava durante a construção (varredura) da tela. Outro dos efeitos subliminares obtidos foi o flicker (efeito pisca), além da diagramação com cores complementares e textos blocados segundo a orientação dos hemisférios cerebrais dos usuários. Foram usadas como subliminares frases como ''Reaja'', ''Digite-me'', ''Toque-me'', de modo que ficassem praticamente imperceptíveis ao usuário. O número de respostas obtido foi enorme. O programa Videozine tornou-se um ''Mural Eletrônico'', editando material enviado espontaneamente pelos usuários, a ponto de ser preciso triplicar o espaço de memória do programa, gerando imitadores em emissoras concorrentes. Ao final do primeiro mês de uso intensivo de subliminares, a TELESP registrou um aumento de acessos da ordem de 90% em relação ao mês anterior(Fonte: Relatório Estatístico TELESP do Videotexto do Brasil, março a maio de 1991). Foram superados os objetivos, pois o aumento final de acessos foi da ordem de 550% em relação aos meses anteriores, ultrapassando a estimativa de 10% (objetivo do experimento).

O sistema VDT da UNISANTOS tinha 200 acessos por mês em fevereiro/91, e em abril contava com 1.100 acessos mensais, número mantido em maio do mesmo ano, provando estatisticamente o poder dos subliminares.

Para conhecer maiores detalhes sobre a experiência, consulte o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Paula Prata Vandenbrande, 1991, arquivado na Faculdade de Comunicação da UNISANTOS (curso de Jornalismo), que documenta com ilustrações e disquetes todas as etapas da experiência.


Aspecto Moral e Legal


Em países desenvolvido existem leis que proíbem varias técnicas existente do SUBLIMINAR, mas no Brasil não existe  regulamentação nem lei nenhuma e por isso mesmo igrejas (de modo geral) , políticos, vendas por  “piramide”aonde se deve convencer todo mundo que vc conhece a ser um distribuidor(geralmente cosméticos e produtos alimentares) e a mídia entre outras tem usado e abusado , somente o conhecimento publico pode inibir o uso indiscriminado e perigoso do subliminar.

Jim Vicary   fez um experimento em 1956 em New Jersey  durante a projecção do filme Picnic aonde se usou taquicoscópio  que emitia um slide com a frase .DRINK COKE. numa  velocidade de 1/3000 de segundo que era sobreposto ao filme ( 24 fotogramas por segundo ), rápido demais para ser percebido pelo consciente , mas absolvido pelo subconsciente e a consequência foi um aumento de imediato nas vendas na ordem de 57,7% da COCA-COLA.

Hoje o caso mais recente foi a do POKEMON ( terça-feira, 16 de dezembro de 1997)aonde mais de 650 pessoas(de 3 a 57 anos) maioria de crianças no Japão tiveram, ataques convulsivos, vômitos, hemorragias, olhos injetados, vertigens, desmaios , cientificamente conhecido como

Epilepsia sensível cromática: uma variante de epilepsia fotossensível , este  causado por uma cena aonde a quantidade de piscadas com as cores (vermelho/branco/azul)  por segundo maior que a capacidade que o celebro pode absolver causaram um  “tilt”  no celebro, Quando os telejornais repetiram as cenas do desenho, nova onda de internações, na mesma noite.12.950 estudantes faltaram às aulas nos dias seguintes(somente em tokyo).

sub13Técnica hipnóticas , de forte estímulo visual para prender a atenção, experiência desastrosa,  mas já aperfeiçoada , e nunca divulgada pelos noticiarios normais ao publico.  Tentam nos induzir subliminarmente sem se preocupar com as consequências , apenas o fato de ser uma técnica usada para que o nosso consciente não perceba mostra que existem objetivos obscuros , o que podemos fazer e divulgar para que o maior numero de pessoas tomem conhecimento do assunto, mesmo que não acreditem, como querem os que utilizam essa técnica ,  dizendo ser ridículo, absurdo é SUBLIMINAERMENTE fazer acreditar que passaremos a ser visto como "pouco serio" caso comentemos o assunto, apenas o fato de ser do conhecimento de maior numero de pessoas podem inibir o uso por alguns com mais caráter. Existe comentários ( não comprovado) de um equipamento de última geração  chamado IMPE CONTROL REVER L12M4000hrz (modelo Americano) este aparelho é conectado via Cabos na torre transmissora da Rede de TV e trabalha junto com todas as imagens em movimento num angulo inferior e centralizado no monitor da tela da TV (qualquer modelo e marca de TV), que recebe o "BOMBARDEIO" através de sua antena e é prontamente captado pelo olho dos telespectadores, que á principio nem tomam conhecimento e nem mesmo sentem o que está acontecendo(aqui deixarei de citar os nomes das emissoras que estariam utilizando por não ser comprovado) .

Lembre-se: Reparem  nos comerciais diversos (intervalos de novela, filmes, etc...) o som aumenta bruscamente. Você já reparou isso? O som dos comerciais é sempre mais alto do que o programa que você está assistindo , em casos mais graves os efeitos colaterais podem ser perda crescente e grave de visão;insónia; perturbação mental (irreversível); vómitos e espasmos; ataque cardíaco; derrame cerebral; nervosismo, deficiência de personalidade, sono e lentidão dos movimentos, envelhecimento precoce (irreversível), falta de vitaminas E, B e A; perda do apetite;impotência sexual (irreversível), tremor nas mãos, dificuldade para falar (língua parecendo que está se enrolando) , diarreia, catalepsia, desmaios, desânimo, queda ou aumento da pressão arterial e por fim a morte  podem ser ( mas não necessariamente)o uso do IMPE

CONTROL REVER L12M4000hrz , ou em palestras longas com apenas um cafezinho ou algo doce , discursos ritmados , sons e luzes piscando serve para alterar o nosso estado emocional , para nos preparar  para sermos induzidos , são algumas das características que indicam o uso do subliminar  que somos bombardeado todos os dias.


A seguir, veja cinco mensagens subliminares que ficaram conhecidas no mundo.

 

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Camelo


Joe Camel, símbolo do cigarro Camel, teve sua imagem desvinculada da marca depois que foi indicado por participar de mensagem subliminar; o rosto do personagem lembraria um órgão sexual masculino. Embora nunca tenha admitido, a empresa parou de usar o personagem.

 

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Pokemon

O desenho Pokemon também ficou conhecido pelas mensagens subliminares. Em 1997, cerca de 730 crianças no Japão sofreram ataques epilépticos após cenas do desenho que exibiam efeitos com cores. Casos de epilepsia fotossensitiva podem ser desencadeados por flashes de luzes coloridas.

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Blade II

Pouca gente percebe, mas no fundo do encarte do filme Blade II é possível perceber um rosto em forma de nuvem. Basta aplicar um efeito e perceber a imagem.

 

 

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Homem Aranha I

Um outro episódio, que passou despercebido pela maioria dos espectadores, foi listado pelos pesquisadores de mensagens subliminares. No primeiro longa-metragem do Homem Aranha uma placa deixa à mostra a mensagem EAT (coma) e, logo após, uma logo do Mc Donalds. Prática bastante utilizada para incentivar o consumo de algum produto

 

 

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Cheiro do panetone

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Embora muitos não considerem mensagem subliminar, uma pesquisa muito curiosa foi feita em alguns cinemas de São Paulo. Antes do filme, um comercial de Panetone era exibido e uma fragrância do doce lançada no ar, várias pessoas afirmaram ter aumentado a vontade de comer, após a exibição do comercial.

PARTE 2

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