TEMAS INEXPLICADOS

A Cidade Fantasma de Bhangarh e a Maldição do Homem Santo

fantascar1Acredita-se que o forte abandonado de Bhangarh seja o lugar mais assombrado na Índia, tanto é assim que é proibido acessar o lugar entre o pôr e o nascer do sol, e os habitantes locais mudaram sua cidade para fora dos limites do forte. A reputação de Bhangarh decorre de duas velhas lendas, uma das quais envolve um homem santo que supostamente amaldiçoou Bhangarh após o forte lançar uma sombra sobre a sua morada.

A cidade de Bhangarh, que está localizado na mucipalidade de Rajgarh, estado do Rajastão, foi primeiramente estabelecida em 1573 durante o reinado de Bhagwant Das como residência do seu segundo filho. O forte, que é na verdade uma pequena cidade, composta de templos, palácios e várias portas, abrange uma grande área no sopé de uma montanha. Mas apesar de sua beleza e paisagem pitoresca, o forte é rico em relatos sombrios e tornou-se completamente abandonado por volta de 1783, com habitantes locais mudando sua aldeia para outro lugar.

fantascar2
Apesar da beleza do forte Bhangarh, os moradores mudaram sua cidade para outro lugar e o local jaz abandonado há 200 anos.

Do outro lado do portão principal da cidade abandonada, chamada agora de Bhoot Bangla ("casa de fantasmas"), existem numerosos templos hindus e entre os mais espetaculares edifícios estão os templos de Hanuman, Gopinath, Someshwar, Keshav Rai, e o templo de Ganesh. O palácio real está localizado no extremo final dos limites do forte e era protegido por duas fortificações internas através do vale. A cidade está separada da planície por muralhas com cinco portões.

Leia também - A misteriosa base que a CHINA está construindo na Patagônia argentina

fantascar3
Vista da abrangência do forte Bhangarh.

As lendas de Bhangarh

De acordo com a lenda, a cidade de Bhangarh foi amaldiçoada por um santo homem chamado Baba Balnath, que havia dado permissão para a construção da cidade desde que a altura dos edifícios não fizesse sombra sobre seu retiro. Balnath advertiu que se isso ocorresse, ele iria destruir toda a cidade. Quando um príncipe descendente mandou construir o palácio a uma altura que lançou sua sombra sobre a morada do Bhangarh, ele amaldiçoou toda a cidade. Muitos acreditam que a Balanath está enterrado lá até hoje.

fantascar4
A lenda diz que o santo homem, Baba Balnath, amaldiçoou Bhangarh depois que um de seus prédios lançou sombra sobre a sua morada.

Uma segunda lenda relacionada com o lugar, conta que um súdito chamado Singhiya, estava apaixonado por Ratnavati, a princesa de Bhangarh. Singhiya colocou um feitiço em um perfume que foi comprado pela empregada da princesa, para que assim, ao tocar na poção Ratnavati se apaixonaria por ele. Mas a princesa Ratnavati viu o que o súdito estava fazendo e frustrou o seu plano. Se sentindo amargurado, o feiticeiro jogou uma maldição sobre a cidade, e muitos acreditam que seu fantasma assombra o malfadado lugar abandonado. Alguns moradores acreditam que a princesa Ratnavati reencarnou em um novo corpo e que o forte Bhangarh está aguardando o seu retorno para pôr fim à maldição.

Leia também - A História Secreta Nunca contada

fantascar5
Os habitantes locais acreditam que a princesa Ratnavati deve retornar ao forte Bhangarh para libertar a cidade de sua maldição.

Enquanto que essas lendas parecem nada mais que histórias fantasiosas, as histórias se tornaram tão amplamente relatadas, que o Archaeological Survey of India ("levantamento arqueológico da Índia") colocou um sinal na entrada do forte Bhangarh, proibindo a entrada depois de escurecer. Moradores dizem que quem tentou permanecer dentro do sítio após o pôr do sol nunca mais saiu. No entanto, são essas lendas que continuam a atrair milhares de turistas todos os anos, ansiosos para experimentar a assombrada e amaldiçoada cidade de Bhangarh.

Tradução/Adaptação: rusmea.com & Mateus Fornazari

Fontes: http://timesofindia.indiatimes.com/life-style/Bhangarh-Fort-The-most-haunted-place-in-India/articleshow/21083288.cms
             http://www.rajasthanaamantran.com/Fort.php
             http://www.atlasobscura.com/places/bhangarh-fort
             https://en.wikipedia.org/wiki/Bhangarh_Fort
             http://www.assombrado.com.br