Yip Man - O mestre de Bruce Lee
logo

Faça uma doação

Todo o conteúdo disponibilizado no site é gratuito e você pode utilizá-lo livremente. Nossa única fonte de renda provém dos anúncios, o que não é suficiente para cobrir as despesas com a hospedagem. Qualquer ajuda para manter o nosso site no ar é bem vinda. Caso deseje contribuir com qualquer valor, basta clicar na imagem abaixo.





yip_2Yip Man - (Foshan, China da Dinastia Qing, 6 de Novembro de 1893 - Hong Kong, China, 2 de Dezembro de 1972) nasceu em uma família abastada, cujo templo era dirigido pelo Mestre Chan Wah Shun, "Wah, o Trocador de Dinheiro", do estilo Wing Chun (ou Ving Tsun) de Kung Fu. Yip Man treinou com o Mestre Wah até o seu falecimento, três anos depois. Nessa época ele se mudou para Hong Kong para prosseguir os estudos de graduação.

Yip Man vivia se envolvendo em brigas onde sempre vencia graças à eficiência de seu Kung Fu. Um dia convidaram-no para enfrentar um senhor de seus 50 anos de idade, que diziam conhecer artes marciais. Ele aceitou imediatamente e procurou o homem para desafiá-lo. Este o olhou de alto a baixo e sorriu, perguntando se ele havia treinado com o venerável Mestre Chan Wah Shun, de Fatshan e se ele já havia aprendido o Chum-Kiu (segunda forma do estilo Ving Tsun).

Yip Man não ouviu o que o homem dizia, pois teria percebido que apenas um conhecedor do estilo poderia saber esses detalhes. Vendo que não havia outra alternativa, o homem disse que Yip Man poderia atacar como quisesse, que ele tentaria não machucá-lo. Isso enfureceu o adolescente, que atacou diversas vezes. O homem apenas esquivava seus golpes e o jogava ao chão até que Yip Man reconheceu sua derrota. O senhor finalmente se apresentou: era Leung Bik, o segundo filho do Grande Mestre Leung Jan, professor do Mestre de Yip Man.

 

yipbruce

Yip Man se desculpou e solicitou que o aceitasse como discípulo. Dessa forma Yip Man concluiu os estudos do Ving Tsun aos 24 anos, quando retornou a Fatshan.De volta à sua terra natal, foi acusado de desertor e de ter aprendido outro estilo de Kung Fu. Levou muito tempo para convencer seus colegas do encontro com Mestre Leung. Yip Man, fiel à promessa feita ao seu Mestre, primeiramente se recusou a ter alunos. Depois da Segunda Guerra Mundial, já pai de família e com a sua fortuna arrasada pela guerra, voltou a Hong Kong para tentar ganhar a vida. Refinado e sem grandes dotes físicos, teve muita dificuldade para arranjar emprego.

Finalmente foi convencido por um amigo a dar aulas de Kung Fu na Associação dos Trabalhadores em Restaurantes de Hong Kong. Com o passar do tempo juntou um punhado de discípulos com os quais fundou sua primeira academia. Seus alunos, entre eles o famoso Bruce Lee enfrentaram muitos desafios que tornaram o Ving Tsun famoso e muito procurado. Em 1967 ele fundou a Hong Kong Ving Tsun Athletic Association, entidade que ainda hoje representa aquele estilo em Hong Kong e foi o berço de todos os Grandes Mestres de Ving Tsun da atualidade.

Em 1972, porém, um check-up médico revelou que ele sofria de cancer da garganta. Esse foi também o período em que decidiu – em mais ou menos 2 semanas, antes de sua morte – deixar registros das técnicas do Wing Chun assim como, as formas: Siu-Lim-Tao, Chum Kiu e a Biu Gee, sem esquecer a forma do ‘Wooden Dummy ‘, feitos em um filme de 8 mm, de modo a deixar as técnicas com o Boneco de madeira(Mook Yan Jong) correta para a posteridade. Yip Man já estava bastante debilitado e usava as suas ultimas forças na demonstração das técnicas. No entanto, quando seu estado se agravou, sucumbiu a esta doença fatal. Em 2 de dezembro de 1972 morre uma lenda.

yip_1

 

Abaixo um vídeo histórico do próprio Yip man em treinamento !!!

 

 

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Yip_Man
          http://apwingchun.blogspot.com/2009/09/yip-man-biografia-do-mestre.html

Comentários   

 
#2 Guest 18-06-2011 17:04
Pra mim é uma honra saber um pouco da historia de um grande Mestre das artes marciais o Mestre IP Man que pela linhagem torna se meu mestre também e por isso eu o saldo no estilo kung fu. eu treino o estilo shaolin Chun Chang com o Mestre Uilson Almeida de Sr. do Bonfim-BA
 
 
#1 Guest 13-12-2010 01:45
acho q ip man foi o maior mestre dos mestre ja visto e gostaria de saber as 116 tecnicas do boneco de madeira
 

Adicionar comentário

ATENÇÃO:
- Não utilize os comentários para fazer perguntas ou enviar mensagens à administração do site;
- Não utilize palavrões;
- Não faça comentários ofensivos.

Código de segurança
Atualizar

Pharmacy LevitraBuy Viagra In Thailand

O Mito do Colesterol e da Estatina



Curta nossa página

HorizontalDivider

Você também poderá gostar de