Ar condicionado split, portátil, de parede ou climatizadores....qual a melhor escolha?

ar-condicionado-para-apartamentoEstamos em pleno verão, e as altas temperaturas deixam isso claro. O calor é grande, muitas vezes tirando de nós o ânimo necessário para completarmos nossas atividades, algo especialmente ruim de acontecer em meio à correria dos dias de hoje. Porém, não é só por vivermos nesse clima que temos de suportar todas as suas consequências. Existem diversos utensílios que podem diminuir a temperatura e trazer frescor aos nossos lares. Confira as características de cada um deles, e veja qual é a melhor opção para a sua necessidade. Para muitas pessoas que não querem (ou podem) fazer um buraco em sua(s) parede(s) ou janela(s) e também não querem pagar os nem sempre baratos preços cobrados em uma instalação de split, o ar condicionado portátil aparenta ser uma “santa” solução para refrigerar um ambiente - ou vários pois ele pode ser deslocados.

No entanto, se muitas pessoas pensam que o ar condicionado portátil é a solução, muitas outras se arrependem de terem comprado um sem saber todas as características desse tipo de ar condicionado.

Embora o preço seja quase o dobro de um modelo convencional a fonte de arrependimento não é ele; o motivo de arrependimento são duas características de funcionamento do ar condicionado portátil que pouca gente conhece e menos ainda leva em conta na hora da compra.

O maior arrependimento em relação ao ar condicionado portátil é o fato dele ter um pequeno reservatório para acumular água que se condensa no processo de refrigeração e precisa ser esvaziado em poucas horas. São frequentes os casos de clientes que encontram sua casa “alagada” ao acordar ou então são surpresos com um bip repetido no meio da noite que não os deixa dormir.

Todo ar condicionado ao refrigerar gera água, que se forma pelo processo de condensação da umidade do ar. No caso de um aparelho de janela, a saída dessa água em geral é pela parte traseira, e esses aparelhos são os responsáveis pelo constante pinga-pinga dos centros de nossas cidades. No caso de um split a saída é pelo dreno e aonde ele será instalado é uma das coisas que precisa ser decidida durante a instalação.

O ar condicionado portátil também tem condensação de água. Mas no caso dele, essa água se acumulada em uma bandeja interna do aparelho que precisa ser esvaziada de tempos em tempos. Alguns modelos tem bandejas maiores, que cabem mais água, outros contam com menores, que precisam ser esvaziadas com mais frequência.

Alguns ar condicionados portáteis contam com bandejas de somente 3 litros. Se você pensa em comprar um aparelho, fuja desse. Os modelos melhores (e mais caros...) contam com bandejas de 5 a 6 litros.

Um aparelho de 18.000 BTUS, em um ambiente com alta umidade, pode condensar até 1 litro de água por hora. Então em 3 horas a badeja do ar condicionado portátil estaria cheia e você teria de esvaziá-la. Só que é muito provável que isso ocorra no meio da noite, quando você está dormindo. Ou pior, se os sensores do aparelho falharem e não emitirem bips, você pode acordar com sua casa alagada...

Ar condicionado Portátil também precisa de um buraco na parede ou na janela... Um outro aspecto que passa despercebido pela maior parte das pessoas é que um aparelho de ar condicionado não “some” com o calor: ela apenas retira de um local onde não é desejado para outra onde não cria problema.Da mesma forma funciona o ar condicionado portátil. Ele também precisa retirar esse calor para um outro ambiente. Se você reparou na foto acima já deve ter visto a mangueira saindo dele. E é exatamente ela que retira o calor para outro ambiente. Assim, mesmo com o ar condicionado portátil, você terá de ter um um buraco na parede ou janela ou deixar a janela encostado para encaixar o duto.


Ar condicionado split ou de janela?

ar_parede_2

Atualmente existem duas modalidades de ar condicionado no mercado: os de expansão indireta, como os modelos de ar central - onde o gás refrigerante resfria a água que circula pelo sistema - e os de expansão direta, como os aparelhos de janela e do tipo split - onde o gás refrigerante é responsável pelo resfriamento do ar injetado no ambiente.

Os modelos de ar condicionado para uso doméstico são os de expansão direta, conhecidos como aparelhos de janela e aparelhos do tipo split. Mas como decidir qual o melhor para o seu ambiente?

O ar condicionado de janela é o mais simples. Compacto, reúne todo o sistema de refrigeração em um só bloco. Sua potência é medida por BTU/hora, a medida inglesa British Thermal Unit, e seu consumo de energia é o mais baixo, principalmente as versões mais novas.

Estão disponíveis em versões de menor potência (7 mil BTUs, indicados para ambientes de 10 a 15 metros quadrados), até os de grande capacidade (30 mil BTUs, para ambientes até 60 metros quadrados). Uma desvantagem do ar condicionado de janela é que, por trabalhar com baixas capacidades, possuem os maiores níveis de perda entre todos os tipos de ar condicionado.

ar_parede_1

á o aparelho do tipo split tem sua estrutura dividida em dois blocos: a unidade interna (evaporadora) e a externa (condensadora). Cada vez mais acessível financeiramente, esse modelo de ar condicionado vem substituindo os tradicionais aparelhos de janela aos poucos, devido ao conforto que ele proporciona e oferta cada vez maior de produtos.

Sua potência é medida em BTUs/hora ou por tonelada de refrigeração (TR), onde 1 TR equivale a 12 mil BTUs/hora. Uma de suas vantagens é ser bem mais silencioso, pois a parte responsável pelo ruído fica instalada na sua unidade externa.

O split precisa de mais espaço por causa da instalação interna e externa e também de estrutura elétrica que suporte a sua potência. É considerado uma boa opção para escritórios, consultórios e ambientes residenciais maiores.


Quando escolher janela ou split


Você está pensando em comprar um ar condicionado, mas não sabe qual se encaixa mais no seu perfil? Vamos apresentar aqui as vantagens e desvantagens dos modelos janela e split.


Janela


Vantagens do ar condicionado janela:

- O valor do aparelho é mais barato.

- São mais compactos (condensadora, compressor e evaporadora são no mesmo gabinete).

- É de fácil instalação.

Desvantagens do ar condicionado janela:

- Trabalha com baixa capacidade, ou seja, modelos de baixa potência, de 7.000 BTU até 30.000 BTU. (Calcule aparelho de quantos BTU são necessário para seu ambiente).

- Geram mais ruído que o split.

Para quem é indicado o ar condicionado tipo janela?

- Para pessoas que moram em ambientes pequenos

- Habitem casas ou condomínios onde não hajam restrições de ruído.

- Caso não tenha espera (buraco) pronta para o ar condicionado é preciso ser feita uma abertura na parede para colocação do ar tipo janela. Logo, é indicado para quem tem casa própria ou caso seja locatário tenha permissão para colocar uma abertura.

- Não pode gastar muito dinheiro em um condicionador de ar. Apesar de hoje o valor do ar janela esteja mais próximo de um split, o comprador deve lembrar que o preço de instalação do split é mais alto.

- A economia de energia não é definida pelo tipo do ar condicionado, existem janelas mais econômicos que alguns tipos de split e vice-versa. Vale conferir sempre o consumo do ar condicionado e o selo Procel antes de comprar um aparelho.


Split

ar_split


Split: O condicionador de ar split leva este nome por te sido originado do sistema do ar condicionado de janela e divido em dois equipamentos, sendo assim o split é composto por dois módulos. Um módulo fica no ambiente interno (evaporadora) e o outro no ambiente externo (condensadora).

Vantagens do ar condicionado split:

- Baixo nível de ruído (a parte externa do ar condicionado – que faz barulho – fica do lado de fora da residência).

- Existem vários tipos de split, e a capacidade de alguns pode chegar a até 80.000 BTU. (Verifique a quantidade de BTU necessária para seu cômodo).

- Possui controle remoto permitindo operação à distância

- O buraco na parte necessário para sua instalação é bem menor. Como é dividido em duas unidades, a unidade externa (fica do lado de fora da casa ou apartamento) é unida com a interna por tubulações de cobre, um bem espaço pequeno na parede é aberto para passagem desses tubos.

- Esteticamente mais bonito. Há marcas investindo no design de split como mais um diferencial.

Desvantagens do ar condicionado split:

- O split é mais caro que o janela, mesmo os modelos mais simples de split acabam saindo mais caros pelo preço da instalação ser alto.

- A instalação é difícil e deve ser feita profissional especializado.

- Não é permitida a colocação em alguns prédios devido ao seu regulamento interno, como por exemplo, alterar esteticamente a faixada do local.


Para quem é indicado o ar condicionado tipo split?

- Para pessoas que estão preocupadas com o conforto mais do que com o preço.

- Podem abrir um buraco na parede, e estão preocupadas com a estética do ambiente.

- Querem refrigerar um espaço relativamente grande.

- A economia de energia do seu split vai depender do selo Procel que ele possuir. Existem splits que consomem mais energia que um ar condicionado janela.
Sem esquecer que existem vários tipo de ar condicionado split, clique aqui conheça os modelos de condicionador de ar.


Qual o ar condicionado adequado - o que levar em conta.


O aparelho adequado - Calcular a potência necessária de um aparelho para refrigerar um determinado ambiente é uma conta de somar simples mas que envolve anotar e medir diversos fatores: dimensões, exposição ao sol, portas ou vão permanetemente abertos, pessoas, atividades que elas estão realizando, potência dos equipamentos, etc.

Evite calcular seu aparelho com base em regras do tipo ´tantas BTUS por metro quadrado` ou coisas parecidas. Quase sempre fatores importantes são desprezados e o resultado é insatisifação com o aparelho adquirido.

A forma correta de calcular quantas BTUS seu aparelho precisa ter é através da norma ABNT número 5858. Um bom indício de que o profissional de refrigeração domina seu serviço é ele conhecer essa norma.

Faça o cálculo aqui: http://www.colortel.com.br/mercadolivre/cargatermica.htm


Meu aparelho está com defeito ?


Quando por algum motivo ficar em dúvida se um aparelho está com problema ou não está sendo suficiente para refrigerar um ambiente, basta fazer um simples teste com um termômetro: meça a temperatura do ar do ambiente, próximo ao filtro; em seguida meça a temperatura de saída do ar frio do aparelho. A diferença entre a primeira e a segunda deve ser de 8 a 14 graus. Caso ocorra essa diferença, o aparelhos está bom mas não tem capacidade suficiente para refrigerar o ambiente.

Vale a pena lembrar que muitas vezes uma má instalação compromete o funcionamento correto do aparelho. Para quem já se esqueceu das aulas de física, o calor é uma forma de energia que não pode ser destruída - apenas convertida em outro tipo ou transferida de um lugar onde não é desejada para outro onde não cause problemas.

E é exatemente isso que um ar condicionado faz: ele transfere o calor de um lugar para o outro. Ele não o elimina. É importante ter isso em mente porque no momento das instalação, devemos colocar o aparelho em uma posição em que ele tenha acesso ao ar externo e sua parte traseira deve ficar a pelo menos 80 cm de qualquer obstáculo. Nada de jogar o ar quente para um cubículo, nada de jogar para um corredor ou um ambiente fechado. Se não for possível instalar um aparelho do tipo ´janela` é o caso de pensar seriamente na possibilidade de colocar um do tipo ´split`.


Instalação elétrica - não economize nela


Uma importante menção a fazer é sobre a tomada elétrica para um ar-condicionado. Não economize nisso, não inove ou improvise. Mas vale gastar R$ 10,00 ou R$ 20,00 em materiais adequados e de boa qualidade do que sofrer os prejuízos decorrentes de um incêncio.

Use um disjuntor específico para o aparelho. Não utiliza cabos elétricos muito finos, pois eles aumentam a amperagem (corrente), podendo desarmar o compressor do aparelho, o disjuntor ou até mesmo provocar um incêndio. Na dúvida utiliza cabos de 4 mm2. Lembre-se, não faça economia de tostão na instalação elétrica pois isso pode ocasionar prejuízo de milhão.


Mitos da refrigeração - não seja enganado


Existem algum mitos na refrigeração, em geral espalhados por maus profissionais:

 - é necessáro completar o gás da geladeira (ou do ar-condicionado): é mentira. Esses aparelhos, quando bem feita a manutenção, não podem ter vazamento de gás que é nocivo a camada de ozônio;

 - aparelho que ´faz´ muita água não está bom: é mentira. Na verdade é exatamente o oposto: quanto mais água o aparelho condensar melhor o seu rendimento.

 

Climatizadores

ar_climatizador_e_purificador


Existem muitas pessoas que ouvem sobre climatizadores de ar e presumem que esses são os mesmos que aparelhos de ar-condicionado. No entanto, o funcionamento desses dois são completamente diferentes. Climatizadores visam diminuir a temperatura ambiente através da evaporação da água. Usando de um ventilador interno, o ar é puxado para dentro do aparelho, e a água do compartimento evapora. Esse ar é umidificado, tendo assim sua temperatura diminuída e umidade aumentada. Ou seja, de seco e quente ele passa a ser úmido e frio.

Já os condicionadores de ar ou, como são popularmente chamados, aparelhos de ar-condicionado, são como um geladeira sem o compartimento de guardar comida. Eles utilizam a evaporação de fluídos refrigerantes para fornecer ar frio. O calor retirado precisa ser jogado para fora do local. Por causa disso, lembre-se que mesmo os modelos portáteis devem estar perto de janelas, caso contrário o calor será devolvido ao ambiente, inutilizando seu funcionamento.

Não há como dizer que um climatizador é melhor do que um ar-condicionado e vice-versa. Cada um deles tem vantagens e desvantagens, oferecendo resultados melhores de acordo com as necessidades específicas de cada pessoa. Veja os prós e contras gerais de cada um desses aparelhos:

Vantagens do climatizador:

Diferente de ares-condicionados, climatizadores não precisam estar em locais fechados e isolados para refrescarem o ambiente. Além disso, seu funcionamento requer muito menos energia do que um ar-condicionado, o que faz com que o consumo seja significantemente meno.

ar_portatil_1


Climatizadores diminuem a temperatura, em média, em 8° C. No caso de climas em que a temperatura está na faixa dos 25° C, essa diminuição é suficiente para que não se tenha mais sensação de calor. O resultado será melhor em ambientes secos.
Por último, enquanto não são tão portáteis quanto a maioria dos ventiladores, climatizadores são mais leves que ares-condicionados, e muitos modelos possuem rodinhas, facilitando a locomoção entre os cômodos.

Desvantagens do climatizador:

Os resultados de um climatizador dependem fortemente de elementos externos. Em específico, quanto mais úmido for o ambiente, mais difícil será evaporar a água, diminuindo a funcionalidade do aparelho.


Outra consequência dessa dependência a fatores externos é que a temperatura e umidade obtidas não serão constantes. Além disso, ele não está, propriamente, refrigerando o ar. Assim, quando em meio a temperaturas muito altas, um climatizador não conseguirá refrescar o lugar tanto quanto um ar-condicionado. Finalmente, ambientes muito grandes poderão precisar de mais de um aparelho para que a temperatura obtida seja agradável.


Fonte: http://www.refrigeracao.net
       http://www.magazineluiza.com.br
       http://www.webarcondicionado.com.br/
       http://www.colortel.com.br/
       http://www.carrefour.com.br