10 Mudanças que Acontecerão no seu Estilo de Vida depois que Você começar a meditar

meditar69Uma vez que você começar a meditar diariamente, a vida como você conhecia começará a fazer reviravoltas interessantes. Velhos hábitos vão desaparecer, sistemas de crenças antiquadas podem ser questionados e como um bônus, você provavelmente vai começar a dormir como um bebê. Em suma, a meditação diária terá efeitos positivos sobre quase todos os aspectos de sua vida. Aqui estão as 10 mudanças comuns nos estilos de vida que meditadores relataram em seu primeiro ano de prática diária:

1. Você começará a acordar mais cedo

Meditação melhora a qualidade do seu sono noturno. Como resultado, você geralmente precisará de menos horas de sono do que precisava antes de começar a meditar e vai se sentir muito mais descansado no dia seguinte. Isto significa que o tempo que você gasta meditando será devolvido a você. A única pergunta é: o que fazer com todo esse tempo extra?

2. Você vai beber menos álcool

Muitas pessoas consomem álcool como uma forma de aliviar o estresse. Se esse é você, então poderá perceber uma redução do desejo de beber quando os benefícios da meditação diária começarem a aparecer. O álcool é um calmante. Como a meditação ajuda a liberar o estresse e impulsiona sua imunidade, a necessidade de quantidades excessivas de álcool começará a minguar. Reduzir seu consumo diário de álcool para apenas poucas doses de vinho na semana, vai começar a parecer a coisa certa a fazer.

3. Você terá mais paciência

O ditado “O tempo não espera”, pode causar muita ansiedade se você sente que você não está tão vivo, nem aproveitando seu potencial. Ou talvez você pense que há pessoas em sua vida que não são tão inteligentes como você, mas parecem estar vivendo de forma melhor. Meditação ajuda a expandir a janela da percepção, permitindo que você veja valor em cada experiência e relacionamento. Depois de meditar, você se torna menos perturbado e mais paciente com planos cancelados, parceiros insensíveis, representantes de serviço ao cliente rudes, ou qualquer outra situação que possa ter provocado uma resposta negativa em seu passado.

4. Você para de buscar a felicidade do lado de fora

Antes de começar a meditar, a única felicidade que você experimentou pode ter vindo de relacionamentos, dinheiro ou realizações. Depois de iniciar a meditação, a felicidade começa a surgir a partir de dentro. Como você sabe? Porque apesar de suas circunstâncias inevitavelmente mudarem (ou seja, o seu relacionamento termina, você perde dinheiro, experimenta o fracasso), estranhamente, você ainda vai se sentir feliz por dentro. Haverá uma menor necessidade de controlar as pessoas, lugares ou situações. Por quê? Porque você terá encontrado a fonte da realização, que sempre residiu dentro de si.

5. Você poderá fazer menos e realizar mais

Vamos fazer um experimento de pensamento: Você acorda se sentindo cansado, doente ou com dor de cabeça. Quão generoso, compassivo, e de mente aberta você será neste dia? Agora, imagine o oposto. Você acorda se sentindo descansado, brilhante e feliz. Quanto mais você fará neste dia, em comparação ao anterior? O descanso é a base para a ação dinâmica. Meditação complementa o resto do sono, o que aumenta a sua capacidade de realizar mais durante o dia, gastando menos energia.

6. Você se multiplicará.

Meditação consistente desencadeia o que os fisiologistas chamam de a resposta da “alimentação e raça”, que é o oposto da resposta ao estresse “luta ou fuga”. Isto significa, que literalmente você se torna mais fértil. Muitas mulheres que enfrentaram problemas com a fertilidade acharam mais fácil engravidar depois de iniciar uma prática de meditação diária. Da mesma forma, a meditação aumenta a testosterona nos homens, o que ajuda a corrigir disfunções sexuais e aumentar a resistência. Eu aviso às pessoas que ensino a meditar para não terem relações com pessoas que não gostam, porque a meditação torna-o mais fértil do que o rio Mississippi.

7. Menos medo de perdas

Medo de perdas é a ideia equivocada de que a felicidade virá no futuro, depois de atingir certa experiência. Mas quanto mais você medita, mais esse medo começa a ser substituído por consciência do momento presente, o que significa que você sente menos desespero sobre a necessidade de estar em outro lugar.

8. Mais YOLO (você só vive uma vez)

YOLO é uma chamada universal sobre assumir um risco, ter uma aventura, ou aproveitar o dia. O que o impede de tomar ações ousadas na vida são geralmente medos internos ou incerteza sobre o resultado. São restos de estresse acumulados no corpo. O estresse tem um efeito paralisante sobre o seu potencial, e pode escurecer o seu senso de aventura. Como o estresse se dissolve através da meditação regular, você naturalmente se tornará mais ousado. Isto significa que vai ser mais fácil sair de seu trabalho que te suga e de seu relacionamento que não tem mais conserto, e ter mais chances. Então se prepare para iniciar um novo negócio, praticar um novo hobby, ou viajar ao redor do mundo.

9. Você começará a confiar mais em si mesmo

O coração ganhou uma reputação por te fazer ser ingênuo. Mas, como Deepak Chopra escreve, “o coração é o nosso centro de sabedoria – nosso GPS interno.” Misturados com a sábia orientação do coração estão os medos de sua cabeça. A meditação regular ativa uma espécie de filtro de spam para o diálogo interno negativo da mente, e permite que você detecte as mensagens mais puras do seu verdadeiro centro de sabedoria. Este, por sua vez, te levará a um maior senso de confiança sobre as mensagens que emanam de seu coração.

10. Você poderá tomar decisões mais rapidamente

Como sua prática diária de meditação lhe dará maior percepção, se tornará mais fácil fazer distinções. Quer se trate de escolher entre dois empregos, três apartamentos, dois carros, ou qual app de namoro utilizar, uma maior percepção permite diagnosticar rapidamente quais as melhores opções para você no momento. Isso também acaba por ser uma enorme economia de tempo, porque já não precisará pedir opinião a todos, e poderá tomar suas decisões por conta própria.

Há muitas outras mudanças que ocorrem quando você começar a meditar, variando de normais a bizarras. Quando dou minhas aulas de meditação, eu tento não prever quaisquer mudanças específicas que meus alunos irão experimentar. Eu gosto de lembrá-los que tudo que acontecer será emocionante e surpreendente.


Traduzido pela equipe de O Segredo
Fonte: Mind Body Green