O Arquivo
logo

Faça uma doação

Todo o conteúdo disponibilizado no site é gratuito e você pode utilizá-lo livremente. Nossa única fonte de renda provém dos anúncios, o que não é suficiente para cobrir as despesas com a hospedagem. Qualquer ajuda para manter o nosso site no ar é bem vinda. Caso deseje contribuir com qualquer valor, basta clicar na imagem abaixo.





areia2A areia movediça é um fenômeno natural que se forma quando um grande fluxo de água preenche espaços existentes sobre finas partículas de areia que se encontram soltas. Essa junção faz com que a areia se torne móvel como um líquido e por seu movimento recebe o nome de “movediça”. Normalmente esse fenômeno acontece nas margens dos rios, lagos, praias, pântanos e em regiões próximas a fontes subterrâneas. Apesar de ocorrer em maior número nas regiões acima citadas, a areia movediça pode ser formada e encontrada em qualquer local que exista água e areia que possam se unir. Erroneamente vemos em filmes e desenhos que, basta segurar em algo para conseguir escapar da areia movediça, o que não é verdade. O peso de uma pessoa que está na areia movediça equivale ao peso de um carro médio, ou seja, é muito difícil retirar uma pessoa da areia.

Se acontecer de um indivíduo começar a afundar na areia o importante é que ele não se movimente, pois o movimento faz com que a areia se comporte como líquido e faz com que o indivíduo afunde ainda mais, portanto deve-se permanecer imóvel para que o corpo consiga flutuar. A flutuação do corpo acontece porque a densidade dele é menor do que a densidade da areia.

Dessa forma, basta que o indivíduo tenha paciência para esperar o tempo de flutuar, já que cada poço de areia movediça possui uma relação diferente entre água e areia, apresentando assim maior facilidade para flutuar ou não. São raros os fenômenos fundos, porém se algum indivíduo cair em uma areia movediça funda basta seguir a instrução anteriormente citada.

Areia “gulosa”

Também conhecida, no norte do Brasil, como areia gulosa ou areia engolideira, é um fenômeno natural que a maioria das pessoas conhece do cinema, televisão e quadrinhos, onde um personagem que cai em areia movediça é tragado por ela até desaparecer por completo, a menos que consiga se agarrar num galho, cipó ou raiz e se içar para fora, ou que seja salvo por outro personagem.

Ao contrário da imagem criada pelos filmes de cinema, no entanto, ninguém desaparece dentro da areia movediça. A ocorrência da areia movediça dá-se quando finas e soltas partículas de areia são submetidas a um fluxo ascendente de água, que preenche os espaços entre os grãos, reduzindo o atrito entre eles, o que faz com que a areia se comporte como um líquido. A viscosidade da areia movediça aumenta com movimentos bruscos. Portanto, a pessoa deve movimentar-se devagar e tentar boiar, o que é muito fácil na areia movediça por causa da densidade (muito maior que na água salgada). Em alguns lugares à beira-mar, porém, há o perigo da vítima se afogar em água se ainda estiver presa na areia movediça quando a maré subir.

Existe ainda a areia movediça seca, por muito tempo considerada uma lenda dos desertos, mas recentemente reproduzida em laboratório por cientistas holandeses. Os pesquisadores injetaram ar comprimido pelo fundo de uma caixa contendo areia com grãos de 0,04mm de diâmetro e a deixaram assentar; o resultado foi uma areia movediça onde bolas de pingue-pongue afundaram rapidamente a uma profundidade de até seis vezes o seu diâmetro e, um décimo de segundo depois, um esguicho de areia se eleva até cinco vezes o tamanho do objeto que afundou. Acredita-se que a areia movediça dos desertos se forme pela ação das tempestades de areia.


As TENÇÕES EFETIVAS são as que realmente controlam todas as características de deformação e resistência dos solos. No caso dos solos arenosos, é a tensão efetiva, atuando em determinado plano, que determina a resistência ao cisalhamento desses solos. Essa tensão efetiva (d'), multiplicada pelo correspondente coeficiente de atrito (Tg ?') fornece a resistência do cisalhamento do solo(s).

s = d' Tg ?' = (d' - u )Tg?'

O fenômeno da areia movediça pode ocorrer sempre que a areia estiver submetida a fluxo ascendente de água, de forma que a força de percolação gerada venha a igualar ou superar a força efetiva graças ao solo

Como funciona?

Quantas vezes você já assistiu a um filme em que o herói é sugado por um buraco com areia movediça e acaba se salvando no último minuto ao agarrar um galho próximo (que apareceu ali de forma mágica) e ir se puxando para fora? Se acreditássemos no que vemos nos filmes, acharíamos que a areia movediça realmente consegue nos sugar para um poço sem fundo de onde nunca mais podemos sair. Mas não acredite nisso: a areia movediça não é como eles mostram nesses filmes.

Na areia movediça, quanto mais você luta, mais você afunda, mas como seu corpo é menos denso do que ela,basta relaxar para flutuar

A verdade é que a areia movediça não é aquela temível força da natureza que vemos na tela dos cinemas: se você quiser mesmo saber a verdade, ela raramente tem mais de um metro de profundidade. E o interessante é que a areia movediça pode aparecer em quase todo lugar, contanto que as condições certas estejam presentes. Ela nada mais é do que areia normal tão saturada com água que o atrito entre as partículas de areia se reduz, resultando em uma mistura mole de água e areia incapaz de agüentar qualquer peso.

Por isso, relaxe: se pisar na areia movediça, ela não vai sugar você (mas seus movimentos realmente vão fazer que você afunde mais). Neste artigo, vamos aprender como se forma a areia movediça, onde é encontrada e como escapar se você já tiver afundado até a cintura.

O que é a areia movediça?

A areia movediça é um fenômeno natural bem interessante: na verdade, ela é chão firme que se liquefez por uma supersaturação de água. O termo "movediça" se refere à facilidade com que a areia se move quando está nesse estado semilíquido.

É importante entender que a areia movediça não é um tipo diferente de solo, mas sim areia normal ou qualquer outro tipo de solo granulado. Trata-se de uma mistura pastosa de areia e água, em que a areia flutua na água. E pode acontecer em qualquer lugar sob as condições adequadas, de acordo com Denise Dumouchelle, geóloga do Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA

 

areia1A areia movediça se forma quando a água em ascensão reduz o atrito entre as partículas de areia, fazendo que a areia fique "movediça" Ela é criada quando a água satura uma área de areia solta e a agita. Então, como a água presa nessa porção de areia não consegue escapar, acaba criando um solo dissolvido que não consegue agüentar nenhum peso. Há duas maneiras pelas quais a areia pode ficar agitada o bastante para criar areia movediça:

• fluxo de água subterrânea - a força da água em ascensão se opõe à força da gravidade, fazendo que os grãos de areia fiquem mais leves;

• terremotos - a força criada pelo tremor no solo pode aumentar a pressão de lençóis freáticos próximos ao solo, liquefazendo a areia e os depósitos sedimentares. A superfície liquefeita perde sua força, fazendo com que construções ou outros objetos naquela superfície afundem ou desmoronem.

A vibração tende a aumentar a capacidade da areia se mover, tornando o que seria razoavelmente sólido em algo mole e móvel, de acordo com Larry Barron, do Centro de Pesquisas Geológicas New South Wales.

A união da vibração com a barreira de água reduz o atrito entre as partículas de areia a faz que essa areia se comporte como um líquido. Para entender a areia movediça, é necessário entender o processo de liquefação.
Quando o solo se liquefaz, da mesma maneira que a areia movediça, ele perde força e se comporta como um líquido viscoso, de acordo com o Centro de Pesquisas Geológicas de Utah (em inglês). A liquefação pode até fazer que prédios afundem durante terremotos.

Embora a areia movediça possa ocorrer em quase qualquer local que tenha água, há certos locais onde ela é mais comum, como:

• margens de rios
• praias
• margens de lagos
• perto de fontes subterrâneas
• pântanos

Na próxima vez que estiver na praia, repare a diferença na areia conforme for andando em partes da praia com diferentes níveis de umidade. Se estiver na parte mais seca da praia, a areia o segura bem, pois o atrito entre as partículas de areia cria uma superfície estável.

Mas se você chegar mais perto da água, vai perceber que a areia levemente molhada fica ainda mais concentrada do que a areia seca. Isso ocorre porque uma quantidade moderada de água aumenta o atrito entre as partículas de areia. É por isso que você consegue construir castelos de areia.

Mas a areia da praia poderia se tornar areia movediça se uma quantidade suficiente de água fosse colocada sobre ela. Se uma quantidade excessiva de água passar pela areia, vai forçar as partículas de areia a se separarem, o que faz com que o solo fique solto e afunde qualquer tipo de massa que estiver sobre essa parte da areia. Na próxima seção, vamos ver o que fazer no caso de você ficar preso na areia movediça.

Como escapar

Se um dia você estiver preso na areia movediça, não se preocupe: ela não vai engoli-lo por inteiro nem é tão difícil assim escapar dela.

O corpo humano possui uma densidade de 1 g/cm3 e consegue flutuar na água. A areia movediça é ainda mais densa do que a água - ela tem uma densidade de cerca de 2 g/cm3, o que faz com que seja mais fácil flutuar nela do que na água. O segredo é não entrar em pânico. A maioria das pessoas que afundam na areia movediça ou em qualquer outro tipo de líquido é formada por aquelas que entram em pânico e começam a se debater.

Seria possível se afogar na areia movediça se você caísse de cabeça e não conseguisse se desvirar e colocar a cabeça acima da superfície, mas já vou avisando que é raro a areia movediça ser tão funda assim. O mais provável é que, se você cair, flutue de volta à superfície. No entanto, a relação da areia para a água pode variar e fazer que em alguns poços de areia movediça seja mais fácil flutuar do que em outros.

"Da mesma maneira, se a areia movediça fosse funda demais, com você afundando até a cintura, seria bem difícil sair de lá, assim como é difícil sair do concreto molhado", diz Rick Wooten, geólogo sênior da área de Perigos Geológicos e Engenharia do Centro de Pesquisas Geológicas da Carolina do Norte (em inglês). "O peso da areia movediça certamente dificultaria os movimentos se você tivesse afundado até qualquer parte acima dos joelhos."
Na areia movediça, quanto mais você lutar, mais vai afundar, mas como seu corpo é menos denso do que ela, basta relaxar para flutuar

A pior coisa a fazer é se debater na areia e mexer braços e pernas. A única coisa que você vai conseguir fazer é forçar seu corpo ainda mais para dentro do poço. O certo mesmo é fazer movimentos lentos, movendo-se de volta à superfície, e então deitar de costas para que flutue até um nível seguro.
 
"Quando alguém pisa na areia movediça, o peso dessa pessoa faz que ela afunde, assim como afundaria se tivesse pisado em um lago", afirma Dumouchelle. "E a tendência é afundar se tentar se debater. Por outro lado, se relaxar e tentar deitar com a barriga para cima, o normal é flutuar e ser levado lentamente até um local seguro."

O problema é que, quando você tenta puxar sua perna para fora da areia, está fazendo força contra um vácuo que é criado pelo movimento, diz o "The Worst-Case Scenario Survival Handbook" (Manual de sobrevivência para as piores situações). Os autores desse livro recomendam que você se mova o mais devagar que puder para reduzir a viscosidade. Além disso, tente esticar os braços e pernas para longe do corpo e se deite para aumentar sua área de superfície e poder flutuar.

Em virtude dos filmes de ação, a areia movediça sempre terá uma conotação ruim, mas não temos porque ter medo dela na vida real. Basta manter a cabeça fria.

 

Fonte: http://www.mundoeducacao.com.br/curiosidades/areia-movedica.htm
           http://pt.wikipedia.org/wiki/Areia_movedi%C3%A7a
           http://ciencia.hsw.uol.com.br/areia-movedica.htm

Comentários   

 
#1 Guest 22-04-2013 20:24
gostei tinha duvidas sobre isso
 

Adicionar comentário

ATENÇÃO:
- Não utilize os comentários para fazer perguntas ou enviar mensagens à administração do site;
- Não utilize palavrões;
- Não faça comentários ofensivos.

Código de segurança
Atualizar

Levitra Professional 20mgBuy Viagra Vardenafil Cialis


Curta nossa página