Helicóptero atinge 430 km/h e bate recorde de velocidade

helicoptero 430 620/05/2011 - Modelo híbrido, o qual utiliza hélices e turbinas simultaneamente, deve ser usado em missões militares, pesquisas e acesso a áreas dificultosas.A Eurocopter, empresa especializada em helicópteros, quebrou o recorde de velocidade para aeronaves do gênero com o seu modelo híbrido, batizado de X3, o qual atingiu 430 quilômetros por hora. O voo foi realizado no dia 12 de maio de maneira estável. Confira o helicóptero da empresa em ação no vídeo acima. O Eurocopter X3 é chamado de híbrido porque utiliza hélices e turbinas como mecanismos de propulsão. Além das tradicionais hélices horizontais na parte superior, o helicóptero possui duas pás verticais – as quais ficam localizadas em duas pequenas asas, também herdadas dos aviões.

A quebra do recorde aconteceu somente na terceira expedição após uma atualização do sistema de velocidade do modelo. Para a fabricante, o feito revela uma revolução nesse tipo de aeronave.

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As duas turboélices “extra” montadas em duas pequenas asas laterais permitem-lhe fazer um voo nivelado e estável, bem mais rápido do que os habituais helicópteros, que atingem uma velocidade máxima de cerca de 260 km/h.

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Apesar de ser menos económico (ainda) do que os seus parentes mais próximos, o Eurocopter X3 tem como principais vantagens, a “impressionante agilidade nas subidas e descidas, bem como a excelente manobrabilidade” já para não falar na “excelente capacidade de aceleração e desaceleração”.


Impressionante até para os pilotos

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A bordo da aeronave da Eurocopter estavam o piloto de testes Hervé Jammayrac e engenheiro de voo de teste Daniel Semioli. “Ficamos impressionados com a facilidade com que este objetivo de velocidade foi atingido”, explicou Jammayrac. “O X3 lida extremamente bem, demonstrando notável estabilidade em alta velocidade – mesmo com o piloto automático desligado. Estamos muito orgulhosos desta conquista, que resulta da dedicação de todos aqueles que trabalharam no projeto. ”

A Eurocopter começou os voos de testes com o X3 em do ano passado em um programa que combina as excelente capacidades de decolagem e pouso verticais com as velocidades de cruzeiro do tipo de aeronaves de mais de 220 kts. Após o X3 ter alcançado o verdadeiro objetivo inicial de velocidade de 180 kts (333 km/h) em novembro, numa potência reduzida do motor, o X3 passou pela atualização planejada na sua gearbox numa inspeção de segurança.

Desde o retorno ao voo na semana passada, o X3 rapidamente demonstrou a sua performance com a potência completa do motor, incluindo subidas e descidas impressionantes, bem como uma excelente manobrabilidade, além de confirmar excepcionais capacidades do sistema de propulsão híbrida para aceleração e desaceleração.

No programa de testes até a data, as características do X3 para a aeronavegabilidade e estabilidade base foram validados ao longo dos testes de envelope de voo da aeronave, sem a necessidade de um sistema de aumento de estabilidade, o que foi confirmado em teste realizado com o piloto automático desligado e engajado. Além disso, o avião híbrido tem baixos níveis de vibração sem a utilização de sistemas passivos ou ativos de anti-vibração, oferecendo características de vôo comparáveis aos melhores helicópteros com design tradicional actualmente em serviço.


Uma ampla gama de aplicações

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A empresa vislumbra uma ampla gama de utilizações para este conceito, incluindo missões de busca e salvamento (SAR) de longa distância, tarefas para guarda costeira, missões de patrulhamento de fronteiras, transporte de passageiros, operações offshore e serviços de transporte inter-cidades. Também poderia ser bem adaptada para missões militares em operações de forças especiais, transporte de tropas, SAR de combate, e evacuação médica – beneficiando a combinação de aeronaves híbridas de maiores velocidades de cruzeiro com decolagem vertical e excelente desempenho de operações de embarque/desembarque.

Os voos de testes do X3 estão sendo realizados a partir do Centro de Testes de Voo da DGA, em Istres, França. O programa de ensaios em voo continuará ao longo de 2011 para explorar o envelope do helicóptero híbrido em pleno voo e avaliar todas as possibilidades oferecidas por esta nova tecnologia.

"Os helicópteros futuros que incorporarem a configuração do X3 vão oferecer aos nossos clientes cerca de 50% a mais de velocidade e comodidade com custos muito acessíveis, assim, definindo o futuro das aeronaves de asa rotativa com alta produtividade", comentou Lutz Bertling, presidente e CEO da empresa.

A princípio, o Eurocopter X3 deverá ser utilizado em missões de resgate, pesquisas realizadas em locais longínquos, patrulhas fronteiriças, transporte de tropas militares e evacuação de áreas de difícil acesso ou que sofreram alguma eventualidade emergencial. Entretanto, um futuro uso comercial do helicóptero mais veloz do mundo não foi descartado pela empresa.

 

Fonte: http://www.tecmundo.com.br
            http://www.tecnologiasdeultimogrito.com
            http://cavok.com.br

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