HISTÓRIA E CULTURA

"Stalin não estava interessado em salvar pessoas", afirma jornalista vencedora do premio pulitzer

holodo115/12/2019, por Fabio Previdellif - Em entrevista exclusiva à AH, Anne Applebaum descreve as atrocidades do líder soviético durante o Holodomor. Holodomor foi um dos maiores crimes cometidos pela gestão stalinista na antiga União Soviética. Com uma política intervencionista, Stalin cessou o fornecimento de grãos na Ucrânia, o que desencadeou uma grave crise alimentícia no país entre 1932 e 1933, levando a população a viver em condições desumanas. O caso ocorreu em pleno desenvolvimento do Primeiro Plano Quinquenal de Stalin, que focou na coletivização das terras e planificação da economia, com o estabelecimento de ...

Asilos de Madalena

asima1Os asilos de Madalena eram instituições que existiram entre o século XVIII e o final do século XX e eram ostensivamente chamadas de casas de "mulheres perdidas". Estes locais operaram por toda a Europa e América do Norte durante grande parte do século XIX e até o final do século XX e abrigavam mulheres com deficiência física e mental, rebeldes, mães solteiras e suas filhas, vítimas de estupro e aquelas que se acreditava possuir caráter duvidoso como as prostitutas.[1] O primeiro asilo foi fundado em 1765 por Arabella Denny na capital da Irlanda, Dublin, na Leeson Street. A instituição recebeu o nome inspirado em Santa Maria Madalena, que segundo a compreensão católica, se arrependeu de seus pecados e se tornou uma das mais fiéis seguidoras de Jesus Cristo.

Publicidade que emociona e a ingenuidade dos adultos

propag1O espectador da publicidade raramente tem consciência de que está sendo manipulado por ela. A manipulação publicitária se dá exatamente no momento que a gente se comove com ela. Seja rindo, chorando, ficando com raiva ou cheios de amor para dar, é na esfera das emoções que a publicidade nos atinge. As peças publicitárias raramente querem nos vender os produtos que expõe. O que elas querem é vender um conjunto de ideias, sensações, tendências. A publicidade vende a felicidade, já diria a Coca Cola. Nem no momento da compra, nem no momento que aperta o botão “compartilhar” do videozinho que “retrata exatamente o que eu penso sobre a ...

Kodokushi e Hikikomori

morso1Nada parece ser mais trágico do que “morrer de solidão”, mas acredite, acontece no Japão o tempo todo. E tanto é asim que existe até um termo para designar esse triste fenômeno: Kodokushi, que significa literalmente “morte solitária” e abrange especialmente pessoas da terceira idade (mais de 65 anos). A cada ano, milhares de pessoas são encontradas mortas e só são descobertas depois de semanas, meses ou até mesmo anos.