HISTÓRIA E CULTURA

O que o seu corpo faz enquanto você está dormindo?

dormin2Nas nossas vidas cada vez mais ocupadas, o sono pode não parecer importante, mas é. Saiba o que o seu corpo faz enquanto você está dormindo. Durante o sono, e só porque você não está acordado, não significa que algo importante não esteja acontecendo. Para que você realmente aprecie todas as coisas complexas que o seu corpo faz durante essas oito (ou, mais realisticamente, seis) horas em que você dorme todas as noites, decidimos mostra-lhe tudo o que acontece.

Primeiro estágio

O primeiro estágio é que o tempo entre a vigília e o sono, onde é super fácil para alguém (ou algo) acordá-lo do seu sono. Se você acordar durante este estágio, você vai sentir como se você não tivesse sequer dormido.

Segundo estágio

A segunda fase é o que Philip Gehrman, professor assistente de psiquiatria da Universidade da Pensilvânia, nos EUA, chama "sono da média", onde passamos metade da nossa noite. Como Schocker explica, durante esta fase:

"As ondas cerebrais são lentas e a sua freqüência cardíaca e pressão arterial são mais lentas e regulares. Isso significa que, durante grande parte da noite, o seu coração e sistema vascular recebe um descanso necessário, que pode ajudar a explicar os muitos benefícios cardiovasculares do sono".

Terceiro estágio

O terceiro estágio diz respeito ao nosso sono mais profundo, quando as nossas ondas cerebrais se transformam em ondas de grande amplitude, lentas e restauradoras. Praticamente a maioria das nossas funções corporais abrandam durante este tempo e nossos corpos começam a reparar-se. É também a fase em que as pessoas apresentam sonambulismo, falam, comem, etc.

Sono REM

O sono REM é onde experimentamos OS sonhos vívidos. De acordo com Gehrman, os especialistas costumam chamar a esta fase a fase de "sono paradoxal" porque o corpo está parado enquanto o cérebro se comporta como se você estivesse acordado.

Durante esse tempo, você também experimenta movimentos rápidos dos olhos. Os seus músculos estão paralisados para que você não viva fisicamente os seus sonhos, e a sua taxa de respiração e do coração pode variar muito. Os pesquisadores também sabem que em algum momento durante o sono, embora não tenham a certeza de quando isso acontece, os nossos corpos regulam os hormônios que controlam a forma como estamos com fome, e os nossos cérebros também bloqueiam memórias e aprendem informação que absorvemos no dia anterior. 

Fonte: Sciencealert