HISTÓRIA E CULTURA

O Grande Expurgo

gexpur 2Por Felipe Araújo - Após a adoção da Constituição de 1936 na URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), Stálin inicia um processo de ditadura ilimitado. Através de diversos expurgos, ele submete o partido e começa a aniquilar os possíveis cidadãos em que enxergava algum poder de crítica a sua política ou que pudessem criar um grupo alternativo. Já na época do Primeiro Plano Quinquenal (1928 – 1932), Stálin inicia um processo no qual expulsa os camponeses contrários à coletivização da agricultura e os dissidentes do partido que apoiavam a manutenção da Nova Política Econômica (NEP), que era uma reeducação da economia. Encontrando-se em dificuldades, Stálin adota medidas extremas e, em 1933, inicia um expurgo contra “os inimigos do povo, os arrivistas, os sabotadores hipócritas, os bêbados e os degenerados”. Em contraponto, no ano de 1934, a GPU,  polícia política, é dissolvida e entra em cena a NKVD (Comissariado do povo para assuntos internos). Naquele mesmo ano, são desautorizadas as prisões em massa. Porém, mesmo com essas medidas, Stálin continua com o poder de condenação aos cidadãos considerados ...

“socialmente perigosos”. Com a ampliação destas ações, a URSS encontrava-se em um período de medo e terror. Os grandes expurgos não tinha apenas o objetivo de condenar os opositores do regime, mas, também, os bolcheviques. Antigos companheiros de Lênin começam a ser executados, além de altos funcionários do governo e comandantes da polícia. Stálin, mesmo sem ter provas de que os acusados fossem contra o regime, (pois, de fato, eram cidadãos fiéis à revolução) imputava-lhes crimes que não existiam como espionagem, assassinato e envenenamento pró nações capitalistas.

Leia também - Um terço das competências fulcrais no presente será obsoleto em 2020

Do comitê eleito no ano de 1934, 70% dos 139 membros foram eliminados. Fora isso, 80% dos militares recrutados antes da época de Stálin foram dados como desaparecidos. Entre os aniquilados, encontravam-se músicos, cientistas, escritores e artistas considerados como um perigo ao regime. Em 1937, o grande expurgo encontrou os comandantes do Exército Vermelho. Oitenta por cento dos coronéis foram mortos, chegando-se a um número de 90% no caso dos generais.

Estima-se que durante o grande expurgo, o número de vítimas aniquiladas fique entre 5 e 8 milhões de pessoas no que se refere aos detidos no campo. Já as pessoas eliminadas fisicamente contabilizam um número de 2 milhões de mortos. Com essa repressão, alguns setores do regime da URSS ficaram enfraquecidos às vésperas da Segunda Guerra Mundial. Os cidadãos viviam um clima de desconfiança e tensão, pois, até mesmo as pessoas que não denunciassem os supostos subversivos, seriam punidas com pena de morte. Desta forma, Stálin conseguiu impor um ditadura ilimitada, utilizando a propaganda para criar um culto de sua imagem.


Pesquisadores descobrem novos detalhes do Grande Expurgo de Stalin

gexpur topo


Pesquisadores alemães que investigaram Grande Expurgo de 1937 na União Soviética consideram a perseguição que causou 800 mil vítimas "um extermínio em massa organizado de forma burocrática". A "ordem número 00447" aprovada pelo Politburo, o escritório do comitê central do Partido Comunista da União Soviética, chegou em 31 de julho de 1937. Com essa ordem, emitida por Nikolai Yezhov, comissário do Interior, foi iniciado na União Soviética o episódio conhecido como o Grande Expurgo. Criminosos, membros de comunidades religiosas, ex-membros de partidos políticos, opositores dos bolcheviques, cossacos, kulaks (donos de propriedades rurais) e todas as pessoas consideradas opositoras ao regime passaram a ser perseguidos.

O Expurgo stalinista começou em agosto de 1937 e durou até novembro de 1938. Os julgamentos eram feitos por "troikas", compostas pelo chefe local do partido, um representante dos Comissariados do Interior e um promotor público. Segundo estimativas atuais, cerca de 800 mil pessoas foram vítimas do Grande Expurgo. Desse total, em torno da metade foi assassinada por arma de fogo e a outra foi mantida presa por longo tempo. Muitas destas vítimas morreram no cárcere. Durante muito tempo não se soube os exatos motivos que originaram a ordem de Yezhov.

Novas informações

Pesquisadores do Instituto Histórico Alemão em Moscou e da Universidade do Ruhr (Bochum), juntamente com colegas na Rússia e na Ucrânia, pesquisaram o assunto. A questão que pode ser colocada, e que muitos pesquisadores ainda acreditam, é se, por exemplo, o Grande Expurgo de 1937 se deveu ao fato de os detentores do poder esperarem uma guerra e, por isso, queriam eliminar "elementos antisoviéticos".

Para Marc Junge, membro da equipe de pesquisas, "provavelmente as razões da grande ação foram de ordem econômica ou por razões da política interna, o que a torna ainda pior". Já para o pesquisador Michael Ellman, o Expurgo de Stalin pode ser considerado também um exemplo de social engineering. Para constituir o socialismo, determinados grupos sociais são apoiados, enquanto outros são aniquilados, explicou.

Leia também - Os alemães e sua relação com o consumo e características do povo

Na Ucrânia sob domínio soviético, a ação teve o objetivo de extinguir em definitivo os kulaks (proprietários de grandes propriedades rurais) e, segundo Serhiy Kokin, diretor do arquivo do Serviço Secreto da Ucrânia e co-editor do livro O Grande Expurgo na Ucrânia. Operação Kulaks 1937 – 1938, isso já havia começado entre os anos de 1929 e 1930. Segundo ele, as pesquisas deixaram claro como naquela época Moscou trabalhava em conjunto com as demais regiões. Muitas das decisões eram tomadas pelos representantes locais dos comissariados do Interior.

"Descobertas terríveis"

O que especialmente assustou os pesquisadores alemães foi o fato de muitas mortes terem sido planejadas detalhadamente. Bernd Bonwetsch, antigo chefe do Instituto Alemão em Moscou e membro da equipe de pesquisas, declarou: "O mais importante do que descobrimos é a organização burocrática do que, em última análise, pode ser chamado de extermínio em massa". Marc Junge relatou que os pesquisadores não sabiam que o Expurgo também visara as camadas baixas da população: "Fizemos uma verdadeira descoberta sobre como ele cresceu. O Expurgo contra a elite foi uma coisa terrível, mas também os camponeses mais humildes, os clérigos de pequenas cidades e criminosos de pequena monta sofreram com ele".

Acesso aos arquivos secretos em Kiev

Após cinco anos de trabalho, os pesquisadores publicaram diversos livros, editados em alemão, russo e ucraniano. "Falando honestamente, nós não estávamos certos de que poderíamos finalizar este trabalho", confessou Bonwetsch. O maior problema para os historiadores foi o acesso a documentos. O arquivo do Serviço Federal de Segurança da Rússia (FSB, sucessor do KGB) não foi aberto aos alemães.

"Acabamos encontrando quatro regiões em que documentos do arquivo do serviço secreto haviam sido entregues a arquivos regionais", conta Marc Junge, citando como exemplos as russas Tver, Perm e Yaroslavl. Os pesquisadores contam que receberam também grande apoio da Ucrânia, onde segundo Junge o serviço secreto possibilitou o acesso integral aos documentos em seu arquivo em Kiev.

Autores: Roman Goncharenko / Markian Ostaptschuk (pp)
Revisão: Roselaine Wandscheer


Fonte: http://www.infoescola.com/
           http://www.dw.com/