HISTÓRIA E CULTURA

Os alemães e sua relação com o consumo e características do povo

alcons topo05/06/2017, por Augusto Lohmann - Um dos grandes prazeres de uma viagem está em observar e aprender com o outro. “O destino de alguém não é nunca um lugar, mas uma nova forma de olhar as coisas”, disse uma vez o escritor norte-americano Henry Miller. Na última viagem que fiz para a Alemanha, considerei uma cena emblemática: um sujeito bem vestido, terno e grava, aparentando seus 30 e poucos anos, entrando em um supermercado com uma bolsa de tecido repleta de garrafas pet vazias e pacientemente as inserindo em uma máquina, uma a uma, em troca de alguns centavos. Algo de “errado” na cena? Evidentemente que não. Para os demais alemães presentes no supermercado, era uma cena comum. Para mim, como brasileiro, o primeiro pensamento foi que dificilmente poderia presenciar algo do tipo no Brasil.

Uma realidade bem diferente da nossa

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No Brasil, o ato de economizar quase sempre é associado a um momento temporário de escassez de recursos ou a um objetivo de consumo específico. Final do mês, faltou dinheiro? Economiza. A pasta de dentes está no fim e não tem outra? Economiza. Foi demitido? Hora de rever os gastos. Quer viajar no fim do ano? Junta dinheiro para gastar tudo na viagem. Fora desses cenários, a pessoa que para pra pensar antes de fazer um gasto costuma ser rotulada como “mão de vaca”, “muquirana” ou “sovina” – termos pejorativos associados ao sujeito que não “gosta” de gastar dinheiro.

Quem racionaliza os impactos de seus gastos muitas vezes é colocado na mesma categoria de um sujeito que não gasta com nada. O modelo vigente é: Se tenho dinheiro, compro; se não tenho, não compro – ou até compro, mas parcelado a perder de vista.

Os alemães e sua relação com o consumo – um aspecto cultural

Na Alemanha, o “modo de viver” econômico é uma característica cultural do povo alemão, e está totalmente dissociado do quanto você tem (ou não tem) de dinheiro – simplesmente são conceitos distintos. Ter dinheiro suficiente para comprar algo não significa que você vá de fato comprar sem antes analisar uma série de fatores: isso vale o quanto estão me cobrando? Quanto eu preciso realmente disso? Costuma-se atribuir essa cultura ao período de grande escassez de recursos vivido pelo povo alemão ao longo das duas grandes Guerras Mundiais.

Independente das razões, fato é que a maior parte dos alemães tem incutido em seu modelo mental o hábito de ser econômico e analisar seus gastos e hábitos de consumo. Uma ótima forma de ilustrar isso é voltar ao exemplo do supermercado para analisar alguns hábitos e comportamentos dos alemães.

Receber troco em balas? Nos supermercados da Alemanha, isso simplesmente não existe!

Lembra do sujeito de terno devolvendo garrafas em uma máquina? O nome dessas máquinas é “Pfandautomat“, e a função delas é justamente receber embalagens (pet ou vidro) vazias. O nome é por conta do “Pfand“, um valor cobrado pelas embalagens no ato da compra e que pode ser recebido de volta quando a pessoa se dá ao trabalho de devolver essas embalagens em uma “Pfandautomat“.

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E aqueles centavos de troco que aqui no Brasil a gente acaba deixando pra lá ou recebendo em balas? Nos supermercados da Alemanha isso simplesmente não existe. Se a pessoa tem direito a um troco de 1 centavo, vai receber sua moeda sem precisar brigar por isso. Para o alemão, cada centavo que seja seu por direito é importante.

É raro encontrar um alemão fazendo compras sem a sua ecobag

Outro hábito interessante que observei por lá é que no Brasil ainda estamos engatinhando: o uso de ecobags, aquelas sacolas de tecido que podem ser reutilizadas. É raro encontrar um alemão fazendo compras sem a sua ecobag ou sem um carrinho de compras para minimizar o uso das sacolinhas de plástico – que são cobradas à parte. No Brasil, esse modelo já foi implementado em muitas redes de supermercados, mas a maior parte das pessoas continua preferindo pagar pelas sacolas de plástico do que levar a sua própria de casa. Nessa cultura do “ser econômico”, o dinheiro é somente uma das pontas. Direta e indiretamente, todo o modelo de consumo e de aproveitamento dos recursos é impactado por essa característica. Não por acaso, a Alemanha é pioneira em diversas iniciativas de políticas sustentáveis.

A Alemanha recicla 65% dos resíduos produzidos

Para começar, o país possui uma legislação específica para tratar da maneira como os alemães devem separar seu lixo doméstico para descarte, separando os produtos recicláveis em categorias. Se alguém é pego descumprindo a regra, a multa é pesada. Isso explica a Alemanha ser o país que mais recicla em todo o mundo, atingindo incríveis 65% dos resíduos produzidos.

“The Good Food” ao invés de jogar alimentos no lixo e supermercado sem embalagens

Em Colônia, na Alemanha, a loja “The Good Food” é especializada em vender alimentos que iriam para o lixo por serem “feios” ou por estarem próximos a data de vencimento (ou até recentemente vencidos). Em alguns casos, o preço do produto é definido pelo comprador, que paga o quanto acha que vale. O Original Unverpackt, em Berlim, foi o primeiro supermercado do mundo com a proposta de não gerar resíduos. Os produtos são vendidos a granel e não fazem uso das embalagens tradicionais – o cliente é quem leva de casa seus potes e sacolas para acomodar suas compras.

O “Sperrmüll”

Há ainda um “evento” dedicado ao reaproveitamento de produtos descartados por outras pessoas, o “Sperrmüll“: Em diversas datas definidas ao longo do ano, o alemão pega tudo que não quer mais – móveis, sofás, colchões e afins – e coloca do lado de fora da casa. Outras pessoas simplesmente passam e pegam aquilo que precisam para suas casas – e não são moradores de rua ou mendigos, são pessoas com dinheiro que optam por uma solução mais sustentável. O que não é reaproveitado por outras pessoas é recolhido pela administração municipal e levado para centros de reciclagem.

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“Sperrmüll” em rua na Alemanha – Por 3268zauber (Trabalho próprio) – CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Uma nova forma de olhar as coisas

Cuidar do seu lixo; comprar produtos que estão pra vencer; levar seus próprios potes e sacolas para as compras; vasculhar naquilo que o outro descartou a procura de algo que sirva para você. Hábitos que no Brasil olharíamos com profundo preconceito, mas que fazem parte do dia-a-dia dos cidadãos de uma das maiores e mais ricas potências do mundo. Talvez seja mais do que hora de buscarmos essa “nova forma de olhar as coisas”. Se tem algo que podemos aprender com os alemães é esse modo de consumir mais consciente, baseado em uma gestão mais responsável dos recursos.

 

Os alemães – um povo peculiar

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Cada nação é caracterizada por características específicas da natureza, comportamento e perspectivas. Foi então, e não há o conceito de "mentalidade". O que é isso? Mentalidade – é um conceito relativamente novo. Ao caracterizar o indivíduo, nós estamos falando sobre seu personagem, então a característica de um povo inteiro é apropriado usar a palavra "mentalidade". Então, a mentalidade – uma coleção de idéias generalizadas e comuns sobre as propriedades psicológicas da nacionalidade. A mentalidade dos alemães – é uma manifestação da identidade e características das pessoas nacional.

Os alemães chamam a si mesmos Deutsche. Eles são a nação titular da Alemanha. O povo alemão é um subgrupo germânica ocidental dos povos germânicos da família de línguas indo-europeu.

Alemães falam alemão. Ele diferencia entre dois sub-grupos de dialetos, os nomes dos que ocorreram se espalhe entre os moradores ao longo do curso dos rios. A população do sul da Alemanha refere-se ao dialeto alemão alta, os habitantes da parte norte do país falam Baixa dialeto alemão. Além dessas versões básicas, há um adicional de 10 dialetos e 53 dialeto local.

as pessoas de língua alemã na Europa existem 148 milhões. Destes, 134 milhões de pessoas se chamam os alemães. O resto da população de língua alemã é distribuído da seguinte forma: 7,4 milhões – é os austríacos (90% de todos os residentes na Áustria); 4600000 – Suíça (63,6% da população Suíça); 285 000 – luxemburgueses; 70.000 – belgas e 23300 – lihtenshteyntsy.

A maioria dos alemães que vivem na Alemanha, cerca de 75 milhões. Eles constituem uma maioria nacional em todas as terras do país. crenças religiosas tradicionais – Catholic (principalmente no norte) e Luterana (comum nas terras do sul da Alemanha).

Características mentalidade alemã

A principal característica da mentalidade alemã – pedantismo. Seu desejo de restaurar a ordem e conformidade é fascinante. Essa formalidade é a fonte de muitas das virtudes nacionais dos alemães. A primeira coisa que chama a atenção de um convidado em outro país – este rigor estradas, vida e serviço. A racionalidade é combinado com praticidade e conveniência. Involuntariamente um pensamento: que caminho é viver um homem civilizado.

Encontrar uma explicação racional para cada evento – a meta de todos os alemães que se preze. Em qualquer, mesmo a situação absurda, há sempre uma descrição passo a passo do que está acontecendo. mentalidade alemã não permite ignorar as menores nuances de adequação de cada atividade. Fazer "a olho" – abaixo da dignidade de um verdadeiro alemão. Daí a alta avaliação de produtos, que se manifesta na "qualidade alemã" bem conhecida expressão.

Honestidade e senso de honra – estas são as características que caracterizam a mentalidade do povo alemão. As crianças pequenas são ensinadas para conseguir tudo sozinho, sem ninguém pessoal fica. Portanto, nas escolas não é trapaça comum, e nas lojas é aceito para pagar todas as compras (mesmo se o caixa comete um erro na contagem ou não notar os bens). Os alemães têm um sentimento de culpa para o trabalho de Hitler, então no país nas décadas do pós-guerra não nomeou qualquer garoto o nome dele é Adolf.

Frugalidade – que é o mais evidente o caráter alemão e mentalidade. Antes de fazer uma compra, um verdadeiro alemão irá comparar os preços dos bens em lojas diferentes e encontrar o menor. jantares de negócios ou almoços com parceiros alemães podem entregar representantes intrigado de outras nações, como para pagar as refeições que eles têm de si mesmos. Os alemães não gostam de extravagância excessiva. Eles são muito econômico.

Relaciona-se particularmente surpreendente mentalidade alemães limpeza. Pureza em tudo, começando com o cuidado pessoal e terminando local de residência. cheiro desagradável do funcionário ou palmas das mãos suadas molhadas pode servir como uma razão válida para despedimento. Jogar lixo pela janela do carro ou jogar um saco de lixo ao lado da lata de lixo – é um absurdo para um alemão.

pontualidade alemã – característica puramente nacional. Os alemães são muito sensíveis ao seu próprio tempo, por isso não gosto quando é necessário para o lixo. Eles estão com raiva de quem está atrasado para uma reunião, mas tão ruim se aplica àqueles que tinham vindo. Tudo homem alemão pintado pelo minuto. Mesmo para um encontro com um amigo que terá de olhar para o calendário e encontrar uma janela.

Os alemães – um povo muito específicas. Se eles convidou-o para o chá, você sabe, mas o chá não será nada. Em geral, os alemães raramente convidado para seus hóspedes. Se você recebeu esse convite – é um sinal de grande respeito. Chegando à casa alemã, uma anfitriã convidado apresenta flores e doces para as crianças.

Alemães e tradições populares

A mentalidade dos alemães é mostrado em conformidade com as tradições nacionais e estrita adesão a eles. Esta transição de um século para as normas de uma grande variedade. No entanto, basicamente, eles não são de âmbito nacional, e são distribuídas de acordo com uma determinada área. Por exemplo, a Alemanha manteve os traços de planejamento rural urbanizado, mesmo nas grandes cidades. No centro da localidade é a praça do mercado com a igreja, edifícios públicos e escolas. A partir da praça divergem bairros raios.

roupas das pessoas sobre os alemães lá durante os feriados. Em cada área de sua cor e terminar o traje, mas o corte do mesmo. Os homens usam calças apertadas, meias e sapatos de fivela. camisa de cor clara, colete e casaco longo-contornado com enormes bolsos completar o look. Uma mulher vestida com uma blusa branca com mangas, corset escuro com rendas e um decote profundo e saia ampla na assembleia, sobre a qual um avental brilhante.

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Nacional cozinha alemã é pratos de carne de porco (salsicha e lingüiça) e cerveja. prato festivo – cabeça de porco com repolho refogado, ganso assado ou carpa. De bebidas serviram chá, água com gás e creme de café. Sobremesa consiste em bolos e biscoitos com doce de fruta.

Alemães cumprimentar uns aos outros
Que veio do passado geralmente bem-vindos outro aperto de mão forte preservada alemães ainda. diferença de gênero não importa: as mulheres alemãs fazer tão bem como os homens alemães. Quando nos separamos, os alemães mais uma vez agitar as mãos.

No local de trabalho, os funcionários chamam uns aos outros sobre o "você" e é estritamente pelo nome. E, além de o setor empresarial, entre os alemães emitiram um endereço em "você". Idade ou status social, não importa. Portanto, se você estiver trabalhando com um parceiro alemão, estar pronto para o tratamento, "Sr. Ivanov." Se o seu amigo alemão mais jovem do que você por 20 anos, para que você ainda vai se referir a "você".

Sede por viagens

O desejo de viajar e aprender novas terras – que é a mais evidente a mentalidade alemã. Eles gostam de visitar os cantos exóticos de países distantes. Mas uma visita aos Estados Unidos ou no Reino Unido desenvolveu os alemães não são atraídos. Além disso, é impossível obter uma experiência sem precedentes, uma viagem a custo caro do país para uma bolsa família.

Esforçando-se para a educação

Os alemães são muito sensíveis à cultura nacional. É por isso que a comunicação feita para demonstrar a sua educação. pessoa bem ler pode mostrar conhecimento da história alemã, para mostrar consciência em outras áreas da vida. Os alemães estão orgulhosos de sua cultura e sentido de pertença a ele.

Alemães e humor

Humor – é a partir do ponto de vista da média alemã, é extremamente grave. estilo alemão de humor – sátira áspera ou nitidez morder. Ao traduzir piadas alemãs para passá-las todas as cores de não conseguir, porque o humor depende da situação. Piadas no local de trabalho não forem tomadas, especialmente no que diz respeito às autoridades. piadas condenadas contra estrangeiros. Acima dos alemães orientais espalhar uma piada após a unificação da Alemanha. O mais frequente de diversão visual dos bávaros descuido e saxões engano, falta de inteligência na Frísia Oriental e rapidez berlinenses. Schwab ofendido por piadas em sua frugalidade, porque não ver nele nada de condenável.

Um reflexo da mentalidade da vida diária

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cultura alemã e da mentalidade alemã se reflete nos processos diários. Para um estrangeiro que parece incomum para os alemães – a norma. Lojas operando em torno do relógio, na Alemanha lá. Durante a semana, eles fecham às 20:00 no sábado – às 16:00 no domingo, não abra. Caminhar até as lojas não tem o hábito dos alemães, eles economizam tempo e dinheiro. Gastar dinheiro em roupas – o item indesejado das despesas. mulheres alemãs têm de limitar os gastos em cosméticos e roupas. Mas muito poucas pessoas se preocupam. Na Alemanha, não procuram estar de acordo com algumas normas aceitas, para que todos se veste como ele quer. A principal coisa – conforto. Ninguém presta atenção à roupa incomum e não condena ninguém.

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Crianças de tenra idade obter dinheiro de bolso e aprender a conhecê-los em seus desejos. Com catorze anos de idade a criança entra na idade adulta. Isso se manifesta na tentativa de encontrar o seu lugar no mundo e confiar apenas em si mesmos. Alemães mais velhos não procuram substituir os pais para os filhos, netos se tornar enfermeiros, e viver suas vidas. Eles pagam um monte de tempo de viagem. Na velhice, todo mundo está contando, tentando não sobrecarregar crianças cuidado. Muitos idosos acabar com suas vidas em casas de repouso.

Russo e alemão

Considera-se que a mentalidade dos alemães e russo é o completo oposto. Provérbio confirma isso "Qual é a vantagem de russo, em seguida, o alemão é como a morte." Mas existem características comuns de caráter nacional desses dois povos: a humildade e obediência ao destino.

Fonte: http://alemanha-para-brasileiros.de

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