HISTÓRIA E CULTURA

Benefícios do chá de Carqueja

carque topoOs benefícios do chá de carqueja incluem a melhora da circulação sanguínea, da digestão e a facilitação do processo de emagrecimento. Mas, o chá de carqueja também é benéfico para: Ajudar a controlar a diabetes, desintoxicar o fígado, auxiliar no tratamento de doenças digestivas, ajudar no combate as inflamações. Estes benefícios do chá de carqueja se devem à algumas substâncias que esta planta possui, ...

como os compostos fenólicos, saponinas, flavonas e flavonóides.Contudo, ele é contraindicado durante a gravidez e amamentação e não deve ser utilizado em grandes doses, pois pode ser prejudicial à saúde.

Carqueja emagrece

A carqueja emagrece especialmente se o chá for tomado antes de um evento especial em que vai ocorrer um abuso alimentar pois ajuda a diminuir o apetite. O chá de carqueja sem adição de açúcar tem sido utilizado nos processos de emagrecimento como complemento a uma dieta alimentar equilibrada prescrita por um nutricionista.

Receita do chá de carqueja

Leia também - Tipologia Extraterrestre

O chá de carqueja é feito com as folhas da carqueja, uma planta medicinal de nome científico Baccharis trimera, que possui propriedades anti-inflamatórias e antigripais.

Ingredientes

2 colheres de sopa de folhas picadas de carqueja

500 ml de água
Modo de preparo

Coloque os ingredientes numa panela e deixe ferver por, aproximadamente, 5 minutos. Tape, deixe amornar, coe e beba a seguir. Para ter todos os benefícios do chá de carqueja tome até 3 xícaras deste chá por dia, mais do que esta quantidade pode causar indigestão.

 

7 Benefícios da Carqueja – Para Que Serve e Propriedades

 carque1

Os benefícios da carqueja ainda são pouco conhecidos pela maioria das pessoas. A carqueja é uma erva, considerada uma planta medicinal, que pode ser encontrada nos países da América Latina e possui propriedades antianêmicas, tônicas, laxantes, antiasmáticas, antibióticas, antidiarreicas, antigripais, antirreumáticas, digestivas, vermífugas e anti-inflamatórias. A planta medicinal é composta por nutrientes como óleos essenciais, potássio, cromo, flavonoides e saponinas. Com tantas propriedades e nutrientes importantes, é de se esperar que a erva faça bem à saúde, então é mesmo? Então, que tal conhecer alguns dos benefícios da carqueja e descobrir para que serve essa erva?

1 – Proteção ao fígado

Os flavonoides encontrados na composição da planta medicinal, com um destaque para a hispidulina, são dotadas de ação hepatoprotetora. Isso significa que eles fornecem proteção ao fígado. O chá de carqueja pode ser inclusive utilizado como auxílio ao tratamento de congestão hepática, condição caracterizada pela acumulação ou excesso de sangue estancado no fígado. Para casos assim, a recomendação é consumir quatro xícaras do chá de carqueja diariamente.

2 – É antioxidante

Outro dos benefícios da carqueja que merece destaque é a sua ação antioxidante. Isso acontece também graças aos seus flavonoides, que possuem ação antioxidante. Com isso, eles conseguem combater os radicais livres causadores de doenças e promotores do processo de envelhecimento, protegem ao cérebro e o sistema cardiovascular e melhoram a circulação sanguínea.

3 – É anti-inflamatória

Leia também - Parece água, mas não é

As saponinas também encontradas na composição da carqueja possuem efeito anti-inflamatório. Uma das consequências positivas que esse efeito gera é a diminuição dos níveis de colesterol no organismo. O chá de carqueja pode ser usado como auxiliar da redução do colesterol. Para tanto, a recomendação é consumir uma xícara de chá da bebida quatro vezes por dia.

4 – Aliada do sistema digestivo

A planta medicinal é dotada de propriedades digestivas, portanto, pode ser considerada uma aliada do sistema digestivo. A erva protege o estômago, previne úlceras – devido ao fato de possuir extratos com habilidade para reduzir a secreção gástrica, cujo aumento exagerado pode estar ligado ao desenvolvimento da úlcera – e tem efeito analgésico (de diminuição da dor).

5 – Auxílio aos diabéticos

A carqueja é benéfica para as pessoas diagnosticadas com diabetes porque diminui a absorção dos carboidratos ingeridos na alimentação. Vale lembrar que o maior determinante dos níveis de glicose no sangue são os carboidratos. Daí, a necessidade de controlar a quantidade e a qualidade dos carboidratos consumidos, consumindo as fontes complexas e de baixo índice glicêmico de carboidratos, que trazem um aumento devagar nas taxas de açúcar no sangue. Já os alimentos com carboidratos de alto índice glicêmico levam a um pico mais alto nos níveis sanguíneos de glicose ao longo das primeiras duas horas após o consumo. Obviamente, isso não significa que o diabético possa sair por aí se entupindo de carboidratos apenas porque também usa a planta medicinal. Ela apenas oferece uma ajuda, mas, não reverte os efeitos que esse tipo de nutriente pode causar no organismo do paciente com diabetes.

6 – Contribuição com o emagrecimento

A planta medicinal possui efeito diurético, o que ajuda a eliminar o excesso de líquido no corpo e a diminuir o inchaço causado por essa retenção. Além disso, de acordo com o site Minha Vida, existem estudos que afirmam que a erva é termogênica, ou seja, possui a ação de aumentar a temperatura do corpo e acelera o metabolismo, elevando também o gasto calórico do corpo. Por consequência, isso favorece a perda de peso. É claro que não é somente consumir o chá feito à base da carqueja que causará o emagrecimento. Ele até pode auxiliar, porém, além disso é fundamental seguir uma alimentação equilibrada e saudável e praticar exercícios físicos regularmente, como forma de estimular ainda mais a elevação do gasto calórico.

7 – Colaboração com o tratamento de outros problemas de saúde

A planta medicinal ainda pode ser benéfica ao tratamento de problemas como faringite, asma, bronquite asmática, amigdalite, vermes intestinais, reumatismo e má circulação. O chá de carqueja também pode auxiliar em casos de cálculos biliares. Para os diagnosticados com o problema, a orientação é ingerir ½ xícara do chá várias vezes ao dia, ao longo de três semanas. É claro que além de usar a erva, é essencial buscar ajuda e acompanhamento médico para tratar qualquer tipo de doença ou condição que a carqueja possa auxiliar, inclusive perguntando ao profissional sobre a utilização do chá como forma de auxiliar a sua condição de saúde.

Efeitos colaterais

Mesmo com os benefícios da carqueja citados acima, é importante ter cuidado com o uso da erva. É que ela pode trazer efeitos colaterais como diminuição da imunidade e hipotensão (diminuição da pressão arterial em um nível mais baixo que o normal; pressão baixa) quando consumida de maneira exagerada. Existe a recomendação de não ingerir a planta medicinal durante um período prolongado de tempo, pois há o risco de toxicidade.

Contraindicações

Não é recomendado que mulheres grávidas, mães que estejam em processo de amamentação de seus bebês, pessoas com diabetes controlada, indivíduos que sofram com hipertensão, tomam medicamentos hipertensivos, possuem hipoglicemia (níveis baixos de açúcar no sangue) e aqueles que ingerem inibidores de síntese de proteínas façam uso da carqueja.

Receita de chá de carqueja

carque2

Leia também - O Chulé: Como combatê-lo

– Ingredientes:

20 g de folhas picadas de carqueja;
1 l de água fervente.

– Modo de preparo:

1 – Colocar a erva no litro de água fervente, já com o fogo desligado, e abafar durante 10 minutos;
2 – Esperar esfriar, coar e servir-se. Caso leve parte da bebida à geladeira, consumir em até 24 horas.

Para auxiliar a diabetes, a indicação é que a proporção da receita seja de uma colher de sopa de folhas picadas para um litro de água fervente. A indicação para esses casos é tomar o chá seis vezes ao dia. É recomendado controlar as taxas de açúcar no sangue para que elas não baixem muito com o uso do chá e ocorra a hipoglicemia.

 

Fonte: https://www.tuasaude.com
           http://www.mundoboaforma.com.br/