HISTÓRIA E CULTURA

Operação Popeye - uma insólita estratégia de guerra

estraguer topo1"Esta operação foi desenvolvida pelo Exército Americano durante a Guerra do Vietnã e seu objetivo era prolongar a estação de monções sobre Laos, concretamente no território pelo qual corria a Trilha Ho Chi Minh. Ho Chi Minh era um trajeto logístico controlado pela República Democrática do Vietnã (Vietnã do Norte) e que corria pelo território de Laos e Camboja, chegando à República do Vietnã (Vietnã do Sul). Graças a esse trajeto era proporcionado mão de obra e material de guerra à Frente Nacional para a Libertação do Vietnã do Sul, aos Vietcongues e à Milícia Nacional do Vietnã. Ho Chi Minh não era um simples caminho. Estava formado por um complexo labirinto de rotas pela qual podiam ...

circular caminhões, pessoas a pé, bicicletas e inclusive, meios fluviais. Segundo a Agência de Segurança Nacional Americana, Ho Chi Minh foi um dos grandes sucessos da Engenharia Militar do século 20 e se estima que por ele circulavam 60 Toneladas de fornecimentos por dia.

Leia também - Saberes milenares: o peso da herança indígena na sociedade brasileira

Para tentar dificultar o tráfico de fornecimentos dessa rota, a 54ª Esquadrilha de Reconhecimento Meteorológico, semeou o céu com Iodeto de Prata para que o período de chuvas aumentasse uma média de 30 a 45 dias. Pretendia-se que a chuva provocasse desprendimentos de passarelas sobre os rios e que o terreno ficasse impraticável para o trânsito de caminhões. Este controverso projeto foi aprovado pelo Departamento de Estado e pelo Departamento de Defesa dos EUA. Os aspectos técnicos foram verificados pelo Dr. Donald F. Hornig, Conselheiro do Presidente em assuntos de Ciência e Tecnologia.

estraguer topo

Em Outubro de 1966, o Projeto Popeye foi testado em uma faixa de Laos, concretamente à leste do planalto de Bolaven, perto do vale do rio Se Kong. Das cinquenta nuvens que se formaram, aproximadamente 82% produziram chuva de forma rápida. Foi um sucesso, passando do status de experimento, para fazer parte do programa operacional do Departamento de Defesa.

estraguer2

estraguer3

Começando em 20 de março de 1967 e durante a estação chuvosa (De Março à Novembro) até o ano de 1972, três aviões C-130 e dois F4-C partiam da Base de Força Aérea Tailandesa situada em Udorn, duas vezes por dia.

estraguer4

Fumegadores de Iodeto de Prata similares a estes na imagem acima e abaixo, foram utilizados na Operação Popeye. As fotografias correspondem à Operação Gromet II (Filipinas)

estraguer5

Os voos eram oficialmente missões de reconhecimento com tripulações rotatórias e faziam parte da 54ª Esquadrilha de Reconhecimento Meteorológico estacionada na ilha de Guam. Dentro da esquadrilha, as operações de chuva, identificavam-se pelo código “Motorpool”.

Membros da 54ª Esquadrilha

Leia também - White Coke: A Coca-Cola transparente feita para um oficial da União Soviética

estraguer6

A área inicial de operações era só uma zona de Laos, mas em 11 de Julho de 1967, foi ampliada para o norte do Paralelo 20, incluindo parte do Vietnã do Norte.
Em Setembro desse mesmo ano foi incluído também o vale de Shau no Vietnã do Sul. Em duas ocasiões, e durante 1968 diversas zonas do Vietnã do Norte foram incluídas como objetivo. Em 1972, a maioria do Nordeste de Camboja foi acrescentado também como área operacional.

Detalhes adicionais:

Esse tipo de operações eram uma fonte de preocupação, não só pelo impacto que pudessem originar, senão porque era considerado ser um abertura a um novo e perigoso tipo de guerra. Os fortes tufões e chuvas que assolaram o Vietnã do Norte em 1971 acrescentaram muita tensão ao assunto.

estraguer7

O jornalista Jack Anderson mencionou a Operação Popeye em Março de 1971, baseando em um documento secreto de 1967 dirigido ao presidente Jonhson pelos Chefes do Estado Maior do Exército. O 23 de de Setembro de 1971, Senador Claiborne Pell enviou uma carta ao Departamento de Defesa solicitando informação sobre a Operação Popeye. Depois de uma espera de 4 meses, o Departamento de Defesa negou-se a responder sobre a base de que poria em perigo a Segurança Nacional. O 24 de Março de 1974, a operação foi posta em conhecimento do Senado. Pell junto com outros cargos públicos pressionaram pára que se fizesse público, coisa que ocorreu o 19 de Maio de 1974.

estraguer8

Em uma sessão informativa, os servidores públicos militares trataram de minimizar o impacto da Operação Popeye, argumentando que o aumento das precipitações tinha sido marginal, afetando 'só' ao redor de 5% com respeito às chuvas de dita região. Obviamente, os críticos perguntaram pelas causas que levaram a um programa ineficaz a permanecer ativo durante mais de 5 anos.

Leia também - Guerra Civil Espanhola

estraguer9

Servidores públicos da administração, afirmaram que resistiram a revelar a operação Popeye devido a que as relações com os países da região podiam se ver afetadas.
Ao todo foram realizadas 2602 missões, 'semeando' 47.409 nuvens, e com um custo de 21.6 milhões de dólares. 'Faça o barro, não faça a guerra' eram os comentários de brincadeira entre os membros da 54ª Esquadrilha de Reconhecimento."

 

Fonte: http://www.rusmea.com