HISTÓRIA E CULTURA

Pontuação de Cidadania na China Cria Um Sistema de Classificação Social Orwelliano

chimor106/03/2019 - Um episódio da série de ficção científica distópica, Black Mirror, está se tornando uma realidade com a implementação do sistema de crédito social da China. Embora ainda seja um programa piloto incipiente, a pontuação de cidadãos da China se tornará obrigatória até o ano 2020, afetando a capacidade dos cidadãos de conseguir empregos, acessar a Internet e viajar, com base na maneira como o governo considera seu comportamento.

O Sistema de Crédito Social Chinês

É voluntário por enquanto, mas uma vez que decida sobre o melhor algoritmo, o governo chinês obrigará todos os cidadãos a obedecer a um conjunto de regras que ditarão sua capacidade de acessar serviços dentro da sociedade. Atualmente, oito empresas competem para construir essa plataforma, que será reforçada pelo aparato de vigilância maciça do país. Já existem vários usuários que se inscreveram voluntariamente no programa, na esperança de que possam ser recompensados ??ou, pelo menos, imunes à punição, quando o sistema for obrigatório. Alguns acreditam que o programa beneficiará a sociedade como um todo, enquanto outros temem que seus filhos possam sofrer se as pontuações sociais dos pais se tornarem um fator na decisão de quais escolas eles podem participar.

AliBaba é um dos principais concorrentes para a interface, já que seu aplicativo de pagamento móvel, AliPay, é usado por cerca de 520 milhões de cidadãos. Sua interface, Sesame Credit, é semelhante a uma pontuação de crédito FICO, mas em vez de ter seu comportamento financeiro afetar sua capacidade de contrair um empréstimo ou cartão de crédito, o Sesame Credit afetaria a capacidade de entrar em certos restaurantes, viajar ou até mesmo ir em um encontro com alguém.

Leia também - Uma breve história tributária do Brasil

A pontuação pode ser afetada por vários comportamentos, incluindo o que você diz nas redes sociais, o fumo em público, o jaywalking (atravessar rua com tráfego de veículos) ou a disputa com outras pessoas. Esses comportamentos são então traduzidos em uma pontuação numérica de “sinceridade” e inseridos no sistema. Alguns dos cidadãos que já se inscreveram dizem que gostam de usá-lo e que isso os influenciou a serem melhores membros da sociedade. Eles dizem que são mais conscientes sobre seu comportamento em público e sobre o modo como tratam os outros.

Mas aqueles que vêem como o sistema Orwell é sinistro, advertem que é um tipo de obediência social gamificada, onde um sistema de pontos é feito para se sentir como uma competição que subversivamente permite o controle social autoritário. Quando você também adiciona o fato de que o sistema permite que o que os outros dizem sobre você afete sua pontuação, a premissa de 1984 se torna muito relevante, criando um sistema onde todos temem a percepção que os vizinhos têm deles. Esse efeito de rede de autopoliciamento é uma estratégia típica de opressão, mas com uma pontuação de crédito social é ampliada com menos esforço do governo.

Mantendo a gamificação do programa piloto, as recompensas foram oferecidas para aqueles dispostos a se sujeitarem cedo. Check-ins mais rápidos em hotéis, aluguéis de carros sem depósito e empréstimos para compras foram oferecidos aos early adopters ("primeiros a adotar").

Reforçando a Pontuação cidadã da China

Então, como o governo monitora seus cidadãos para saber quando acoplar os pontos para qualquer número de infrações menores? Com um sistema de vigilância onisciente composto de milhões de câmeras e um banco de dados universal de cada cidadão. Conhecido como Sistema Dang'an, o governo mantém um dossiê único sobre todos os cidadãos do país durante a vida. Este arquivo pode ser acessado em segundos por um sistema de vigilância altamente avançado, completo com software de reconhecimento facial. E sua onisciência é cada vez maior através do uso de aprendizagem de máquina (algoritmos).

Os cidadãos não estão autorizados a ver os arquivos pessoais que o governo compilou sobre eles desde o seu nascimento - fazê-lo seria uma grave violação da lei, desobedecendo ao partido e colocando sua posição como cidadão em risco. A tecnologia é usada ostensivamente para ameaças à segurança, garantindo a segurança pública dos cidadãos. Embora também seja usado para envergonhar pessoas por pequenas transgressões, exibir uma foto em uma grande tela pública por infrações como jaywalking (atravessar rua movimentada), seguido instantaneamente por uma mensagem de texto com multa. A tecnologia também foi promovida aos seus cidadãos, vendendo-a como uma ferramenta ostensivamente conveniente para a vida diária. Os cidadãos só precisam que seu rosto seja escaneado para pedir comida em máquinas de venda automática, fazer o check-in no aeroporto em segundos ou ter acesso a Wi-Fi.

Mas, assim como a pontuação de crédito, essas aparentes conveniências são uma fachada para a realidade mais insidiosa por trás da tecnologia; que o governo está observando e garantindo cada comportamento de seus cidadãos. E vai além dos métodos tradicionais de vigilância de observação de CCTV em locais públicos. A próxima fase, que já está em andamento, inclui policiais usando câmeras corporais e óculos equipados com software de reconhecimento facial que podem identificar suspeitos de crimes e gestos ameaçadores. Essas câmeras de corpo são equipadas com uma lente olho de peixe grande angular, permitindo “720 graus” de alcance de gravação.

chimor2

Crédito Social em uma Sociedade Livre

Alguns argumentam que o crédito social chinês é o mesmo, ou uma alternativa melhor para a pontuação de crédito FICO nos EUA. Na China, não há uma pontuação de crédito financeiro nacional, portanto, conduzir negócios ou obter um empréstimo pode ser difícil, se não impossível, para muitos cidadãos. Com uma pontuação de crédito social, há pelo menos alguma base para julgar a confiabilidade de alguém - ou assim continua o argumento. Acrescente a isso o fato de que o estado de vigilância já faz parte da vida chinesa há algum tempo, com o comportamento on-line rigorosamente monitorado, além de uma longa história de vigilância pública. Mas normalizar a vigilância não a torna menos opressiva.

Do outro lado do mundo, também pode acontecer que um estado de vigilância semelhante esteja bem encaminhado em democracias como os EUA, ainda que de forma mais elusiva. Sistemas de classificação e branding individuais estão sendo incorporados em muitos aspectos de nossas vidas, reconhecidamente em indústrias de serviços, mas também através do uso de big data para publicidade e vigilância direcionada. A NSA está de olho nas comunicações de todos os cidadãos e provavelmente tem seu próprio dossiê semelhante ao sistema chinês Dang'an.

Leia também - Seis exploradores que foram aos confins do planeta e sumiram sem deixar rastros

De muitas maneiras, o usuário gerou conteúdo que alimenta plataformas de mídia social como Facebook e Instagram, fornecendo maneiras de avaliarmos a vida de cada um com base em se aprovamos as ações de nossos amigos e familiares. E quando queremos que os colegas nos atestem no mundo profissional, recorremos a plataformas como o LinkedIn. Tentativas foram feitas para criar um aplicativo único e centralizado que classifica o crédito social geral dos usuários nos EUA, embora tenha sido rapidamente abatido, em parte devido à pouca funcionalidade, mas também porque nossa sociedade não está pronta para aceitar descaradamente um sistema como aquele. Mesmo que já tenhamos aceitado sem saber.

Mas poderia haver uma maneira de implementar um sistema como este, que parte do sentimento daqueles na China que se sentem como se estivessem se tornando melhores cidadãos de uma classificação de crédito social? Em uma sociedade capitalista que leva seus cidadãos a serem auto-interessados, competitivos e gananciosos, um sistema de crédito social que recompensa o bom comportamento cria algo que é um benefício líquido para a sociedade? Se deixasse de fora o aspecto do Big Brother, onde pequenas infrações eram constantemente punidas e, em vez disso, apenas boas ações eram reconhecidas, um incentivo de crédito social poderia não ser tão ruim.

De fato, esse conceito foi proposto na forma de recompensar os cidadãos por oferecerem seu tempo como voluntários, serem socialmente responsáveis ??e fazerem coisas que sejam civicamente atraentes. Trabalhar em conjunto para ajudar os outros na comunidade, como os jovens, os deficientes, os idosos e os economicamente desfavorecidos, só poderia ser considerado na melhoria da sua pontuação de crédito.Poderia algo como este trabalho sem ter que implementar o lado negativo e contrastante? Se esse sistema contínuo de classificação for inevitável, pode ser convincente considerar maneiras pelas quais ele poderia ser transformado em uma força positiva na sociedade, em vez do pesadelo distópico que Orwell uma vez imaginou.

 

Fonte: https://www.forcasubconsciente.com