HISTÓRIA E CULTURA

Lenda Japonesa: Nure-Onna

lenja2Nure-onna quer dizer "mulher molhada", nas lendas e no folclore japonês ela é descrita como uma serpente com cabeça de mulher, da cintura para baixo serpente e para cima mulher. Mas em todas as lendas ela tem longos cabelos negros que ela penteia na margem de rios ou lagos, é um yokai solitário que não gosta de ser incomodado quando está cuidando de seus cabelos. Nure-Onna poderia se considerar a versão japonesa da Iara ou das sereias . Tal como essas personagens do imaginário brasileiro e do navegantes do mar, ...

Onna é uma criatura parte mulher que atrai suas vítimas seduzindo por sua beleza, mas ao contrário de sua "amigas de profissão", ela usa um tática diferente do cantar e atrair sua vitimas para morte, ela fingi que está se afogando para então capturar o salvador inocente.

O nome da criatura mitológica , Nure significa molhado e Onna mulher, então literalmente seria mulher -molhada. Algumas vezes a criatura é representada segurando o que parece um bebê recém-nascido, isso séria uma tática usada por Onna para sensibilizar ainda mais as vitimas que não pensa duas vezes ao ver uma mulher com um bebê se afogando.

Leia também - História humana em xeque

Alguns contos dizem que quando anoitece, a Nure-onna toma aparência humana e caminha pelas vilas com um bebê no colo, se encontra alguém ela oferece o bebê, se a pessoa o devolver a Nure-onna continua caminhando, se a pessoa segurar o bebê com más intenções vai perceber que o bebê é uma pedra pesada que impede a vitima de fugir, então a Nure-onna suga o sangue da vítima com sua língua de serpente. Em outras histórias, uma Nure-onna está simplesmente procurando a solidão, ela está sempre lavando o cabelo e a todos que a incomodem ela reagirá violentamente os matando.

lenja3

Um terceiro conto carrega aspectos semelhantes aos dos outros dois juntos, dizem que ela é uma criatura solitária que gosta de lavar seus cabelos nas margens de rios sem ser incomodada, caso a perturbem, ela sugará o sangue de sua vitima com sua longa língua bifurcada, podendo apenas escapar dela lhe entregando um embrulho contendo um bebê de pedra.

A Lenda tem uma moral : cuidado quando for salvar alguém, esta pessoa pode estar te atraindo para a sua morte. Acredito que a lenda tenha surgido como forma de uma moral em que não se deve confiar nas aparências, as coisas mais inocentes podem esconder verdadeiros demônios.

Fonte: Lendas Urbanas Japonesas