HISTÓRIA E CULTURA

O museu Madame Tussauds de Londres

muce1O Museu Madame Tussauds é um famoso museu de figuras de cera. Possui a maior coleção de figuras de celebridades. A sede principal do museu está em Londres, mas também existem 13 filiais em, Nova Iorque, Washington, D.C., Las Vegas, Los Angeles - Hollywood, Berlim, Amsterdã, Hong Kong, Xangai, Blackpool, Sydney, Viena, Banguecoque, Orlando e Tóquio. Marie Tussaud (1761-1850), nasceu em Estrasburgo, França, trabalhou como governanta para o Doutor Philippe Curtius, um médico com talento em modelação da cera, que ensinou essa arte a Tussaud.

Começou sua carreira modelando em cera, máscaras de vítimas da Revolução Francesa. Ela se mudou para a Inglaterra em 1835, fez uma mostra de seu trabalho na Baker Street perto do endereço do atual museu. Suas técnicas convencionais ainda são usadas para criar figuras da realeza, políticos, atores e astros da música pop e heróis do esporte. Há citações do museu em livros de Júlio Verne como o "Volta ao mundo em 80 dias". Lady Gaga soma 21 estátuas espalhadas pelos museus Madame Tussaud, sendo a recordista.

Quem foi Madame Tussaud?

Madame Tussaud nasceu em 1761 na França e trabalhou como governanta para o Doutor Philippe Curtius, um médico com talento em modelação de cera. Após aprender a arte de modelar, aos 17 anos Madame Tussaud fez o primeiro retrato inteiramente de sua autoria do filosofo Voltaire. Após alguns anos se mudou para o Palácio de Versalhes, onde morou por nove anos e ensinava modelagem em cera para a Madame Elisabeth, irmã do rei Luís XVI.

Leia também - Conheça Batu Caves,as incríveis cavernas sagradas na Malásia

Com a Revolução Francesa, Madama Tussaud foi associada à realeza e sentenciada à morte, mas essa decisão foi alterada quando viram o talento que ela tinha em fazer obras de cera. Logo foi responsável por fazer máscaras mortuárias das mais importantes vítimas da revolução, entre elas, o rei Luís XVI e a sua esposa, Maria Antonieta. Conta-se que ela saia a noite para coletar as cabeças dos guilhotinados para fazer suas máscaras.

muce2

muce6

Em 1835 se mudou para a Inglaterra e fez uma mostra de seu trabalho na Baker Street perto do endereço do atual museu de cera. A artista morreu em 1850, mas o seu legado foi continuado pelos seus dois filhos e depois pelos seus netos, até atingir a notoriedade que tem hoje. Seu museu virou um verdadeiro império e uma marca reconhecida em todo o mundo. Suas técnicas convencionais ainda são usadas, mas hoje o museu se popularizou criando figuras da realeza, políticos,atores e astros da música pop e heróis do esporte.

O Museu de Cera

Confesso que em alguns momentos me irritou bastante o fato do museu ser bem cheio com pessoas mal educadas te empurrando para tirar uma foto com Jim Carrey, por exemplo. Mas as estátuas são realmente muito bem feitas. Coisa de você ficar olhando para os olhos delas e esperar a qualquer momento uma piscadinha. É um passeio que vale muito a pena! Outra coisa que não esperava era a organização por áreas diferentes e outras atrações além das estátuas, como um cinema 4D, um passeio de black-cab pela história da Inglaterra, um making off de como as estátuas são feitas e até uma “Câmara do Terror”.

O Museu é dividido em 14 áreas:

1 – Party: A ideia é passar ao visitante que ele está num salão Pré Oscar, com artistas de Hollywood e celebridades por todos os lados e até cheiro de pipoca! Nessa área encontramos estátuas como Julia Roberts, Leonardo DiCaprio, Morgan Freeman, George Clooney, entre outros.

muce3

muce8

2 – Bollywood: Área reservada para o cinema indiano. Aqui você também poderá tirar fotos com a princesa da India.

3 – Film: Diversos personagens do cinema estão por aqui. É possível tirar fotos em meio a réplicas do cenário dos filmes.

Leia também - Cavernas do Peruaçu – Minas Gerais / Brasil

4 – Sport: A área mais interativa do museu na minha opinião! Além das diversas estátuas como Sebastian Vettel, Lewis Hamilton, Rafael Nadal e até do Pelé, aqui você podia se pesar ao lado do Muhammad Ali para ver em qual categoria do boxe você lutaria e brincar com alguns joguinhos.

5 – Royals: Logo ao lado das personalidades do esporte está a realeza! Aqui é possível tirar foto com os moradores do Palácio de Buckingham. Além dos membros da Família Real atual também estão presentes figuras históricas como a Princesa Diana e a Rainha Vitória

6 – Culture: Também colado na área anterior, um espaço para Vincent van Gogh, Albert Einstein entre outros.

muce7

muce13

7 – Music: Outra área que fica bastante cheia. Mas pacientemente eu esperei para pedir para alguém tirar nossa foto com os Beatles! Além da banda de Liverpool, também encontramos Michael Jackson, Britney Spears, Lady Gaga, Elvis e muitos outros.

8 – World Leaders: Tire fotos com os grandes líderes mundiais como Obama, Dalai Lama, John F. Kennedy e até Adolf Hittler.

9 e 10 – Chamber of Horrors & Scream!: Descendo algumas escadas, a iluminação mais baixa combinando com uma música sombria ao fundo dão o ar de terror. Cabeças espalhadas pelos cantos e pessoas sendo torturadas compõem o cenário. Uma pequena fila te leva a uma espécie de Câmara dos Horrores. O lugar tem restrições para menores de 12 anos e pessoas mais idosas e também não é recomendado para grávidas. Nesse caso, você irá por outro caminho que te levará direto até a próxima área, sem precisar passar pela “Câmara do Terror”. Essa atração é um pequeno caminho escuro que você percorre e nele, atores de verdade estão prontos para te dar alguns sustos, muitas vezes chegando a centímetros do seu rosto. Aqui não é permitido tocar nos atores, nem tirar fotos.

11 – Behind the Scenes at Madame Tussauds: Aqui encontramos fotos e vídeos de como é o processo de criação das estátuas. Nessa área também encontramos uma estátua da própria Madame Tussaud e um áudio revela um pouco de sua história.

12 – Spirit of London Ride: Sentado em uma cabine semelhante a um black-cab você irá conhecer um pouco mais da história da Inglaterra. Sorria, pois no final do passeio eles tiram uma foto, que pelo menos eu, fui pego de surpresa. É possível comprar a foto no final do passeio por 11

muce9

muce14

13 – Marvel Super Heroes: Que tal tirar fotos com alguns super heróis? Destaque para a foto como Homem Aranha que é um cenário de cabeça para baixo. O resultado quando você vira a foto é bem legal. Também gostamos muito de ver a armadura do Homem de Ferro!

Leia também - O caso do Lago Nyos

14 – 4D Movie Experience: A última etapa da visita pelo Museu é um filme de aproximadamente 10 minutos em 4D muito legal! Alguns dos principais heróis da Marvel (Capitão América, Homem de Ferro, Wolverine, Homem-Aranha, Hulk e Ms Marvel) aparecem em uma história ambientada em Londres. Além da perfeição dos cenários retratados, ainda tem efeitos muito legais que te levam para dentro do filme (não vamos descrever cada um deles aqui para não estragar a surpresa, né?).

No final do filme você sai numa lojinha onde pode comprar diversos produtos como estátuas do Oscar, posteres, chaveiros, canecas, blusas, etc.

muce12

Gostamos muito do passeio e apesar do preço bem salgado, achamos que valeu muito a pena a visita. É importante reservar no mínimo três horas, pois como vocês puderam ver, o museu é muito mais que algumas estátuas de cera espalhadas por um salão e muitas vezes, se você quiser tirar uma boa foto, terá que esperar por algum tempo as outras pessoas saírem da sua frente!

E se você esquecer a câmera, algumas estátuas bem concorridas como a do Obama e da Família Real, tem fotógrafos do próprio Museu e você pode comprar as fotos depois.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/
           https://deixadefrescura.com/