RELIGIÃO, CULTOS E OUTROS

Os Covens

cov1Os Covens, que podem ser definidos basicamente como grupos de Bruxas Iniciadas em uma Tradição específica para praticar a Wicca, são os mantenedores de cada Tradição, juntamente com as Bruxas Solitárias. Mas neste ponto, também, existem algumas diferenças - afinal, um dos princípios da Wicca é a liberdade e a ausência de dogmas. Algumas Tradições têm Covens com 12 ou 13 membros; outros, com até 50. Em algumas, são necessários só 2 ou 3 membros para formar um Coven.

A HIerarquia dos covnes - Este é um ponto absolutamente polêmico dentro da wicca. Hoje em dia, a maior parte da Bruxas dispensa este tipo de imposição "hierárquica". Mas, como informação, é preciso dizer que algumas Tradições mantêm a prática de proceder a 3 Iniciações diferentes para seus membros - os tais Graus que eu mencionei antes. A Iniciação no Primeiro Grau é a entrada formal para a Religião Wicca, para aquela Tradição em particular e para o Coven. A Iniciação no Segundo Grau geralmente acontece depois de algum tempo de estudo religioso e mágico dentro da Tradição.

A Iniciação no Terceiro Grau forma os chamados "Alta Sacerdotisa" e "Alto Sacerdote". Isso pode ser descrito como o ápice do conhecimento dentro de uma Tradição específica. A Iniciação no Terceiro Grau acontece, teoricamente, apenas depois que o membro completa um rigoroso programa de estudo que engloba a Magia, a estrutura dos Rituais, a dinâmica de um grupo mágico, a Mitologia da Wicca e diversas outras áreas.

Leia também - Exorcismo

Na minha opinião pessoal, a hierarquia é absolutamente dispensável, já que todos nós somos canais diretos com a Deusa e o Deus, além de levar a um perigoso "jogo de poder" - que pode, com o tempo transformar a Wicca em apenas "mais uma Religião".

Eu não posso deixar de mencionar que este foi - especificamente - o motivo que me levou a buscar o Caminho Solitário, por enquanto. Eu recusei o posto de "Alta Sacerdotisa" em um Coven - simplesmente porque não acredito que ninguém esteja "acima" de ninguém. Por mais anos de estudo que uma pessoa tenha, ou por mais que ela esteja "à frente" dos outros membros em termos de estudo, eu acho que isso é apenas uma questão de tempo.

Eu já estudei muito, sim. Mas ainda estou aprendendo, e muito, a cada segundo, a cada minuto, a cada hora de cada dia que passa. Eu jamais conseguiria me colocar em uma posição "hierarquicamente superior" a ninguém só porque fulano ou beltrano determinaram isto. E ponto.

Mas, infelizmente, este "jogo de poder" contamina muitas pessoas. E isto só acontece porque existem outras pessoas dispostas a admirar e reverenciar o Ego de outras, admirar o "poder" que estas pessoas exibem, em vez de prestar atenção em seu próprio Poder... Em vez de reverenciar à Deusa e ao Deus, por si sós...

Resumindo: a Hierarquia dentro da Wicca é - realmente - polêmica. Muitas pessoas estão interessadas na Wicca apenas como uma forma de aparecer na mídia e alimentar o próprio ego. Mas outras acreditam, sinceramente, que é necessário passar por todo este processo de Iniciações e Graus a fim de se sentirem seguras.


Funcionamento

cov2


Em Bruxaria, não existe nenhuma entidade hierárquica. O Coven não precisa ser associado a nenhuma fundação "maior", como um grande "chefe" comandando tudo. No entanto cada tradição tem sua organização própria sendo umas mais piramidais que outras ou ainda mais ou menos fechadas em relação aos novos membros.

O líder do Coven deve possuir sensibilidade e poder interior para canalizar a energia do grupo, para dar início e interromper cada fase dos rituais, ajustando a duração de acordo com o ânimo do grupo. Ele normalmente é escolhido pelo próprio grupo, geralmente tem seu cargo avaliado pelos membros e por si mesmo. Um Grão-Sacerdócio, uma posição de liderança, não é um status vitalício... E sempre que necessário outras pessoas podem tomar estas posições desde que estejam dispostas a trabalhar e de comum acordo com todo o grupo.

Tensões por poder são comuns em todos os lugares. Nessas horas de disputa mesquinha o ideal é que se afastem os membros envolvidos e que se escolha um outro para o cargo. Moderação e diplomacia são sempre preferíveis à decisões ríspidas e autoritárias, mas pulso firme no momento certo, assegura a estabilidade dos laços.

Leia também - A Igreja Universal do Reino de Deus

Para tornar-se membro de um Coven, o(a) Bruxo(a) deve primeiro encontrar um Coven e ser iniciado, deve submeter-se a um ritual de comprometimento no qual os ensinamentos e segredos internos do grupo são revelados. A iniciação é seguida de um longo período de treinamento, onde a confiança do grupo é aos poucos conquistada. Ou, se não for possível encontrar um Coven de portas abertas o(a) Bruxo(a) pode escolher uma tradição que admita a auto-iniciação e formar seu próprio grupo de pessoas interessadas, que estudarão, se dedicarão e se tornarão, com um pouco mais de esforço, um Coven...


Características Gerais


Um Coven mantém encontros periódicos para o treinamento, exercícios, troca de experiências, comemoração dos Sabás e Esbás, além de trabalharem juntos em outros rituais. A disciplina é essencial na formação de uma consciência mágica comum ao grupo e de uma Egrégora (que é, para simplificar, a força mágica do grupo e sua repercussão no Astral).

Covens liberais e democráticos em excesso se embaralham em coisas simples. Um pouco de ordem na casa, objetividade e disposição para abrir mão das suas próprias opiniões em pró do grupo sempre ajudam a concentrar esforços numa mesma direção.

Cada Coven tem seu próprio símbolo e nome, suas regras, suas características, seu método de estudo e "carisma mágico próprio". Covens próximos podem e devem trocar influências, porém sempre respeitando a individualidade de cada membro.

Mais que tudo, um Coven é um organismo vivo, pulsante, que responde segundo seus membros. Se alguém está doente, mal-intencionado, desequilibrado, angustiado, isso tudo se reflete no desempenho do grupo, nos resultados dos rituais. Por outro lado se há alguém extremamente bem, feliz, disposto, energizado, isso também é dividido com os membros que sentem a energia do Coven. O Coven une seus membros muito além do plano físico, até mesmo no emocional. A união é uma simbiose mágica. O que um sente é notado por todos, o que um passa é sentido por todos. Reza o ditame: "Os laços de um Coven são mais fortes que o sangue"


Constituíntes do Coven


Os Covens não possuem graus hierárquicos. Variando de Coven para Coven, pode existir uma estrutura organizacional, porém todos são vistos como iguais (sacertotes e sacerdotisas dos Deuses). Normalmente os membros são:

- Alta Sacerdotisa - a líder feminina de um Coven, normalmente de 3º grau. Ela representa a Deusa em um ritual.
- Alto Sacerdote - o líder masculino de um Coven, normalmente de 3º grau. Ele representa o Deus em um ritual.
- Anciã(o) - um membro do Coven, com mais experiência, que mereceu seu 3º grau e que seja ou tenha sido uma Alta Sacerdotisa ou Alto Sacerdote em seu próprio Coven.
- Terceiro Grau - completa e total dedicação aos Deuses e à Comunidade Wicca.
- Segundo Grau - completou o seu 1º grau e é qualificado para ensinar estudantes do primeiro grau. É o grau do verbo "fazer".
- Primeiro Grau - aquele que se dedicou a aprender a Arte. Este é o grau do verbo "saber".
- Dedicado - aquele que está aspirando o primeiro grau, e já passou pelo ritual de deidicação ao deuses e ao caminho da Wicca.
- Neófito - uma pessoa interessada em Wicca, mas que ainda não iniciou seus estudos na Arte.

Leia também - O Pastor Jim Jones e o Templo do Povo

Os Covens devem escolher uma Alta Sacerdotisa e um Alto Sacerdote que sejam democráticos e bons, além de justos e sábios, porque não importa o que os outros membros do Coven falem... É a Alta Sacerdotisa quem dá a palavra final, mesmo que seja essa, contra todos os outros. E se alguém não quiser acatar a ordem da Alta Sacerdotisa, ele deve, humildemente, reunir-se com o coven e expressar o seu desejo de fundar um novo coven. Assim, todos aqueles que quiserem segui-lo deverão fazê-lo e partirão com as bênçãosdos que ficarem, para que não haja atrito e possam os dois covens, portanto, viver em perfeito amor, confiança e harmonia.

Fonte: http://www.casadobruxo.com.br/
http://pt.wikipedia.org/