RELIGIÃO, CULTOS E OUTROS

Água benta

aben12017 - A utilização da Agua Benta para o batismo e a limpeza espiritual é comum em diversas religiões do cristianismo. Sendo que, a utilização da água benta como um sacramental para proteção contra o mal, no entanto, é exclusivo da Igreja Católica Apostólica Romana. Há várias formas de usar a água benta. A mais comum é persignar-se com ela. Outra é aspergi-la sobre si mesmo, sobre outras Pia de água benta ou utilizar aqueles rolinhos, que ficam normalmente na entrada da Igreja, e ungir a testa fazendo o sinal da cruz. Qualquer leigo ou leiga pode fazer isto. Claro, quando ... feito por um sacerdote tem mais peso. Seu efeito mais importante ...

é afastar o demônio. Este “ronda em torno de nós como o leão que ruge”, procurando fazer- nos toda espécie de mal, como nos adverte São Pedro (I Ped 5,8). Os espíritos malignos, cujas misteriosas e sinistras operações afetam às vezes até as atividades físicas do homem, querem, antes de tudo, induzir-nos ao pecado grave, que conduz ao inferno. Para isto empregam todos os recursos. Às vezes, por exemplo, provocam em nós um sem número de incômodos físicos ou psicológicos.

Outras vezes provocam pequenos incidentes, em nosso dia-a-dia, criam atrapalhações que parecem ter causas meramente naturais. Fazer, COM FÉ, o sinal da cruz com água benta traz uma série de benefícios para o corpo e para a alma: afugenta os demônios, espíritos ruins e obtém o perdão dos pecados veniais. Além disso, pode livrar-nos de acidentes e até curar doenças.

Leia também - Os sete espelhos essênios

Agua Benta é uma superstição?

A agua benta não é uma superstição, mas sim um recurso da Igreja extremamente útil e piedoso para quem quer se santificar através da oração. O Catecismo da Igreja Católica adverte que “atribuir só à materialidade das orações ou aos sinais sacramentais a respectiva eficácia, independentemente das disposições interiores que exigem, é cair na superstição”. Por isso, acompanhado da aspersão da agua benta deve sempre ir um grau cada vez maior de fervor a Deus, sem o qual qualquer prática religiosa, por mais piedosa que seja, perde o seu sentido último.

Como usar a agua benta?

É Bem simples pessoal. Borrife todos os dias a agua benta nos ambientes, começando pelo fundo do imóvel. Passe borrifando os cantos, paredes e portas, e termine na porta de entrada. Borrife também a porta de entrada pelo lado de fora. Se possível, borrife também o hall externo ou garagem.

Importante

1: Utilize a agua benta que você pegou na igreja, que é um solo santo e protegido. A energia e força positiva que a igreja, com a devida benção, estará também na agua benta e passará para sua casa quando borrifar o ambiente.

Importante 2: Ore MUITO! O ato de orar e rezar ira potencializar o poder divido na agua benta e só trará efeitos positivos a sua residência. Vale mandar um Pai Nossa, Ave Maria, Credo, Santo Anjo, Salmo 90…

Importante 3: Foque no Objetivo! Mentalize, com FÉ, na hora que estiver borrifando a água pesa sua casa. Ex.: “Que toda essa energia ruim saia da minha casa, em nome de Jesus!” / “Que meu lar seja de harmonia…”, e dai vai.

Importantes 4: É muito bom ter sempre consigo agua benta para usar a qualquer momento. Por exemplo, benzer-se com ela ao sair e ao entrar na igreja, em casa ou no local de trabalho; ao iniciar uma oração, um serviço, uma viagem. Para afastar do lar a influência maléfica dos demônios, é muito aconselhável aspergir na casa algumas gotas de vez em quando. Isto pode ser feito por qualquer pessoa da família. É claro que pedir a um Padre para benzer a casa é muito melhor! Portanto, a agua benta é sempre benfazeja e eficaz.

O verdadeiro poder da agua benta

Segundo Monsenhor Gaume, a água benta tem muito poder sobre as forças do mal e os efeitos da mesma são os seguintes:

Retirar espíritos ruins do local e encerrar qualquer tipo de mal causado pelo mesmo.

Afastar os espíritos ruins de nós, dos lugares que ficamos e tudo aquilo que fazemos uso como roupas, joias, móveis, quadros, fotos…

Ajuda no livramento de enfermidades.

Faz presente o Espírito Santo.

Apaga alguns tipo de pecados.

Em síntese, a água benta pode e deve ser usada para melhorar a energia dos ambientes, tirar o mal olhado e a inveja de pessoas negativas, melhorar a fluidez dos pensamentos, abençoar a casa, pessoas e objetivos… Queridos, a água benta usada com fé e fervor irá afastar tudo aquilo que é ruim da sua vida, principalmente de dentro do seu lar.

Dica de oração

Senhor Deus todo poderoso, fonte e origem de toda vida, usamos esta água benta para, confiantes, implorar o perdão dos nossos pecados e alcançar a proteção da vossa graça contra toda doença e cilada do inimigo. Concedei, ó Deus, que, por vossa misericórdia, jorrem sempre nós as águas da salvação para que possamos nos aproximas de Vós com o coração puro e evitar todo perigo do corpo e da alma. Por Cristo Nosso Senhor. Amém

 

5 coisas que você não sabia sobre a água benta

 aben2

2016 - A água benta é provavelmente um dos sacramentais mais conhecidos da Igreja. Não confundam sacramental com sacramento. Sacramental é um sinal sagrado segundo o modelo dos sacramentos, mediante o qual significam efeitos obtidos pela intercessão da Igreja.

Leia também - Primeira faculdade de umbanda abre inscrições para vestibular

Alguma vez já se perguntou desde quando a Igreja usa água benta? Porque sempre a encontramos na entrada das igrejas? Estas e outras perguntas estão respondidas aqui!

Conheça 5 coisas que você não sabia sobre água benta:

1) Sua origem

Se pode dizer que a origem da água benta remonta os tempos de Nosso Senhor Jesus Cristo, porque Ele mesmo abençoou as águas. Mais adiante, o Papa São Alexandre I, que exerceu seu pontificado desde 121 d.C. até 132, determinou que o sal seria posto na água, enquanto as orações são ditas normalmente pela igreja. Os judeus colocavam cinzas na água, por isso São Clemente dizia que o que o que estava sob a antiga lei era a cinza, sob a graça, o sal.

2) Por que tem água benta à entrada de algumas igrejas?

A água benta é colocada ali para nos persignarmos (fazer o sinal da cruz na testa, lábios e peito) com ela ao entrar no templo e sermos abençoados por Deus, com o sinal da Cruz. Assim entregamos todos os nossos sentidos a Ele, em Sua casa. Quando entramos na Igreja devemos pedir para que o Espírito Santo ilumine os nossos corações, infundindo neles aquele santo temor, piedade, silêncio e reverência, que cabem àquele santo lugar.

3) Como foi introduzido o uso da água benta na Igreja?

Foi em substituição à uma antiga cerimônia judia em que, antes de entrar na oração, se lavavam pedindo a Deus que os tornasse limpos. Para lembrar essa figura, os sacerdotes católicos primeiro abençoam a água, como um rito que ainda se mantém.

4) O que simboliza a água benta?

A água benta simboliza o suor de Nosso Senhor Jesus Cristo no horto e o preciosíssimo sangue que molhou seu rosto, na agonia.

5) Que efeitos tem a água benta?

Tradicionalmente se sabe que a água benta tem os seguintes efeitos:

– Afugenta toda potestade demoníaca sobre as pessoas e lugares que onde ela é lançada.

– Apaga os pecados veniais.

– Afugenta toda sombra, nuvem, fantasia e astúcia diabólica.

– Encerra as distrações da oração.

– Nos dispõe, com a graça do Espírito Santo, a uma maior devoção.

– Infunde em nós a virtude da benção divina para receber os sacramentos, para o administrá-los, e para celebrar os divinos ofícios de Deus.

 

Como Fazer Água Benta

 aben3

Muitas religiões usam a água benta para limpeza, proteção e benção. Ela normalmente é santificada por um padre ou autoridade semelhante na igreja. A água apenas é benta quando é santificada. Sagrado significa santificado, então os direcionamentos abaixo não produzem algo necessariamente bento. Se quiser fazer água benta, porém, eis o que fazer.

Água benta católica

1 - Reúna e consagre o sal. Você precisa criar Sal Santo antes de criar Água Benta. Portanto, consagre o sal primeiro. E, só apara constar, o sal é usado principalmente como conservante. O fato de a água ser benta não significa que ela ficará boa para sempre! Eis a benção do sal:

“Que a Benção do Pai Todo-poderoso caia sobre essa Criatura de Sal, fazendo com que toda a malignidade e perversidade sejam eliminadas dela. Faça que o bem entre, pois sem o Senhor o homem não pode viver. Portanto, abençoo o sal e invoco o Senhor para que Ele possa me ajudar”. – Chave de Salomão, o Rei. Livro II, Capítulo 5

2 - Leia o Salmo 103 em voz alta. Se você não tiver a Bíblia em mãos, oras, é para isso que o wikiHow está aqui!

Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome. Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios. Ele é o que perdoa todas as tuas iniquidades, que sara todas as tuas enfermidades. Que redime a tua vida da perdição; que te coroa de benignidade e de misericórdia. Que farta a tua boca de bens, de sorte que a tua mocidade se renova como a da águia. O Senhor faz justiça e juízo a todos os oprimidos. Fez conhecidos os seus caminhos a Moisés, e os seus feitos aos filhos de Israel. Não reprovará perpetuamente, nem para sempre reterá a sua ira. Não nos tratou segundo os nossos pecados, nem nos recompensou segundo as nossas iniquidades. Pois assim como o céu está elevado acima da terra, assim é grande a sua misericórdia para com os que o temem. Assim como está longe o oriente do ocidente, assim afasta de nós as nossas transgressões. Assim como um pai se compadece de seus filhos, assim o Senhor se compadece daqueles que o temem. Pois ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó. Quanto ao homem, os seus dias são como a erva, como a flor do campo assim floresce. Passando por ela o vento, logo se vai, e o seu lugar não será mais conhecido. Mas a misericórdia do Senhor é desde a eternidade e até a eternidade sobre aqueles que o temem, e a sua justiça sobre os filhos dos filhos. Sobre aqueles que guardam a sua aliança, e sobre os que se lembram dos seus mandamentos para os cumprir. O Senhor tem estabelecido o seu trono nos céus, e o seu reino domina sobre tudo. Bendizei ao Senhor, todos os seus anjos, vós que excedeis em força, que guardais os seus mandamentos, obedecendo à voz da sua palavra. Bendizei ao Senhor, todos os seus exércitos, vós ministros seus que executais o seu beneplácito. Bendizei ao Senhor todas as suas obras, em todos os lugares o seu domínio; bendize, ó minha alma, ao Senhor. [1]

3 - Obtenha água natural. Se puder, pegue água de um rio, lago ou riacho próximo. Tente permanecer longe da água da torneira, já que ela leva cloro e fluoretos. Porém, se sua água for obtida de maneira natural, filtre-a de antemão – você não quer água benta suja!

4 - Pegue seu sal sagrado e espalhe-o na água. Enquanto faz isso, repita as seguintes palavras da Chave de Salomão, o Rei, Livro 2, Capítulo 5.
”Eu vos exorcizo, Oh Criatura da Água, pelo nome Dele que te criou e te reuniu em um lugar para fazer surgir a terra seca! Que todas as maldades do inimigo saiam de ti, e que tu percas todas as impurezas e sujeiras dos Espíritos do Mundo do Fantasma, para que não me machuquem, pela virtude do Deus Todo-poderoso que vive e reina na Era das Eras. Amém”

5 - Recite orações utilizadas pelos padres Católicos. Você tem duas opções para escolher:
Oração #1: Nossa ajuda é no nome do Senhor, que criou o céu e a terra. Criatura de Deus, sal, eu expulso o demônio de você pelo nome do Deus Vivo, pelo verdadeiro Deus, pelo santo Deus, pelo Deus que ordenou que você fosse atirado na fonte de água por Eliseu para curá-lo de todo o mal. Que você seja um sal purificado, um meio de saúde para aqueles que acreditam, um remédio para corpo e alma para todos aqueles que o usarem. Que todas as faces do mal do demônio maligno, sua malícia e esperteza, seja levada para longe do lugar onde serás espalhado. E faça todo espírito impuro ser expulso por Ele que virá para julgar os vivos, os mortos e o mundo em chamas. Amém.

Oração #2: Deus todo-poderoso e eterno, nós humildemente pedimos sua piedade e bondade para graciosamente abençoar esta criatura, o sal, que Tu concedestes para o uso da humanidade. Que todos nós encontremos nele um remédio para corpo e mente. E que tudo o que esse sal tocar ou salgar seja libertado da impureza e da influência do espírito maligno; por Cristo e nosso Senhor. Amém.

6 - Exorcize a água. Mais palavras! Agora, para purificar a água e livrá-la de demônios e impurezas, faça o seguinte (sim, será uma forma de exorcismo):
Criatura de Deus, água, eu retiro o demônio de você em nome de Deus, o Pai todo-poderoso; em nome de Jesus Cristo, Seu Filho e nosso Senhor; e pelo poder do Espírito Santo. Que sejas uma água purificada, com poder para afastar todo o poder do inimigo, para apodrecer e banir o demônio e seus anjos caídos. Pedimos isso pelo poder de nosso Senhor Jesus Cristo, que está vindo julgar os vivos e os mortos e o mundo em chamas.

7 - Conclua o ritual. Enquanto adiciona as quantias finais de sal à água, diga: “Que esse sal e água sejam misturados: em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. Quanto misturar algumas colheres-de-chá de sal sagrado a água e tal componente houver se dissolvido completamente, o ritual terá de ser concluído com outra oração. Novamente, você tem três opções:
Oração #1: Oh Deus, que pelo bem estar do homem estabeleceu os mais maravilhosos mistérios na substância da água, escuta nossa oração e abençoa este elemento que agora é preparado com tantos ritos purificadores. Que esta sua criatura, quando usada em seus mistérios e abençoada com sua graça, sirva para expulsar os demônios e banir doenças. Que tudo que esta água tocar, nos lares e pertences dos crentes, seja libertado de toda a impureza e malignidade; não deixe o odor do contágio pairar nesse ar, nenhuma vontade por corrupção; faz com que todas as conspirações do inimigo tornem-se nada. Ao espalhar essa água, faça com que tudo oposto à segurança e à paz de seus fieis seja banido, para que eles saibam que o bem-estar será concedido assim que teu nome seja clamado, e proteja-os de todo o mal; por Cristo, nosso Senhor. Amém.

Oração #2: Deus, fonte de força irresistível e rei do reino invencível, o conquistador glorioso; que restringe a força do adversário, silenciando o rugido de sua raiva, e subjugando sua maldade; em humildade e glória imploramos a ti, Senhor, para iluminar essa criatura de sal e água, para permitir que a luz de sua gentileza brilhe sobre ela, e para abraçá-la com sua piedade; que todos os ataques de espíritos impuros sejam abafados, que todo o veneno maligno da serpente seja retirado dos lugares que forem tocados por essa água e quando seu nome for pronunciado. Para nós que o louvamos, que sua benção piedosa acompanhe esta Água Sagrada onde ela estiver; por Cristo nosso Senhor. Amém.

Leia também - Clube do Inferno

Oração #3: Deus, Que para a salvação da raça humana criou reuniu os maiores mistérios nessa substância, escute gentilmente nossas orações e despeje o poder de suas bênçãos nesse elemento, preparado por muitas purificações. Que essa sua criação seja um receptáculo de graça divina para afastar demônios e doenças, de maneira que tudo o que isso toque em casas e prédios dos crentes se livre de coisas prejudiciais e sujas. Não permita que espírito pestilento, atmosfera corruptora, permaneça nesses lugares. Faze com que tudo que possa prejudicar a segurança e a paz dos que vivem aqui se amedronte perante essa água, de maneira que a saúde, obtida através do clamor pelo Teu santo nome, permaneça segura contra todos os ataques. Pelo Senhor. Amém. [2]

8 - Use a água benta. Porém, se a água benta for para um propósito em específico, considere adicionar alguns toques. A água benta para Batismos tem um toque de crisma adicionado (santo óleo), enquanto que a Gregoriana possui pequenas quantidades de cinzas, vinho e sal (usados para consagrar igrejas).
Se quiser uma Água Benta verdadeira, a maioria das Igrejas as cede na Páscoa. [2]

Referências
? http://www.bibliaonline.com.br/acf/sl/103
? 2,02,1http://www.religionfacts.com/christianity/things/holy_water.htm
http://sarahannelawless.com/2011/02/07/holy-water/

Fonte: https://pt.wikihow.com

Fonte: https://linguagemdoceu.com
https://pt.churchpop.com