RELIGIÃO, CULTOS E OUTROS

Vaticano lança seu próprio serviço de confissões por telefone

confissao_telfone_210 de fevereiro de 2011 - Após a recente polêmica sobre o aplicativo para iPhone que permitiria aos católicos realizar confissões sem precisar ir a Igreja, o Vaticano atenderá a demanda pelo serviço e permitirá o procedimento sem a presença física de um padre. Apesar de continuar firme na proibição do uso do aplicativo, o porta-voz do Vaticano, Piero O’Reilly, anunciou o ...

lançamento de uma central de atendimento telefônica que garante aos católicos a possibilidade de se confessar de qualquer lugar, 24 horas por dia. “Foi preciso um pouco de tempo para que pudéssemos perceber que, em verdade, está é uma grande oportunidade para a Igreja”, afirmou O’ Rilley em entrevista coletiva na manhã de hoje.

“Nos tempos modernos, o telefone se tornou uma importante ferramenta de interação das pessoas com o mundo e a Igreja não deve ficar fora desse movimento. Além disso, o atendimento virtual nos traz uma ampla gama de possibilidades”, completou
Com o novo serviço, por exemplo, é possível encaminhar fiéis para padres especializados em cada tipo de pecado cometido, seja adultério, inveja ou roubo.

“Outro benefício é permitir que os católicos que viajam para países ondem existam poucas Igrejas das nossas a possibilidade de se confessar de forma prática e com total privacidade”, justifica O’Reilly.

A expectativa é que a central entre em funcionamento no início de Maio.

Por enquanto, o serviço estará disponível em inglês ou latim, com tarifas especiais para países da União Európeia, Estados Unidos e Canadá.

Entre as primeiras funcionalidades estão o envio de penitências por e-mail e a sincronização das preces com a Google Agenda, para que os fiéis não esqueçam de cumprir as mesmas nos prazos estabelecidos.

Sem previsão de chegar ao Brasil, o custo do serviço será de 6,60 euros por minuto.


Polêmica - Vaticano não aprova confisão pelo iPhone

confissao_telefone


09/02/2011 - O Vaticano disse hoje que nenhum software pode substituir o sacramento da confissão e não faz sentido falar de “confissão pelo i-Phone”, o dispositivo eletrônico que fornece um aplicativo para se preparar para confissão.

O porta-voz do Vaticano, o padre jesuíta Federico Lombardi, perguntado hoje sobre a implementação desta aplicação  no popular i-Phone, lembrou que não há nenhum sacramento da confissão sem o diálogo entre sacerdote e penitente, e sem que haja a absolvição deste último. O padre afirmou ainda que nenhum software pode substituir esta prática da Igreja Católica.

O jesuíta Lombardi disse que, assim como as pessoas usam meios informatizados para ler, orar, etc, também pode ser que alguns estejam dispostos se confessar para programas de computador, o que consideramos útil “, mas sabendo que tal prática não substitui o sacramento… podemos considerar o uso deste tipo de aplicativo como uma preparação e nada mais”.

O porta-voz disse que é importante que o pedido de confissão seja “real” para ter utilidade pastoral, e não “um negócio alimentado pela necessidade religiosa e espiritual”.

O aplicativo em questão foi criado pela Little Apps, que o batizou com o nome “Confession” (Confissão), estando disponível para as plataformas iPhone, iPad e iTouch.

“Confession” destina-se a ajudar os católicos no sacramento da confissão e pode ser adquirido pelo valor líquido 1,99 dólares no site da Litte Apps. Atualmente, o aplicativo é o número 41 na lista do iTunes dos aplicativos mais populares.

 

Fonte: http://www.diariodebarrelas.com.br
http://www.sempretops.com/interessante/vaticano-nao-aprova-confisao-pelo-iphone/